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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 8ºANO - 1ªSEMANA_MAIO


HISTÓRIA: REVOLUÇÃO INGLESA

As Revoluções na Inglaterra
   A Revolução Inglesa, ocorrida no século xvii, Foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Foi considerada a primeira das grandes revoluções burguesas, Istoé, as revoluções encabeçadas por lideranças da burguesia européia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de vista econômico, ao longo dos séculos XVI e VVII, e que precisava alcançar legitimidade política.
     Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado Absolutista desse país e reformular a estrutura política, que culminaria no modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.
As fases da Revolução Inglesa
   Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais:
1-Revolução Puritana e a Guerra Civil;
2-República de Oliver Cromwell;
3-Restauração da dinastia dos Stuart;
4-Revolução Gloriosa;
Antecedentes históricos da Revolução Inglesa
   Durante grande parte do século XVI, a burguesia inglesa esteve bem articulada com os nobres e os reis pertencentes à Dinastia Tudor (Henrique VIII e sua filha Elizabeth),que consolidaram a Reforma Anglicana.A reforma religiosa de Henrique VIII Proporcionou grandes benefícios financeiros tanto  para nobres quanto para burgueses da Inglaterra .Isso porque teve inicio o processo de conversão das antigas terras feudais,de domínio da igreja católica,em propriedades privadas,o que possibilitou a formação dos cercamentos e dos arrendamentos que foram vendidos aos burgueses que pretendiam explorar  minas de carvão ou praticar alguma atividade agrícola.
    Além disso, a ruptura com a igreja católica (que não era apenas uma instituição com poder espiritual, mas detentora de um poder político continental, ao qual boa parte das coroas européias estava ligada) dispensou a Inglaterra de pagar tributos para Roma, bem como colocou a marinha inglesa em flagrante rivalidade com os navios dos países católicos, sobretudo com os espanhóis. Muitos piratas ingleses, conhecidos como”lobos do mar”,atacavam navios  espanhóis e levavam sua mercadoria(na maior parte das vezes,metais preciosos) para o aquecimento do mercado interno do país.
   Como se vê, as principais ações políticas dos Tudor acabaram proporcionando uma grande ascensão da burguesia, de modo que no fim do século ,na década de 1590,os burgueses já tinham grande força representativa na chamada Câmara dos Comuns (uma das câmaras do Parlamento Inglês, que tinha como oposição a Câmara dos Lordes, isto é, dos nobres apoiadores da Coroa). O problema é que essa força adquirida pela burguesia estava associada ao puritanismo (o Calvinismo Inglês), que era a religião que mais atraia a burguesia e que dava suporte ideológico para o radicalismo político antiabsolutista.
     Somou-se a isso o fato de que os nobres e a coroa viam-se ameaçados pela capacidade da burguesia puritana de acumular riquezas.Enquanto a renda  da burguesia era oriunda do trabalho e de investimentos financeiros ,a renda dos nobres advinha de privilégios hereditários,da cobrança de impostos e da formação  de monopólios estatais ao modo mercantilista.Os monarcas que sucederam os Tudor ,isto é,os Stuart,perceberam que ,se não freassem a burguesia no campo político,a estrutura monárquica estaria fadada à ruína.
     O primeiro monarca da dinastia Stuart foi Jaime I, que governou de 1603 a 1625. Para tentar adequar a coroa à nova realidade financeira da Inglaterra  e controlar a ascensão da burguesia ,Jaime I passou a tomar duas medidas principais:1-Aumento de impostos e estabelecimento de empréstimos forçados; e 2-A formação de monopólios estatais como forma de participação nos rendimentos dos negócios burgueses .Além disso,Jaime deflagrou uma perseguição religiosa aos puritanos .Confrontado pela Câmara dos Comuns,dissolveu o Parlamento,que ficou inativo de 1614 a 1622.
  Com a ascensão de Carlos I, filho de Jaime, ao trono,em 1625,houve uma nova tentativa de acordo entre a Coroa e o Parlamento para que houvesse um novo parlamento para que houvesse um novo aumento de impostos. A Câmara dos Lordes ficou a favor do rei, mas a Câmara dos Comuns novamente o confrontou. O rei decidiu então dissolver novamente o Parlamento que ficou inativo até 1640. Em 1640, Carlos I entrou em um novo conflito contra a Escócia e precisou novamente do tributo dos burgueses para bancar a guerra, convocando, assim, mais uma vez, o Parlamento. Novamente a Câmara dos Comuns recusou-se a ajudá-lo. Mas ao contrario do que ocorrera antes, os burgueses puritanos preparam-se para um enfrentamento total contra o rei e a nobreza.
   Um líder radical puritano chamado Oliver Cromwell organizou um exército burguês conhecido como exercito “Cabeças redondas” por se recusarem a usar as perucas dos nobres. Esse exército deflagrou guerra contra a Coroa, que foi defendida pelos “Cavaleiros”, isto é, o exército tradicional da nobreza. Teve assim inicio a Revolução Puritana, ou Guerra Civil Inglesa.


