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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

9ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - 12/02/21

 

OLÁ. HOJE VAMOS REALIZAR ATIVIDADES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.

  •  VOCÊ DEVE REGISTRAR AS RESPOSTAS NO SEU CADERNO.  
  • E PARA A CORREÇÃO, VOCÊ PODERÁ ENVIAR AS RESPOSTAS AQUI MESMO NO NOSSO BLOG, NO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS.
  •  
  • NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA. 

BONS ESTUDOS.



9º ano-Ciências-Aula 01-Parte 1

Hereditariedade

Você já viu as pessoas tentando encontrar semelhanças entre um bebê e o pai ou  a mãe?

Uns dizem que é a cara da mãe, outros falam que o queixo é do pai, os olhos lembram os  do avô paterno, as covinhas da bochecha e a ruguinha que se forma na testa quando fica  zangado foram herdadas da avó materna...

Sabemos que todas as pessoas têm características que as distinguem umas das  outras, mas elas também apresentam certas semelhanças com indivíduos da mesma  família. Muitas características de uma pessoa são transmitidas de pais para filhos ao longo  das gerações. Isso também acontece com outros seres vivos: os descendentes herdam  características de seus progenitores. A transmissão de características dos progenitores  para os descendentes, ao longo das gerações, é chamada de herança biológica, ou  hereditariedade.

O trabalho de Mendel

Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos  de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da  Biologia. Isso fez com que Mendel fosse considerado o "Pai da Genética".

Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro  (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto  ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas  linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel  quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.


Após encontrar as linhagens puras, Mendel começou a realizar cruzamentos  de polinização cruzada. O procedimento consistia, por exemplo, de retirar pólen de uma  planta com semente amarela e depositá-lo sob o estigma de uma planta com sementes  verdes.

As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor  no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da  planta.



Ao longo do tempo, Mendel foi realizando diversos tipos de cruzamentos com  objetivo de verificar como as características eram herdadas ao longo das gerações.

Com isso, ele estabeleceu as suas Leis, que também ficaram conhecidas  por Genética Mendeliana.

ATIVIDADE

1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

3. Defina herança biológica.

4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos? 5. Explique a metodologia de Mendel.


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

 


1 – MEDIDAS E UNIDADES

O objetivo das atividades científicas é ampliar os nossos

conhecimentos sobre o Universo, e elas exigem medições

 precisas das grandezas envolvidas nos fenômenos.

 

Denomina-se grandeza tudo aquilo que pode ser medido, como o comprimento, a massa o tempo, a velocidade, a força, o calor, a temperatura etc.

 

Ao estudar, por exemplo, a queda de um corpo, se for preciso determinar a relação entre a distância percorrida por ele e o tempo correspondente, teremos de medir as duas grandezas envolvidas nesse fenômeno: distância e tempo.

Medir uma grandeza significa compará-la com outra de mesma espécie, adotada como unidade.

 

Veja alguns exemplos:

·       Dizer que a massa de um corpo é 3kg significa que a massa desse corpo é 3 vezes maior que a unidade 1kg.

 

·       Quando dizemos que a duração de determinado fenômeno é 8s, isso significa que esse fenômeno dura 8 vezes mais que a unidade de tempo 1s.




A MATEMÁTICA QUE HÁ NA FÍSICA

 

 

Grandezas fundamentais e derivadas

 

Embora existam dezenas de grandezas físicas, são estabelecidos padrões e definidas unidades para um número mínimo delas, que são chamadas de fundamentais. A partir dessas grandezas fundamentais são definidas unidades para todas as demais, as grandezas derivadas.

 

Assim, a partir da grandeza fundamental comprimento, cuja unidade é o metro, definem-se, por exemplo, as unidades área (metro quadrado) e volume (metro cúbico). De duas grandezas fundamentais, comprimento e tempo, definem-se, por exemplo, as unidades de velocidade (metro por segundo) e aceleração (metro por segundo ao quadrado).


Conversão de unidades de comprimento

 




Para mudar de uma unidade para outra, deslocaremos a vírgula para a direita (quando for de uma unidade superior para outra inferior) ou para a esquerda (quando for de uma unidade inferior para outra superior) Exemplificando, temos:

 

a)        Exprimir 32,74 quilômetros (km) em metros (m).

 

Logo: 32,74km =                  hm =                   dam =                      m

 

b)        Exprimir 327,4 decímetros (dm) em decâmetros (dam).

 

Logo: 327,4dm =                  m =                      dam



Conversão de unidades de superfície


Para mudar de uma unidade para outra, deslocamos a


vírgula duas casas para a esquerda ou para a direita,


conforme se queira uma unidade superior ou inferior.


Exemplificando, temos:

 

a)  

Exprimir 372,27 centímetros quadrados (cm2) em metros quadrados (m2) Logo 327,27cm2 =                              dm2 =                               m2


b)        Exprimir 473,23 decâmetros quadrados (dam2) em decímetros quadrados (dm2) Logo 473,23dam2 =                            m2 =                              dm2

 


A MATEMÁTICA QUE HÁ NA FÍSICA

 

 

Conversão de unidades de volume



Para mudar de uma unidade para outra, deslocamos a vírgula

três casas para a esquerda ou para a direita, conforme se queira

uma unidade superior ou inferior.



Exemplificando, temos:


Exprimir 2,74 metros cúbicos (m3) em hectômetros cúbicos (hm3)

 

Logo 2,74m3 =                                         dam3 =                                       hm3

 

b) Exprimir 4,783 quilômetros cúbicos (km3) em decâmetros cúbicos(dam3) Logo 4,783km3 =                                      hm3 =                                        dam3



Medidas de tempo

A unidade de tempo escolhida como padrão no Sistema Internacional (SI) é o segundo. Segundo


O Sol foi o primeiro relógio do homem: o intervalo de tempo natural decorrido entre as sucessivas passagens do Sol sobre um dado meridiano dá origem ao dia solar.


O segundo (s) é o tempo equivalente a       1


86.400 do dia solar médio.
As medidas de tempo não pertencem ao Sistema Métrico Decimal.

