OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA
VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte como fenômeno social
O esporte como
fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários
setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre
outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais,
valores, conhecimentos, atitudes e normas.
O fenômeno
esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas,
principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos
eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim
como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar
uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.
Enfatizaremos
também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar
do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é
capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.
A sociedade
utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de
pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora
deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de
investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta
milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo
que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu
investimento no setor esportivo.
O esporte de alto
rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e
desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira
natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a
competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem
habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais
fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição,
gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo
fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:
[...] o esporte,
pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite
muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com
as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores
meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do
esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo.
(TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).
Exercício
(INEP – ENEM 2019)
Mídias: aliadas ou inimigas
da educação física escolar?
No
caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova
modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente
autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e
mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das
imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo.
Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz
uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades
são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por
outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte:
esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por
sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência
global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade
não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais
manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e
reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.- dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte
telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os
espectadores.
B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo
transmitido.
C) utilização de equipamentos audiovisuais de última
geração.
D) valorização de uma visão ampliada do esporte.
E) equiparação entre a forma e o conteúdo.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirResposta:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Aluno: Clarkson Ryan Lima de Sousa
ExcluirTurma: 9°A
A)distorção da experiência do ser-alta para os espectadores
ExcluirAluna:Letícia Silva
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
ResponderExcluirAs mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.
De forma que o texto apresenta uma reflexão que aborda o esporte telespetáculo, que se fundamenta na distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
ALUNO José Matheus bezerra Amorim 9B
ALUNO: Débora Rogéria Nascimento 9°A
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Felipe gabriel 9b manha
ExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Aluna:Ana kelly
9B
Antonio Carlos Ferreira Silva
ResponderExcluir9° B
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
André lima da Silva aluno do 9°B
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto,que aborda o esporte telespetáculo,esta fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Samise Santos Pereira
ResponderExcluir9°B
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadore
Fatima Yada 9°A
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirResposta: A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Aluno: Caio Costa Lima 9°B
Eu não acho que respondendo no comentário é uma boa ideia porque tá dando resposta para outras pessoas
ResponderExcluiraluno:FELIPE GABRIEL DE SOUZA NEVES DO NASCIMENTO. distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
ResponderExcluirLuan Lucas 9°B
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Marcos levi de sousa moura 9° A
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
R:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Laecio gabriel 9 b
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Nome:Guilherme Viana De Sousa
ResponderExcluirSerie:9B
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
R=As mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.
Muito bom!
ExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Brendda Kessya 9.A
ExcluirMarcos Davi da Silva Lima 9B
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo está fundamentada:
A)distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
a) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
ResponderExcluirEXATA. A experiência de ser atleta para o espectador é modificada por causa das edições de texto e narrações que abordam determinados aspectos do jogo. Praticamente todo o texto apresenta elementos que confirmam isso.
b) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
Os espectadores não interpretam. Simplesmente recebem a versão fornecida pelos meios de comunicação de massa. “Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro” (linhas 9 a 11).
c) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
Esse não é o fundamento da mudança no ser atleta para o espectador. Equipamentos não fazem nada sozinhos. O editor e o narrador sim.
d) valorização de uma visão ampliada do esporte.
Não. Ocorre a valorização de uma visão restrita do esporte, conforme apontado na alternativa b).
e) equiparação entre a forma e o conteúdo.
Não. Ocorre a sobreposição da forma ao conteúdo. “Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo...” (linha 6).
A reflexão trazido pelo texto,que aborda o esporte telespetáculo,está fundamentada
ResponderExcluirA)distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Gabriel David Paiva Silva
ResponderExcluir9° B
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Aluno:Gabriel David Paiva Silva
9B
Educação física
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores. (Aryely shekynah 9°a)
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Dayse Katley 9°ano
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
D) valorização de uma visão ampliada do esporte.
E) equiparação entre a forma e o conteúdo.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Kelly Freitas de Sousa 9B
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Amanda vitória 9° A
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Isabele lima ferreira 9b
Michael 9°A
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Isabella Ribeiro Rodrigues 9ºA
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto que aborda o esporte telespetaculo está fundamentada:
R: A) distorção da experiência do ser atleta para os espectadores
ResponderExcluirA reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Nome:Pedro Igor Gomes Pereira
Turma:9°B
Aluno:Gustavo Canuto Serafim 9.B
ResponderExcluirA) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Lorrana Moreira Brito
ResponderExcluir➡9°A⬅
A)Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores
Jose Guilherme Rodrigues venancio
ResponderExcluir9-B
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
As mídias, através da edição de imagens, dos comentários e afins, resultam na interpretação para os espectadores da respectiva experiência do ser-atleta, de forma a distorcê-la devido ao enfoque que destaca a questões como, por exemplo, as relacionadas à violência em detrimento da própria prática esportiva.
De forma que o texto apresenta uma reflexão que aborda o esporte telespetáculo, que se fundamenta na distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Jose Guilherme Rodrigues venancio
ResponderExcluir9-B
A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
Tays Oliveira 9°A
ResponderExcluirResposta: item A)
João Filho Oliveira 9°A
ResponderExcluirResposta : A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores