HISTÓRIA: REVOLUÇÃO INGLESA
As Revoluções na Inglaterra
A
Revolução Inglesa, ocorrida no século xvii, Foi um dos principais
acontecimentos da Idade Moderna. Foi considerada a primeira das grandes
revoluções burguesas, Istoé, as revoluções encabeçadas por lideranças da
burguesia européia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de
vista econômico, ao longo dos séculos XVI e VVII, e que precisava alcançar
legitimidade política.
Com o processo da revolução, a burguesia
da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento,
conseguiu combater o Estado Absolutista desse país e reformular a estrutura
política, que culminaria no modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.
As fases da Revolução Inglesa
Podemos dividir o processo histórico da
Revolução Inglesa em quatro fases principais:
1-Revolução
Puritana e a Guerra Civil;
2-República de
Oliver Cromwell;
3-Restauração da
dinastia dos Stuart;
4-Revolução
Gloriosa;
Antecedentes históricos da Revolução Inglesa
Durante
grande parte do século XVI, a burguesia inglesa esteve bem articulada com os
nobres e os reis pertencentes à Dinastia Tudor (Henrique VIII e sua filha
Elizabeth),que consolidaram a Reforma Anglicana.A reforma religiosa de Henrique
VIII Proporcionou grandes benefícios financeiros tanto para nobres quanto para burgueses da
Inglaterra .Isso porque teve inicio o processo de conversão das antigas terras
feudais,de domínio da igreja católica,em propriedades privadas,o que possibilitou
a formação dos cercamentos e dos arrendamentos que foram vendidos aos burgueses
que pretendiam explorar minas de carvão
ou praticar alguma atividade agrícola.
Além disso, a ruptura com a igreja católica
(que não era apenas uma instituição com poder espiritual, mas detentora de um
poder político continental, ao qual boa parte das coroas européias estava
ligada) dispensou a Inglaterra de pagar tributos para Roma, bem como colocou a
marinha inglesa em flagrante rivalidade com os navios dos países católicos,
sobretudo com os espanhóis. Muitos piratas ingleses, conhecidos como”lobos do
mar”,atacavam navios espanhóis e levavam
sua mercadoria(na maior parte das vezes,metais preciosos) para o aquecimento do
mercado interno do país.
Como se vê, as principais ações políticas
dos Tudor acabaram proporcionando uma grande ascensão da burguesia, de modo que
no fim do século ,na década de 1590,os burgueses já tinham grande força
representativa na chamada Câmara dos Comuns (uma das câmaras do Parlamento
Inglês, que tinha como oposição a Câmara dos Lordes, isto é, dos nobres
apoiadores da Coroa). O problema é que essa força adquirida pela burguesia
estava associada ao puritanismo (o Calvinismo Inglês), que era a religião que
mais atraia a burguesia e que dava suporte ideológico para o radicalismo
político antiabsolutista.
Somou-se a isso o fato de que os nobres e
a coroa viam-se ameaçados pela capacidade da burguesia puritana de acumular
riquezas.Enquanto a renda da burguesia
era oriunda do trabalho e de investimentos financeiros ,a renda dos nobres
advinha de privilégios hereditários,da cobrança de impostos e da formação de monopólios estatais ao modo
mercantilista.Os monarcas que sucederam os Tudor ,isto é,os Stuart,perceberam
que ,se não freassem a burguesia no campo político,a estrutura monárquica
estaria fadada à ruína.
O primeiro monarca da dinastia Stuart foi
Jaime I, que governou de 1603 a 1625. Para tentar adequar a coroa à nova realidade
financeira da Inglaterra e controlar a
ascensão da burguesia ,Jaime I passou a tomar duas medidas principais:1-Aumento
de impostos e estabelecimento de empréstimos forçados; e 2-A formação de
monopólios estatais como forma de participação nos rendimentos dos negócios
burgueses .Além disso,Jaime deflagrou uma perseguição religiosa aos puritanos
.Confrontado pela Câmara dos Comuns,dissolveu o Parlamento,que ficou inativo de
1614 a 1622.
Com a ascensão de Carlos I, filho de Jaime, ao
trono,em 1625,houve uma nova tentativa de acordo entre a Coroa e o Parlamento para
que houvesse um novo parlamento para que houvesse um novo aumento de impostos.
A Câmara dos Lordes ficou a favor do rei, mas a Câmara dos Comuns novamente o confrontou.