 

Múltiplos e Submúltiplos do Segundo Quadro de unidades

Minutos



Hora

Dia



min


h




d


60s



60min =


 3.600s





24h = 1440min = 

86.400s

 

 

São submúltiplos do segundo: o décimo de segundo; o centésimo de segundo e o milésimo de segundo.

 

Cuidado: Nunca escreva 2,40h como forma de representar 2h 40min. Pois o sistema de medidas de tempo não é decimal.

 Observe:




EXERCÍCIOS EXPLORATÓRIOS

 

1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:

 


a)        3km + 12dm

 

b)        7hm + 273cm


c)            c) 28dam + 1dm

 

d)           d) 20dm + 8mm


 

2.        Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

 


a) 38,23dm + 742,8hm

 

b) 4,73km – 12,374m


c)    4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm

 

d)    8.274,13cm + 100m


 

3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:

 


a)        48km2 + 36dam2

 

b)        27dam2 + 16dm2


c)             c) 26dm2 + 7cm2

 

d)              d) 2dam2 + 28dm2


 

4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:

 


a)   21m+ 128dm3

 

b)   72dm+ 38cm3


c)    713m 3.235cm3

 

d)    34dam 432dm3


 

5. Com relação às medidas de tempo, responda:

 

a)        Uma hora tem quantos segundos?

 

 

b)        Um dia tem quantos segundos?

 

 

c)        Quantos minutos são 3h45min?

 

 

d)        Quantos minutos 5h5min?

 

 

e)        Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?

 

 

f)         Quantos segundos tem 35min?

 

 

g)        Quantos segundos tem 2h53min?

 

 

h)       Quantos minutos têm 12 horas?

 

 

 

 

 








48 comentários:

  1. Fatima Yada 9°A
    (Atividade de ciências)

    1- Por conta da Hereditariedade.
    2- Porque foi Mendel que realizou experimentos e provou a teoria da hereditariedade.
    3- As características de uma pessoa são transmitidas de pais para filhos ao longo das gerações. Os descendentes herdam características de seus progenitores.
    4- Por que tinham um fácil cultivo e um ciclo reprodutivo curto.
    5- Mendel selecionou plantas de linhagens puras para cada característica que ele queria analisar. As plantas escolhidas foram chamadas de Geração Parental (P). As estruturas masculinas das flores de plantas com sementes lisas foram cortadas. O pólen das flores de plantas com sementes rugosas foi colocado artificialmente com a ajuda de um pincel sobre as estruturas femininas das flores da planta com semente lisa. A sementes obtidas foram plantadas e deram origem a novas plantas, mais tarde chamadas de Geração F1. Todas elas tinham sementes lisas. Mendel fecundou as plantas da geração F1 e as da geração seguinte (F2) apresentaram sementes rugosas e lisas.

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  2. Aluno: Clarkson Ryan
    Turma: 9A

    1) Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R:
    Por causa da herança biológica (ou hereditariedade), ou seja, por conta de características passadas de pais para filhos.

    2) Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    R:
    Por conta de seus estudos que foram a base para explicar a hereditariedade.

    3) Defina herança biológica.
    R:
    A herança biógica (ou hereditariedade) é quando características são passadas de geração em geração, ou seja, de pais para filhos.

    4) Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R:
    Por que essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5) explique a metodologia de Mendel.
    R:
    Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras. A planta, para Mendel, era considerada pura quando após seis gerações ainda tinha as mesmas características.

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  3. Luan Lucas Araújo Martins
    9°B
    ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    Por causa da hereditariedade

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    Por conta dos estudos dos mecanismos da hereditariedade

    3. Defina herança biológica.
    Quando os descendentes herdam as características dos seus progenitores

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    Porque a planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5. Explique a metodologia de Mendel.
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.

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  4. 1)questao
    Pois o dna dos pais sao pasados para nois,o dna eles estao presentes no espermatozoid e no ovulo da mae quando os dois se juntam forman um embriao com ambos dna

    2)questao
    Porconta dos seus estudos que foram a base para explicar a hereditariedade

    3)Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência

    4)questao
    Porque tinha um cultivo facil e um ciclo reprodutivo curto

    5)questao
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.

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  5. CIENCIAS Michael 9°A
    Genetica:
    ·Por que somos parecidos com nossos pais?
    Os descendentes herdam caracteristicas de seus progenitores.Logo a genetica de nossos paternos e maternos,assim os traços de semelhanças vão para seus descendentes

    ·Por que Mendel e considerado o pai da genetica?
    Estudos de Mendel foram a base para explicar o mecanismo de hereditariedade.E hoje e considerado uma das maiores descobertas da biologia assim Mendel foi considerado o pai da genetica.

    ·Defina herança biologica
    Nos herdamos as semelhanças de nossos pais,avos,tio e primos.Isso tambem acontece com outros seres vivos.

    ·Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro?
    Essa planta e de facil cultivo,realiza autofecundação,possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    ·Explique a metodologia de Mendel.
    Apos encontrar a planta pura,Mendel começou a realizar cruzamentos de polonização cruzada.O procedimento consiste na retirada do polen de uma planta com semente amarela.

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  6. 1) Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R:
    Por causa da herança biológica (ou hereditariedade), ou seja, por conta de características passadas de pais para filhos.

    2) Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    R:
    Por conta de seus estudos que foram a base para explicar a hereditariedade.

    3) Defina herança biológica.
    R:
    A herança biógica (ou hereditariedade) é quando características são passadas de geração em geração, ou seja, de pais para filhos.

    4) Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R:
    Por que essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5) explique a metodologia de Mendel.
    R:
    Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras. A planta, para Mendel, era considerada pura quando após seis gerações ainda tinha as mesmas características.

    Kelly Freitas de Sousa 9B

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  7. Ciências

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    Por causa da hereditariedade que faz a descendência de características.


    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    Por causa da importância de suas descobertas no estudo de genética.


    3. Defina herança biológica.

    É a transmissão das características dos progenitores para seus descendentes.


