OLÁ!
HOJE IREMOS TER UM VÍDEO COM A CORREÇÃO DA ATIVIDADE DE HISTÓRIA, DA AULA PASSADA.
A PROFESSORA INGRID GRAVOU UM VÍDEO PRA VOCÊ ASSISTIR E ACOMPANHAR A EXPLICAÇÃO E CORREÇÃO DO EXERCÍCIO.
EM SEGUIDA, TEMOS A AGENDA DO DIA.
VÍDEO: EXPLICAÇÃO E CORREÇÃO
LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2-TDFW3wwhY&feature=youtu.be
Faça uma produção textual no caderno sobre o Período Pré-Colonial e o Sistema de Capitanias Hereditárias. ( 1 lauda )
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, COMO DEVO FAZER?
VOCÊ PODE ESCREVER SUA DÚVIDA OU PERGUNTA NO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS QUE FICA AQUI MESMO, NO FINALZINHO DESTA PÁGINA.
VOCÊ PODE RESPONDER A ATIVIDADE DENTRO DA NOSSA PÁGINA, NO ESPAÇO DAS MENSAGENS.
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA.
MAS É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM, VOCÊ FAZER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.
BONS ESTUDOS😉
tomada de posse dos portugueses sob os territórios coloniais brasileiros foi marcada por uma ocupação lenta e gradual. A urgência em obter lucro com a exploração mercantilista deixou o Brasil em segundo plano nos projetos econômicos do Estado Português, na época, bem mais preocupado em consolidar pontos comerciais na África e na Ásia. Paralelamente, a ausência de metais preciosos ou outros produtos de interesse no mercado europeu também inviabilizou a exploração imediata do território.
ResponderExcluirO alto investimento exigido para o desenvolvimento de atividades exploratórias e o pequeno contingente populacional fizeram com que as expedições portuguesas se limitassem à investigação dos territórios, a coleta de recursos naturais e o combate aos contrabandistas estrangeiros. Em 1501, um grupo liderado por Gaspar de Lemos nomeou algumas regiões do Rio de Janeiro e Bahia, e confirmou a presença de pau-brasil no território.
Dois anos mais tarde, o explorador Gonçalo Coelho criou feitorias no litoral fluminense que seriam utilizadas no armazenamento das toras de pau-brasil a serem transportadas para Europa. Em cada uma dessas feitorias havia a figura de um feitor responsável por assegurar os domínios da Coroa. Seguindo a lógica de exploração mercantil, Portugal tinha monopólio sob a exploração de pau-brasil. Somente uma pequena parcela de exploradores, como Fernando de Noronha, tinha concessão da Coroa para exploração.
Nome : Suyanne de Lima Ferreira
Turma : 8c
Aluna: Vanessa lopes
ResponderExcluir8 ano (D)
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.chegada dos portugueses ao Brasil relacionou-se primeiramente com o processo de consolidação da monarquia portuguesa a partir de sua autonomia em relação à Espanha. Além disso, ao longo do século XV, destacou-se a ação do infante dom Henrique, que incentivou a expansão marítima portuguesa por meio da Escola de Sagres.
ResponderExcluirAlém disso, destacou-se a atuação da burguesia mercantil portuguesa, que via nas navegações marítimas uma forma de ampliar seus negócios e a perspectiva de novas rendas para a Coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, as expedições eram uma boa perspectiva de enriquecimento.
Antes de chegarem ao Brasil, as expedições portuguesas foram pouco a pouco realizando grandes feitos e chegando a novos lugares ao longo do século XV. Os destaques foram a chegada dos portugueses à Ilha da Madeira e o descobrimento de uma rota marítima na qual os navios portugueses poderiam contornar a costa africana. Com isso, houve a instalação de entrepostos comerciais em regiões do litoral africano e asiático.
Nome:Arthur
ExcluirTurma:8
Olá uma dúvida
ResponderExcluirEstou fazendo no Caderno é obrigatório fazer a atividade aqui Também
Sindy Iohana Bastos Peixe 8°A
ResponderExcluirPERIODO PRE COLONIAL
O periodo que começou com a chegada de Pedro Alvares Cabral ao brasil em 1500e durou até meadas da decada de 1530 com a criação do sistema hereditário de capitais é mencionado por muitos historiadores pré-colonial devido á falta de uma politica colonial em portugal e de um programa de empregos no Brasil.A esporação economica desse periodo foi baseada na extração da madeira brasileira e na intalação de feitorias na costa brasileira.
