Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

PORTUGUÊS, ING, ART, EF: 9ºANO - 1ªSEMANA_MAIO

PORTUGUÊS:


·         Interpretação Textual
1. Leia o texto para responder à questão abaixo:

Palavras ao vento
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras, momento
Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento...
Marisa Monte / Moraes Moreira
___________________________________________________________________

O texto é uma música que fez muito sucesso na voz dacantora Cássia Eller.Podemos dizer que o texto tem a finalidade de:
A) defender um ponto de vista.
B) informar.
C) emocionar.
D) anunciar um produto.

2. (SARESP – 2007). LEIA O TEXTO
PASSO A PASSO
— A hidratação deve ser feita antes, durante eapós a caminhada.
— A desidratação causa diminuição de 30% norendimento do praticante.
— Gestantes e pessoas na terceira idade têm detomar mais cuidado com a hidratação.Nesse caso, é essencial levar uma garrafade águapara beber durante a caminhada.
— Não espere ficar com sede para beber água. Asede é o primeiro sinal de desidratação.
— Em até 60 minutos de caminhada, bebersomente água é o suficiente.
— Se a caminhada ultrapassar os 60 minutos, aingestão de bebidas isotônicas ou de água-de-coco érecomendada.
— Nunca faça uma caminhada em jejum. Porserem ricas em fibras e terem carboidratos de baixoíndice glicêmico, as frutas são o alimento maisrecomendado para antes da prática. Deixe o café damanhã, o almoço ou o jantar para depois.
— É preciso tomar cuidado ao ouvir música nocaminho. A distração pode causar acidentes.
­­—Prefira roupas leves e claras para caminhar.Escolha bem a bermuda: alguns trajes causam assadurasnas coxas.
— Evite caminhar em lugares poluídos e debaixode sol forte.
— Em um trekking, um tênis adequado, meiasnovas e uma garrafa de água ou cantil não podem faltar.Chapéu, protetor solar, lanterna, capa de chuva,repelente de insetos e um cajado também sãorecomendáveis.
(Folhaequilíbrio, São Paulo, 9 mar. 2006, p. 8)Fonte: SARESP, 2007.

No texto, o uso de palavras como “trekking”, “tênisadequado”, “gestantes” e “pessoas na terceira idade”indica que o texto sedestina a
A) todos os idosos.
B) todas as gestantes.
C) todos os que adotam a prática de caminhada.
D) todos os que têm problemas cardiovasculares

3. (SAERS). Leia o texto abaixo.

No texto, o uso de palavras como “trekking”, “tênisadequado”, “gestantes” e “pessoas na terceira idade”indica que o texto sedestina a
A) todos os idosos.

B) todas as gestantes.
C) todos os que adotam a prática de caminhada.
D) todos os que têm problemas cardiovasculares

3. (SAERS). Leia o texto abaixo.
  Na última fala, o ponto de interrogação sugere
A) admiração.
B) desprezo.
C) indignação.
D) medo


4. Leia o texto abaixo.
Canais de Redação: Carta
Quando queremos solicitar algo para alguém ouresponder uma solicitação, fazer uma declaração deamor, despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito,escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal,contar novidades para o amigo que mora distante,fazer uma comunicação de um fato... ali está a carta!
Essa forma de produção textual existe desde queo homem necessita de comunicação à distância, oumais precisamente, desde as inscrições rupestres, asquais eram cartas em forma de símbolos. Aqui, noBrasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha,ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando odescobrimento das novas terras.
As cartas ditas “sociais” eram mais comuns antesdo advento da tecnologia. No entanto, com a evoluçãoda informática, hoje, temos o e-mail, veículo deinformação que transporta vários tipos de cartas todosos momentos.
Atualmente, é muito difícil encontrar pessoasque trocam correspondências escritas à mão, aocontrário, falamos de correio eletrônico que nãoprecisa nem mesmo de selo, ou seja, de ser pago. [...].
VILARINHO, Sabrina. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/redacao/carta.htm> Acesso em: 14 mar.2010

No trecho “Quando queremos solicitar algo paraalguém,…” ( . 1), o termo destacado transmite ideia de
A) tempo.
B) modo.
C) lugar.
D) causa.

5. (PROEB). Leia o texto abaixo.
No último quadrinho desse texto, no trecho “Se eu
conseguir tirar ele daqui...”, a palavra destacada
estabelece relação de
A) alternância.
B) conclusão.
C) condição.
D) explicação.


·         Gramática
6. Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:



7. Analise atentamente o poema a seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:
                                                    F o r m a
                                                  R e f o r m a
                                                  D i s f o r m a
                                                 T r a n s f o r m a
                                                   C o n f o r m a
                                                      I n f o r m a
                                                        F o r m a

A) Estamos diante de um poema concreto de autoria de José Lino Grünewald. Qual foi o processo de formação de palavras utilizado para a construção das palavras desse poema?

B) Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais palavras que dele se originaram.

·         Produção Textual:Notícia.
Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
Características da Notícia
As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

·         Texto de cunho informativo
·         Textos descritivos e/ou narrativos
·         Textos relativamente curtos
·         Veiculado nos meios de comunicação
·         Linguagem formal, clara e objetiva
·         Textos com títulos (principal e auxiliar)
·         Textos em terceira pessoa (impessoais)
·         Discurso indireto
·         Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:Título Principal e Título Auxiliar.
A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)


Lide:

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque?Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:
O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.


Corpo da Notícia:

Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.


