PORTUGUÊS
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1. Leia o texto "Olhos d´água", de
Conceição Evaristo. (páginas 12, 13 e 14 do livro didático)
2. Responda a atividade das páginas 15 e 16 (1ª a
8ª questão)
.INGLÊS
Modal Verbs
Os modal verbs (verbos modais)
em inglês são verbos auxiliares utilizados para complementar ou mudar o sentido
dos verbos principais nas frases. Por esse motivo também são chamados de modal
auxiliaries (auxiliares modais).
Consulte a tabela com os verbos
modais (modal verbs) mais utilizados em inglês:
Verbo
modal |
Significados
mais comuns |
Uso |
Exemplo |
pode;
consegue |
expressa
permissão, capacidade, habilidade e possibilidade |
Permissão: Can
I go to the toilet? (Posso ir ao banheiro?) Capacidade/habilidade: He can speak
three languages fluently. (Ele pode/consegue falar três
línguas fluentemente.) Possibilidade: We
can go to the movies. (Podemos ir ao cinema.) |
|
poderia;
podia; conseguia |
expressa
permissão, habilidade e possibilidade |
Permissão: Could
I talk to the director? (Eu poderia falar com o diretor?) Habilidade: She
could al ready sing when she was four. (Ela já conseguia cantar
quando tinha quatro anos.) Possibilidade: Jane
could have been a doctor. (Jane poderia ter sido médica.) |
|
deveria |
expressa
conselho, recomendação, sugestão |
Conselho: You
should listen to your mother. (Você deveria ouvir sua mãe.) Recomendação: He
should wear a suit to the conference. (Ele deveria usar terno na
conferência.) Sugestão: He
should tell her heisn't going. (Ele deveria avisá-la que não vai.) |
|
gostaria |
expressa
pedido, desejo |
Pedido: Would
you help me do my homework? (Você poderia me ajudar a fazer meu
trabalho de casa?) Desejo: I
would like to have a pizza. (Eu gostaria de comer uma pizza.) |
|
May |
pode;
poderia |
expressa
pedido, possibilidade, permissão |
Pedido: Mom,
may I go to the party with my friends? (Mãe, posso ir à festa com meus
amigos?) Possibilidade: It
may rain tomorrow. (Pode chover amanhã.) Permissão: May
I drink some water? (Posso beber água?) |
pode;
poderia |
expressa
possibilidade |
Possibilidade: It
might be sunny on the weekend. (Deve estar sol no fim de semana.) |
|
deve |
expressa
obrigação, proibição ou dedução |
Obrigação: You
must pay your bills. (Você deve pagar suas contas.) Proibição: You
must not tell it to anyone. (Você não deve contar isso a ninguém.) Dedução: Laura
must be sick. She didn't come to school today. (Laura deve estar
doente. Ela não veio para a escola hoje.) |
|
Shall |
deve |
expressa
convite, sugestão, ação futura (inglês britânico; usado com I e we) |
Convite/sugestão: Shall we travel to
Miami? (Vamos viajar para Miami?) Ação futura: I
shall be there at 8. (Estarei lá às 8h.) |
Will |
será |
expressa
ação futura |
Ação futura: They
will get married next year. (Eles se casarão no ano que vem) |
precisa,
deveria |
expressa
conselho |
Conselho: You ought to call the police. (Você
deveria/precisa ligar para a polícia.) |
Como você pôde observar no
quadro acima, can, may e could podem ser usados em situações parecidas, para
indicar permissão ou pedido.
CAN indica informalidade.
MAY indica formalidade.
COULD indica formalidade.
Exemplos:
Can I ask a question? (Eu posso fazer uma pergunta?)
May I ask a question? (Eu posso fazer uma pergunta?)
Could I ask a question? (Eu poderia fazer uma pergunta?)
Outro caso semelhante é o de
oughtto e should. Ambos podem ser usados para expressar conselho.
SHOULD mais utilizado; menos
formal
OUGHT TO menos utilizado; mais formal.
Exemplos:
You should tell it to your mother. (Você deveria contar isso para sua
mãe.)
You ought to tell it to your boss. (Você deveria contar isso para o seu
chefe.)
FORMA NEGATIVA
Nas frases negativas (negative
forms) acrescenta-se o not após o verbo modal e não após o verbo principal.
We could not go to the show.
We couldn’t go to the show.
(Nós não pudemos ir ao show.)
You must not eat this meal.
You mustn’t eat this meal.
(Você não deve comer esta refeição.)
FORMA INTERROGATIVA
Nas frases interrogativas
(interrogative form) é o verbo modal que aparece antes do sujeito, e não o
verbo principal.
Can I eat hamburguers?
(Eu posso comer hambúrgueres?)
May I sit here?
(Posso sentar aqui?)
Must you eat this meal?
(Você deve comer esta refeição?)
EXERCISE
1. O que é expresso na frase "Amy
is so happy. She must have got tem the job she applied for"?
a) Obrigação. b) Habilidade. c) Permissão. d) Proibição.
e) Dedução.
2. O que é expresso na frase "You may leave at six, if you wish"
?
a) Permissão. b)Habilidade. c) Proibição
d) Obrigação. e)Dedução.
3. Em " We mustn’t miss the train, it’s the last one to night",
may indica uma ideia de:
a) Obligation. b) Permission. c) Ability.
d) Prohibition. e) Possibility.
4. Selecione a alternativa cuja frase não apresente um verbo modal.
a) You mustn't take medicine.
b) She had go net oBrazil.
c) May I ask you a question?
d) We must ob bey the law.
e) You shouldn’t drink much.