ATIVIDADES

Leia o capítulo do seu livro de história. Unidade 2. Páginas; 18 a 21.
 Atividade:
Livro de História páginas 27 e 28;
As atividades devem ser realizadas com perguntas e respostas no seu caderno.

Fonte bibliográfica; https://m.históriadomundo.com.br
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GEOGRAFIA: 

O mundo habitado por nós, seres humanos, no qual nos organizamos e produzimos modificações, é o espaço mundial, um espaço amplo que inclui áreas ou regiões muito diferentes entre si.
Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.
Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial com base em fatores naturais ou físicos, fatores étnico-culturais, fatores de desenvolvimento econômico e fatores de ordem político-econômica.
Regionalização segundo o desenvolvimento científico e tecnológico.
Uma das formas de regionalizar o mundo é classificar de acordo com o desenvolvimento científico e tecnológico. Neste sentido, Estados Unidos, Japão e os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental formam as principais áreas de inovação científica e tecnológica. Os EUA investem pesado em ciência e tecnologia. Destaque para as áreas de tecnologia espacial, computação e de biotecnologia.
O Japão é o país asiático que mais investe em tecnologia e o reconhecidamente mais tecnológico do mundo. Destaque para as indústrias automotiva, eletrônica e robótica. 
O Reino Unido, por sua vez, investe hoje cerca de 4,6 bilhões de libras em tecnologia. Este setor também é um dos mais desenvolvidos do país e tem grande destaque no mundo inteiro.
A Suécia é outro exemplo de um país que cresceu consideravelmente nos últimos anos no setor de tecnologia. Hoje, o governo da Suécia investe 4% do seu produto interno bruto somente em atividades voltadas para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Regionalização segundo o produto Interno Bruto – PIB
Outra maneira de regionalizar os países do mundo é com base no PIB. O PIB (Produto Interno Bruto) representa o desempenho econômico de um país, durante o período de um ano. É a soma anual de todas as atividades produtivas (bens e serviços) realizadas dentro do país.
Taxa positiva do PIB é indicador de que a economia está em crescimento, taxa próxima de zero revela uma situação de estagnação econômica. Abaixo de zero é um indicador de recessão.
Especialistas apontam que a economia brasileira terá uma queda cinco vezes maior que a média dos países emergentes neste ano, de acordo com a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o Banco Mundial, o PIB do Brasil deverá registrar uma retração de 5% em 2020, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. 
O PIB da China, por exemplo, já desabou 6,8% no 1º trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando os efeitos causados pela pandemia, que parou o país no início de 2020.
PIB per capta
PIB per capita ou PIB por pessoa é o indicador que representa o que cada pessoa do local analisado teria do total de riquezas que são produzidas no país. Sendo assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada pessoa produziu. O PIB per capita é considerado, de certa forma, um indicador do padrão de vida.
Existe grande desigualdade no PIB per capta entre os países. O PIB per capta da Europa Ocidental e dos EUA, por exemplo, é imensamente maior que o dos países africanos.

