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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 12 de abril de 2020

HISTÓRIA: 9ºANO - 2ª SEMANA

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de História - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

PROFESSORA: INGRID
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ASSUNTO: REVOLTAS NA REPÚBLICA VELHA
O período da República Velha foi marcado por muitas revoltas e levantes, de origem popular e militar. Seca, miséria, abandono e opressão por parte do governo são alguns dos fatores que explicam esses movimentos e revoltas. A seguir, veremos quais foram os episódios mais emblemáticos:
CANUDOS
A Revolta de Canudos ocorreu entre os anos de 1893-1897 na Bahia. Milhares de pessoas se mudaram para Canudos, seguindo o beato Antonio Conselheiro. Buscavam paz e justiça em meio à fome e à seca do sertão. O povoado de Canudos tinha leis próprias, não obedecendo ao poder público que governava o país. Representava uma alternativa de sociedade para os sertanejos que desejavam fugir da dominação dos grandes coronéis. Os fazendeiros baianos e a elite política local temiam o crescimento de Canudos e passaram a exigir providências do governo para destruir a comunidade.
Como as tropas dos coronéis locais e do governo estadual baiano não conseguiram esmagar as forças de Canudos, o governo federal entrou na luta. Várias tropas militares enviadas pelo poder central foram derrotadas. Um poderoso exército de 7 mil homens foi organizado pelo próprio ministro da Guerra. Canudos foi completamente destruído em 5 de outubro de 1897.
CONTESTADO
Ocorreu entre os anos de 1912 a 1916, na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, numa região contestada (disputada) pelos dois estados. Nessa área, era grande o número de sertanejos sem-terra e famintos que trabalhavam sob duras condições para os fazendeiros locais e duas empresas norte-americanas que atuavam construíam uma estrada de ferro que ligaria as regiões.
Os sertanejos de Contestado começaram a se organizar sob a liderança de um “monge” chamado José Maria. Os sertanejos do Contestado foram violentamente perseguidos pelos coronéis-fazendeiros e pelos donos das empresas estrangeiras, com o apoio das tropas do governo. Em novembro de 1912, o monge Jose Maria foi morto em combate e “santificado” pelos moradores da região.

CALDEIRÃO
A comunidade religiosa do Caldeirão, liderada pelo beato José Lourenço, discípulo de Padre Cícero, ousou desafiar o poder do latifúndio e propor uma sociedade mais justa e humanitária, mas foi brutalmente reprimida pelas forças do estado.
A organização da comunidade teria incomodado os coronéis, latifundiários e ,posteriormente, o governo Getúlio Vargas. Em 1937, acusados de comunistas, eles teriam sido bombardeados pelas forças do Governo Federal e da Polícia Militar do Ceará e enterrados em vala comum.
VACINA
No governo do presidente Rodrigues Alves (1902-1906), o Rio de Janeiro, era uma cidade no qual a população enfrentava graves problemas: pobreza, desemprego, lixo amontoado nas ruas, muitos ratos e mosquitos transmissores de doenças. Milhares de pessoas morriam em consequência de epidemias como febre amarela, peste bubônica e varíola.
Os primeiro governos republicanos queriam transformar o Rio de Janeiro na “capital do progresso”, que mostrasse ao país e ao mundo “o novo tempo” da República. Combater as epidemias era um dos principais objetivos do governo; o medico Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública, convenceu o presidente a decretar a lei da vacinação obrigatória contra a varíola. A população não foi esclarecida sobre a necessidade da vacina. Diversos setores da sociedade reagiram à vacina obrigatória.
CHIBATA
Ocorreu no Rio de Janeiro, foram os marinheiros que se revoltaram contra os terríveis castigos físicos a que eram submetidos.
Ficou conhecido como Revolta da Chibata, porque os marinheiros queriam mudanças no Código de Disciplina da Marinha, que punia as faltas graves dos marinheiros com 25 chibatadas. Além dos castigos físicos, os marinheiros reclamavam de má alimentação e dos miseráveis salários que recebiam.




EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1


1. Explique o que foram os movimentos messiânicos, evidenciando quem eram os seus principais inimigos.
2. O que levou a Revolta da Vacina eclodir?
3. Por que apesar de “livres”, os marinheiros negros continuavam a sofrer pesados castigos? Identifique também que revolta faz parte desse contexto.
4. Por que os sertanejos do Caldeirão foram acusados de serem comunistas?
5. Qual o principal fator que desencadeou a criação da comunidade coletiva do Contestado?
6. As três primeiras expedições, apesar da superioridade bélica do exército republicano, foram derrotadas pelas forças do povoado. Canudos virou notícia em todo o Brasil. Nos jornais, Antônio era acusado de:
a) anarquista, inimigo do Estado
b) totalitarista e traidor do país
c) anarquista e inimigo do governo da República
d) monarquista, louco e inimigo do governo da República
7. Em relação a Revolta da Vacina, qual foi a reação dos cariocas em meio a obrigatoriedade imposta pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz?
a) Aceitaram muito bem a ideia do Dr. Oswaldo Cruz.
b)Agradeceram ao Doutor, pois reconheceram a importância de sua imposição.
c) Os cariocas reagiram com muita violência. Prédios e lojas foram atacados e depredados, trilhos foram retirados e bondes foram virados.
d) Atacaram o médico e apedrejaram a casa dele.
8. Do final do século XIX aos primeiros trinta anos do século XX, o sistema da República Velha se viu agitado por uma série de movimentos sociais. Com relação a eles, leia os itens.
I. Movimento dos marinheiros dos navios de guerra brasileiros, revoltados contra os baixos soldos e os castigos corporais na Marinha.
II. Conflito entre a população miserável do nordeste e os grandes fazendeiros apoiados pelo poder público, com um componente de religiosidade popular.
III. Explosão da insatisfação da população urbana do Rio de Janeiro contra a carestia, remodelação da cidade e as medidas sanitárias impostas pelo governo.
IV. Revolta camponesa na região fronteiriça de Paraná e Santa Catarina, devido a questões de posse de terras, envolvendo a empresa Brazil Railway e os grandes proprietários locais.
V. Manifestações da baixa oficialidade do exército que perdurou durante toda a década de 1920 através de inúmeros movimentos localizados.
Os itens tratam, respectivamente, dos seguintes movimentos:
a) Guerra de Canudos; Guerra do Contestado; Tenentismo; Revolta da Chibata; Revolta da Vacina.
b) Revolta da Chibata; Guerra de Canudos; Revolta da Vacina; Guerra do Contestado; Tenentismo.
c) Revolta da Chibata; Tenentismo; Guerra de Canudos; Revolta da Vacina; Guerra do Contestado.
d) Revolta da Vacina; Revolta da Chibata; Guerra do Contestado; Guerra de Canudos; Tenentismo.



EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
Mapas mentais são ótimas ferramentas de aprendizagem. Em seu caderno, desenvolva um mapa mental sobre cada revolta da República Velha, (Messiânicos, Vacina, Chibata e Cangaço) destacando as causas, consequências, fatores políticos, econômicos e sociais. Para ajuda-los a saber como fazer um mapa mental, segue o modelo:



OBS¹: Os mapas devem ser feitos de acordo com pesquisas e principalmente dos seus conhecimentos.
OBS² : O modelo é somente para nortear. Os tópicos e o que destacar ficam a critério de vocês.





2 comentários:

  1. Olá galerinha, e aí estão se divertindo com as minhas atividades?! Então, devido a situação que estamos vivendo, nossas aulas tornara-se, temporariamente, virtuais. Sei que é algo novo novo tanto para vocês como para nós professores, mas é imprescindível que vocês acompanhem o blog, participem do Google classroom, criando assim uma rotina de estudos através do material que estamos disponibilizando. Enfim, o mundo parece que parou, mas a História não para, inclusive a nossa história. Vamos continuá-lá, vocês daí e eu daqui. Se cuidem meus amores!

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  2. Olá galerinha, e aí estão se divertindo com as minhas atividades?! Então, devido a situação que estamos vivendo, nossas aulas tornara-se, temporariamente, virtuais. Sei que é algo novo novo tanto para vocês como para nós professores, mas é imprescindível que vocês acompanhem o blog, participem do Google classroom, criando assim uma rotina de estudos através do material que estamos disponibilizando. Enfim, o mundo parece que parou, mas a História não para, inclusive a nossa história. Vamos continuá-lá, vocês daí e eu daqui. Se cuidem meus amores!

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