Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 12 de abril de 2020

CIÊNCIAS: 9ºANO - 2ªSEMANA

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de Ciências - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

PROFESSORA: MEYRE

_________________________________________________________________________

1. O roteiro de estudo deve ser seguido de acordo com as sugestões das atividades semanais;

2. A entrega deve ser realizada no primeiro dia de retorno às aulas;
4. Será atribuída uma nota para cada atividade e pesquisa;
5. Copie as perguntas e as respostas no caderno.

_________________________________________________________________________________

Ciências – 9º anos A e B (Livro: Inspire Ciências)Conteúdos: 2ª Semana (13/04 a 17/04): O surgimento da Genética- As leis de Mendel. p. 20 a 24. Atividades-p. 25


_________________________________________________________________________________

2a Semana (13/04 a 17/04):
 O surgimento da Genética.
Os trabalhos de Mendel não foram reconhecidos pela comunidade científica da época. Alguns estudiosos hoje afirmam que as ideias de Mendel eram muito avançadas para seu tempo. Além disso, naquela época não era costume aliar o raciocínio matemático e estatístico aos assuntos da Biologia. E, para completar, na época não havia conhecimento suficiente a respeito das células, dificultando o entendimento de como a transmissão das características por meio dos "fatores", mencionados por Mendel, poderia ocorrer.
Mais de três décadas depois, em 1900, três botânicos – Carl Correns (1864-1933) da Alemanha, Hugo de Vries (1848-1935) da Holanda e Erich von Tschermak-Seysenegg (1871-1962) da Áustria –, a partir de experimentos com cruzamentos de plantas, chegaram, de forma independente, às mesmas conclusões de Mendel. O ano de 1900 costuma ser considerado como o início da Genética moderna.

Principais conceitos em Genética

DNA, cromossomos e genes
O núcleo das células eucarióticas apresenta DNA (ácido desoxirribonucleico) como material genético, que está compactado e bastante condensado formando os cromossomos. Cada cromossomo é uma estrutura celular formada por uma molécula de DNA e proteínas composta por vários genes diferentes. De forma simplificada, um gene pode ser definido como um trecho de DNA com informação para a produção de uma proteína. As proteínas é que são responsáveis pela manifestação das características dos seres vivos. Em cada célula do nosso corpo há 46 cromossomos. Os 46 cromossomos humanos são agrupados em 23 pares. Os cromossomos de cada par (com mesmo tamanho, mesma forma e mesma sequência de genes são chamados de cromossomos homólogos.    As células reprodutivas, também chamadas gametas, têm metade do número de cromossomos. No caso da espécie humana, cada gameta tem 23 cromossomos, um de cada par de homólogo. Isso permite que, durante a fecundação, os 23 cromossomos do espermatozoide se unam aos 23 cromossomos do ovócito, restabelecendo o número de cromossomos da espécie humana (46) no zigoto (ou célula-ovo), primeira célula do futuro ser.
O conjunto de genes responsáveis por uma característica recebe o nome de genótipo. A aparência de um indivíduo, ou seja, as características que ele manifesta, constitui o seu fenótipo. O fenótipo é o resultado do genótipo em interação com o ambiente.

Atividades

1. Defina:

a) DNA
b) Gene
c) Cromossomo
d) Genótipo
e) Fenótipo
f) Cromossomos homólogos

2. Na época em que Mendel divulgou os resultados de seus experimentos, ele supôs a existência de fatores e a separação desses fatores durante a formação dos gametas. Considerando os conhecimentos atuais do campo da Genética, o que são os fatores de Mendel?







5 comentários: