PORTUGUÊS:
- Conteúdo: Compreensão e Interpretação. (páginas
76 e 77 do livro didático)
Atividades: (páginas 78-80 do livro didático)
- Produção Textual: História em quadrinhos II.
Estudo sobre a linguagem dos quadrinhos.
Leitura da tira da página 103 - Questões da 01
até a 04 (copiar e responder).
Assista ao vídeo a seguir com a Profª Sandra
_________________________________________________________________________________
INGLÊS
Assista ao vídeo a seguir
ATIVIDADE DE CASA ( HOMEWORK)
1.
Read the text carefully and answer it. (Leia o texto cuidadosamente e
responda);
The Addams
Family
“My
name is Pugsley Addams and I´m from America. I have three pets – an octopus , a
jaguar and a lion. My sister´s name is Wednesday. Her hair is long and black
and her eyes are black. My mother´s name is Morticia. Her hair is long and
black too. My father name is Gomez. His hair is also black and he has a
mustache. My father has a brother, He is my Uncle Fester. He is tall and bald.
Granny is their mom. Her hair is long and gray.”
A)
What are Pugsley´s pets?______________________________________________
B)
What´s Pugsley last name?_____________________________________________
C)
What´s the color of his mother´s hair?_____________________________________
D)
Who is bald and tall?__________________________________________________
2.
Ordene as palavras e monte as frases:
A)
I/ your/friend/not/ am
B)
He/ my/ brother/ is
C)
You/ student/ a/ are?
D)
Are/ and/ Brothers/ not/ Paul/ I
E)
He/ from/ is/ France?
3. Complete with the possessive
adjectives (my, your, his, her, its, our and their): Complete com os pronomes
possessivos:
A) He is my cousin. ____name is Sandro.
B) I am a nurse. ______name is Elza.
C) It is a dog. ______name is Tom.
D) They are sailors. _____names are
Flavio and Roberto.
E) She is my girlfriend. ______name is
Anitta.
4. Write the phrases in the interrogative and negative
forms: ( Escreva as frases nas formas interrogativa e negativa):
A) Paula is very beautiful
I:
N:
B) Fernando and Bruna are friends.
I:
N:
C) The cat is sick.
I:
N:
D) Marcos and I are cousins.
I:
N:
5. Write, in English, the ordinal numbers: ( Escreva, em
Inglês, os números ordinais):
A) 15th:
B) 02nd:
C) 33rd:
D) 01st
E) 46th:
F) 10th:
6. Complete the greetings:
A) Bom dia!:
B) Boa noite! ( ao chegar):
C) Boa tarde!:
D) Boa noite! ( ao sair):
E) por favor:
F) com licença:
G) Seja bem vindo!
_________________________________________________________________________________
ARTES:
MALHAÇÃO DE JUDAS
Conhecida como
“queimação” ou “malhação de Judas” é uma brincadeira praticada por quase todos
os estados do Nordeste, e também por alguns bairros e Região Metropolitana de
Fortaleza.
Passada de pai
para filho, essa brincadeira geralmente é realizada por moradores mais antigos
do bairro. Realizada com bastante comicidade e um roteiro bem simples.
CALENDÁRIO
Seguindo o
calendário católico a brincadeira acontece no “Sábado de Aleluia”, o penúltimo
dia da Semana Santa. Nesse dia, é lembrada a morte de Jesus Cristo na cruz para
ressuscitar após três dias.
O Novo
Testamento narra que Judas entregou Jesus para aqueles que não o aceitavam e
acreditam nos seus ensinamentospelo preço de 30 moedas de prata(Mateus.26:15).
Judas ficou
conhecido como o discípulo traidor de Jesus, pois andava com ele em sua missão
aqui na terra. Esse mesmo Judas que é vingado na brincadeira em forma de
boneco.
Como não se
tem características de Judas na Bíblia, o boneco pode ser retratado com
diversos rostos, muitos deles imitando políticos, pois a brincadeira simboliza
também a vingança por aquele que traiu e enganou.
Os bonecos são
do tamanho de figuras humanas e podem ser fabricados de várias formas.Você pode
encontrar nessa matéria disponível no Youtube: “Você sabe por que acontece a
tradição de queimar o Judas todos os anos na semana santa?”
O ROTEIRO
O Roteiro é
bem simples e pode variar em cada lugar que a brincadeira for apresentada.
1º A despedida
de Judas pelo bairro: Nessa despedida, Judas pode ser carregado de carrinho de
mão, moto, no capô do carro, etc.
2º Leitura do
testamento: Judas deixa pequenos objetos para os moradores. Esse momento leva
ao riso, pois Judas brinca com os vizinhos do bairro.
3º A Queima:
Judas é pendurado e queimado na frente de todos.
Observação: Para
mais informações, procure por essa matéria feita pelo Jornal G1 CE, com o
título no Google: “Bairros se preparam para a tradicional queimação dos bonecos
de Judas.”
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Handebol
O handebol (ou
andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.
Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente
da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.
Conheça a história
Atividade proposta
1. Quem criou o handebol?
2. Quando foi realizada a
primeira partida internacional de handebol?
3. Por que o handebol no começo
era praticado mais por mulheres?
4. Cite algumas curiosidades do
handebol?
Nenhum comentário:
Postar um comentário