Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de fevereiro de 2021

9ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 15/02/21

 OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA 


VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O esporte como fenômeno social

 

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

O fenômeno esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.

Enfatizaremos também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.

A sociedade utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu investimento no setor esportivo.

O esporte de alto rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição, gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:

[...] o esporte, pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo. (TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).

 

Exercício

 

(INEP – ENEM 2019)

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.- dez. 2001 (adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

D) valorização de uma visão ampliada do esporte.

E) equiparação entre a forma e o conteúdo.

41 comentários:

  1. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    Resposta:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno: Clarkson Ryan Lima de Sousa
      Turma: 9°A

      Excluir
    2. A)distorção da experiência do ser-alta para os espectadores

      Aluna:Letícia Silva

      Excluir
  2. A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    As mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.

    De forma que o texto apresenta uma reflexão que aborda o esporte telespetáculo, que se fundamenta na distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ALUNO José Matheus bezerra Amorim 9B

    ResponderExcluir
  3. ALUNO: Débora Rogéria Nascimento 9°A




    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  4. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  5. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Aluna:Ana kelly
    9B

    ResponderExcluir
  6. Antonio Carlos Ferreira Silva
    9° B

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  7. André lima da Silva aluno do 9°B



    A reflexão trazida pelo texto,que aborda o esporte telespetáculo,esta fundamentada:


    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  8. Samise Santos Pereira
    9°B

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadore

    ResponderExcluir
  9. Fatima Yada 9°A

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  10. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    Resposta: A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.



    Aluno: Caio Costa Lima 9°B

    ResponderExcluir
  11. Eu não acho que respondendo no comentário é uma boa ideia porque tá dando resposta para outras pessoas

    ResponderExcluir
  12. aluno:FELIPE GABRIEL DE SOUZA NEVES DO NASCIMENTO. distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  13. Luan Lucas 9°B
    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  14. Marcos levi de sousa moura 9° A


    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    R:
    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  15. Laecio gabriel 9 b

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  16. Nome:Guilherme Viana De Sousa
    Serie:9B

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    R=As mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.

    ResponderExcluir
  17. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  18. Marcos Davi da Silva Lima 9B

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo está fundamentada:

    A)distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  19. a) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
    EXATA. A experiência de ser atleta para o espectador é modificada por causa das edições de texto e narrações que abordam determinados aspectos do jogo. Praticamente todo o texto apresenta elementos que confirmam isso.

    b) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
    Os espectadores não interpretam. Simplesmente recebem a versão fornecida pelos meios de comunicação de massa. “Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro” (linhas 9 a 11).

    c) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
    Esse não é o fundamento da mudança no ser atleta para o espectador. Equipamentos não fazem nada sozinhos. O editor e o narrador sim.

    d) valorização de uma visão ampliada do esporte.
    Não. Ocorre a valorização de uma visão restrita do esporte, conforme apontado na alternativa b).

    e) equiparação entre a forma e o conteúdo.
    Não. Ocorre a sobreposição da forma ao conteúdo. “Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo...” (linha 6).


    ResponderExcluir
  20. A reflexão trazido pelo texto,que aborda o esporte telespetáculo,está fundamentada

    A)distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  21. Gabriel David Paiva Silva
    9° B

    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  22. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Aluno:Gabriel David Paiva Silva
    9B

    ResponderExcluir
  23. Educação física

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores. (Aryely shekynah 9°a)

    ResponderExcluir
  24. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Dayse Katley 9°ano

    ResponderExcluir
  25. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

    C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

    D) valorização de uma visão ampliada do esporte.

    E) equiparação entre a forma e o conteúdo.
    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Kelly Freitas de Sousa 9B

    ResponderExcluir
  26. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
    Amanda vitória 9° A

    ResponderExcluir

  27. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Isabele lima ferreira 9b

    ResponderExcluir
  28. Michael 9°A
    A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  29. Isabella Ribeiro Rodrigues 9ºA

    A reflexão trazida pelo texto que aborda o esporte telespetaculo está fundamentada:

    R: A) distorção da experiência do ser atleta para os espectadores

    ResponderExcluir

  30. A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    Nome:Pedro Igor Gomes Pereira
    Turma:9°B

    ResponderExcluir
  31. Aluno:Gustavo Canuto Serafim 9.B

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  32. Lorrana Moreira Brito
    ➡9°A⬅

    A)Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir
  33. Jose Guilherme Rodrigues venancio
    9-B


    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    As mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.

    De forma que o texto apresenta uma reflexão que aborda o esporte telespetáculo, que se fundamenta na distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  34. Jose Guilherme Rodrigues venancio
    9-B

    A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

    ResponderExcluir
  35. João Filho Oliveira 9°A

    Resposta : A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores

    ResponderExcluir