ATIVIDADE: 
Pesquise em jornais, em revistas ou na internet notícias atuais sobre o Brasil e escreva um resumo dos últimos acontecimentos.

_______________________________________________________________________________

INGLÊS:  Compreensão Textual.

Zach Marks Launches New Web Series “My Grom Life”
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes -suzano/noticia/2015/05/


Watch the new “My Grom Life” web series produced by Grom Social creator Zach Marks on gromsocial.com and MyGromLife YouTube channel beginning January 17th!
Zach Marks was eleven years old when he first got the idea to create a totally unique, safe social networking site “By Kids For Kids”. At age twelve, Zach launched Gromsocial.com with the help of family and friends. The new website was met with an overwhelming worldwide response. Today, Grom Social is a thriving global business, and at sixteen, Zach invites you to take an intimate look into his life journey as chronicled in the new web series, “My Grom Life.”
http://blog.gromsocial.com/Grom-Blog/
1.Uma possível tradução para o título da notícia  seria:
A) Zach Marks lança nova série da Web "My Grom Life".
B) Zach Marks participada nova série da Web "My Grom Life".
C) Zach Marks  compra a  nova série da Web "My Grom Life".
D) Zach Marks mostra  nova série da Web para  "My Grom Life".

2. De acordo com o texto:
A) Zach Marks tinha doze anos quando o pai dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
B) Zach Marks tinha onze anos quando ele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
C) Zach Marks tinha treze anos quando a mãe dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
D) Zach Marks tinha quinze anos quando o tio dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.

3. A "By Kids For Kids":
A) foi a rede social criada pelo pai de  Zach Marks.
B) foi a rede social visitada por Zach Marks aos onze anos.
C) foi a rede social criada por Zach Marks.
D) foi um jogo infantil criado por Zach Marks.

4. De acordo com o texto, aos doze anos:
A) Zach comprou de outros empresários  o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
B) Zach patenteou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
C) Zach vendeu o Gromsocial.com com a ajuda de amigos e seus irmãos.
D) Zach lançou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.

5. A Gromsocial.com:
A) é um negócio global próspero.
B) é um negócio global que não prosperou.
C) é um negócio global vinculado a grandes empresas.
D) é um negócio global que auxilia Zach nos estudos.

6. Hoje, Zach convida você  para:
A) dar uma olhada íntima em sua jornada de vida como crônica na nova série da web, "My Grom Life".
B) a  assistir sua nova série da web, "My Grom Life".
C) a fazer um teste no seu novo invento da web, "My Grom Life".
D) a comprar seu novo invento da web, "My Grom Life" um jogo eletrônico inovador.

_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA: 

Leitura
Os PCAs (Práticas corporais alternativas são coleções de praticas que em geral são pouco trabalhadas em aulas de educação física que tem como objetivo trabalhar o corpo em função da mente. Todas as PCAs apresentam um ponto em comum; controlar a respiração, pois entende-se que é a partir do controle da respiração que o homem é capaz de atingir os estados meditativos da consciência. Meditação, Yoga, Tai-chi-chuan, Pilates, Dança indiana são exemplos de PCAs.

Conheça o Yoga.

Atividade proposta
Tente realizar estes exercícios de Yoga em casa

_________________________________________________________________________________

ARTES:  Cinema: uma arte coletiva

1      Os Profissionais do Cinema:  Breve descrição
O Cinema é uma arte visual, que trabalha basicamente com a união entre som e imagem ou audiovisual.
Com a escrita de imagens por meio da manipulação dois princípios (imagem e som), o cinema conta histórias, transmitindo emoções, sensações e mistérios.
Engana-se quem acha que o cinema é constituído apenas com um único profissional, na verdade, são várias pessoas envolvidas.
O filme “Saneamento Básico”, apesar de ser uma comédia leve, nos mostra isso claramente. Os profissionais do cinema são vários, cada qual com suas atribuições. São elas:

Breve descrição
 Nas aulas passadas, vimos como é feito o roteiro. Nessa aula, vamos aprender quais as principais pessoas para trabalham para que o filme aconteça.
Direção Geral: Nas aulas passadas, falamos sobre o “Argumento”, esse documento é feito pelo diretor geral, pois é ele que tem a visão geral do filme. O Diretor Geral é o elo que une e organiza todas as ideias do filme. É a figura de liderança que se reúne e conversa com todos os outros setores.
Produção: Trabalha sempre junto do diretor, cabe a ele cuidar de arrumar os materiais que o filme irá usar locações (lugares onde as filmagens acontecem), pode gerenciar também o orçamento do filme.
Direção de Fotografia: O diretor de fotografia é aquele que planeja os enquadramentos que vimos nas aulas passadas. Junto da sua equipe de operadores de câmera, ele decide aquilo que é importante que o espectador veja.
Direção de Arte: Cuida das cores do filme, maquiadores e figurinistas fazem parte desse setor. Outras preocupações do diretor de arte estão na iluminação e a paleta de cores de cada cena e do filme como todo.
Sonoplastia ou captação de som: É o profissional que capta desde as falas dos atores até sons e ruídos que são importantes para o filme.
Edição: O editor, como o nome já deixa claro, trabalha com a edição do filme. Quando um filme é gravado, dificilmente ele segue a sequência de quando está acabado, ou seja, as primeiras filmagens podem ser das cenas finais. O editor organiza as filmagens podendo adicionar filtros e encaixar sons como música, por exemplo, nas cenas do filme. Ele trabalha em um escritório popularmente conhecido como “ilha de edição”.
Atores: Profissionais da atuação contratados para dar vida aos personagens do roteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário