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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 7ºANO - 1ªSEMANA_MAIO


HISTÓRIA: FEUDALISMO

O FEUDALISMO

 Formação da Europa Medieval
A Europa medieval formou-se por meio de um longo processo que combinou elementos de origem romana, com outros de origem germânica e um outro ainda ,que contribuiu para unir romanos e germanos.
Herança dos Romanos
Colonato- Relação de trabalho em que o camponês usava um pedaço de terra do proprietário para seu sustento e, em troca, dava a ele uma parte da colheita.
Herança dos Germanos
Comitatus- Grupo militar, a quem devia de guerreiros unidos a um chefe servir e honrar.
O Cristianismo Possibilitou a ligação entre romanos e germanos e deu unidade aquele mundo.
O Feudalismo   
Surgiu na Europa Medieval e era um modo de organização da política, da sociedade e da economia.
Feudo- Poderia ser uma grande extensão de terra, podia ser também um direito de cobrar impostos ou um cargo. O Feudo era uma moeda de troca, quem recebia devia fidelidade e dependência social.
Suserano-Aquele que doava um feudo.
Vassalo-Aquele que recebia o feudo.
A doação do feudo se dava por meio de um juramento de fidelidade ocorrida em uma cerimônia chamada homenagem, na qual suserano e vassalo se comprometiam um com o outro.
Sociedade Feudal
A sociedade da Europa Ocidental era formada basicamente por três ordens ou grupos sociais:
1-Os Cléricos (os que oram)-Bispos, Papa Abades, Monges e Párocos.
2-Os nobres (os que guerreiam) - Reis, Duques, Condes, Viscondes e Barões.
3-Os trabalhadores - Com seus serviços sustentavam a todos.
Além dos servos, haviam outros trabalhadores como:
·                 Os vilões, homens livres que moravam na vila, prestavam serviços ao senhor feudal e podiam trocar de propriedade;
·                 Os escravos, em geral eram empregados no serviço doméstico e praticamente não tinham direitos;
·                 Os ministeriais ocupavam a administração da propriedade feudal e podiam ascender socialmente, chegando à condição membros da pequena nobreza.

Como também eram conhecidos:
1-Clero-Oratores
2-Nobres-Bellatores
3-Trabalhadores-Laborato

Ilustração da pirâmide social do feudalismo onde se mostra os três estamentos sociais.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1ª) Dê o significado dos seguintes termos:
a)      Colonato
b)      Comitatus
c)      Feudalismo
d)     Suserano
e)      Vassalo
2ª) Use os termos da questão anterior para explicar a formação do feudalismo.
3ª) O Feudalismo predominou em que período da história?
4ª) O que é um feudo?
5ª) Como se realizava a doação de um feudo?

Fontes de pesquisas:
https://brasilescola.uol.com.br
As atividades deverão ser copiadas e respondidas no seu caderno.
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GEOGRAFIA


Conceitos: migração e emigração:

·         Migração: deslocamento dentro de um mesmo território nacional ou entre países;
·         Emigração: deslocamento de seu país de origem para um país estrangeiro.

As migrações internas no Brasil: 1950 a 2000

As migrações internas no Brasil são explicadas, em sua maioria, pelo fator econômico. Milhões de pessoas migraram de regiões mais pobres em direção às áreas mais ricas, geralmente no sudeste do país, o que influenciou no crescimento populacional. Vamos analisar alguns períodos de migrações internas no Brasil.
De 1950 a 1970 o Nordeste se torna a região com o maior número de saídas (repulsão) do País, devido à baixa disponibilidade de emprego e as secas. Nesse mesmo período, São Paulo, Rio de Janeiro e outros centros urbanos começam a crescer de forma mais vigorosa, atraindo esses migrantes para os postos de trabalho recém-criados em fábricas, lojas e, inclusive, mas em melhor escala, na agricultura.

É possível observar no mapa acima que as principais dinâmicas migratórias partiam do Nordeste para outras regiões do país, como o Sudeste. Entretanto, há movimentos migratórios internos do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste, que vai ser explicada devido à expansão da fronteira agrícola. Nesse mesmo período, as capitais nordestinas recebiam milhões de migrantes (retirantes) provenientes do interior do Nordeste, fator este que influenciou seu crescimento.
De 1970 a 1990 as migrações internas do Nordeste para o Sudeste continuam, porém aumenta as direcionadas à região Norte. Migrantes do Sul, Sudeste e Nordeste se direcionam ao Norte e Centro-Oeste motivados pela política de expansão econômica idealizada pelo Regime Militar que buscava ocupar áreas da Amazônia com o desenvolvimento de atividades da agropecuária, garimpo de ouro e extração de látex (borracha).

