ECONOMIA FEUDAL
A economia feudal baseava-se na relação de
servidão, pela qual um nobre (o senhor) concedia terras a camponeses (os
servos), para que trabalhassem nelas mediante uma série de obrigações, como
pagamento de impostos e fornecimento de serviços.
O feudalismo foi estabelecido principalmente porque os governantes
locais membros da aristocracia que possuíam terras precisavam de homens para
defender sua propriedade e combater os invasores. Assim, passaram a doar feudos a
guerreiros nobres em troca de seus serviços. Os feudos incluíam a terra, as
construções que nela existissem e os camponeses que lá morassem e trabalhassem.
CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA FEUDAL
Trabalho camponês nos domínios Feudais. Iluminura de
As ricas horas do duque de Berry. Calendário: mês de março. Elaborado pelos
irmãos Limbourg, 1410, Chateau de Chantilly, França.
A economia feudal,
portanto, não estava voltada à produção de excedentes comercializáveis. O que
mais estimulava a atividade produtiva era o atendimento das necessidades de
subsistência da comunidade e, nesse sentido, a agricultura tinha
papel de destaque.
A nobreza
explorava a população campesina, forçada a produzir para si e para toda a
sociedade. Dessa forma, o excedente destinava-se ao pagamento de tributos.
Quando havia
comércio, acontecia uma espécie de escambo, uma troca de objetos por objetos
(economia natural), pois havia um processo de desmonetarização da
economia européia devido aos constantes saques dos invasores bárbaros.
Isso perdurou por séculos e expressou, em parte, o caráter auto-suficiente da
unidade feudal.
Deve-se levar em
conta que produção envolve meio de produção e trabalho. No caso do modo de
produção feudal, o meio é a terra e o trabalho são os braços de camponeses.
Exatamente por terem o controle do meio de produção, os nobres exploravam a
força de trabalho ao exigir pagamento de inúmeros tributos.
Os tributos
A tributação
era o instrumento básico de drenagem de riquezas da economia feudal. Entre os
tributos mais recorrentes e duradouros na história da Idade Média estão:
·
Corvéia: Trabalho
executado pelos camponeses nas terras do senhor feudal (manso senhorial) por
alguns dias da semana, normalmente três. Toda a produção do manso senhorial
destinava-se ao senhor feudal, o que lhe garantia parte da riqueza produzida
pelos camponeses.
·
Talha: pagamento
pela proteção dada pelo senhor feudal aos camponeses. O tributo era pago com
parte da produção nas terras dos camponeses (manso servil).
·
Banalidade: Pagamento
pela utilização de equipamentos do senhor feudal (fornos, moinhos, etc…). Uma
parte do que era produzido nesses equipamentos precisava ser entregue.
·
Mão-morta: imposto
pago para ter direito a herança da terra, era pago pelo filho mais velho de um
chefe de família quando este morria. O tributo, normalmente, era feito pela
entrega de animais de criação.
·
Capitação: Pagamento
geralmente realizado por habitantes de vila e cidades controladas pelo senhor
feudal. A cobrança era feita por cabeça (per capita), ou seja, por pessoa, na
forma de favores ao senhor feudal, como trabalhos de marcenaria por exemplo.
Iluminura francesa do séc. XV mostrando o trabalho dos servos em torno
ao castelo
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1ª) A estrutura básica da sociedade feudal exprimia uma distribuição de privilégios e obrigações. Caracterize as três ”ordens”, isto é,camadas sociais que compunham essa sociedade.
2ª ) Qual a diferença entre as obrigações de um vassalo e as de um servo na sociedade feudal?
3ª) O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média:
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.
4ª) Partindo do seu conhecimento sobre as obrigações feudais, explique o que era;
a) A corvéia
b) A talha
c) As banalidades
d) Mão- morta
e) Capitação
f) Formariage
5ª) Mediante as várias exigências impostas ao servo, podemos dizer que ele seria o mesmo que um escravo?Justifique a sua resposta.
