PORTUGUÊS
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Interpretação Textual
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
O cabo e o soldado
Um cabo e um soldado
de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em
círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava. Não conseguindo
ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da
vítima.
Todos olharam e logo
o deixaram passar. Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um
burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao
soldado:
— Ora essa, o
parente é seu.
Revista
Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.
1. No texto, o traço de humor está no fato de:
A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
C) todos terem olhado para o cabo.
D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.
(SAEMU – CE). Leia o texto abaixo e responda às
questões 2 e 3.
As Amazônias.
(Saldanha,P.)
Esse tapete de
florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais
da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não se cansa de
admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim:
água e céu.
É mata que não tem
mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortadas pelo Amazonas, o
maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que
não acaba mais.
2. No texto, o uso da expressão “água que não acaba
mais”, revela:
A) Admiração pelo tamanho do rio.
B) Ambição pela riqueza da região.
C) Medo da violência das águas.
D) Surpresa pela localização do rio.
3. No trecho “Quem viaja pela região”, a palavra
região se refere a(ao):
A) Universo.
B) Todo o planeta.
C) Rios brasileiros.
D) Floresta Amazônica.
(SAEGO). Leia o texto abaixo.
4. No segundo quadrinho desse
texto, no trecho “Mas
para abrir um negócio é preciso
planejamento,capital, visão empresarial e um monte de...”, as reticências foram
usadas para
A) apresentar a continuação da
fala do pai.
B) indicar que o pai ficou
desconfiado.
C) marcar que o pai foi interrompido.
D) mostrar a dúvida do pai sobre
a pergunta.
- Gramática e Produção Textual
CONOTAÇÃO E
DENOTAÇÃO
A Conotação e a
Denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico. O
signo linguístico é composto de um significante (letras e sons) e um
significado (conceito, ideia).
Sentido
Conotativo e Sentido Denotativo
Sentido
conotativo é a
linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou
expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado
na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga
de sensações e sentimentos.
Sentido
denotativo é a
linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal,
original, real, objetivo.
1. Aquele homem é um cachorro.
(linguagem conotativa, sentido figurado)
2. O cachorro da vizinha fugiu essa
manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nesse exemplo,
podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes:
conotativo e denotativo.
Na primeira frase o
termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem
conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o
termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original
da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo
é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, o primeira
acepção da palavra.
Contudo, depois da
acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que
indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.
Segundo o dicionário
online de português (dicio.com.br), a palavra cachorro significa:
"Significado
de Cachorro
s.m. Cão novo.
Cria da loba, da
leoa e de outros animais parecidos com o cão.
Bras. Qualquer cão.
Construção. Peça
saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.
Escora de navio em
estaleiro.
Fig. Pop. Homem
desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha."
Exercício
5. (Enem 2005) O termo (ou
expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo,
ocorre em
. (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre ema) “(....)É de laço e de nóDe gibeira o jilóDessa vida, cumprida a sol (....)”(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)b) “Protegendo os inocentesé que Deus, sábio demais,põe cenários diferentesnas impressões digitais.”(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)
d)
e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”
- Produção Textual
De acordo com o conteúdo visto na semana passada
sobre o gênero textual notícia,elabore a sua própria notícia sobre a Pandemia
do COVID-19. Não esqueça de seguir a estrutura e as características estudadas.
(mínimo 15 linhas)
INGLÊS
REFLEXIVE PRONOUNS (Pronomes
Reflexivos)
Os
pronomes reflexivos são utilizados para representar quando uma ação reflete
sobre o próprio sujeito. Eles são marcados pelo uso da terminação ‘self’,
quando estiver no singular, ou ‘selves’, quando o sujeito estiver no plural.
Portanto, estes pronomes fazem concordância de número com o sujeito. Por se
tratar de ação reflexiva, os pronomes reflexivos aparecem logo após o verbo nas
frases.