O periodo pre colonial ,foram pautados pelo exploração do pau brasil e do trabalho indigena a partir do escanbo.
CAPITALISMO HEREDITÁRIO
As capitais Hereditárias foram um sistema de admistração territorial criado pelo rei de portugal,D. João |||,em 1534. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a adimistração particulares(principalmente nobres com relações com a coroa portuguesa).O objetivo de D.João |||com tal estrategia era de colonizar o Brasil,evitando,assim,invasões estrangeiros.
ISABELLY COSTA SILVA DE ARAÚJO
ResponderExcluir8°A
O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E SUAS CARACTERÍSTICAS
O período pré-colonial teve seu inicio em 1500, quando a esquadra Pedro Alvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins, e pendurou até 1530 quando o governo de Portugal iniciou a colonização das terras.
Esse período foi marcado pelo abandono do território por Portugal, pois não havia indícios de metais preciosos naquela região o que era extremamente valioso na época já que essa era uma das mais importantes características do mercantilismo na Europa.
Então a coroa portuguesa implantou o sistema de capitanias hereditárias onde cada capitania seria dividida em seis terras chamadas de sesmarias, um camponês podia por meio de uma carta enviada à realeza solicitar a utilização de uma sesmaria, porém ela (assim como todo o território brasileiro) pertencia ao governo.
A principal atividade econômica durante essas três décadas era a extração do pau-brasil (árvore que serviu de inspiração para o nome atual do nosso país), sua tinta avermelhada era muito apreciada na Europa para tingir tecidos e sua extração foi realizada pelos indígenas que em troca recebiam espelhos, pentes, armas e outros objetos valiosos.
Entretanto em 1530, Portugal começou a administrar essa região de forma direta abandonando o sistema de capitanias, isso se deve ao fato de que a maioria investia na procura por ouro enquanto tinham com revoltas indígenas e ameaça estrangeira como a dos franceses, além de ser muito difícil comercializar com a capital Lisboa, Portugal também estava enfrentando problemas com relação ao comercio houve um declínio no preço das especiarias e do pau-brasil, então a corte portuguesa investiu na produção de cana-de-açúcar na região Nordeste dando inicio ao período colonial.
correção no último paragrafo
Excluir*tinham que lidar com revoltas indígenas*
Yasmim Oliveira de Lima
ResponderExcluir8°C
Período Pré-Colonial O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.O período Pré-Colonial foi marcado pelo fato da exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escombo.
Consolidação da monarquia portuguesa
Portugal foi um dos primeiros países da Europa a consolidar um governo forte, centralizado na pessoa do rei. A formação da Monarquia Portuguesa iniciou-se nas lutas pela expulsão dos árabes que, desde o século VIII, ocupavam a península Ibérica. Essas lutas ficaram conhecidas como guerras de Reconquista.
Descoberta do Brasil
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Capitanias Hereditárias
As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares.
Guilherme Rabelo
ResponderExcluir8°B
1500-1530
Em 1500,o Brasil foi "descoberto" pelos Portugueses, mas na verdade, quem descobriu foram os índios. Os portugueses chegaram no litoral do Brasil, quando viram os indígenas, eles ficaram surpresos porque não imaginavam que haveriam pessoas naquele lugar.
Então, Pedro Álvares Cabral ofereceu-lhes coisas em troca do pau-brasil. Coisas como:espelhos, pentes de cabelo etc. Mas ia ter uma hora em que o pau-brasil iria ficar escasso. Então, os portugueses tiveram a ideia de escravizar os índios.
E com isso, tiveram muitas mortes de indígenas e portugueses. (Isso pouco tempo depois do período pré-colonial), mas antes disso, os portugueses estavam em busca de especiarias, como sal, e minérios, como prata e ouro.
Mas não encontraram os minérios, e por isso,ficou como desinteresse. Cabral criou o sistema de capitanias hereditárias. Ele criou isso, porque ele e seus companheiros tiveram o receio de que suas terras fossem perdidas por outros Europeus, como os franceses.