    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    Porquê é uma planta de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto período produtivo e apresenta muita produtividade.


    5. Explique a metodologia de Mendel.

    Mendel cruzou várias linhagens de plantas até atingir um ponto de os descendentes manterem as características dos progenitores.



    Aluno: Caio Costa Lima 9°B

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  8. 1)questao
    3.120m

    B)973

    C)280,10

    D)0,1m

    2)questao
    A)4050

    B)683,4m

    C)2,346cm

    D)10725m

    3)questao

    A)0,0048m2

    B)36km2=0,0036m2

    C)16dm=1,6m2

    5)questao

    A)3600 segundos

    B)60 segundos

    C)225 minutos

    D)305 minutos

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  9. Atividade de Ciências

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    R. Porque recebemos caracteristicas biologicas de nossos ancestrais chamada de herança biologica.

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    R. Porque foram os estudos dele que deram a base para explicar o mecanismo da hereditariedade

    3. Defina herança biológica.

    R. É a transmissão de caracteristicas dos progenitores para os densendentes ao longo de gerações

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    R. Essa planta é de facil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita reprodutividade.

    5. Explique a metodologia de Mendel.

    R. Consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilha considerada pura.

    Aluno: Matheus Cauã 9°A

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  10. 1) Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R:
    Por causa da herança biológica (ou hereditariedade), ou seja, por conta de características passadas de pais para filhos.

    2) Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    R:
    Por conta de seus estudos que foram a base para explicar a hereditariedade.

    3) Defina herança biológica.
    R:
    A herança biógica (ou hereditariedade) é quando características são passadas de geração em geração, ou seja, de pais para filhos.

    4) Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R:
    Por que essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5) explique a metodologia de Mendel.
    R:
    Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras. A planta, para Mendel, era considerada pura quando após seis gerações ainda tinha as mesmas características.


    ALUNO José Matheus bezerra Amorim 9B

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    Respostas
    1. MATEMÁTICA
      1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:





      a) 3km + 12dm
      3000m+1,2M=3001,2m


      b) 7hm + 273cm
      700m+2,73m=702,73M

      c) 28dam + 1dm
      280m+0,1=280,1


      d) 20dm + 8mm
      2m+0,008=2,0008M

      2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

      a) 38,23dm + 742,8hm
      00,3823+742,8hm=742,83823



      b) 4,73km – 12,374m
      47,3hm-0,12374hm=47,17626

      c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
      4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997


      d) 8.274,13cm + 100m

      0,827413+1hm=1,827413

      3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:

      48km2 + 36dam2
      2.304km+1296dam=

      27dam2 + 16dm2
      729dam+256dm

      c) 26dm2 + 7cm2
      679dam+256dm

      d) 2dam2 + 28dm2
      4dam+784dm

      4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:

      a) 21m3 + 128dm3
      9,261M+2097,152m


      b) 72dm3 + 38cm3
      373.2480dm+54,872dm

      c) 713m3 – 3.235cm3
      0,713dm+0,003235dm

      d) 34dam3 – 432dm3
      0,034-0,432

      5. Com relação às medidas de tempo, responda:

      a) Uma hora tem quantos segundos?
      3600 segundos
      60×60=3600



      b) Um dia tem quantos segundos?
      86400 segundos
      3600=1 hora
      3600×24=86400


      c) Quantos minutos são 3h45min?
      225 minutos
      3h=180minutos
      180+45=225

      d) Quantos minutos 5h5min?
      305minutos
      5=300minutos
      300+5=305minutos

      e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
      45 minutos
      9h=540+50=590
      10h=600+35=635
      ==========45
      f) Quantos segundos tem 35min?
      2100segundos
      30=1800 segundos
      5=300segundos
      =2100segundos

      g) Quantos segundos tem 2h53min?
      10380 segundos
      2h=7200segundos
      50m=3000segundos
      3m=180
      =10380segundos

      h) Quantos minutos têm 12 horas?
      720minutos
      1h=60minutos
      60×6=360×2=720minutos


      ALUNO José Matheus bezerra Amorim 9B

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  12. Atividade de ciências

    1-Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    R:os descendentes herdam características de seus progenitores.

    2-Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    R:por conta dos estudos dos mecanismos da hereditariedade.

    3-Defina herança biológica?

    R:Quando os descendentes herdam as características dos seus progenitores.

    4-Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    R:Essa planta é de facil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita reprodutividade.

    5-explique a metodologia de Mendel.

    R:Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras. A planta, para Mendel, era considerada pura quando após seis gerações ainda tinha as mesmas características.

    Isabele lima ferreira 9b

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  13. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    Por causa da hereditariedade que faz a descendência de características.


    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    Por causa da importância de suas descobertas no estudo de genética.


    3. Defina herança biológica.

    É a transmissão das características dos progenitores para seus descendentes.


    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    Porquê é uma planta de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto período produtivo e apresenta muita produtividade.


    5. Explique a metodologia de Mendel.

    Mendel cruzou várias linhagens de plantas até atingir um ponto de os descendentes manterem as características dos progenitores

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  14. André lima da Silva aluno do 9°B
    CIÊNCIA
    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R:por conta da hereditariedade
    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    Pois seu estudo serviu de base para quem fosse estudar hereditariedade
    3. Defina herança biológica.
    São a genética de nossa família em nos mesmo que não seja so de nosso pai e nossa mãe
    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R:planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.
    5. Explique a metodologia de Mendel.
    R:consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras"
    MATEMÁTICA
    1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:





    a) 3km + 12dm
    3000m+1,2M=3001,2m


    b) 7hm + 273cm
    700m+2,73m=702,73M

    c) 28dam + 1dm
    280m+0,1=280,1


    d) 20dm + 8mm
    2m+0,008=2,0008M

    2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

    a) 38,23dm + 742,8hm
    00,3823+742,8hm=742,83823



    b) 4,73km – 12,374m
    47,3hm-0,12374hm=47,17626

    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
    4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997


    d) 8.274,13cm + 100m

    0,827413+1hm=1,827413

    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:





