Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de História - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)
EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
_________________________________________________________________________- 2ª Semana
(13/04 a 17/04)
●
Leitura e interpretação
(SAEGO).
Leia o texto abaixo.
Serra da Capivara - Uma geografia incrível no Piauí
O maior conjunto de pinturas rupestres já
concentrados
no mundo está espalhado pelos 129 140 hectares do Parque Nacional da Serra da
Capivara. Ele possui uma área de quase 1 300 Km e está localizado no interior
do estado do Piauí, a 530 Km da capital, Teresina. Por sua riqueza, em 1991 foi
considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Dos mais de
oitocentos sítios arqueológicos, aproximadamente 120 estão abertos à visitação.
A arqueóloga Niède Guidon, que dirige o parque, sustenta ter encontrado
indícios do povoamento humano remetendo há até 100 mil anos. Esse é o cenário
de uma pesquisa em plena caatinga, que conta um pouco da origem do homem.
Nele está um dos lugares mais maravilhosos do Brasil.
Além da grande importância ecológica, há também a arqueológica, revelando um
país remoto e pouco conhecido. Os vestígios da presença do homem pré-histórico
foram o principal motivo para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Dentro do parque existem várias opções de passeios, que guardam muitas
surpresas. Entre elas está o Boqueirão da Pedra Furada, onde são encontrados 1
200 conjuntos de pinturas rupestres, retratando o cotidiano remoto do homem,
como cenas de caçadas, rituais ou algum tipo de dança e até representação de
animais extintos, como o veado-
galheiro,
e da capivara. Essa última está representada com seu filhote em uma pintura que
virou o símbolo da região. [...]
Geografia.
Jun. 2010 – n. 31 – Ed. Escala Educacional. p 32/33. Fragmento.
1. De acordo com esse texto, o símbolo
da região é uma pintura representando
A)
uma capivara e seu filhote.
B)
uma caçada de animais extintos.
C)
um ritual de dança.
D)
um homem pré-histórico.
Leia
o texto para responder à questão abaixo:
ASA BRANCA
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu
Por que tamanha judiação.
Que brasileiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração.
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar, ah! Pro meu sertão.
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chove não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração.
Luis Gonzaga e Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga.
Vinil/CD, BMG. Brasil, 2001
2. Qual é o tema do texto?
A)
A solidão dos sertanejos
B)
a fauna sertaneja
C)
A seca do sertão.
D)
A vegetação do sertão.
Observe
o cartaz e responda:
3. A legenda adequada para a imagem é?
A)
A Terra cabe em nossas mãos.
B)
O futuro da Terra depende de nós.
C)
As mãos do homem abraçam a Terra.
D)
A Terra precisa de mãos que a segure.
●
Elementos Mórficos para formação de palavras
Estude pelas
anotações do caderno e assista os vídeos explicativos:
Formação de Palavras - Composição [Prof Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=U_nRXQh5L40 Formação de Palavras - Derivação [Prof
Noslen]
|
4. Identifique os elementos mórficos das palavras
abaixo:
A) meninas:
menin -> _______________
a -> ___________________
s-> ____________________
B) andássemos
and -> ________________________________
á -> __________________________________
sse -> _________________________________
mos -> ________________________________
5. Na língua portuguesa é o elemento que contém o
significado básico da palavra:
A) afixo
B) tema
C) radical
D) desinência
6. Qual palavra abaixo possui uma
desinência de gênero?
A)
segredo
B)
curiosidade
C)
força
D)
netinha
7. Qual palavra abaixo possui uma
desinência verbal?
A)
aplauso
B)
acordou
C)
manhã
D)
cobrança
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Literatura (Trovadorismo)
Estude pelas anotações do caderno e assista os vídeos
explicativos: Trovadorismo - Contexto
histórico [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=N8aCwmWgVyA e Trovadorismo
- Cantigas [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=ea65K0B9TLk&t=52s
|
Leia os textos a seguir.
SONETO DE FIDELIDADE
(VINÍNIUS
DE MORAES)
De tudo,
ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
POR
ENQUANTO
(RENATO
RUSSO)
Mudaram
as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era prá sempre
Sem saber
Que o prá sempre
Sempre acaba ?
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era prá sempre
Sem saber
Que o prá sempre
Sempre acaba ?
8. Em “Por enquanto”, Renato Russo diz que “... o pra
sempre / sempre acaba”. Essa ideia, no poema de Vinicius de Moraes, aparece no
seguinte verso:
A) “Mas que seja infinito
enquanto dure”.
B) “Quero vivê-lo em cada vão
momento”.
C) “Quem sabe a morte, angústia
de quem vive”.
D) “Antes, e com tal zelo, e
sempre, e tanto”.
9. Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius
de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta:
A) não acredita no amor como
entrega total entre duas pessoas.
