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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 28 de maio de 2020

8ºANO - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - AULA 02 (MAIO)



HISTÓRIA

Revolução Puritana e Guerra Civil (1640 -649)

  A guerra civil entre a burguesia puritana e a coroa ficou mais intensa quando,em 1642,Oliver Cromwell convocou a base da pequena burguesia e de camponeses para formar o Novo Exército Modelo (New Model Army).

  Nessa base, destacaram-se os Diggers e Levellers,que se caracterizaram por sua radicalidade política em assuntos como reforma  agrária (Diggers) e igualdade  de direitos entre todos os cidadãos(Levellers).Com  o novo Exército Modelo,Cromwell conseguiu esmagar as forças da Coroa .Em 1649,a ala radical burguesa exigiu a decapitação de Carlos I,que ocorreu no dia 31 de janeiro .Para saber mais sobre esse momento de disputas  políticas.

“República” de Oliver Cromwell (1649-1658)

  Em 19 de maio de 1649 foi proclamada a República, e Cromwell recebeu do Parlamento o título de Lord Protector (Lorde Protetor da República). Muitas transformações políticas operadas por Cromwell beneficiaram a burguesia que foi por ele liderada na Guerra Civil. Uma dessas transformações foi possibilitada pelos chamados Atos de Navegação, aprovados em 1650, que restringiam o transporte de produtos ingleses apenas aos navios da própria Inglaterra.

  No entanto, a exemplo dos monarcas autoritários que havia combatido, Cromwell acabou por se voltar contra o Parlamento. Em 1653, ele o dissolveu com o auxilio do Exército burguês e institui uma ditadura aberta, que teve como característica principal a execução das lideranças que o ajudaram a formar esse mesmo exército.

   Um tempo mais tarde ,em 1657,Cromwell propôs um novo acordo com os parlamentares e reabilitou o Parlamento inglês. Todavia, antes que esse acordo pudesse vigorar. Cromwell faleceu (1658). Em seu lugar, assumiu seu filho, Richard Cromwell, que não tinha o mesmo prestigio que o pai, sobretudo frente às classes mais radicais da burguesia. Temendo um levante popular e uma nova guerra civil, o Parlamento fez uma manobra arriscada convocou Carlos II, filho do rei decapitado, para assumir o trono e restaurar a dinastia dos Stuart.

 

ATIVIDADES

 

Leia com atenção os textos do capítulo do seu livro de história- Unidade 2; Páginas 22 a 26;

Atividade:

Livro de História páginas 28 e 29;

As atividades devem ser realizadas com perguntas e respostas no seu caderno.

Fonte bibliográfica; https://m.históriadomundo.com.br

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GEOGRAFIA

A origem humana sempre despertou interesse nas áreas de filosofia, ciência e religião. No entanto, entender onde surgiu o homem e como ocupou os continentes é uma questão difícil e marcada por controvérsias.

Atualmente, a hipótese científica mais aceita é de que a espécie humana moderna (Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos e de lá se dispersou para outras regiões em várias ondas migratórias. 

 Sabe-se ainda que nossos ancestrais se deslocavam no espaço terrestre em busca de alimentos para assegurara sua sobrevivência.

Para falar de dispersões humanas em tempos recentes, precisamos entender primeiro os conceitos básicos acerca das migrações.

 

Imagem 1: Nossa espécie teria começado a se dispersar há cerca de 120 mil anos.

Fonte: HEREDIA, I. (2019)

 

Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano. O homem que migra o faz por alguma razão. Existem os fatores de ordem material, ou seja, a busca por melhores condições de vida; os de ordem social e cultural, como conflitos socais, tanto de natureza religiosa como política; e os fatores de ordem econômica, usando o migrante sai em busca de melhores qualidades de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas.

Migrações internacionais ocorrem quando um indivíduo deixa seu país de forma voluntária para morar permanentemente em outro país.

Migrações internas, por sua vez, ocorrem quando há deslocamentos espaciais voluntários da população dentro de um mesmo país.

Emigrantes são aqueles indivíduos que saem de seu país para viver em outros.

Imigrantes são os indivíduos que chegam a certo país vindos de outros países.

Refugiados são pessoas que se veem obrigadas a deixar seu país de origem por medo de serem perseguidas, maltratadas ou assassinadas por motivos étnicos, religiosos, ideológicos ou políticos.

Algumas grandes dispersões humanas

Século XV ao XVIII

Ocorreu como consequência da expansão marítimo-comercial europeia, ou seja, as Grandes Navegações. Portugueses, espanhóis, ingleses e franceses se lançaram à travessia pelos oceanos, incorporando ao mundo europeu territórios da América, da Ásia e do sul da África.

Também foi nesta época em que ocorreram migrações forçadas dos negros africanos, trazidos para as Américas como mão de obra escrava.