    48km2 + 36dam2
    2.304km+1296dam=


    27dam2 + 16dm2
    729dam+256dm

    c) 26dm2 + 7cm2
    679dam+256dm


    d) 2dam2 + 28dm2
    4dam+784dm

    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:





    a) 21m3 + 128dm3
    9,261M+2097,152m


    b) 72dm3 + 38cm3
    373.2480dm+54,872dm

    c) 713m3 – 3.235cm3
    0,713dm+0,003235dm


    d) 34dam3 – 432dm3
    0,034-0,432

    5. Com relação às medidas de tempo, responda:



    a) Uma hora tem quantos segundos?
    3600 segundos
    60×60=3600


    b) Um dia tem quantos segundos?
    86400 segundos
    3600=1 hora
    3600×24=86400


    c) Quantos minutos são 3h45min?
    225 minutos
    3h=180minutos
    180+45=225



    d) Quantos minutos 5h5min?
    305minutos
    5=300minutos
    300+5=305minutos



    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 minutos
    9h=540+50=590
    10h=600+35=635
    ==========45

    f) Quantos segundos tem 35min?
    2100segundos
    30=1800 segundos
    5=300segundos
    =2100segundos


    g) Quantos segundos tem 2h53min?
    10380 segundos
    2h=7200segundos
    50m=3000segundos
    3m=180
    =10380segundos

    h) Quantos minutos têm 12 horas?
    720minutos
    1h=60minutos
    60×6=360×2=720minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção da 3 e da 4 questão de MATEMÁTICA
      Aluno André Lima da Silva 9°B

      (3)
      a) 21m3+36dom2
      48.000.000m2+3600m2=48.003.600m2

      B)27dam+16dm2
      2700m2+0,16m2=2700,16m2

      C)26dm2+7cm2
      0,26m2+0,0007m2=0,2607m2

      D)2damm2+28dmm2
      200m2+0,28m2=200,28m2

      (4)

      A)21m3+128dm3
      21m3+0,128m3=21,128m3

      B)72dm3+38cm3
      00,72m3+0,000038m3=0,072038

      C)713m3-3235cm3
      713m3-0,003235=712,996765

      D)34000m3-0,432m3=33.999,568

      Excluir
  15. Débora Rogéria 9°A


    *CIÊNCIAS*

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    Por causa da hereditariedade.

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    Porque os estudos de Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade.

    3. Defina herança biológica.

    São as características registradas nos genes que um individuo recebe de seus pais e sao passadas a seus decendentes.

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    Porque essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5. Explique a metodologia de Mendel.

    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras"

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  16. Marcos levi de sousa moura 9 ° a

    Ciência


    1)Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    R:por conta da hereditariedade

    2)Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    R:Por ser o primeiro cientista a descobrir o mecânismo básico da hereditariedade


    3) Defina herança biológica.

    R:E quando as características dos pais São passados para os filhos

    4)Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    R:Porquê é uma planta de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto período produtivo e apresenta muita produtividade.

    5) explique a metodologia de Mendel

    R:R:consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras"






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  17. NOME:Guilherme Viana De Sousa
    Serie:9B
    CIÊNCIA
    1)Quando os genes combinados dos pais são diferentes, prevalece o mais forte. ... De acordo com o geneticista, metade dos genes herdados é da mãe e a outra parte do pai, por isso sempre os filhos terão algo dos dois.

    2)Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade.

    3)Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas

    4) Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade. ... Após encontrar as linhagens puras, Mendel começou a realizar cruzamentos de polinização cruzada.

    5)A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". ... As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

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  18. 1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R: Por causa da Hereditariedade

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    R: ele é consideração por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade.
    3. Defina herança biológica.
    R:São características registradas nos genes que um individuo recebe de seus pais e sao passadas a seus decendentes.
    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R:porquê Essa planta é de facil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita reprodutividade.
    5. Explique a metodologia de Mendel.
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.

    Aluna:Ana Kelly
    9B

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  19. Atividade de ciências
    1.por causa da hereditariedade.
    2.por conta dos estudos realizados para explicar a hereditariedade
    3.a herança biológica(ou hereditariedade)é quando características são passadas de pais para filhos.
    4.porque o cultivo da planta é fácil,realiza auto-fecundação,possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta bastante produtividade.
    5.Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras.Para Mendel,a planta era considerada pura,pois,após seis gerações ainda tinha as mesmas características.

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  20. 1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:

    a) 3km + 12dm
    3000m+1,2M=3001,2m

    b) 7hm + 273cm
    700m+2,73m=702,73M

    c) 28dam + 1dm
    280m+0,1=280,1

    d) 20dm + 8mm
    2m+0,008=2,0008M

    2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

    a) 38,23dm + 742,8hm
    00,3823+742,8hm=742,83823

    b) 4,73km – 12,374m
    47,3hm-0,12374hm=47,17626

    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
    4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997

    d) 8.274,13cm + 100m

    0,827413+1hm=1,827413

    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:

    a)48km2 + 36dam2
    2.304km+1296dam=

    b)27dam2 + 16dm2
    729dam+256dm

    c) 26dm2 + 7cm2
    679dam+256dm

    d) 2dam2 + 28dm2
    4dam+784dm

    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:

    a) 21m3 + 128dm3
    9,261M+2097,152m

    b) 72dm3 + 38cm3
    373.2480dm+54,872dm

    c) 713m3 – 3.235cm3
    0,713dm+0,003235dm

    d) 34dam3 – 432dm3
    0,034-0,432

    5. Com relação às medidas de tempo, responda:

    a) Uma hora tem quantos segundos?
    3600 segundos
    60×60=3600

    b) Um dia tem quantos segundos?
    86400 segundos
    3600=1 hora
    3600×24=86400

    c) Quantos minutos são 3h45min?
    225 minutos
    3h=180minutos
    180+45=225

    d) Quantos minutos 5h5min?
    305minutos
    5=300minutos
    300+5=305minutos

    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 minutos
    9h=540+50=590
    10h=600+35=635
    ==========45

    f) Quantos segundos tem 35min?
    2100segundos
    30=1800 segundos
    5=300segundos
    =2100segundos

    g) Quantos segundos tem 2h53min?
    10380 segundos
    2h=7200segundos
    50m=3000segundos
    3m=180
    =10380segundos

    h) Quantos minutos têm 12 horas?
    720minutos
    1h=60minutos
    60×6=360×2=720minutos