Eram 15 capitanias, mas com um tempo, só sobraram duas, Pernambuco e São Vicente. Sobraram só essas porque os donatários de outras capitanias estavam em prejuizo. Porque eles pagavam impostos para a Coroa.
Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
ResponderExcluir8°B
O período pré-colonial começou em 1500 com o descobrimento do Brasil que vai até 1532, com a chegada das primeiras expedições colonizadores comandadas por Martins Afonso de Souza.
Esse período foi marcado por um relativo desinteresse dos Portugueses pelo território recém-descoberto e por inúmeras tentativas de invasão de outros países europeus, França, Inglaterra e Holanda.
A chegada dos portugueses ao Brasil e o começo do processo de colonização tem a ver com o pioneirismo português na expansão marítima os portugueses acabaram de chegar nas terras que viriam a ser a nação brasileira enquanto tentavam chegar às índias,principal objetivo das grandes navegações.
Abigail Airla 8°A
ResponderExcluirO período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.A chegada dos portugueses ao Brasil relacionou-se primeiramente com o processo de consolidação da monarquia portuguesa a partir de sua autonomia em relação à Espanha. Além disso, ao longo do século XV, destacou-se a ação do infante dom Henrique, que incentivou a expansão marítima portuguesa por meio da Escola de Sagres.
Além disso, destacou-se a atuação da burguesia mercantil portuguesa, que via nas navegações marítimas uma forma de ampliar seus negócios e a perspectiva de novas rendas para a Coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, as expedições eram uma boa perspectiva de enriquecimento.
Antes de chegarem ao Brasil, as expedições portuguesas foram pouco a pouco realizando grandes feitos e chegando a novos lugares ao longo do século XV. Os destaques foram a chegada dos portugueses à Ilha da Madeira e o descobrimento de uma rota marítima na qual os navios portugueses poderiam contornar a costa africana. Com isso, houve a instalação de entrepostos comerciais em regiões do litoral africano e asiático.
Gustavo wayllon
ResponderExcluir8ano B
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania. No entanto, esse sistema mostrou grandes falhas e a sua administração, concentrada nos donatários, logo foi substituída pela do governador-geral.
O rei português, João III, instalou o sistema das capitanias hereditárias em 1533. Essa proposta consistia em dividir o Brasil em quinze grandes faixas de terra, que foram entregues à responsabilidade dos donatários
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadas de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
ResponderExcluirO declínio do comércio com a Índia e ameaça francesa ao território português levaram a Coroa Portuguesa a partir de 1535 a implantar uma nova política de com a instalação do sistema de capitanias hereditárias. O sistema consistia em dividir o Brasil em 15 lotes de terra e ceder a exploração destes a terceiros. O sistema de capitanias hereditárias também implantou um novo ciclo econômico no Brasil e encerrou o período pré-colonial
Yago Mendonça
8°A
Aluna:Sávila Silva
ResponderExcluirTurma:8°A
▪︎Período Pré-Colonial▪︎
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
A chegada dos portugueses ao Brasil relacionou-se primeiramente com o processo de consolidação da monarquia portuguesa a partir de sua autonomia em relação à Espanha. Além disso, ao longo do século XV, destacou-se a ação do infante dom Henrique, que incentivou a expansão marítima portuguesa por meio da Escola de Sagres.
Além disso, destacou-se a atuação da burguesia mercantil portuguesa, que via nas navegações marítimas uma forma de ampliar seus negócios e a perspectiva de novas rendas para a Coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, as expedições eram uma boa perspectiva de enriquecimento.
Nome: Maria Safira Ferreira Felex
ResponderExcluirTurma:8 D
Período Pré-Colonial
compreendee desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530. Essa fase encerrou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias e ficou conhecida dessa forma pela ausência de uma política de colonização e de ocupação por parte de Portugal em relação ao Brasil. Nessa época, houve ainda a predominância da exploração do pau-brasil e da instalação de feitorias no litoral brasileiro.
A chegada dos portugueses ao Brasil estava relacionada com o pioneirismo de Portugal e, depois, da Espanha, durante o desenvolvimento das grandes navegações marítimas. Primeiramente, nesse processo, deve-se levar em consideração a consolidação da monarquia em Portugal no século XIV, a qual garantia maior centralização de poder e estabilidade política.
Essa centralização do poder garantiu a Portugal um crescimento da sua atividade mercantil, e isso está muito relacionado com a sua proximidade com importantes centros do mundo islâmico. Além disso, Lisboa recebeu grandes investimentos de genoveses, interessados em desenvolver o comércio daquela região.
LARISSA RODRIGUES SOARES 8B
ResponderExcluirNo fim do século XV e início do XVI, o governo português havia conquistado um império marítimo e comercial, estabelecendo colônias e feitorias na Ásia , África e América.
O brasil era parte americana desse império . Quando os Portugueses chegaram ao território brasileiro, em 1500, buscavam por riquezas e recursos naturais que pudessem ser explorados para aumentar a renda da coroa portuguesa e gerar lucro para os mercadores. Na época , as riquezas mais cobiçadas eram metais preciosos como ouro e a prata. Contudo, os portugueses ainda desconheciam a dimensão do território brasileiro, seus recursos naturais e sua população nativa . Para a exploração dessas riquezas , os colonizadores portugueses negociaram com os indígenas para a utilização de seus conhecimentos sobre a mata nativa .
O pau-brasil era a principal riqueza extraída das terras brasileiras nos primeiros trinta anos da ocupação portuguesa. O chamado "pau-de-tinta" ou "ibirapitanga" como denominavam os indígenas que habitavam o território , era muito valorizado na Europa.
A exploração do pau-brasil era feita pelos indígenas , que trocavam seu trabalho, por objetos como facas, machados e anzóis. Os indígenas faziam a parte mais pesada do trabalho, como cortar , empilhar e transportar as toras para os navios . A madeira era armazenada nas feitorias portugueses, de onde era embarcada para Europa.
Após a conquista , o governo português tinha a posse do território brasileiro , que era uma colônia de Portugal. Na época, a principal função das colônias era produzir riquezas para a Metrópole (Portugal).
Contudo, o governo português não tinha recursos para explorar o território conquistado. Além disso, o território era constantemente ameaçado por ataques de piratas e por interesses de outras nações , como França e Holanda .
Diante da ameaça constante de invasão do brasil por estrangeiros que queriam aventurar-se na exploração das riquezas do brasil e não reconheciam o tratado de TORDESILHAS , em 1534, o rei de Portugal decidiu dividir o território brasileiro em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
O território foi então dividido em 15 faixas horizontais . cada donatário recebia a sua capitania com a condição d explorá-la com seus próprios recursos. Entre as suas obrigações estavam: depender a terra contra invasões estrangeiras , garantir o povoamento e organizar as atividades econômicas .
Nome:Francisco Jean da Silva Alves
ResponderExcluirTurma:8ºB
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
O o Período Pré-Colonial durou 30 anos (1500-1530).Esse período foi quando Portugal chegou ao Brasil mas não viu coisas do seu interesse,somente o Pau-Brasil.Durante esses 30 anos os índios trabalhavam para os portugueses com a exportação do Pau-Brasil.
ResponderExcluirEm 1530 quando o Pau-Brasil estava "entrando em extinção",e havia ameaças Francesas,Portugal finalmente quis se instalar aqui,assim encerrando o período Pré-colonial.
Para colonizar o Brasil,Portugal usou as capitanias hereditárias.As capitanias eram as terras divididas em 15 partes(capitanias),os donatários eram os chefes das capitanias.Dentro das capitanias tinhas as sesmarias que eram as terras que formavam as capitanias,os líderes das sesmarias eram os sesmeiros,eles tinham a responsabilidade de produzir naquela terra.A terra não pertencia aos sesmeiros e sim à coroa portuguesa.
Ana Karine Gomes Oliveira
8°C
Aluna: kessya Valessa Santiago da Costa.
ResponderExcluirSérie:8b número:21
O Período Pré-Colonial
O Período Pré-Colonial
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo.
O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530. Essa fase encerrou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias e ficou conhecida dessa forma pela ausência de uma política de colonização e de ocupação por parte de Portugal em relação ao Brasil. Nessa época, houve ainda a predominância da exploração do pau-brasil e da instalação de feitorias no litoral brasileiro.