Séculos XIX e XX

 Houve três períodos migratórios importantes durante estes séculos. O primeiro período foi durante o século XIX até a primeira metade do século XX, quando milhões de europeus migraram para o continente americano em busca de melhores condições de vida. O segundo período ocorreu da Primeira Guerra Mundial até a década de 1960, quando muitos europeus migraram dentro da própria Europa e em direção a outros países devido a perseguições de governos autoritários e ditatoriais, e em busca de melhores condições de vida. O terceiro período iniciou-se nos anos de 1960 e dura até os dias atuais. Nesse período, a globalização, que unificou o mundo e permitiu maior rapidez nos meios de transportes, contribuiu para que as migrações se acentuassem.

Refugiados no mundo atual

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR – estima que há mais de 70 milhões de pessoas no mundo hoje que foram forçadas a deixar suas regiões de origem por motivos de guerra, perseguição, violência e violação aos direitos humanos.

Cerca de 57% dos refugiados do mundo vêm apenas de três países: Síria, Afeganistão e Sudão do Sul. Os três países que mais acolhem refugiados são a Turquia, o Paquistão e a Uganda. Juntos, eles já receberam mais de 6,3 milhões de pessoas.

Aqui na América Latina, a situação da Venezuela é aterradora. A crise de refugiados e migrantes venezuelanos é considerada pelo Acnur como a segunda maior do mundo ficando atrás apenas da Síria. Mais de 4,5 milhões de venezuelanos fugiram da crise devastadora em seu país, dos quais 1,5 milhão encontraram refúgio na vizinha Colômbia, de longe o principal destino, seguida pelo Peru (860.000), Chile (371.000) e Equador (330.000). Diante deste atual quadro, estudiosos apontam que a América Latina está experimentando o maior fluxo imigratório forçado de sua história. 

 

Imagem 2: Refugiados venezuelanos procuram trabalho em Roraima, em outubro de 2017.

Fonte: Reuters/UNODC.

 

ATENÇÃO!

- No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 5 e 6 (da página 46 à página 65).

- Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Tipos de migração” (https://www.youtube.com/watch?v=f_qfUtDeoDg)

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Conheça a história da brasileira que ajuda refugiados pelo mundo.”

(https://www.youtube.com/watch?v=97ib3_MyaDc)

 

No Google, procure o texto com o título: “Migrações” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/migracoes.htm)

 

No Google, procure o texto com o título: “Refugiado” (https://www.infoescola.com/sociologia/refugiado/)

 

No Google, procure o texto com o título: “Venezuela tem segunda maior crise de refugiados após a Síria”

(https://news.un.org/pt/story/2019/10/1692471)

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. A migração pode ser definida como:

a) A entrada de migrantes em um determinado país.

b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.

c) O deslocamento populacional pelo território de um país.

d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.

e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.

 

2. Quando um indivíduo sai de um país em busca de melhores condições de vida, ele recebe o nome de:

a) emigrante.

b) forasteiro.

c) imigrante.

d) peregrino.

e) gringo.

 

3. As migrações realizadas dentro de um país são classificadas como:

a) Migrações internacionais.

b) Migrações pendulares.

c) Migrações internas.

d) Migrações espontâneas.

e) Migrações definitivas.

 

4. Tudo começou na África onde cerca de 200 mil anos atrás os primeiros seres humanos modernos surgiram. Antes de tudo, o homem era nômade (é o ser humano que não mora em lugar fixo) e isso mudou quando ele percebeu que podia replantar sua comida (sementes das frutas) sem precisar viajar para se manter, e assim surgiu a agricultura. Mas o fato é que o ser humano nunca parou de migrar ao longo da história.

Diante disso, pode-se afirmar que a principal causa da migração no mundo e no Brasil tem sido de origem:

a) Geográfica.

b) Econômica.

c) Cultural.

d) Política.

e) Étnica.

 

5. Leia atentamente o texto abaixo:

O número total de refugiados por causa da guerra civil na Síria chegou a 2 milhões, informa nesta terça-feira [03.09.2013] o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur. De acordo com um informe da agência, não há previsão de melhora na situação, que já dura dois anos e meio. Ainda de acordo com o Acnur, o número de refugiados representa um salto de quase 1,8 milhão em 12 meses. Há exato um ano, o número de sírios registrados como refugiados ou aguardando registro era de 230 mil.

(http://g1.globo.com. Adaptado.)

Considerando as diversas causas que determinam a natureza dos fluxos demográficos, o termo que melhor qualifica o tipo de migração retratado no texto é migração:

a) sazonal.

b) espontânea.

c) forçada.

d) pendular.

e) de retorno.

 

6. Caracterize as grandes dispersões humanas ocorridas nos seguintes períodos:

a) Séculos XV ao XVIII.

b) Séculos XIX e XX.

c) Refugiados no século XXI. 

 

7. Comente sobre a atual crise de refugiados venezuelanos.

 

 

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!








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