    ResponderExcluir
  21. Aluno(a): Laecio Gabriel brito dos santos
    Série: 9 B

    CIÊNCIAS

    1.por que somos parecidos com nossos pais biológicos

    por causa da herança biológica ou hereditariedade, que é a transmissão das características de nossos pais (progenitores) para nós (descendentes)

    2.por que mendel é considerado o pai da genética

    Porque os estudos de Mendel foram a base para explicar o mecanismo da hereditariedade, isso é considerado como uma das maiores descobertas da biologia.

    3.defina herança biológica.

    herança biológica ou hereditariedade e a transmissão de características dos progenitores para os seus descendentes ao longo das gerações.

    4.Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    Porque essa planta é de fácil cultivo , realiza autofecundação , possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5.explique a metodologia de mendel.

    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras",o procedimento consistia em retirar pólen de uma planta com semente amarela e depositá-lo sobre o estigma de uma planta com sementes verdes

    MATEMÁTICA

    1.questão


    a) 3km + 12dm
    3.001,2m

    b) 7hm + 273cm

    702,73m

    c) 28dam + 1dm
    28,1m

    d) d) 20dm + 8mm
    2,008m



    2.questão


    a) 38,23dm + 742,8hm

    742,838 hm
    b) 4,73km – 12,374m
    47,42 hm

    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm

    3.71 hm

    d) 8.274,13cm + 100m
    1.82 hm


    3.questao



    a) 48km2 + 36dam2

    48.003.600 m2


    b) 27dam2 + 16dm2

    2,700,16 m2


    c) 26dm2 + 7cm2
    0,2607 m2


    d) 2dam2 + 28dm2
    200,28 m2



    4. questao


    a) 21m3 + 128dm3

    21,128 m3

    b) 72dm3 + 38cm3
    0,07238 m3




    c) 713m3 – 3.235cm3

    713,03235 m3


    d) 34dam3 – 432dm3

    34.000 + 0,432 = 34,432



    5. Com relação às medidas de tempo, responda:

    a) Uma hora tem quantos segundos?
    3600 segundos


    b) Um dia tem quantos segundos?
    86400 segundos



    c) Quantos minutos são 3h45min?
    225 minutos


    d) Quantos minutos 5h5min?
    305 minutos


    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 minutos


    f) Quantos segundos tem 35min?
    2100 segundos


    g) Quantos segundos tem 2h53min?
    10380 segundos


    h) Quantos minutos têm 12 horas?

    720



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  22. 1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:





    a) 3km + 12dm = 3,120m



    b) 7hm + 273cm = 973m


    c) 28dam + 1dm = 280,1m



    d) 20dm + 8mm = 2,008m





    2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:





    a) 38,23dm + 742,8hm = 742,8382hm



    b) 4,73km – 12,374m = 47,424hm


    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm = 326,8hm



    d) 8.274,13cm + 100m = 1,827hm





    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:





    a) 48km2 + 36dam2 = 48.003.600m²



    b) 27dam2 + 16dm2 = 2700,16m²


    c) 26dm2 + 7cm2 = 0,2607m²



    d) 2dam2 + 28dm2 = 200,28m²





    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:





    a) 21m3 + 128dm3 = 21,128m³



    b) 72dm3 + 38cm3 = 0,072038m³


    c) 713m3 – 3.235cm3 = 712,99676m³



    d) 34dam3 – 432dm3 = 33999,568m³





    5. Com relação às medidas de tempo, responda:



    a) Uma hora tem quantos segundos?

    3.600 segundos



    b) Um dia tem quantos segundos?

    86400 segundos



    c) Quantos minutos são 3h45min?

    225 minutos



    d) Quantos minutos 5h5min?

    305 minutos



    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?

    45 minutos




    f) Quantos segundos tem 35min?

    2.100 segundos



    g) Quantos segundos tem 2h53min?

    10.380 segundos



    h) Quantos minutos têm 12 horas?

    720 minutos



    Aluno: Caio Costa Lima 9°B

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  23. Atividade de Ciências

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    pois o DNA (características) dos pais são passados para nós , o DNA deles estão presentes no espermatozoide (pai) e no óvulo ( mãe) quando os dois se juntam formam um embrião com ambos DNAS


    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade.

    3. Defina herança biológica.

    Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência.

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    Os motivos que levaram Mendel a escolher essa espécie de planta, foram:

    → Fácil cultivo;
    → Produz grande número de descendentes férteis;
    →Variedades de fácil identificação e com características distintas;
    → Ciclo de vida curto, o que permite várias gerações em pouco tempo;
    → Facilidade na polinização artificial.

    5. Explique a metodologia de Mendel.

    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras".
    As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
    Ao longo do tempo, Mendel foi realizando diversos tipos de cruzamentos com objetivo de verificar como as características eram herdadas ao longo das gerações.
    Com isso, ele estabeleceu as suas Leis, que também ficaram conhecidas por Genética Mendeliana.

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  24. Samise Santos Pereira
    9° B

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    R=
    O DNA dos pais são passados para nós, o DNA deles estão presentes no espermatozóides e no óvulo, quando os dois se juntam formam um embrião com ambos os DNAS

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    R=
    Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade.

    3. Defina herança biológica.
    R=
    São características registradas no genes que um indivíduo recebe de seus pais e são passadas a seus descentes

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    R=
    As ervilhas foram escolhidas por Mendel por vários fatores, como a capacidade de se reproduzir rapidamente, tanto sexuada como assexuadamente, por possuírem várias características de fácil visualização e que são bastante especificas, por serem baratas e serem possíveis comprar em linhagens puras.

