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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 28 de maio de 2020

9ºANO - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - AULA 02 (MAIO)


HISTÓRIA: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1

1. Qual foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial?

2. Por quais países era composta a tríplice aliança e a tríplice Entente?

3. De que forma o Brasil participou desta Guerra?

4. Neste combate houve utilização de novas tecnologias bélicas? Comente.

5. Que fato histórico marcou o fim do conflito?

6. A Grâ-Bretanha foi perdendo a supremacia econômica mundial para o rápido crescimento industrial da Alemanha, o que originou uma intensa rivalidade anglo-germânica.

 O texto acima apresenta características de um dos fatores da Primeira Guerra Mundial denominado:

a).Conflitos Imperialistas .

b). Corrida Armamentista.

c).Corrida de Alianças.

d).Políticas de Alianças.

7.Na Política de Alianças dois blocos opostos foram criados: A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança     por meio de:

 a).Acordos econômicos, políticos e militares

 b)Acordos econômicos e políticos

c)Acordos políticos e militares .

d)Acordos econômicos e militares.

8.Quais são os países que faziam parte da Tríplice Aliança?

a).Alemanha, Áustria, Hungria e Itália.

b). Rússia, França e Grã-Bretanha.

c). Alemanha, Rússia, França.

d). Rússia, França e Hungria.

9.Assinale a alternativa correta em relação aos fatores que desencadearam a Primeira Guerra Mundial:

a).Conflitos Imperialista, Políticas de Aliança e Corrida Armamentista.

b). A Belle Époque, os Conflitos Imperialistas e as Políticas de Aliança.

 c). A Paz Armada, o Nacionalismo e a Belle Époque.

d). Políticas de Aliança, Corrida Armamentista e a Paz Armada.

10. (UFPel-2008) "Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

 

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

 

a) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

b) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.

c) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

d) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 2

 

Em seu caderno, construa um mapa mental sobre a Primeira Guerra Mundial. Não esqueça de ter como suporte o livro de História (para as turmas que tem), pesquisas em sites e as vídeo aulas.

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GEOGRAFIA: A UNIÃO EUROPEIA

A União Europeia é um bloco econômico criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, com o objetivo de integrar as economias dos países-membros. Desde sua criação, esse bloco passou por grandes expansões e desafios que o acompanham até hoje.

Com o fim da União Soviética e a unificação da Alemanha, novas rivalidades surgiram entre os países europeus. A Alemanha tornou-se o país mais rico do continente e disputava com a França o poder econômico. Um dos caminhos trilhados para superar tais atritos foi o aprofundamento das relações comerciais.

Em 1992 foi assinado o Tratado de Maastricht, que substituiu o Tratado de Roma. Com isso, os países-membros do bloco intensificaram suas relações econômicas e culturais, dando início ao maior bloco econômico do mundo e a uma das maiores áreas de livre circulação de bens, mercadorias e pessoas.

Desde 2004, ingressaram na UE muitos países do Leste europeu que pertenciam à zona de influência da antiga União Soviética, como é o caso da Polônia, Bulgária e da Romênia. Apesar de haver candidatos a entrar no bloco, o Reino Unido fez um plebiscito para sair, o que reflete as contradições da UE.

 

·         Objetivos da União Europeia:

 

1 - Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos;

2 - Garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas;

3 - Favorecer o desenvolvimento sustentável, assente num crescimento econômico equilibrado e na estabilidade dos preços, uma economia de mercado altamente competitiva, com pleno emprego e progresso social, e a proteção do ambiente;

4 - Lutar contra a exclusão social e a discriminação;

5 - Promover o progresso científico e tecnológico;

6 - Reforçar a coesão econômica, social e territorial e a solidariedade entre os países da UE;

7 - Respeitar a grande diversidade cultural e linguística da UE;

8 - Estabelecer uma união econômica e monetária cuja moeda é o euro.

 

Tais objetivos norteiam as políticas praticadas pelos países-membros.

 

·         A criação e implantação do Euro como moeda única:

 

Um dos objetivos da União Europeia é a criação de uma moeda comum, o euro. Em 1999, o euro passa a ser adotado em alguns países do bloco, ganhando maior adesão da maioria dos países-membros em 2004. O euro é uma das moedas mais valorizadas do mundo e representa a tentativa de unificação monetária do bloco.

Assim, parte da UE tornou-se uma união econômica e monetária, a chamada “Zona do Euro”. Em 2018, 19 países do bloco faziam parte dessa união monetária: dos nove que não adotaram o euro, dois não aceitaram abrir mão de suas moedas nacionais e os sete restantes não tinham preenchido os requisitos necessários para a adoção do euro, exigidos pelo bloco.

 

A importância do euro para esses países está na/no:

1 – Diminuição do câmbio monetário nas trocas comerciais: uso da mesma moeda por países diferentes facilita as trocas comerciais e diminui as desvantagens de uma possível desvalorização cambial;

2 – Uso de uma moeda forte e valorizada diante do dólar dos EUA: valorização das mercadorias produzidas pelos países do bloco e vantagens nas exportações;

3 – Maior integração econômica: possibilidade do uso da mesma moeda em trocas comerciais.