A chegada dos portugueses ao Brasil estava relacionada com o pioneirismo de Portugal e, depois, da Espanha, durante o desenvolvimento das grandes navegações marítimas. Primeiramente, nesse processo, deve-se levar em consideração a consolidação da monarquia em Portugal no século XIV, a qual garantia maior centralização de poder e estabilidade política.
O Sistema de Capitanias Hereditárias.
As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários. As capitanias existiram no Brasil durante séculos, mas, a partir de 1548, uma nova forma de administrar o Brasil foi criada.
aluna:Ana Laís
ResponderExcluirsala: 8D
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530,
Em 22 de abril de 1500, os portugueses conseguem descobrir do outro lado do oceano terras nunca antes visitadas. Nesse momento, chegou ao território a esquadra de Pedro Álvares Cabral composta por 10 naus e 3 caravelas (cerca de 1500 homens), as quais eram chefiadas pelos navegadores Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho e Duarte Pacheco Pereira.
Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil. Essa espécie de madeira era utilizada, já pelos índios para o tingimento de tecidos,Inicialmente, eles tentaram o processo de escambo com os indígenas, ou seja, em troca da madeira lhes ofereciam espelhos, facas, moedas e diversos objetos.
Entretanto, com o passar do tempo eles começaram a explorar a população indígena que chegou a ser escravizada durante anos no Brasil. Assim, os índios eram obrigados a cortarem a madeira que depois era enviada para a comercialização em continente europeu.
Emilly de Souza Pereira
ResponderExcluir8°C
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
A chegada dos portugueses ao Brasil estava relacionada com o pioneirismo de Portugal e, depois, da Espanha, durante o desenvolvimento das grandes navegações marítimas. Primeiramente, nesse processo, deve-se levar em consideração a consolidação da monarquia em Portugal no século XIV, a qual garantia maior centralização de poder e estabilidade política.
Essa centralização do poder garantiu a Portugal um crescimento da sua atividade mercantil, e isso está muito relacionado com a sua proximidade com importantes centros do mundo islâmico. Além disso, Lisboa recebeu grandes investimentos de genoveses, interessados em desenvolver o comércio daquela região.
O impulso comercial que esse território sofreu, aliado à condição geográfica da região, possibilitou aos portugueses o desenvolvimento da navegação marítima. Atribui-se também uma relativa importância da Escola de Sagres a essa expansão marítima portuguesa. A geografia, por seu lado, facilitava esse movimento pela posição peninsular de Portugal e pela sua proximidade com as ilhas atlânticas e com as correntes marítimas do Oceano Atlântico.
O processo de expansão marítimo português levou o país a realizar uma série de “descobertas”, com o achamento das ilhas atlânticas, ao longo do século XIV, como Madeira e Açores. Além disso, os portugueses conseguiram atravessar o Cabo da Boa Esperança, no litoral sul da África, em direção à Índia. Esse processo expansionista desembocou na chegada dos portugueses ao Brasil, após os espanhóis terem anunciado sua chegada na América em 1492.
As primeiras iniciativas de exploração do território brasileiro foram entregues por Portugal para Fernão de Noronha, no período entre 1503 e 1505. Durante essas explorações, iniciou-se a principal atividade econômica do Brasil da fase pré-colonial: a exploração do pau-brasil. A rentabilidade dessa mercadoria devia-se, principalmente, à utilização da madeira para a produção de tinta. A exploração dessa matéria-prima seguiu como prática econômica no Brasil até o século XIX – apesar de ter sido mais intensa durante esse período exploratório inicial.
A extração do pau-brasil era feita com a mobilização do trabalho dos indígenas por meio do escambo. Os indígenas realizavam o corte e o transporte das toras da madeira até as feitorias e eram pagos por quinquilharias em geral, tais como espelhos, baús de metal, foices etc. Os nativos também forneciam aos portugueses mercadorias como a farinha.
Estabelecimento das capitanias hereditárias
O declínio do comércio com a Índia e as ameaças de invasões estrangeiras no Brasil, principalmente dos franceses, mobilizaram Portugal para ampliar a colonização do Brasil. A partir de 1534, o território brasileiro foi dividido em quinze capitanias, e sua administração foi entregue a pessoas da pequena nobreza de Portugal, que deveriam desenvolver e garantir a lucratividade de sua capitania.