    5. Explique a metodologia de Mendel.
    R=
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". ... As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    ResponderExcluir
  25. Aluno(a): Gabriel David Paiva Silva
    Série: 9 B

    CIÊNCIAS
    1.por que somos parecidos com nossos pais biológicos
    por causa da herança biológica ou hereditariedade, que é a transmissão das características de nossos pais (progenitores) para nós (descendentes)
    2.por que mendel é considerado o pai da genética
    Porque os estudos de Mendel foram a base para explicar o mecanismo da hereditariedade, isso é considerado como uma das maiores descobertas da biologia.

    3.defina herança biológica.
    herança biológica ou hereditariedade e a transmissão de características dos progenitores para os seus descendentes ao longo das gerações.
    4.Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    Porque essa planta é de fácil cultivo , realiza autofecundação , possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.
    5.explique a metodologia de mendel.
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras",o procedimento consistia em retirar pólen de uma planta com semente amarela e depositá-lo sobre o estigma de uma planta com sementes verdes
    MATEMÁTICA
    1.questão
    a) 3km + 12dm
    3.001,2m
    b) 7hm + 273cm
    702,73m
    c) 28dam + 1dm
    28,1m
    d) d) 20dm + 8mm
    2,008m
    2.questão
    a) 38,23dm + 742,8hm
    742,838 hm
    b) 4,73km – 12,374m
    47,42 hm
    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
    3.71 hm
    d) 8.274,13cm + 100m
    1.82 hm
    3.questao
    a) 48km2 + 36dam2
    48.003.600 m2
    b) 27dam2 + 16dm2
    2,700,16 m2
    c) 26dm2 + 7cm2
    0,2607 m2
    d) 2dam2 + 28dm2
    200,28 m2
    4. questao
    a) 21m3 + 128dm3
    21,128 m3
    b) 72dm3 + 38cm3
    0,07238 m3
    c) 713m3 – 3.235cm3
    713,03235 m3
    d) 34dam3 – 432dm3
    34.000 + 0,432 = 34,432
    5. Com relação às medidas de tempo, responda:
    a) Uma hora tem quantos segundos?
    3600 segundos
    b) Um dia tem quantos segundos?
    86400 segundos
    c) Quantos minutos são 3h45min?
    225 minutos
    d) Quantos minutos 5h5min?
    305 minutos
    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 minutos
    f) Quantos segundos tem 35min?
    2100 segundos
    g) Quantos segundos tem 2h53min?
    10380 segundos
    h) Quantos minutos têm 12 horas?
    720

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  28. MATEMÁTICA

    1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:

    A) 3km + 12dm
    3000m+1,2m=3001,2m

    B)b) 7hm + 273cm
    700m+2,73m=702,73M

    C)c) 28dam + 1dm
    280m+0,1=280,1

    D)d) 20dm + 8mm
    2m+0,008=2,0008M

    2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

    a) 38,23dm + 742,8hm
    00,3823+742,8hm=742,83823

    b) 4,73km – 12,374m
    47,3hm-0,12374hm=47,17626

    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
    4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997

    d) 8.274,13cm + 100m

    0,827413+1hm=1,827413

    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:

    a)48km2 + 36dam2
    2.304km+1296dam=

    b)27dam2 + 16dm2
    729dam+256dm

    c) 26dm2 + 7cm2
    679dam+256dm

    d) 2dam2 + 28dm2
    4dam+784dm

    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:

    a) 21m3 + 128dm3
    9,261M+2097,152m

    b) 72dm3 + 38cm3
    373.2480dm+54,872dm

    c) 713m3 – 3.235cm3
    0,713dm+0,003235dm

    d) 34dam3 – 432dm3
    0,034-0,432

    5. Com relação às medidas de tempo, responda:

    a) Uma hora tem quantos segundos?
    3600 segundos
    60×60=3600

    b) Um dia tem quantos segundos?
    86400 segundos
    3600=1 hora
    3600×24=86400

    c) Quantos minutos são 3h45min?
    225 minutos
    3h=180minutos
    180+45=225

    d) Quantos minutos 5h5min?
    305minutos
    5=300minutos
    300+5=305minutos

    e) Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 minutos
    9h=540+50=590
    10h=600+35=635
    ==========45

    f) Quantos segundos tem 35min?
    2100segundos
    30=1800 segundos
    5=300segundos
    =2100segundos

    g) Quantos segundos tem 2h53min?
    10380 segundos
    2h=7200segundos
    50m=3000segundos
    3m=180
    =10380segundos

    h) Quantos minutos têm 12 horas?
    720minutos
    1h=60minutos
    60×6=360×2=720minutos

    Isabele lima ferreira

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  29. Aluno: Débora Rogéria. 9°A

    MATEMÁTICA
    1.

    a) 3km + 12dm
    3000m+1,2m=3001,2m

    b) 7hm + 273cm
    700m+2,73m=702,73M

    c) 28dam + 1dm
    280m+0,1=280,1

    d) 20dm + 8mm
    2m+0,008=2,0008m

    2.

    a) 38,23dm + 742,8hm
    00,3823+742,8hm=742,83823

    b) 4,73km – 12,374M
    47,3hm-0,12374hm=47,17626

    c) 4.217,3dm + 32,341m– 8.274,13cm
    4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997


    d) 8.274,13cm + 100M

    0,827413+1hm=1,827413

    3.

    48km2 + 36dam2
    2.304km+1296dam=

    27dam2 + 16dm2
    729dam+256dm


    c) 26dm2 + 7cm2
    679dam+256dM


    d) 2dam2 + 28dm2
    4dam+784dM

    4.

    a) 21m3 + 128dm3
    9,261M+2097,152m


    b) 72dm3 + 38cm3
    373.2480dm+54,872dm


    c) 713m3 – 3.235cm3
    0,713dm+0,003235dm


    d) 34dam3 – 432dm3
    0,034-0,432

    5.
    a)

    60×60=3600

    b)
    h s
    1 = 3600 x=3600×24
    24= x x=86400


    c)
    3h=180m 180+45=225

    d)
    60×5=300+5=305

    e)

    45 min.

    f)
    m s
    1 = 60 x=35×60
    35= x x=2100

    g)
    3600×2=7200
    1 = 60 x=60×53 3180+7200=10380
    53 = X x=3180

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  30. Atividade de ciências

    1-Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?