Regionalização segundo o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para medir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. 
O IDH varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é desenvolvimento de uma determinada nação. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições de saúde, escolaridade e renda. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
O mais alto IDH atualmente é o da Noruega (0,95), seguido por Suíça (0,94), Irlanda (0,94), Alemanha (0,93) e Hong Kong (0,93). O Brasil ocupa a posição 79° (0,76). O país com pior IDH é Níger, com 0,37, ocupando a posição 189° no ranking.

Regionalização segundo níveis de desenvolvimento econômico e social.
A fim de tornar a regionalização entre países do Norte e países do Sul mais próxima da realidade, estudiosos realizaram modificações nessa regionalização, criando subconjuntos de Tipo Norte e Tipo Sul. Veja abaixo:


Imagem 1: Regionalização do mundo segundo os níveis de desencolhimento econômico e social

Fonte: ÍSOLA, L. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 113.

Países Tipo Norte
Desenvolvidos
São países altamente industrializados, com grandes investimentos em ciência e tecnologia e que apresentam IDH elevado ou muito elevado. 
Países ex-socialistas
São os Estados europeus que adotaram o regime socialista, investiram em industrialização, saúde, pesquisa e educação. Com o fim do regime socialista, a infraestrutura industrial, educacional e de saúde permaneceu.
Os Tigres Asiáticos
Países da Ásia que, num curto espaço de tempo, apresentaram intenso e contínuo desenvolvimento econômico e social. São também chamados de Novos Países Industrias, pois se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial. São eles Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul.
Países Tipo Sul
Emergentes
São aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta. São países que possuem níveis médios ou até um pouco elevados de Desenvolvimento Humano, bem como um certo nível de industrialização e crescimento econômico, embora seja praticamente impossível generalizar dados e informações semelhantes para todos os países inseridos nessa classificação. México, Brasil, Argentina, África do Sul, índia, China são alguns exemplos.

Imagem 1: Projeções indicam que países emergentes vão dominar a lista dos maiores PIBs de mundo em 2030.


Fonte: Google Imagens.

ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 4 (da página 34 à página 45).
- Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “O que é PIB?” (https://www.youtube.com/watch?v=GJ4Ey9JcXiI)

No YouTube, procure o vídeo com título: “TOP 10 – Países com os Maiores IDH (PNUD 2019)”

No Google, procure o texto com o título: “Países Emergentes” (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Os desafios para o IDH brasileiro em 2020.” (https://www.metrojornal.com.br/foco/2020/01/01/os-desafios-para-o-idh-brasileiro-em-2020.html)

No Google, procure o texto com o título: “Melhor IDH do mundo é da Noruega, e o pior é de Níger”


ATIVIDADES PROPOSTAS
(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Escolha dois critérios utilizados para regionalizar o espaço mundial e explique em detalhes cada um deles.
2. O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento dos países. Sobre o IDH, julgue verdadeiro ou falso.
(   ) Trata-se de um índice que mostra as diferenças entre as pessoas já que é um resultado obtido através de médias.
(  ) Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
( ) É um índice que mostra as políticas públicas realizadas pelos países pra atingir desenvolvimento.
(  ) É um índice que mostra as desigualdades sociais em diferentes escalas, já que combina indicadores de desenvolvimento social.

3. Leia a ideia e observe o mapa abaixo:
“Para estudar o mundo, é comum regionaliza-lo, ou seja, dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum. Para isso, é preciso estabelecer critérios de divisão.”



Tendo a frase como referência, explique com detalhes qual é regionalização apresentada no mapa acima.


4. Leia atentamente o texto abaixo:
Emergentes deverão responder por 57% do PIB mundial até 2030
A participação dos países emergentes no PIB mundial passou de 38% em 2000 para 49% neste ano e deverá atingir 57% em 2030, segundo o estudo Perspectivas sobre o Desenvolvimento Mundial 2010 – Deslocamento da Riqueza, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (…).
Com base no texto e em seus conhecimentos, descreva que são países emergentes e por que eles são assim chamados.

5. Comente sobre a influência da pandemia do novo coronavírus no IDH das nações.


Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!



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