No mapa, observamos a mudança nas principais direções dos migrantes: agora, o foco é em direção ao Norte e ao Centro-Oeste.

De 1995 a 2000 observa-se forte migração de retorno, principalmente em direção ao Nordeste. Isso quer dizer que milhares de nordestinos voltaram aos seus estados natais devido à melhoria das condições econômicas e sociais ocasionados por programas sociais, como o bolsa família, por exemplo. A expansão da economia nordestina, que cresceu a níveis maiores que a maioria dos estados nesse período, gerou empregos e atraiu esses migrantes.


Mapa retrata os fluxos migratórios de 1995 a 2000

Êxodo rural no Brasil

O êxodo rural é a migração do campo para a cidade. Umas das principais causas são a mecanização do campo, as secas e a busca por melhores condições de vida na cidade. Com o crescimento da urbanização e da industrialização do Brasil, milhões de pessoas passam a habitar as cidades, ampliando a população urbana. Esse processo continua e faz com que o Brasil seja um país predominantemente urbano.

Gráfico representa a porcentagem de população rural e urbana no Brasil de 1950 a 2015. É possível observar que o país deixa de ser predominantemente rural em urbano, com 85% da população habitando cidades em 2015

Deslocamentos temporários de população:

·         Migrações temporárias: deslocamento em direção às regiões onde há trabalhos temporários. Ex.: milhares de nordestinos se deslocam anualmente à São Paulo devido a colheita de cana-de-açúcar. Quando esse período de colheita acaba, a maioria retorna para seus estados de origem.
·         Migração pendular: deslocamento temporário de ida e volta entre cidades próximas. Ex.: uma pessoa mora em Maracanaú, mas trabalha em Fortaleza. Todo dia ela se desloca entre essas cidades.

Emigrantes brasileiros:

Milhões de brasileiros vivem em outros países. Uma das principais causas é a busca por melhores condições de vida. Durante os períodos de crise econômica e social, o número de brasileiros que emigram aumenta, como verificado na década de 1980. A maioria vive nos EUA, Paraguai, Japão, França, Alemanha, dentre outros.

Atividades: copiar e responder no caderno.
01. Diferencie migração e emigração (3 linhas).
02. Quais são as principais causas das migrações internas no Brasil? (3 linhas).
03. Você conhece alguém que nasceu em uma cidade/região mas vive atualmente em outra? Se sim, em que cidade/região essa pessoa vivia? Por que ela saiu desse lugar? (4 linhas).
04. Quais são as principais características das migrações internas no Brasil de 1950 a 2000? (4 linhas).
05. Por que milhares de nordestinas retornam para seus estados de origem? Quais fatores influenciam esse fenômeno? (3 linhas).
06. O que é êxodo rural e quais fatores o influenciam? (3 linhas).
07. Diferencie migração temporária de migração pendular (4 linhas).
08. O que influencia a emigração brasileira a outros países? O que buscam? (4 linhas).
09. Você conhece algum brasileiro que mora em outro país? Em qual país essa pessoa mora? Você saberia dizer porque emigrou? (4 linhas).
 

NO LIVRO – “Expedições Geográficas”:

·         Ler o texto da página 58: “Onda estrangeira’ força adaptação de escolas da rede municipal de SP”. Copiar e responder as perguntas de 1 a 4 da página 58;
·         Ler o texto da página 59: “A migração por quem a viveu”. Copiar e responder as perguntas de 1 a 3 da página 59.
·         Escrever e responder as questões de 1 a 7, páginas 60 e 61.

 

PESQUISA DA SEMANA:

·         “Emigração brasileira”


Dicas:
·         Pesquisa em várias fontes;
·         Dê sua opinião.

Como fazer:
·         3 laudas;
·         Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
·         Faça desenhos sobre o assunto.

 

Sugestões de vídeos complementares sobre o conteúdo:

·         “Migração - O Brasil em movimento”
Link do vídeo:

·         “Tipos de migração”
Link do vídeo:

·         “Imigração para o Brasil”
Link do vídeo:

·         “Brasileiros no Mundo - Perfil do emigrante”
Link do vídeo:

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