    R:os descendentes herdam características de seus progenitores.

    2-Por que Mendel é considerado o pai da genética?

    R:por conta dos estudos dos mecanismos da hereditariedade.

    3-Defina herança biológica?

    R:Quando os descendentes herdam as características dos seus progenitores.

    4-Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?

    R:Essa planta é de facil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita reprodutividade.

    5-explique a metodologia de Mendel.

    R:Essa metodologia consiste em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas puras. A planta, para Mendel, era considerada pura quando após seis gerações ainda tinha as mesmas características.
    (aryely shekynah 9°a)

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  31. Matemática
    1.
    a) 3km + 12dm
    3000m+1,2m=3001,2m

    b) 7hm + 273cm
    700m+2,73m=702,73M

    c) 28dam + 1dm
    280m+0,1=280,1

    d) 20dm + 8mm
    2m+0,008=2,0008m

    2.
    a) 38,23dm + 742,8hm
    00,3823+742,8hm=742,83823

    b) 4,73km – 12,374M
    47,3hm-0,12374hm=47,17626

    c) 4.217,3dm + 32,341m– 8.274,13cm
    4,2173hm+0,323410,827413=42,172,495997


    d) 8.274,13cm + 100M

    0,827413+1hm=1,827413

    3.
    48km2 + 36dam2
    2.304km+1296dam=

    27dam2 + 16dm2
    729dam+256dm


    c) 26dm2 + 7cm2
    679dam+256dM


    d) 2dam2 + 28dm2
    4dam+784dM

    4.
    a) 21m3 + 128dm3
    9,261M+2097,152m


    b) 72dm3 + 38cm3
    373.2480dm+54,872dm


    c) 713m3 – 3.235cm3
    0,713dm+0,003235dm


    d) 34dam3 – 432dm3
    0,034-0,432

    5.
    a)

    60×60=3600

    b)
    h s
    1 = 3600 x=3600×24
    24= x x=86400


    c)
    3h=180m 180+45=225

    d)
    60×5=300+5=305

    e)

    45 min.

    f)
    m s
    1 = 60 x=35×60
    35= x x=2100

    g)
    3600×2=7200
    1 = 60 x=60×53 3180+7200=10380
    53 = X x=3180

    (Aryely shekynah 9°a)

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  32. 1.Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:

    a) 3km + 12dm
    3 KM = 3000 M, 12 DM= 1,20
    3000+1,20= 3,120

    b) 7hm + 273cm
    7 HM= 700M, 273 CM= 273 M
    700+273= 973 M

    c) 28dam + 1dm
     28 DAM= 280 M, 1 DM= 1
    280+1= 280,1M       

    d) 20dm + 8mm
    20 DM= 2,00 , 8 MM= 8
    2,00+ 8= 2,008M
     
    2.        Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

    a) 38,23dm + 742,8hm
    742,8382hm

    b) 4,73km – 12,374m
    47,17626hm

    c) 4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm 
    3.71hm

    d) 8.274,13cm + 100m
    1,827hm

    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:

    a)  48km2 + 36dam2
    48.000.000m2+3600m2=48.003.600m2

    b) 27dam2 + 16dm2
    2700,16m²

     c) 26dm2 + 7cm2
    0,2607 m2

     d) 2dam2 + 28dm2
    200,28m²

    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:

    a)   21m3  + 128dm3
    21,128 m3

    b)   72dm3  + 38cm3
    0,07238 m3

    c)    713m3  – 3.235cm3
    713,03235 m3

    d)    34dam3  – 432dm3
    33.999,568 

    5. Com relação às medidas de tempo, responda:

    a)        Uma hora tem quantos segundos?
     60×60 = 3600 segundos 

    b)        Um dia tem quantos segundos?
    24×60×60 = 86400 segundos

    c)        Quantos minutos são 3h45min?
     (3×60)+45 = 225 minutos

    d)        Quantos minutos 5h5min?
    (5×60) + 5 = 305 minutos

    e)        Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    45 min

    f)         Quantos segundos tem 35min?
    35×60 = 2100

    g)        Quantos segundos tem 2h53min?
    2×60 + 53 = 173 min

    h)       Quantos minutos têm 12 horas?
    12×60 = 720 mi
    Aluna: Ana kelly
    9B

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  33. Atividade de ciências...
    1- Por conta da Hereditariedade.
    2- Porque foi Mendel que realizou experimentos e provou a teoria da hereditariedade.
    3- As características de uma pessoa são transmitidas de pais para filhos ao longo das gerações. Os descendentes herdam características de seus progenitores.
    4- Por que tinham um fácil cultivo e um ciclo reprodutivo curto.
    5- Mendel selecionou plantas de linhagens puras para cada característica que ele queria analisar. As plantas escolhidas foram chamadas de Geração Parental (P). As estruturas masculinas das flores de plantas com sementes lisas foram cortadas. O pólen das flores de plantas com sementes rugosas foi colocado artificialmente com a ajuda de um pincel sobre as estruturas femininas das flores da planta com semente lisa. A sementes obtidas foram plantadas e deram origem a novas plantas, mais tarde chamadas de Geração F1. Todas elas tinham sementes lisas. Mendel fecundou as plantas da geração F1 e as da geração seguinte (F2) apresentaram sementes rugosas e lisas.
    Amanda vitória 9°A

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  34. Atividade de Matemática

