Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 21 de fevereiro de 2021

7ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 22/02/21

 

OLÁ PESSOAL! SEJAM TODOS BEM-VINDOS  A NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL.


ACOMPANHE NOSSA AGENDA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA.

NA AULA DE HOJE, ASSISTAM PRIMEIRO AO VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR. EM SEGUIDA, VEJA O QUE TEMOS PARA A NOSSA AULA .




EDUCAÇÃO FÍSICA - VÍDEO DE CORREÇÃO








AGENDA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

>LEITURA DO TEXTO: CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES
> ATIVIDADES NO CADERNO





Classificação

Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL,1997).

Tubino (2001) e Tubinoet al.(2000). Esse autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.

 

O esporte-educação

Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.

 

O esporte-participação

Referenciadas pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.

 

O Esporte-performance

Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.

Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos ea um grande número de aspectos positivos, é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.

 

ENEM 2017

No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.

GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.

 

O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

A.                nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.

B.                nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.

C.                nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.

D.                nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.

E.                nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

41 comentários:

  1. José Nicolas de Carvalho Mariano 7°C

    Educação física

    1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

    Resposta:nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Rubens Francisco da Silva junior
    7°b
    Letra e

    ResponderExcluir
  3. JOÃO YCARO SOUTO SILVA (7°B)

    1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente

    RESPOSTA:nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos


    LETRA (E)

    ResponderExcluir
  4. KAILANY DE SOUSA MEDEIROS MESQUITA/7c

    Letra E

    ResponderExcluir
  5. Carla Jamile dias alves
    Turma:7°b

    Letra (e)

    ResponderExcluir
  6. Nome:Sophia Cavalcante de Moura
    Série:7°c

    1)e

    ResponderExcluir
  7. NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C

    RESPOSTA CERTA LETRA
    E) NAS MODALIDADES ESPORTIVAS ADAPTADAS, CUJO OBJETIVO É O MAIOR ENGAJAMENTO DOS CIDADÃOS.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme Rodrigues Braga 7B (1)Questão Opção:(E)

    ResponderExcluir
  9. Francisco Guilherme Gameleiras Rebouças da Silva (7ano b)


    Opção (E)

    ResponderExcluir
  10. Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7b

    resposta letra E

    ResponderExcluir
  11. Juan Carlo Rodrigues de Sousa 7°A

    Letra (E)

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Olá. É bom você ter o registro das atividades no seu caderno.

      Excluir
  13. Ícaro Caciano Almeida 7b

    R:letra e.♡

    ResponderExcluir
  14. Sofia Rodrigues de oliveira
    Turma 7c
    Item correto (E)

    ResponderExcluir
  15. Francisco Matheus Menezes Lessa (7B)

    Resposta: LETRA(E)

    ResponderExcluir
  16. Olá, fico feliz com a participação de todos, vamos trabalhar esta questão alternativa por alternativa na próxima vídeoaula.

    ResponderExcluir
  17. Ana Letícia Rodrigues de Aquino
    7° B

    Letra (E)

    ResponderExcluir