Ciências – 9 º Ano(Livro: Inspire Ciências. 9º A e B)
Período – (25/05/20-29/05/20)
Conteúdo: Teorias Evolucionistas (Cont....) - Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo. Pág. 62-64
Atividades- p. 65-66 (1-4)
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Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo(9º C e D)
O reconhecimento dos estudos de Mendel e a compreensão do processo de hereditariedade foram muito importantes para fundamentar as ideias de Darwin e Wallace. Avanços na Genética também ajudaram a responder como as variações surgiam. Foi compreendido que as mutações,alterações que ocorrem ao acaso no material genético, eram um dos agentes responsáveis pelas variações nos indivíduos de uma população.
Esses novos conhecimentos foram incluídos à teoria da evolução de Darwin e Wallace e deram origem à Teoria Sintética da Evolução, também conhecida como Neodarwinismo.
De acordo com a teoria sintética da evolução – a teoria aceita atualmente para explicara diversidade de seres vivos –, novas características podem surgir por mutações, ou seja, por alterações nos genes. Os novos alelos podem levar a novas características. Algumas delas são vantajosa se aumentam a chance de um organismo sobreviver e deixar descendentes; outras podem prejudicá-lo de alguma forma, diminuindo o sucesso na competição com outros organismos e reduzindo suas chances de deixar descendentes; há ainda algumas mutações que podem não fazer nenhuma diferença para a sobrevivência do organismo.
A reprodução sexuada, por combinar genes maternos e paternos, também produz combinações novas de genes e de características na descendência. Além disso, na meiose, durante o pareamento dos cromossomos homólogos, pode haver troca de pedaços entre os cromossomos,processo chamado crossing-over, o qual também possibilita a recombinação gênica, sendo outra fonte de variabilidade genética. Portanto, mutação e reprodução sexuadas são processos importantes de evolução, pois geram variabilidade.
A seleção natural (ou artificial) atua sobre as variações e, no decorrer do tempo, as alterações genéticas são selecionadas.Aquelas que permitem melhor adaptação dos seres ao ambiente são conservadas. Depois de várias gerações,sob pressões evolutivas diferentes em cada população, essas alterações podem levar ao surgimento de uma nova espécie.
Atividades
01. Imagine uma população de gafanhotos. Para sobreviver, os animais precisam de alimento e abrigo. Para a manutenção da espécie, esses insetos têm que se reproduzir e ter filhotes. Nessa população, há pequenas variações na coloração dos gafanhotos: há indivíduos de coloração verde e outros com coloração marrom. Os gafanhotos verdes têm a cor muito parecida com a das plantas do ambiente em que vivem. Ao longo do tempo, verificou-se que o número de gafanhotos verdes havia aumentado e os insetos dessa cor predominavam nessa população, enquanto o número de gafanhotos marrons havia diminuído.
•Explique o aumento do número de gafanhotos verdes na população,considerando a teoria sintética da evolução.
02.Um pesquisador estava estudando duas populações de pássaros, cada uma em uma ilha. Ele observou que as aves tinham muitas diferenças,embora ainda conservassem pequenas semelhanças e supôs que os pássaros das duas ilhas compartilhavam de um ancestral comum. As ilhas eram distantes e os pássaros de uma ilha não tinham contato com os pássaros da outra ilha. O pesquisador imaginou que se tratava de duas espécies distintas de pássaros. Porém, ao colocar as aves em contato,notou que elas se cruzaram e produziram descendentes. Sobre isso, faça o que se pede:
a) Pesquise em livros ou na internet e responda: Qual é o conceito biológico de espécie?
b) Os pássaros das diferentes ilhas eram de espécies distintas? Explique.
MATEMÁTICA I – 9º ANO.
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