Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

9ºANO:PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA 10/02/21

 

PORTUGUÊS

 

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1. Leia o texto "Olhos d´água", de Conceição Evaristo. (páginas 12, 13 e 14 do livro didático)

2. Responda a atividade das páginas 15 e 16 (1ª a 8ª questão)

 

.INGLÊS

 

Modal Verbs

 

Os modal verbs (verbos modais) em inglês são verbos auxiliares utilizados para complementar ou mudar o sentido dos verbos principais nas frases. Por esse motivo também são chamados de modal auxiliaries (auxiliares modais).

Consulte a tabela com os verbos modais (modal verbs) mais utilizados em inglês:

Verbo modal

Significados mais comuns

Uso

Exemplo

Can

pode; consegue

expressa permissão, capacidade, habilidade e possibilidade

PermissãoCan I go to the toilet? (Posso ir ao banheiro?)

Capacidade/habilidade: He can speak three languages fluently. (Ele pode/consegue falar três línguas fluentemente.)

PossibilidadeWe can go to the movies. (Podemos ir ao cinema.)

Could

poderia; podia; conseguia

expressa permissão, habilidade e possibilidade

Permissão: Could I talk to the director? (Eu poderia falar com o diretor?)

Habilidade: She could al ready sing when she was four. (Ela já conseguia cantar quando tinha quatro anos.)

Possibilidade: Jane could have been a doctor. (Jane poderia ter sido médica.)

Should

deveria

expressa conselho, recomendação, sugestão

Conselho: You should listen to your mother. (Você deveria ouvir sua mãe.)

RecomendaçãoHe should wear a suit to the conference. (Ele deveria usar terno na conferência.)

Sugestão: He should tell her heisn't going. (Ele deveria avisá-la que não vai.)

Would

gostaria

expressa pedido, desejo

Pedido: Would you help me do my homework? (Você poderia me ajudar a fazer meu trabalho de casa?)

Desejo: I would like to have a pizza. (Eu gostaria de comer uma pizza.)

May

pode; poderia

expressa pedido, possibilidade, permissão

PedidoMom, may I go to the party with my friends? (Mãe, posso ir à festa com meus amigos?)

Possibilidade: It may rain tomorrow. (Pode chover amanhã.)

Permissão: May I drink some water? (Posso beber água?)

Might

pode; poderia

expressa possibilidade

Possibilidade: It might be sunny on the weekend. (Deve estar sol no fim de semana.)

Must

deve

expressa obrigação, proibição ou dedução

Obrigação: You must pay your bills. (Você deve pagar suas contas.)

Proibição: You must not tell it to anyone. (Você não deve contar isso a ninguém.)

Dedução: Laura must be sick. She didn't come to school today. (Laura deve estar doente. Ela não veio para a escola hoje.)

Shall

deve

expressa convite, sugestão, ação futura (inglês britânico; usado com I e we)

Convite/sugestão: Shall we travel to Miami? (Vamos viajar para Miami?)

Ação futura: I shall be there at 8. (Estarei lá às 8h.)

Will

será

expressa ação futura

Ação futura: They will get married next year.  (Eles se casarão no ano que vem)

Ought to

precisa, deveria

expressa conselho

Conselho: You ought to call the police. (Você deveria/precisa ligar para a polícia.)

 

Como você pôde observar no quadro acima, can, may e could podem ser usados em situações parecidas, para indicar permissão ou pedido.

CAN indica informalidade.

MAY indica formalidade.

COULD indica formalidade.

Exemplos:

Can I ask a question? (Eu posso fazer uma pergunta?)

May I ask a question? (Eu posso fazer uma pergunta?)

Could I ask a question? (Eu poderia fazer uma pergunta?)

 

Outro caso semelhante é o de oughtto e should. Ambos podem ser usados para expressar conselho.

SHOULD  mais utilizado; menos formal

OUGHT TO menos utilizado; mais formal.

Exemplos:

You should tell it to your mother. (Você deveria contar isso para sua mãe.)

You ought to tell it to your boss. (Você deveria contar isso para o seu chefe.)

 

FORMA NEGATIVA

Nas frases negativas (negative forms) acrescenta-se o not após o verbo modal e não após o verbo principal.

We could not go to the show.

We couldn’t go to the show.

(Nós não pudemos ir ao show.)

 

You  must not eat this meal.

You mustn’t eat this meal.

(Você não deve comer esta refeição.)

 

FORMA INTERROGATIVA

Nas frases interrogativas (interrogative form) é o verbo modal que aparece antes do sujeito, e não o verbo principal.

Can I eat hamburguers?

(Eu posso comer hambúrgueres?)

 

May I sit here? 

(Posso sentar aqui?)

 

Must you eat this meal? 

(Você deve comer esta refeição?)

 

 

EXERCISE

1. O que é expresso na frase "Amy is so happy. She must have got tem the job she applied for"?

a) Obrigação.   b) Habilidade.    c) Permissão.  d) Proibição.  e) Dedução.

 

2. O que é expresso na frase "You may leave at six, if you wish" ?

a) Permissão.  b)Habilidade.  c) Proibição  d) Obrigação.  e)Dedução.

 

3. Em " We mustn’t miss the train, it’s the last one to night", may indica uma ideia de:

a) Obligation.  b) Permission.  c) Ability.   d) Prohibition.  e) Possibility.