O rei decidiu então dissolver novamente o Parlamento que ficou inativo até 1640.
Em 1640, Carlos I entrou em um novo conflito contra a Escócia e precisou
novamente do tributo dos burgueses para bancar a guerra, convocando, assim, mais
uma vez, o Parlamento. Novamente a Câmara dos Comuns recusou-se a ajudá-lo. Mas
ao contrario do que ocorrera antes, os burgueses puritanos preparam-se para um
enfrentamento total contra o rei e a nobreza.
Um líder radical puritano chamado Oliver
Cromwell organizou um exército burguês conhecido como exercito “Cabeças
redondas” por se recusarem a usar as perucas dos nobres. Esse exército
deflagrou guerra contra a Coroa, que foi defendida pelos “Cavaleiros”, isto é,
o exército tradicional da nobreza. Teve assim inicio a Revolução Puritana, ou
Guerra Civil Inglesa.
ATIVIDADES
Leia o capítulo do seu livro de história.
Unidade 2. Páginas; 18 a 21.
Atividade:
Livro de História páginas 27 e 28;
As atividades devem ser realizadas com perguntas e respostas no seu
caderno.
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GEOGRAFIA:
O
mundo habitado por nós, seres humanos, no qual nos organizamos e produzimos
modificações, é o espaço
mundial, um espaço amplo que inclui áreas ou regiões muito
diferentes entre si.
Apesar
das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem
alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.
Os
critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial com base em
fatores naturais ou físicos, fatores étnico-culturais, fatores de
desenvolvimento econômico e fatores de ordem político-econômica.
Regionalização
segundo o desenvolvimento científico e tecnológico.
Uma
das formas de regionalizar o mundo é classificar de acordo com o
desenvolvimento científico e tecnológico. Neste sentido, Estados Unidos, Japão
e os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental formam as principais áreas
de inovação científica e tecnológica. Os EUA investem pesado em ciência e
tecnologia. Destaque para as áreas de tecnologia espacial, computação e de
biotecnologia.
O Japão é o país asiático que mais investe em tecnologia e o
reconhecidamente mais tecnológico do mundo. Destaque para as indústrias
automotiva, eletrônica e robótica.
O
Reino Unido, por sua vez, investe hoje cerca de 4,6 bilhões de libras em
tecnologia. Este setor também é um dos mais desenvolvidos do país e tem grande
destaque no mundo inteiro.
A Suécia é outro exemplo de um país que cresceu consideravelmente nos
últimos anos no setor de tecnologia. Hoje, o governo da Suécia investe 4% do
seu produto interno bruto somente em atividades voltadas para pesquisa e
desenvolvimento tecnológico.
Regionalização
segundo o produto Interno Bruto – PIB
Outra maneira de regionalizar os países do mundo é com base no PIB. O PIB (Produto Interno
Bruto) representa o desempenho econômico de um país, durante o período de um
ano. É a soma anual de todas as atividades produtivas (bens e serviços)
realizadas dentro do país.
Taxa positiva
do PIB é indicador de que a economia está em crescimento, taxa próxima de zero
revela uma situação de estagnação econômica. Abaixo de zero é um indicador de
recessão.
Especialistas apontam que a economia brasileira
terá uma queda cinco vezes maior que a média dos países emergentes neste ano,
de acordo com a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o Banco
Mundial, o PIB do Brasil deverá registrar uma retração de 5% em 2020, devido à
pandemia causada pelo novo coronavírus.
O PIB da China, por exemplo, já desabou 6,8% no 1º
trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado,
confirmando os efeitos causados pela pandemia, que parou o país no início de 2020.
PIB
per capta
PIB per capita ou PIB por pessoa é o indicador
que representa o que cada
pessoa do local analisado teria do total de riquezas que são
produzidas no país. Sendo
assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada
pessoa produziu. O PIB per capita é
considerado, de certa forma, um indicador do padrão de vida.
Existe grande desigualdade
no PIB per capta entre os países. O
PIB per capta da Europa Ocidental e dos
EUA, por exemplo, é imensamente maior que o dos países africanos.
Regionalização segundo o
Índice de Desenvolvimento Humano – IDH
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é
uma unidade de medida utilizada para medir o grau de desenvolvimento de uma
determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.
