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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 28 de maio de 2020

9ºANO - PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, ED FÍSICA - AULA 02 (MAIO)



PORTUGUÊS
·         Interpretação Textual

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

O cabo e o soldado
Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava. Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
— Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar. Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
— Ora essa, o parente é seu.
Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.
1. No texto, o traço de humor está no fato de:
A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
C) todos terem olhado para o cabo.
D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.

(SAEMU – CE). Leia o texto abaixo e responda às questões 2 e 3.

As Amazônias.

(Saldanha,P.)
Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não se cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortadas pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.

2. No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais”, revela:
A) Admiração pelo tamanho do rio.
B) Ambição pela riqueza da região.
C) Medo da violência das águas.
D) Surpresa pela localização do rio.

3. No trecho “Quem viaja pela região”, a palavra região se refere a(ao):
A) Universo.
B) Todo o planeta.
C) Rios brasileiros.
D) Floresta Amazônica.

(SAEGO). Leia o texto abaixo.
4. No segundo quadrinho desse texto, no trecho “Mas
para abrir um negócio é preciso planejamento,capital, visão empresarial e um monte de...”, as reticências foram usadas para
A) apresentar a continuação da fala do pai.
B) indicar que o pai ficou desconfiado.
C) marcar que o pai foi interrompido.
D) mostrar a dúvida do pai sobre a pergunta.

  • Gramática e Produção Textual

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

A Conotação e a Denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico. O signo linguístico é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).

Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.
Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.
1.    Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
2.    O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nesse exemplo, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.
Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, o primeira acepção da palavra.
Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.
Segundo o dicionário online de português (dicio.com.br), a palavra cachorro significa:
"Significado de Cachorro
s.m. Cão novo.
Cria da loba, da leoa e de outros animais parecidos com o cão.
Bras. Qualquer cão.
Construção. Peça saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.
Escora de navio em estaleiro.
Fig. Pop. Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha."

Exercício
5. (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em
. (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre ema) “(....)É de laço e de nóDe gibeira o jilóDessa vida, cumprida a sol (....)”(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)b) “Protegendo os inocentesé que Deus, sábio demais,põe cenários diferentesnas impressões digitais.”(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.) 
d)

e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”


  • Produção Textual

De acordo com o conteúdo visto na semana passada sobre o gênero textual notícia,elabore a sua própria notícia sobre a Pandemia do COVID-19. Não esqueça de seguir a estrutura e as características estudadas. (mínimo 15 linhas)

INGLÊS

REFLEXIVE PRONOUNS (Pronomes Reflexivos)
            Os pronomes reflexivos são utilizados para representar quando uma ação reflete sobre o próprio sujeito. Eles são marcados pelo uso da terminação ‘self’, quando estiver no singular, ou ‘selves’, quando o sujeito estiver no plural. Portanto, estes pronomes fazem concordância de número com o sujeito. Por se tratar de ação reflexiva, os pronomes reflexivos aparecem logo após o verbo nas frases.

Justamente por concordarem com o sujeito, cada pronome pessoal (personal pronoun) possui um pronome reflexivo próprio. Conheça quais são eles a seguir.                                                                               
Pronomes pessoais
(personal pronouns)
Pronomes reflexivos 
(reflexive pronouns)
Tradução
I
Myself
-me, a mim mesmo(a)
You
Yourself
-te, -se, a ti, a você mesmo(a)
He
Himself
-se, a si, a ele mesmo
She
Herself
-se, a si, a ela mesma
It
Itself
-se, a si mesmo(a)
We
Ourselves
-nos, a nós mesmos(as)
You
Yourselves
-se, a vocês mesmos(as)
They
Themselves
-se, a eles mesmos, a elas mesmas

Agora acompanhe alguns exemplos. Perceba o verbo sublinhado e a posição do pronome reflexivo.
She loves herself. (Ela ama-se. ou Ela se ama. ou Ela ama a si mesma.)
They hurt themselves in the kitchen yesterday. (Eles/Elas cortaram-se na cozinha ontem. ou Eles/Elas se cortaram na cozinha ontem.)
He took care of himself during the trip. (Ele cuidou-se durante a viagem. ou Ele se cuidou durante a viagem.)
Além disso, há outros usos e particularidades dos pronomes reflexivos. Acompanhe a seguir.
São utilizados depois da preposição ‘by’ para indicar que é ação realizada sem ajuda, sozinho/sozinha. Ex.:
  • She traveled to Europe by herself. (Ela viajou para a Europa sozinha.)
  • They rebuilt the house by themselves. (Eles reconstruíram a casa sozinhos (sem ajuda).)
Usados para dar ênfase para quem fez a ação. Ex.:
  • Barack Obama himself opened the show. (O próprio Barack Obama abriu o show.)
  • Shakira herself wrote the song. (A própria Shakira escreveu a música.)
Os pronomes reflexivos não podem ser usados após preposições que indicam lugar, posição. Ex.:
  • She left the bag beside her. (Ela deixou a sacola ao lado dela.)
Também não podem ser utilizados após a preposição ‘with’ (‘com’), quando significar ‘acompanhado(a) de’. Ex.:
  • They had three classmates with them at the party. (Eles tinham três colegas com eles na festa.)

EXERCÍCIO
1. Complete com os pronomes reflexivos adequados.
A) They should believe in ______________ and work hard.
B) She applied ____________ to the job of teaching kids.
C) We bougth ______________ something to eat.
D) I wrote the speech ____________.

2. Passe as frases acima (da questão 1) para o português.
3. Pesquise e escreva 10 frases que contenham os pronomes reflexivos. Depois, passe-as para o português.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Tai Chi Chuan 
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.
O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como "técnica de combate à mão da suprema cumeeira" ou "boxe da suprema cumeeira".
Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa, literalmente, a parte mais alta do telhado - “cumeeira” e Chuan significa Punho, simbolizando “soco”, “luta a mãos livres” (desarmadas), “boxe”.
Existem muitas formas de tai chi, com as mãos livres ou com armas, como espada, leque ou sabre. O estilo mais antigo é o Estilo Chen e entre os mais populares estão os estilos Yang e Pai Lin.

Produção, trabalho e pesquisa.
1. Quais são os princípios do Tai Chi Chuan?
2. Quais são os estilos do Tai Chi Chuan? Destaque algum?
3. Quais são os benefícios do Tai Chi Chuan?
4. Qual a diferença entre Yoga e Tai Chi Chuan?

Vivência
Tente realizar os movimentos do Tai Chi Chuan em casa.


ARTES

Assistir o vídeo:Resolução da Atividade sobre a fotografia.


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