OLÁ PESSOAL! SEJAM TODOS BEM-VINDOS A NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL.
NA AULA DE HOJE, ASSISTAM PRIMEIRO AO VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR. EM SEGUIDA, VEJA O QUE TEMOS PARA A NOSSA AULA .
EDUCAÇÃO FÍSICA - VÍDEO DE CORREÇÃO
Classificação
Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL,1997).
Tubino (2001) e Tubinoet al.(2000). Esse autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.
O esporte-educação
Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.
O esporte-participação
Referenciadas
pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não
comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam
como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a
interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens,
adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais,
homens, mulheres.
O Esporte-performance
Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.
Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos ea um grande número de aspectos positivos, é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.
ENEM 2017
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no
princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus
praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em
espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem
como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o
relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por
ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos
democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas
encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só
permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o
esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT,
J. Esporte e sua relação com a
sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar.
2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está
fundamentalmente presente
A. nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.
B. nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.
C. nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.
D. nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.
E. nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
José Nicolas de Carvalho Mariano 7°C
ResponderExcluirEducação física
1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente
Resposta:nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Letra E
ExcluirMuito bom!
ExcluirAntonio Alves Maciel 7°A
ResponderExcluirresposta letra E
Rubens Francisco da Silva junior
ResponderExcluir7°b
Letra e
Cybele Vidal de Sousa
ResponderExcluir7°b
Letra E
JOÃO YCARO SOUTO SILVA (7°B)
ResponderExcluir1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente
RESPOSTA:nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos
LETRA (E)
Wendel paiva 7°B
ResponderExcluirLETRA (E)
WENDEL PAIVA 7°B
ResponderExcluirLETRA (E)
Gilson carlos
ResponderExcluir7A
Letra(E)
José salatiel
ResponderExcluir7°c
Letra E
José salatiel
ResponderExcluir7°c
Letra E
José salatiel
ResponderExcluir7°c
Letra E
José salatiel
ResponderExcluir7°c
Letra E
KAILANY DE SOUSA MEDEIROS MESQUITA/7c
ResponderExcluirLetra E
BEATRIZ DE SOUZA SILVA
ResponderExcluir7°B
letra(E)
Letra e
ResponderExcluirCarla Jamile dias alves
ResponderExcluirTurma:7°b
Letra (e)
Nome:Sophia Cavalcante de Moura
ResponderExcluirSérie:7°c
1)e
Nome:Iasmim Bastos Santos
ResponderExcluirSérie:7°B
1)E
Aluna:Maria Eduarda Oliveira Guedes
ResponderExcluirTurma:7B
R: (E)
NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C
ResponderExcluirRESPOSTA CERTA LETRA
E) NAS MODALIDADES ESPORTIVAS ADAPTADAS, CUJO OBJETIVO É O MAIOR ENGAJAMENTO DOS CIDADÃOS.
Gustavo Hilberte Tomaz Campos
ResponderExcluirTurma 7 C
Opção E
Guilherme Rodrigues Braga 7B (1)Questão Opção:(E)
ResponderExcluirFrancisco Guilherme Gameleiras Rebouças da Silva (7ano b)
ResponderExcluirOpção (E)
Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7b
ResponderExcluirresposta letra E
Juan Carlo Rodrigues de Sousa 7°A
ResponderExcluirLetra (E)
Precisa fazer no caderno tambem?
ResponderExcluirOlá. É bom você ter o registro das atividades no seu caderno.
ExcluirÍcaro Caciano Almeida 7b
ResponderExcluirR:letra e.♡
Sofia Rodrigues de oliveira
ResponderExcluirTurma 7c
Item correto (E)
Francisco Matheus Menezes Lessa (7B)
ResponderExcluirResposta: LETRA(E)
Antônio emersson
ResponderExcluir7 A
item E
Lindermano Paula da silva
ResponderExcluir7a
Letra (e)
Olá, fico feliz com a participação de todos, vamos trabalhar esta questão alternativa por alternativa na próxima vídeoaula.
ResponderExcluirAna Letícia Rodrigues de Aquino
ResponderExcluir7° B
Letra (E)
Ana Beatriz da Silva lima 7A
ResponderExcluirletra(e)
Gabriella Paiva Chaves 7°B
ResponderExcluirItem:(e)
Gabriella Paiva Chaves 7°B
ResponderExcluirItem:(e)
Gabriel muniz de freitas 7B
ResponderExcluirR:E
Sergio Vinicius de Carli Brito
ResponderExcluirR: E