O
IDH varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é desenvolvimento de
uma determinada nação. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições de
saúde, escolaridade e renda. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
O
mais alto IDH atualmente é o da Noruega (0,95), seguido por Suíça (0,94),
Irlanda (0,94), Alemanha (0,93) e Hong Kong (0,93). O Brasil ocupa a posição
79° (0,76). O país com pior IDH é Níger, com 0,37, ocupando a posição 189° no
ranking.
Regionalização
segundo níveis de desenvolvimento econômico e social.
A
fim de tornar a regionalização entre países do Norte e países do Sul mais
próxima da realidade, estudiosos realizaram modificações nessa regionalização,
criando subconjuntos de Tipo Norte e Tipo Sul. Veja abaixo:
Imagem 1: Regionalização do mundo segundo os níveis de desencolhimento
econômico e social
Fonte: ÍSOLA, L. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 113.
Países Tipo Norte
Desenvolvidos
São
países altamente industrializados, com grandes investimentos em ciência e
tecnologia e que apresentam IDH elevado ou muito elevado.
Países ex-socialistas
São
os Estados europeus que adotaram o regime socialista, investiram em
industrialização, saúde, pesquisa e educação. Com o fim do regime socialista, a
infraestrutura industrial, educacional e de saúde permaneceu.
Os Tigres Asiáticos
Países
da Ásia que, num curto espaço de tempo, apresentaram intenso e contínuo
desenvolvimento econômico e social. São também chamados de Novos Países Industrias,
pois se industrializaram após a Segunda Guerra Mundial. São eles Hong Kong,
Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul.
Países Tipo Sul
Emergentes
São
aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um
relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais
pobres do planeta. São países que possuem níveis médios ou até um pouco
elevados de Desenvolvimento Humano, bem como um certo
nível de industrialização e crescimento
econômico, embora seja praticamente impossível generalizar dados e informações
semelhantes para todos os países inseridos nessa classificação. México, Brasil,
Argentina, África do Sul, índia, China são alguns exemplos.
Imagem 1: Projeções indicam que países emergentes
vão dominar a lista dos maiores PIBs de mundo em 2030.
Fonte: Google Imagens.
ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 4 (da
página 34 à página 45).
- Estudar também as anotações/resumos
contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula
antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as
seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título:
“O que é PIB?” (https://www.youtube.com/watch?v=GJ4Ey9JcXiI)
No YouTube, procure o vídeo com título:
“TOP 10 – Países com os Maiores IDH (PNUD 2019)”
No Google, procure o texto com o
título: “Países Emergentes” (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-emergentes.htm)
No Google, procure o texto com o
título: “Os
desafios para o IDH brasileiro em 2020.” (https://www.metrojornal.com.br/foco/2020/01/01/os-desafios-para-o-idh-brasileiro-em-2020.html)
No Google, procure o texto com o
título: “Melhor IDH do mundo é da Noruega, e o pior é de Níger”
ATIVIDADES PROPOSTAS
(Todas as questões devem
copiadas e respondidas em seu caderno)
1. Escolha dois
critérios utilizados para regionalizar o espaço mundial e explique em detalhes
cada um deles.
2. O IDH
é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento dos
países. Sobre o IDH, julgue verdadeiro ou falso.
( )
Trata-se de um índice que mostra as diferenças entre as pessoas já que é um
resultado obtido através de médias.
( ) Trata-se de um índice que oculta a
qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
( ) É um índice que mostra
as políticas públicas realizadas pelos países pra atingir desenvolvimento.
( ) É um índice que mostra as desigualdades
sociais em diferentes escalas, já que combina indicadores de desenvolvimento
social.
3. Leia a ideia e observe o mapa
abaixo:
“Para estudar o mundo, é comum regionaliza-lo, ou seja, dividi-lo em
regiões que tenham características importantes em comum. Para isso, é preciso
estabelecer critérios de divisão.”
Tendo a frase como referência, explique com detalhes qual
é regionalização apresentada no mapa acima.
4. Leia atentamente o texto abaixo:
Emergentes
deverão responder por 57% do PIB mundial até 2030
A participação dos países emergentes no PIB
mundial passou de 38% em 2000 para 49% neste ano e deverá atingir 57% em 2030,
segundo o estudo Perspectivas sobre o Desenvolvimento Mundial 2010 –
Deslocamento da Riqueza, publicado pela Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (…).
Com base no texto e em seus conhecimentos, descreva que são países
emergentes e por que eles são assim chamados.
5. Comente sobre a influência da pandemia do novo coronavírus no IDH
das nações.
Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando
voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
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