 

Entretanto, há países da UE que não adotam o euro pelas seguintes razões:

1 – Dependência em relação ao Banco Central Europeu: pouca liberdade dos países em adotar medidas econômicas de valorização ou desvalorização da moeda;

2 – Impossibilidade de produção de moeda própria conforme a demanda: a produção está centralizada e controlada pelo Banco Central Europeu;

3 – Dificuldade de competição perante os países mais ricos do bloco: há países como Romênia que não possuem economia forte e a entrada de produtos de países mais ricos em seu mercado enfraquece sua indústria;

4 – Valor do euro em relação à sua moeda de origem (ex.: Suécia): apesar do euro ser uma das moedas mais valorizadas do mundo, há países europeus com moeda própria mais forte.


O mapa acima traz um breve resumo do que falamos. Observe a legenda à direita. Preste atenção: o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia.

 

·         O Acordo de Schengen:

 

Nem todos os países da Europa são membros da União Europeia, mas o bloco estabelece relações comerciais com a grande maioria. Por isso, foi criado o “Espaço Schengen”, que consiste em países europeus que possuem forte relação com a UE, principalmente nas trocas comerciais. Com isso, cidadãos de países que não fazem parte da UE mas assinaram o Acordo de Schengen, podem entrar livremente nos países do bloco. Como exemplo, temos a Suíça, Noruega, dentre outros (observar mapa abaixo).



Benefícios do Espaço Schengen para os países integrantes:

1 – Facilita a circulação de pessoas entre os países-membros e não membros da UE: não há necessidade de visto ou passaporte para adentrar nos países-membros;

2 – Dispensa o uso de visto para alguns países não membros da UE: facilita o turismo;

3 – Amplia as relações econômicas: ao facilitar a livre circulação de pessoas, possibilita ampliação das trocas comerciais, de bens e serviços entre os países;

4 – As fronteiras são teoricamente “abolidas”: diferentemente de fronteiras tradicionais, como as dos EUA com o México, as fronteiras não possuem obstáculos para a circulação de cidadãos oriundos de países que assinaram o Acordo de Schengen.

 

Para saber mais:

Assistir ao vídeo: “O que é o espaço Schengen”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=2J4wh2jO8aE

 

·         Os maiores desafios da União Europeia:

 

Apesar da forte integração econômica e cultural entre os países-membros da UE, alguns setores da sociedade possuem críticas ao bloco.

 

Dentre as críticas, podemos destacar:

1 – Crise migratória dos refugiados;

2 – BREXIT: saída do Reino Unido da União Europeia;

3 – Economia e endividamento dos países;

4 – Terrorismo.

 

1 – Crise migratória dos refugiados: divergências sobre as políticas migratórias para pessoas de países não-membros, principalmente oriundos da África e do Oriente Médio. Milhões de imigrantes chegaram aos países da UE nos últimos anos, ampliando conflitos entre grupos conservadores e os imigrantes.

2 - BREXIT: saída do Reino Unido da União Europeia: já consolidada, a saída do Reino Unido representou, dentre outras coisas, uma crítica ao bloco, já que expressa descontentamento.

3 - Economia e endividamento dos países: com o envelhecimento populacional, aumenta a quantidade de pessoas dependentes da seguridade social (aposentadoria e outros benefícios). Com isso, o Estado aumenta sua dívida e compromete seus investimentos. A União Europeia exige de cada país-membro comprometimento para manter a dívida sob controle.

4 – Terrorismo: muitos ataques terroristas tiveram a Europa como alvo nas últimas décadas. Uma das críticas ao bloco seria a facilidade de acesso aos países-membros.

 

Atividades: copiar e responder no caderno:

01. O que você entendeu sobre a União Europeia? Elabora um texto de uma lauda explicando:

·         O que é esse bloco?

·         Qual sua importância para a economia dos países da Europa?

·         Qual a importância do uso da moeda comum (euro)?

02. O que é a “Zona do Euro”? (3 linhas).

03. Que fatores estão relacionados com o recente sentimento de descrédito da população em relação à UE? (4 linhas).

04. Quais são os maiores desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade? (4 linhas).

05. Cite os principais benefícios do Espaço Schengen. (4 linhas).

06. Quais são as vantagens do uso do euro? (3 linhas).

07. Por que alguns países da UE não adotaram o euro? (4 linhas).

08. Cite e explique com suas palavras os principais objetivos da União Europeia. (6 linhas).

 

PESQUISA DO MÊS:

 

·         O que é o BREXIT?

Nessa pesquisa, você vai explicar as seguintes perguntas:

Quais são as motivações do BREXIT?

O que ocorreu com a saída do Reino Unido da União Europeia?

Quais são as consequências do BREXIT?

 

Pesquisar em fontes variadas e dê sua opinião. 4 laudas, folha de caderno.

 

Sugestões de vídeos sobre o conteúdo:

 


·         “Geografia – União Europeia”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=5J7oLgjyaVA

·         “O que é União Europeia? | Geografia | Descomplica”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=OrhYIZb5mt0

·         “União Europeia – Brasil Escola”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SwkC4-skNDM

·         BRexit – Nerdologia

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SwkC4-skNDM

·         “Brexit: O que muda no Reino Unido depois da saída da União Europeia”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=B89CHy4Hj6o

·         “Entenda quem ganha e quem perde com a saída do Reino Unido da UE”

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=gjcsoWzKlwo

·         “Entenda a crise na União Europeia”:

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=_NmFVW9QL7g

·         “A maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial” – ONU Brasil

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=KFkfmCjzP_M

 

Sugestão de site de consulta:

 

·         “Site oficial da União Europeia em português”:

Link do site:

https://europa.eu/european-union/index_pt



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