Aluna: Ana Gisele
ResponderExcluirTurma: 8ºD
Período Pré-Colonial O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.O período Pré-Colonial foi marcado pelo fato da exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escombo.
Consolidação da monarquia portuguesa
Portugal foi um dos primeiros países da Europa a consolidar um governo forte, centralizado na pessoa do rei. A formação da Monarquia Portuguesa iniciou-se nas lutas pela expulsão dos árabes que, desde o século VIII, ocupavam a península Ibérica. Essas lutas ficaram conhecidas como guerras de Reconquista.
Descoberta do Brasil
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Capitanias Hereditárias
As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares.
Boa tarde meninos!
ResponderExcluirSó para avisar que todas as tarefas enviadas por vocês aqui, já foram corrigidas. Parabéns aos que estão conseguindo acompanhar os conteúdos e realizar as atividades.
Aluna:Rayane Fernandes da Silva
ResponderExcluirSerie:8°B
Em 22 de abril de 1500, os portugueses conseguem descobrir do outro lado do oceano terras nunca antes visitadas. Nesse momento, chegou ao território a esquadra de Pedro Álvares Cabral composta por 10 naus e 3 caravelas (cerca de 1500 homens), as quais eram chefiadas pelos navegadores Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho e Duarte Pacheco Pereira.Durante os primeiros trinta anos (1500-1530), desde que chegaram no território brasileiro, eles descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu.
Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.
Essa espécie de madeira era utilizada, já pelos índios para o tingimento de tecidos
Entretanto, com o passar do tempo eles começaram a explorar a população indígena que chegou a ser escravizada durante anos no Brasil. Assim, os índios eram obrigados a cortarem a madeira que depois era enviada para a comercialização em continente europeu.
Aluna: Michele Lopes Cardoso
ResponderExcluirTurma: 8°A
•Periodo pre-colonial•
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
A chegada dos portugueses ao Brasil relacionou-se primeiramente com o processo de consolidação da monarquia portuguesa a partir de sua autonomia em relação à Espanha. Além disso, ao longo do século XV, destacou-se a ação do infante dom Henrique, que incentivou a expansão marítima portuguesa por meio da Escola de Sagres.
Além disso, destacou-se a atuação da burguesia mercantil portuguesa, que via nas navegações marítimas uma forma de ampliar seus negócios e a perspectiva de novas rendas para a Coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, as expedições eram uma boa perspectiva de enriquecimento.
Maria Eduarda de França Matos turma 8°a
ResponderExcluirEm 1500,o Brasil foi "descoberto" pelos Portugueses, mas na verdade, quem descobriu foram os índios. Os portugueses chegaram no litoral do Brasil, quando viram os indígenas, eles ficaram surpresos porque não imaginavam que haveriam pessoas naquele lugar.
Então, Pedro Álvares Cabral ofereceu-lhes coisas em troca do pau-brasil. Coisas como:espelhos, pentes de cabelo etc. Mas ia ter uma hora em que o pau-brasil iria ficar escasso. Então, os portugueses tiveram a ideia de escravizar os índios.
E com isso, tiveram muitas mortes de indígenas e portugueses. (Isso pouco tempo depois do período pré-colonial), mas antes disso, os portugueses estavam em busca de especiarias, como sal, e minérios, como prata e ouro.
Mas não encontraram os minérios, e por isso,ficou como desinteresse. Cabral criou o sistema de capitanias hereditárias. Ele criou isso, porque ele e seus companheiros tiveram o receio de que suas terras fossem perdidas por outros Europeus, como os franceses.
Eram 15 capitanias, mas com um tempo, só sobraram duas, Pernambuco e São Vicente. Sobraram só essas porque os donatários de outras capitanias estavam em prejuizo. Porque eles pagavam impostos para a Coroa.