    1. Escreva em forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros:

    a)3km + 12dm
    3.000 + 120= 3.120m


    b)7hm + 273cm
    700 + 273= 973


    c) 28dam + 1dm
    280m + 0,10= 280,10


    d) 20dm + 8mm
    2m+0,008= 2

    2. Efetue as operações indicadas e exprima as respostas em hectômetros:

    a)38,23dm + 742,8hm
    0,03823 + 742,8=742,838223


    b)4,73km – 12,374m
    47,3hm - 0,12374hm=47,17626


    c)4.217,3dm + 32,341m – 8.274,13cm
    =326,8



    d)8.274,13cm + 100m
    0,827413 + 1hm=1,827413


    3.Escreva em forma decimal, as seguintes medidas, exprimindo-as em metros quadrados:


    a)48km2 + 36dam2= 48.0003.600m2


    b)27dam2 + 16dm2= 2700,162



    c)26dm2 + 7cm2= 0,2607m2



    d)2dam2 + 28dm2= 200.28m2



    4. Escreva na forma decimal as seguintes medidas, exprimindo-as em metros cúbicos:


    a)21m3 + 128dm3
    21,128m3


    b)72dm3 + 38cm3
    0,07238m3

    c)713m3 – 3.235cm3
    713,03235m3


    d)34dam3 – 432dm3
    34,000+0,432= 34,432




    5. Com relação às medidas de tempo, responda:



    a)Uma hora tem quantos segundos?
    1h= 60m
    1h= 60s
    60x60= 3.600 segundos


    b)Um dia tem quantos segundos?
    1h=60m
    1h=3.600s
    24h=86.400s
    3.600x24 =86.400 segundos



    c)Quantos minutos são 3h45min?
    1h= 60m
    3h45m=180m+45m= 225 minutos



    d)Quantos minutos 5h5min?
    1h= 60
    5h5m=300+5m= 305 minutos



    e)Quantos minutos se passaram das 9h50min até às 10h35min?
    Das 9h50min para 10h= 10 min
    das 10h para 10h35min= 35 min
    então 10min + 35min= 45 minutos



    f)Quantos segundos tem 35min?
    35x60=2.100 segundos



    g)Quantos segundos tem 2h53min?
    2h= 7.200 segundos
    2h= 7.200s
    53= 3.180s
    7.200+3180= 10.280 segundos



    h)Quantos minutos têm 12 horas?
    12h= 720
    12x60= 720 minutos

    Brendda Kessya 9°A

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  35. Nome: Pedro Igor Gomes Pereira
    Turma:9°B
    Ciências

    1)Por conta da herança genética deixada por nossos pais.

    2)Pois os seus estudos foram a base para explicar os mecanismos da hereditariedade.

    3)A hereditariedade é a forma de como as características dos indivíduos são passadas de geração em geração.

    4)Pois essa planta apresentava fácil cultivo, realizava autofecundação, possuía um curto ciclo reprodutivo e apresentava muita produtividade.

    5)Realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras".
    Matemática

    1:
    A)3001,2m
    B)702,73m
    C)280,1m
    D)2,008m

    2:
    A)742,83823 hm
    B)47,42374 hm
    C)3,713297hm
    D)1,827413hm

    3:
    A)48.003.600m²
    B)2700,16m²
    C)0,267m²
    D)200,28m²

    4:
    A)21,128m³
    B)0,072038m³
    C)713,003235m³
    D)34.000,432m³

    5:
    A)3.600 segundos
    B)86.400 segundos
    C)225 minutos
    D)305 minutos
    E)45 minutos
    F)21.100 segundos G)10.380 segundos
    H)720 minutos

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  36. Ciências

    1) por conta da hereditariedade.

    2) por causa dos seus estudos que foram a base para explicar a hereditariedade.

    3) nós herdamos as semelhanças de nossos pais,avós,tios etc... Isso também acontece em outros seres vivos

    4) porque essa planta é de fácil cultivo

    5) Mendel cruzou várias linhagens de plantas até atingir um ponto de os descendentes manterem as características dos progenitores.

    ResponderExcluir
  37. Aluno:jose guilherme rodrigues venancio. 9-B
    CIÊNCIAS

    1. Por que somos parecidos com nossos pais biológicos?
    Por causa da hereditariedade

    2. Por que Mendel é considerado o pai da genética?
    Por conta dos estudos dos mecanismos da hereditariedade

    3. Defina herança biológica.
    Quando os descendentes herdam as características dos seus progenitores

    4. Por que Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum) para seus experimentos?
    Porque a planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.

    5. Explique a metodologia de Mendel.
    A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características


    MATEMÁTICA

    1)questao
    3.120m

    B)973

    C)280,10

    D)0,1m

    2)questao
    A)4050

    B)683,4m

    C)2,346cm

    D)10725m

    3)questao

    A)0,0048m2

    B)36km2=0,0036m2

    C)16dm=1,6m2

    5)questao

    A)3600 segundos

    B)60 segundos

    C)225 minutos

    D)305 minutos

    ResponderExcluir
  38. Tays Oliveira 9°A

    1. Porque os descendentes herdam características de seus progenitores.
    2. Porque os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos da hereditariedade.
    3. A transmissão de características dos progenitores para os descendentes, ao longo das gerações, é chamada de herança biológica, ou hereditariedade.
    4. Porque essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.
    5. A metodologia de Mendel constitui em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações apresentava as mesmas caracteriscas.

    MATEMÁTICA

    1.
    a) 3.000m + 1,2m
    b) 700m + 2,73m
    c) 280m + 0,1m
    d) 2,0m + 0,08m

    2.
    a) 0,382hm + 742hm
    b) 47,3hm + 123,74hm
    c) 42, 173hm + 323,41hm + 82,7413hm
    d) 82,7413hm + 1,00hm

    3.
    a) 48.000m² + 360m²
    b) 270m² + 1,6m²
    c) 260m² + 0,07m²
    d) 20m² + 2,8m²

    4.
    a) 21m³ + 1,2m³
    b) 7,2m³ + 0,38m³
    c) 713m³ - 32,35m³
    d) 340m³ - 4320m³

    5.
    a) 60 segundos.
    b) 86.400 segundos.
    c) 225 minutos.
    d) 305 minutos.
    e) 45 minutos.
    f) 2.100 segundos.
    g) 432.318 segundos.
    h) 720 minutos.

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