B) acredita que, mesmo amando
muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
C) entende que somente a
morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
D) concebe o amor como um sentimento
intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
●
Produção Textual (Descrição)
Veja
o exemplo:
“Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo
e, por isso, parecia até mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso
e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela sentia, mas não queria fechar a
entrada daquela sensação boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era só
um pedacinho de terra iluminado pelos últimos raios solares do final daquela
tarde; estava longe...longe! Não sabia como agradecer a Deus, morava em um
paraíso!”
A sensação que o leitor ou ouvinte tem que ter em uma
descrição é a de que foi transportado para o local da narração descritiva.
Da mesma forma, quando um objeto é descrito, o interlocutor
deve ter a sensação de que está vendo aquele sofá ou aquela xícara.
Por fim, vejamos a seguir os dois tipos de descrição
existentes:
•
Descrição objetiva: acontece quando o que é descrito apresenta-se de forma
direta, simples, concreta, como realmente é:
a) O objeto tem 3 metros de diâmetro, é cinza claro,
pesa 1 tonelada e será utilizado na fabricação de fraldas descartáveis.
b) Ana tem 1,80, pele morena, olhos castanhos claros,
cabelos castanhos escuros e lisos e pesa 65 kg. É modelo desde os 15 anos.
•
Descrição subjetiva: ocorre quando há emoção por parte de quem descreve:
a) Era doce, calma e respeitava muito aos pais. Porém,
comigo, não tinha pudores: era arisca e maliciosa, mas isso não me incomodava.
Portanto, na descrição subjetiva há interferência emocional
por parte do interlocutor a respeito do que observa, analisa.
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INGLÊS:
- 2ª Semana
(13/04 a 17/04)
Modal Verbs: May, Might, Must (9ºA
e B podem encontrar na página 191)
Como
nem todos os alunos tem o livro, eu tenho nesse quadro os verbos modais com
seus significados, usos e exemplos. Iremos focar aqui nos modal verbs May,
Might e Must.
Verbo modal
|
Significados mais comuns
|
Uso
|
Exemplo
|
Should
|
deveria
|
expressa conselho, recomendação,
sugestão
|
Conselho: You should listen to your mother. (Você
deveria ouvir sua mãe.)
Recomendação: He should wear a suit to the conference.
(Ele deveria usar terno na conferência.)
Sugestão: He should tell her he isn't going. (Ele
deveria avisá-la que não vai.)
|
May
|
pode; poderia
|
expressa pedido,
possibilidade, permissão
|
Pedido: Mom, may I go to the party with my friends?
(Mãe, posso ir à festa com meus amigos?)
Possibilidade: It may rain tomorrow. (Pode chover
amanhã.)
Permissão: May I drink some water? (Posso
beber água?)
|
Might
|
pode; poderia
|
expressa possibilidade
|
Possibilidade: It might be sunny on the weekend. (Deve
estar sol no fim de semana.)
|
Must
|
deve
|
expressa obrigação,
proibição ou dedução
|
Obrigação: You must pay your bills. (Você deve
pagar suas contas.)
Proibição: You must not tell it to anyone. (Você
não deve contar isso a ninguém.)
Dedução: Laura must be sick. She didn't come to
school today. (Laura deve estar doente. Ela não veio para a escola
hoje.)
|
EXERCISE
1. O que é
expresso na frase "Amy is so happy.
She must have gotten the job she applied for"?
A) Obrigação.
B) Habilidade.
C) Permissão.
D) Proibição.
E) Dedução.
2. O que é
expresso na frase "You may leave at six, if you wish" ?
A) Permissão.
B)Habilidade.
C) Proibição
D) Obrigação.
E)Dedução.
3. A frase
"which may not have been made with
significant forethought" apresenta o verbo modal "may". Essa frase pode ser traduzida
em português como:
A) que foram tomadas após
importantes reflexões prévias.
B) que certamente não foram
tomadas após importantes reflexões prévias.
C) que foram tomadas após
reflexões.
D) que podem ter sido feitos
com pensamentos importantes.
E) que podem ter sido tomadas
sem importantes reflexões prévias.
4. Em
"which may not have been made with significant forethought", may
indica uma ideia de:
A) Obrigation.
B) Permission.
C) Ability.
D) Prohibition.
E) Possibility.
5. Selecione
a alternativa cuja frase não apresente um verbo modal.
A) You mustn't take medicine.
B) She had gone to Brazil.
C) May I ask you a question?
D) We must obbey the law.
E) You shouldn’t drink much.
6. Pesquise
e escreva 10 frases que contém os modal verbs should, may, might e must. Em seguida escreva-as em português.
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EDUCAÇÃO FÍSICA:
- 2ª Semana (13/04 a 17/04)
Leitura
DISTENSÃO MUSCULAR
É a lesão provocada no músculo, por movimento brusco e
violento.
COMO SE MANIFESTA
Dor intensa à movimentação e contratura da musculatura atingida.
COMO SE MANIFESTA
Dor intensa à movimentação e contratura da musculatura atingida.
COMO PROCEDER
Evite movimentar a região lesada, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local.