5. Complete as frases abaixo com os modal verbs CAN/ CAN’T ou COULD/ COULDN’T.
Obs: Can/ Can’t geralmente para frases no presente. Could/Couldn’t
geralmente para frases no passado.
a) I read the book three times but I ______ understand it.
b) James _______ speak Japanese when he lived in Japan, but he’s forgotten
most
of it now.
c) I _________ understand the chapter we had to read for homework. It was
so
difficult.
d) I ________ lift this box – it’s too heavy! Would you help me?
e) Lucy _______ make it toour meeting after all. She’s stuck in traffic at
the
moment.
f) John ______ play tennis really well. He’s Champion of his club
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE
ENEM 2011
É uma partida de futebol
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do
quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de
futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não ha garganta que não pare de berrar
REIS, N.; ROSA, 3. Samba poconé. São
Paulo: Sony, 1996 (fragmento).
No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação
social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse
esporte é apresentado como um(a)
A. futebol
aparece como elemento integrante da cultura brasileira.
B. lazer
aparece em ambos como a principal função social do futebol.
C. “tapete
verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.
D. esporte é
visto como instrumento de divulgação de valores sociais.
E.
futebol é visto como um instante de supressão
da desigualdade social.
ARTES
ARTE PARA QUE?
A ARTE PELA HISTÓRIA
A história é uma grande narrativa. Ao estudarmos sobre o passado encontraremos batalhas épicas, grandes heróis e vilões dentro de um cenário gigantesco que é o mundo. Desde os tempos mais distantes da sociedade a arte foi produzida pela humanidade; registrando esses episódios, sendo eles heroicos, trágicos, de vitória ou derrota.
Ao estudar a história da arte, começamos por desenvolver uma espécie de conexão com o passado da humanidade. Através de seus pensamentos, crenças e gosto. Como explica o historiador:
“A História da
Arte contribui para tornar todo àquele que a estude no herdeiro direto daquilo
que de melhor a raça humana tem produzido.”
- Antônio Beethoven
A divisão da história da arte segue os episódios da história do mundo.
Ao aproximar-se da história da arte você estará sendo conectado com a história do mundo que você vive e que também é sua casa.
A ARTE E A COMUNICAÇÃO
Ao escrever um poema, pintar um quadro, encenar uma peça de teatro, produzir um filme, etc. O artista está sempre buscando se comunicar.
Em sua vontade de ensinar, fazer refletir ou sentir. A arte é como um presente que é dado a alguém.
Uma obra de arte é sempre algo que é feito de alguém para alguém.
“A arte diz o
indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
- Leonardo da Vinci
A arte é capaz de falar, mesmo que sem palavras, sobre aquilo que nos torna mais humanos. Sentimentos, medos e pensamentos que partilhamos em comum nas mais diferentes épocas.
A ARTE E A IMAGINAÇÃO
A imaginação é aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando escutamos uma história, ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das páginas.
A imaginação funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em imagens aquilo que você pensa.
As pessoas se diferenciam umas das outras, algumas pessoas têm seu projetor quebrado que faz imagens tortas, outras tem um mini projetor limitado.
Ao estudarmos a arte e sua influência na história e vice-versa, estamos colocando melhores lentes no nosso projetor, deixando-o mais sofisticado e nobre, aumentando progressivamente nossa capacidade imaginativa. Transformando-nos em seres humanos mais sensíveis, sábios e fortes. Como disse certo músico:
“A alma
sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro.”
- Beethoven
ATIVIDADE
Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte pode influenciar positivamente na sua vida.
(Mínimo 5 linhas)
A de português pode fazer pelo Google sala de aula ou tem que fazer no caderno?
ResponderExcluirComo eu faço para entrar no Google sala de aula??
ResponderExcluirTodas as questões tem que responder no caderno?
ResponderExcluirComo faço pra participar no google sala de aulas
ResponderExcluirSeguinte:1: baixa o app Google sala de aula.
Excluir2: provavelmente mandaram para sua mãe (ou para o seu pai) um email e uma senha criados pela escola.
3: o Google sala de aula vai pedir um email e uma senha, você vai e coloca o email e senha criada pela escola.
E é isso!
Para seu responsável*.
Excluirele tem na play story
ExcluirSim
ExcluirPesquisa Google classroom
ExcluirN me mandaram esse e-mail
ExcluirNão vão mandar e-mail.
ExcluirOlha se não mandaram no whatsapp do teu responsável um email e uma senha criada pela escola.
Sério que não mandaram?
ExcluirQual é o e-mail e a senha criada pela escola?
ExcluirA escola vai criar um e-mail e senha para você entrar no Google classroom.
ExcluirOlha se mandaram para seu responsável.
já olhei no meu whatsApp e no dos meus pais, e eu também não recebi o login da escola
ExcluirExplica essa situação para a diretora,ou fala com o whatsapp da escola.
ExcluirNa terceira questão de inglês estava pedindo para indicar o que estava se referindo a palavra may, só que não tem a palavra may na terceira questão,por favor corrigam.
ResponderExcluirCorrijam*.
ExcluirÉ pra fazer as atividades pelo Google classroom ou pelo caderno?
ResponderExcluirComo enviamos as tarefas????
ResponderExcluirComo eu entrego as atividades?????
ResponderExcluirOlá, alunos. Todas as atividades devem ser feitas no caderno.
ResponderExcluir- Professor Kelton.