Justamente por
concordarem com o sujeito, cada pronome pessoal (personal pronoun) possui um
pronome reflexivo próprio. Conheça quais são eles a seguir.
Pronomes pessoais
(personal pronouns) |
Pronomes reflexivos
(reflexive pronouns) |
Tradução
|
I
|
Myself
|
-me, a mim mesmo(a)
|
You
|
Yourself
|
-te, -se, a ti, a você mesmo(a)
|
He
|
Himself
|
-se, a si, a ele mesmo
|
She
|
Herself
|
-se, a si, a ela mesma
|
It
|
Itself
|
-se, a si mesmo(a)
|
We
|
Ourselves
|
-nos, a nós mesmos(as)
|
You
|
Yourselves
|
-se, a vocês mesmos(as)
|
They
|
Themselves
|
-se, a eles mesmos, a elas mesmas
|
Agora acompanhe alguns exemplos.
Perceba o verbo sublinhado e a posição do pronome reflexivo.
She loves herself. (Ela
ama-se. ou Ela se ama. ou Ela ama a si mesma.)
They hurt themselves in
the kitchen yesterday. (Eles/Elas cortaram-se na cozinha ontem. ou
Eles/Elas se cortaram na cozinha ontem.)
He took care of himself during
the trip. (Ele cuidou-se durante a viagem. ou Ele se cuidou durante a
viagem.)
Além disso, há outros usos e
particularidades dos pronomes reflexivos. Acompanhe a seguir.
São utilizados depois da
preposição ‘by’ para indicar que é ação realizada sem ajuda, sozinho/sozinha. Ex.:
- She traveled to Europe by herself. (Ela viajou para a Europa sozinha.)
- They rebuilt the house by themselves. (Eles reconstruíram a casa sozinhos (sem ajuda).)
Usados para dar ênfase para quem fez a ação. Ex.:
- Barack Obama himself opened the show. (O próprio Barack Obama abriu o show.)
- Shakira herself wrote the song. (A própria Shakira escreveu a música.)
Os pronomes reflexivos não podem ser usados após preposições
que indicam lugar, posição. Ex.:
- She left the bag beside her. (Ela deixou a sacola ao lado dela.)
Também não podem ser utilizados
após a preposição ‘with’ (‘com’), quando significar ‘acompanhado(a)
de’. Ex.:
- They had three classmates with
them at the party. (Eles tinham três colegas com eles na festa.)
EXERCÍCIO
1.
Complete com os pronomes reflexivos adequados.
A) They should believe in
______________ and work hard.
B) She applied ____________ to
the job of teaching kids.
C) We bougth ______________
something to eat.
D) I wrote the speech
____________.
2. Passe
as frases acima (da questão 1) para o português.
3.
Pesquise e escreva 10 frases que contenham os pronomes reflexivos. Depois,
passe-as para o português.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tai Chi Chuan
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa
interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais
milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que
envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional
Chinesa.
O termo Tai Chi Chuan pode ser
traduzido como "técnica de combate à mão da suprema cumeeira" ou
"boxe da suprema cumeeira".
Tai significa “o maior”, “o
mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa,
literalmente, a parte mais alta do telhado - “cumeeira” e Chuan significa
Punho, simbolizando “soco”, “luta a mãos livres” (desarmadas), “boxe”.
Existem muitas formas de tai
chi, com as mãos livres ou com armas, como espada, leque ou sabre. O estilo
mais antigo é o Estilo Chen e entre os mais populares estão os
estilos Yang e Pai Lin.
Produção, trabalho e pesquisa.
1. Quais são os princípios do Tai Chi Chuan?
2. Quais são os estilos do Tai Chi Chuan?
Destaque algum?
3. Quais são os benefícios do Tai Chi Chuan?
4. Qual a diferença entre Yoga e Tai Chi Chuan?
Vivência
Tente realizar os movimentos do Tai Chi Chuan em
casa.
ARTES
Assistir o
vídeo:Resolução da Atividade sobre a fotografia.
eita Deus
ResponderExcluirOas ideia do Rafael
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