Evite movimentar a região lesada, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local.
Procure o médico se necessário.
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ARTES:
- 2ª Semana (13/04 a 17/04)
A LINGUAGEM
FOTOGRÁFICA
Nesta aula você irá aprender:
1.
A Linguagem da Fotografia;
2.
O Instante Decisivo;
3.
Princípios da Fotografia;
“Fotografia
é arte na medida que carrega a expressão de seu autor.” - Miguel Rio Branco
(Fotógrafo)
Antes de estudarmos o cinema mais a fundo, precisamos
entender um pouco sobre a sua genitora que é a Fotografia. Mesmo com vários
experimentos anteriores, envolvendo luz, reflexo, sombra e pigmento, quem
conseguiu revelar as primeiras fotos como conhecemos hoje foi o francês Joseph
Niépce. Pesquise o nome dele no Google e veja sua primeira fotografia.
Assim como qualquer linguagem artística, a fotografia
passou por várias transformações ao longo do tempo, seguindo sempre o curso
tecnológico.
O INSTANTE
DECISIVO
“O impacto
da imagem depende fortemente de sua carga estética. A força da imagem depende
do equilíbrio entre forma e conteúdo.” - Stefania Brill (Crítica de fotografia)
A arte da Fotografia tem muito visual em sua essência,
e quase nada de conceitual, pois uma fotografia carrega muito do olhar pessoal
de cada fotógrafo.
Existe um importante documento que nos ajuda a
entender o que é uma fotografia artística, o texto “O instante Decisivo”
escrito em 1950 por Henri Cartier Bresson.
O que seria isso?
O autor responde: “Na fotografia, existe um novo tipo de plasticidade,
produto das linhas instantâneas tecidas pelo movimento do objeto. O fotógrafo
trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento
natural da forma, como a vida se revela. No entanto, dentro do movimento existe
um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio. A
fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel.” - Henri
Cartier Bresson.
Esse instante representa como um equilíbrio perfeito
entre o movimento e pausa. Todos os materiais se unem em uma precisa
composição. Agora procure por suas fotos no Google e entenda o que ele estava
querendo dizer.
Para que isso aconteça é necessário que o fotógrafo
entenda alguns princípios antes.
PRÍNCIOS DA
FOTOGRAFIA
“Fotografamos
o que vemos e o que vemos depende de quem somos.” - José Medeiros (Fotógrafo)
1º Ponto de
vista: Qual ponto você quer
fotografar, determinado objeto, pessoa, etc.? Você está de baixo para cima ou
de cima para baixo? Perto ou distante?
2° A Regra
dos Terços: Considerada como princípio
básico da fotografia, pode ser seguida ou não, mas que sempre apresenta
resultados positivos.
Basicamente consiste em dividir a tela da sua câmera
em nove quadrados, três em cima, no meio, em baixo.
No momento de fotografar você decidirá onde o
personagem principal estará posicionado. Ele tem de estar posicionado em cima
de algumas dessas linhas e suas intercessões.
3º Linhas de
Profundidade: Além das linhas
propostas pela Regra dos Terços, podemos observar que o espaço naturalmente
possui linhas horizontais, verticais e diagonais.
As linhas de profundidade são as diagonais, elas dão a
noção de movimento e perspectiva.
4º
Contraste: O Contraste é aquilo que
realça ainda mais a mensagem da foto, ou seja, são as proporções, formas e
cores que o fotógrafo que realçar para dar mais importância ao personagem ou
objeto que estar sendo fotografado.
ATIVIDADE
Para complementar a aula, procure dois vídeos no
Youtube com os títulos:
·
Steve Mccurry
- 9 tipos de composição de foto
·
8 REGRAS DE
COMPOSIÇÃO PARA MELHORAR SUAS FOTOS
Agora é a sua vez! Faça uma
fotografia utilizando a Regra dos Terços. Vá
nas configurações da câmera do seu ipad
e procure pela função “Grade” ou “Grid” e enviar para o e-mail: lukasfeitosa55@gmail.com
No e-mail, você deverá descrever:
Qual é objeto principal da sua foto, pode ser uma
pessoa, um animal, uma árvore, etc.. Além disso, informe qual linha você o
posicionou: linha horizontal do meio, linha vertical da direita, linha vertical
da esquerda, horizontal cima, etc.
Observação: Não esqueça de colocar o seu nome completo
e a sua turma no e-mail.
Os texto dos pdf,eles sao para copia?
ResponderExcluirOs textos não precisam ser copiados
ExcluirOlá. Não precisa copiar os textos. Registre as atividades no caderno, utilizando os textos como fonte de pesquisa.
ResponderExcluirBons estudos
Pode imprimir as atividade?
ExcluirEi pode imprimir as atividades?
ResponderExcluirSim
ExcluirEi, responde minha pergunta ai por favor
ResponderExcluirPode imprimir sim. Não precisa copiar os textos
ExcluirPode imprimir as atividade???
ResponderExcluirSim
Excluir