As atividades deverão ser copiadas e respondidas no seu caderno.
Fontes bibliográficas:
https://www.brasilescola.uol.com.br
GEOGRAFIA
A população segundo os setores de produção:
Existem três setores da economia, primário, secundário e terciário.
· Setor primário: atividades agropecuárias, extrativismo, pesca e silvicultura;
· Setor secundário: atividades industriais e construção civil;
· Setor terciário: atividades comerciais e prestação de serviços.
A distribuição da população
por setor da economia:
A população economicamente ativa (PEA) é o conjunto de pessoas aptas ao trabalho, tanto as que estão trabalhando quanto as que buscam emprego. Quanto maior a quantidade de pessoas nessa situação, maior será a dinâmica econômica do país, já que milhões de pessoas estão disponíveis para trabalhar em algumas atividades dos setores econômicos.
Em 1940, a maioria da PEA brasileira era voltada para o setor primário. Em 2010, a maioria desenvolve atividades no setor terciário. Isso demonstra uma mudança na estrutura e nas relações de trabalho no país. Observe gráfico abaixo.Mulheres e desigualdades no
mercado de trabalho:
Apesar de as mulheres serem a maioria da população brasileira (51,7% do total conforme censo do IBGE em 2010) e terem maior formação escolar que os homens, ainda continuam a receber menos ocupando os mesmos postos de trabalho. Nas últimas décadas, vivenciamos importantes transformações sociais, onde as mulheres passaram a ocupar cargos antes direcionados apenas aos homens.
Esses avanços, embora importantes, não modificaram o preconceito e não significaram a igualdade salarial entre homens e mulheres no país. Grande parte das mulheres acumulam funções no trabalho e em casa, gerando sobrecarga de trabalho.
A diferença salarial entre homens e mulheres vem diminuindo no Brasil devido a maior formação escolar das mulheres, conquista de novos espaços das mulheres na sociedade e o combate às desigualdades de gênero no país.
Mapa representa o percentual de mulheres chefes de família por estado brasileiro.
Avanço na escolaridade das
mulheres:
No Brasil, as mulheres superam os homens nos indicadores educacionais. Possuem maior formação e capacitação para o mercado de trabalho, porém continuam a receber menos que os homens, embora tenha havido melhorias nos últimos anos.
O trabalho infantil no Brasil:
A pirâmide etária do Brasil:
Até 2020, o número de pessoas aptas ao trabalho no Brasil superou o número de crianças e idosos. Esse “bônus demográfico” não será mais possível, pois a população envelhece e o número de nascimentos é menor.
Atividades: copiar e responder
no caderno
01. Defina o que são os setores da economia (3 linhas).
02. Em qual setor a maioria da PEA brasileira trabalha atualmente? Por quê? (3 linhas).
03. Por que as mulheres continuam recebendo salários menores do que os homens? (4 linhas).
04. Quais a importância da independência financeira para as mulheres? (3 linhas).
05. Por que o número de mulheres chefes de família aumentou? (3 linhas).
06. Quais são os efeitos do envelhecimento populacional para o Brasil? (3 linhas).
07. Por que ainda existem desigualdades salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho brasileiro? (4 linhas).
NO LIVRO –
“Expedições Geográficas”:
· Copiar e responder as questões de 1 a 4 da página 77.
PESQUISA DA SEMANA:
· “A lei da empregada doméstica no Brasil”
Dicas:
· Pesquisa em várias fontes;
· Dê sua opinião.
Como fazer:
· 3 laudas;
· Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
· Faça desenhos sobre o assunto.
Sugestões de vídeos complementares sobre o conteúdo:
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=EyxNAL6m6qM
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=L3qZvzTQCP4
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=UPgR_LL0Fz0
Link do vídeo:
Precisa copiar todos esses textos ou só às atividades ja está bom?
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