O Brasil foi descoberto pelos índios mas os portugueses por volta do ano 1500 escravizaram os índios e falaram que eles que tinham descoberto o Brasilos portugueses foram para o litoral do Brasil e chegando lá eles já deram de cara com os índios pois eles pensavam que lá não existia ninguém e Pedro Álvares Cabral fez uma troca com os índios já que os índios não tinham conhecimento do que eles estavam oferecendo e eles pediram o pau-brasil em troca de algumas coisas que não tinham valor. E os portugueses começaram a explorar o litoral do Brasil mas como eles não acharam ouro vila prata viva sal entre outros Pedro Álvares Cabral criou um sistema capitanias hereditárias e ele criou isso porque ele os companheiros tiveram medo de que suas terras fossem perdidas. Naquele tempo existiam 15 capitanias mas agora só existem século 21 duas capitanias que são Pernambuco e São Vicente e as outras 13 acabaram por quê eles pagavam impostos muito altos para coroa.
ResponderExcluirEvelin mirela Oliveira de Souza.8ano c
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.Além disso, destacou-se a atuação da burguesia mercantil portuguesa, que via nas navegações marítimas uma forma de ampliar seus negócios e a perspectiva de novas rendas para a Coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, as expedições eram uma boa perspectiva de enriquecimento.
ResponderExcluirAluna: gabriely Lucas de Sousa 8° A
ParabÉNS certo Gaby
ExcluirDiogo Erick Lima Cazuza
ResponderExcluir8°B
~Período Pré-Colonial~
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados na década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por Muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil.A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias da Costa Brasileira. Além disso, destacou-se a atuação da burguesia Mercantil português, que vivia nas navegações marítimas uma forma de os negócios e a perspectiva de novas rendas para coroa portuguesa. Por fim, para os marinheiros, ao expressões era uma boa expectativa de enriquecimento.
As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo feito pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534.
ResponderExcluirO território do Brasil que pertencia a Portugal foi dividido em faixas de terras e foram dadas aos nobres de confiança do rei D. João III.Elas podiam ser passadas de pai pra filho e por isso, foram chamadas de hereditárias.
Os principais objetivos eram povoar a colônia e dividir a administração da colônia. As Capitanias Hereditárias, porém, tiveram vida curta e foram abolidas dezesseis anos após sua criação.
Após a descoberta das terras a leste do Tratado de Tordesilhas, em 1500, por Pedro Álvares Cabral eo foco da Coroa portuguesa na sua colônia da América Portuguesa era a extração dos recursos da terra como o pau- brasil.
Isso se devia ao fato de não terem sido encontrados metais preciosos como foi o caso dos espanhóis nas suas posses.
O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa em 1530. Os portugueses tiveram receio de perderem suas terras conquistadas para outros europeus que já estavam negociando com os indígenas e buscavam ficar ali.
Por tanto, a Coroa Portuguesa imediatamente adotou medidas para povoar a colônia evitando, dessa maneira os possíveis ataques e invasões.
O sistema de capitanias havia sido implementado pelos portugueses na Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde.
Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
O nome de cada e de seus donatários:
Capitania do Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade
Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros
Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha
Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa
Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira
Capitania da Baía de Todos os Santos: Francisco Pereira Coutinho
Capitania de Ilhéus: Jorge de Figueiredo Correia
Capitania de Porto Seguro: Pero do Campo Tourinho
Capitania do Espírito Santo: Vasco Fernandes Coutinho
Capitania de São Tomé: Pero de Góis da Silveira
Capitania de São Vicente: Martim Afonso de Sousa
Capitania de Santo Amaro: Pero Lopes de Sousa
Capitania de Santana: Pero Lopes de Sousa
Aluna:ana luiza fernandes do nascimento.
ResponderExcluir8 ano (D)
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação populacional do Brasil. A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E SUAS CARACTERÍSTICAS
ResponderExcluirO período pré-colonial teve seu inicio em 1500, quando a esquadra Pedro Alvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins, e pendurou até 1530 quando o governo de Portugal iniciou a colonização das terras.
A exploração econômica desse período foi baseada na extração do pau-brasil e na instalação de feitorias na costa brasileira.
A chegada dos portugueses ao Brasil relacionou-se primeiramente com o processo de consolidação da monarquia portuguesa a partir de sua autonomia em relação à Espanha. Além disso, ao longo do século XV, destacou-se a ação do infante dom Henrique, que incentivou a expansão marítima portuguesa por meio da Escola de Sagres.
Gabriely Lucas de Sousa
8-A