 

4. Selecione a alternativa cuja frase não apresente um verbo modal.

a) You mustn't take medicine.

b) She had go net oBrazil.

c) May I ask you a question?

d) We must ob bey the law.

e) You shouldn’t drink much.

 

5. Complete as frases abaixo com os modal verbs CAN/ CAN’T  ou COULD/ COULDN’T.

Obs: Can/ Can’t geralmente para frases no presente. Could/Couldn’t geralmente para frases no passado.

a) I read the book three times but I ______ understand it.

b) James _______ speak Japanese when he lived in Japan, but he’s forgotten most

of it now.

c) I _________ understand the chapter we had to read for homework. It was so

difficult.

d) I ________ lift this box – it’s too heavy! Would you help me?

e) Lucy _______ make it toour meeting after all. She’s stuck in traffic at the

moment.

f) John ______ play tennis really well. He’s Champion of his club

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

ATIVIDADE

 

ENEM 2011

 

É uma partida de futebol

 

A bandeira no estádio é um estandarte

A flâmula pendurada na parede do quarto

O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda é uma partida de futebol

 

Posso morrer pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime

Posso chorar se ele não ganhar

Mas se ele ganha, não adianta

Não ha garganta que não pare de berrar

 

REIS, N.; ROSA, 3. Samba poconé. São Paulo: Sony, 1996 (fragmento).

 

No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)

 

A.    futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.

B.     lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.

C.    “tapete verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.

D.    esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.

E.     futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.

 

 

ARTES

 

ARTE PARA QUE?

A ARTE PELA HISTÓRIA

A história é uma grande narrativa. Ao estudarmos sobre o passado encontraremos batalhas épicas, grandes heróis e vilões dentro de um cenário gigantesco que é o mundo. Desde os tempos mais distantes da sociedade a arte foi produzida pela humanidade; registrando esses episódios, sendo eles heroicos, trágicos, de vitória ou derrota.

Ao estudar a história da arte, começamos por desenvolver uma espécie de conexão com o passado da humanidade. Através de seus pensamentos, crenças e gosto. Como explica o historiador:

“A História da Arte contribui para tornar todo àquele que a estude no herdeiro direto daquilo que de melhor a raça humana tem produzido.”
- Antônio Beethoven

A divisão da história da arte segue os episódios da história do mundo.

Ao aproximar-se da história da arte você estará sendo conectado com a história do mundo que você vive e que também é sua casa.

 

A ARTE E A COMUNICAÇÃO

Ao escrever um poema, pintar um quadro, encenar uma peça de teatro, produzir um filme, etc. O artista está sempre buscando se comunicar.

Em sua vontade de ensinar, fazer refletir ou sentir. A arte é como um presente que é dado a alguém.

Uma obra de arte é sempre algo que é feito de alguém para alguém.

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
- Leonardo da Vinci

A arte é capaz de falar, mesmo que sem palavras, sobre aquilo que nos torna mais humanos. Sentimentos, medos e pensamentos que partilhamos em comum nas mais diferentes épocas.

 

A ARTE E A IMAGINAÇÃO

A imaginação é aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando escutamos uma história, ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das páginas.

A imaginação funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em imagens aquilo que você pensa.

As pessoas se diferenciam umas das outras, algumas pessoas têm seu projetor quebrado que faz imagens tortas, outras tem um mini projetor limitado.

Ao estudarmos a arte e sua influência na história e vice-versa, estamos colocando melhores lentes no nosso projetor, deixando-o mais sofisticado e nobre, aumentando progressivamente nossa capacidade imaginativa. Transformando-nos em seres humanos mais sensíveis, sábios e fortes. Como disse certo músico:

“A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro.”
- Beethoven

 

ATIVIDADE

Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte pode influenciar positivamente na sua vida.

(Mínimo 5 linhas)

 

22 comentários:

  1. A de português pode fazer pelo Google sala de aula ou tem que fazer no caderno?

    ResponderExcluir
  2. Como eu faço para entrar no Google sala de aula??

    ResponderExcluir
  3. Todas as questões tem que responder no caderno?

    ResponderExcluir
  4. Como faço pra participar no google sala de aulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte:1: baixa o app Google sala de aula.
      2: provavelmente mandaram para sua mãe (ou para o seu pai) um email e uma senha criados pela escola.
      3: o Google sala de aula vai pedir um email e uma senha, você vai e coloca o email e senha criada pela escola.

      E é isso!

      Excluir
    2. Não vão mandar e-mail.

      Olha se não mandaram no whatsapp do teu responsável um email e uma senha criada pela escola.

      Excluir
    3. Qual é o e-mail e a senha criada pela escola?

      Excluir
    4. A escola vai criar um e-mail e senha para você entrar no Google classroom.

      Olha se mandaram para seu responsável.

      Excluir
    5. já olhei no meu whatsApp e no dos meus pais, e eu também não recebi o login da escola

      Excluir
    6. Explica essa situação para a diretora,ou fala com o whatsapp da escola.

      Excluir
  5. Na terceira questão de inglês estava pedindo para indicar o que estava se referindo a palavra may, só que não tem a palavra may na terceira questão,por favor corrigam.

    ResponderExcluir
  6. É pra fazer as atividades pelo Google classroom ou pelo caderno?

    ResponderExcluir
  7. Olá, alunos. Todas as atividades devem ser feitas no caderno.

    - Professor Kelton.

    ResponderExcluir