Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

PORTUGUÊS, ING, ART, EF: 8ºANO - 1ªSEMANA_MAIO


PORTUGUÊS:


·         Recursos expressivos - atividade da página 105.
·         Gramática: Aposto e vocativo.

Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.
O aposto pode ser classificado em: explicativo, enumerativo, recapitulativo ou resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação, e da oração.

 
 






Estudar aposto e vocativo no site: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/aposto-vocativo.htm> e responder as questões abaixo.
1. No exemplo de período simples: “O Ceará, terra da luz, tem belas praias”, as vírgulas estão separando o que?
A) O aposto.
B) O vocativo.
C) A elipse do verbo.
D) Termos coordenados.

2. Coloque (A) para aposto e (V) para vocativo.
A) (   ) Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, é a mais linda do Brasil.
B) (   Fantásticos e narrativos, os livros são as melhores fontes de entretenimento.
C) (   ) Fala, minha amiga, que fazes nessa quarentena?
D) (   ) Adriana, filha de João, trabalha como modelo.
E) (   ) Estudas tudo quanto deves, ó oitavo ano!
F) (   ) Senhora diretora, esses jovens são inteligentes!

3. O aposto pode ser empregado para:
A) Enumerar ou recapitular; nesse caso, pode vir precedido pelas expressões a saber, por exemplo, isto é, ou ser representado por um pronome indefinido, como tudo, nada, ninguém, qualquer, etc.
B) Marcar uma distribuição, por meio de um e outro, este e aquele, etc.
C) Marcar uma especificação, uma individualização; nesse caso, pode vir ou não preposicionado.
D) Explicar, resumir ou identificar.


·         Produção Textual:
Reportagem: Estudar o gênero no site: <https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/> e fazer a atividade abaixo:


_________________________________________________________________________________

INGLÊS:

·         Atividade de compreensão de texto. Questões sobre o texto da página 61.
1. Observe o título e a estrutura do texto e escolha a opção correta.
A) O texto é um mapa mental.
B) O texto é um infográfico.
C) O texto é uma charge.
D) O texto é um artigo.

2. No texto é possível encontrar:
A) bandeiras, mapas e imagens.
B) charges, figuras e mapas.
C) listas, bandeiras e curiosidades.
D) gráficos, figuras e porcentagens.

3. Qual o principal objetivo do texto?
A)  Apresentar fatos sobre o inglês como língua global.
B) Apresentar algumas expectativas sobre o futuro do inglês.
C) Apresentar os países que falam a língua inglesa.
D) Apresentar curiosidades sobre a língua inglesa.

4. Escolha a afirmativa correta sobre o texto.
A) Cerca de 6,6% da população mundial fala inglês.
B) No mundo todo há cerca de 950 milhões de pessoas que não falam inglês.
C) Há mais de 125 milhões de falantes de inglês como segunda língua na Índia.
D) Quase nenhum nativo fala inglês.

5. Vocabulário.
A) spearkers   (    )
B) percentage   (     )
C) native   (     )
D) foreign   (     )
E) outnumber   (     )
F) belong                      (     )

6. Escreva as frases abaixo na forma abreviada.
Exemplo: I willbewithherbytomorrow.
I ‘llbewithherbytomorrow.
A) Adam and I willstay in a hotel nexttrip.___________________________________
B) Nick and Hilda willstudy Spanish in a year.________________________________
C) I thinkyouwillbe a doctor in the future. ___________________________________
D) Hersonwill take careherwhenshegetsold.________________________________

7. Escrevas as frases da questão 6 em português.
_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA:

Leitura
O que aptidão física?
Aptidão física é a capacidade de realizar atividades do dia a dia com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde; e a outra é relacionada à performance desportiva; ou é a capacidade geral que um indivíduo tem de responder a uma multiplicidade de exigências e situações!
Conceito de força
Howley e Franks (2000) definem força muscular como a capacidade que os músculos têm para exercerem força contrátil máxima contra uma carga, geralmente em uma só repetição.

Atividade proposta

1. O que é sarcopenia?
2. Como a força ajuda a prevenir doenças crônicas?
3. O que significa 1-RM?
4. Como a força favorece as atividades diárias?
5. Por que o aquecimento antes de praticar exercício é necessário?
6. A força reduz o risco de quedas?
_________________________________________________________________________________

ARTES :

JAN VAN EYCK
Foi considerado em seu tempo um revolucionário da pintura. Considerado por muitos historiadores como o primeiro pintor a utilizar a tinta óleo. O seu extraordinário requinte e a exatidão realística nos retratos impressionam até os dias de hoje. As suas obras estão espalhadas pelo continente europeu e algumas delas podem ser encontradas no Museumvoorschonekunsten (Museu de Belas Artes de Gante na Bélgica).
Jan Van EyckOCasal ArnolfiniÓleo sobre tela - 1434

Como você pode observar a técnica do óleo proporcionava ao artista maior detalhamento, uso de tons de pele, luz e sombra, degradê nas cores. 

ATIVIDADE: 
Pesquise pelas obras de Jan Van Eyck e assista ao vídeo que pode ser encontrado no Youtube com título:Casal Arnolfini - o chocante retrato de Jan Van Eyck | TOP100Arte #18 | VEDA 


2 comentários:

  1. Não precisa copiar os textos. Eles servem como pesquisa para as atividades, além do livro. As questões devem ser copiadas e respondidas no caderno. Bons estudos

    ResponderExcluir