Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: 9ºANO - 1ªSEMANA_MAIO


CIÊNCIAS:  ATENÇÃO ( CONTEÚDOS PARA AS TURMAS DE 9ºA E 9ºB)


Conteúdo: Fixismo e as primeiras ideias sobre o transformismo
è Lamarckismo
è Darwinismo

Assista ao vídeo a seguir com a Profª Meyre


Atividades- p. 51; p. 60


_________________________________________________________________________________

CIÊNCIAS:  ATENÇÃO ( CONTEÚDOS PARA AS TURMAS DE 9ºC E 9ºD)


Como já estudado em anos anteriores, os primeiros seres vivos eram unicelulares. Durante muito tempo, esses seres foram os únicos a habitar os mares da Terra.
Atualmente, porém, há uma diversidade enorme de organismos: bactérias, fungos, algas, plantas e animais, incluindo os seres humanos, que ocupam os mais diferentes ambientes do planeta.
Então, como explicar a existência de tantos seres vivos diferentes?
Muitos pensadores e cientistas tentaram responder a essa questão ao longo da história. Na Antiguidade, por exemplo, defendia-se que as espécies eram fixas e imutáveis. Elas haviam sido criadas por uma entidade superior da forma como se apresentavam. Essa ideia ficou conhecida como fixismo. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), filósofo grego, grande pesquisador da natureza, era defensor desse princípio.
A partir do século XVIII, no entanto, o fixismo começou a ser questionado. A ideia de que os seres vivos não eram fixos, mas se modificavam com o tempo ficou conhecida como transformismo.
Lamarckismo
O naturalista francês Jean-Baptiste Pierre Antonie de Monet (1744-1829), Cavaleiro de Lamarck, também apoiava a ideia de que a diversidade dos seres vivos se deu por meio da transformação progressiva dos organismos ocasionada por causas naturais.
Podemos apontar quatro ideias principais (ou leis) da teoria de Lamarck:
1 – A tendência para o aumento da complexidade. De acordo com essa ideia, organismos mais simples originados a partir da matéria inanimada progrediam a um estágio maior de complexidade, sendo que cada organismo apresentava um limite particular de complexidade que poderia ser alcançado.
2 – O surgimento de órgãos em função de necessidades. Essa ideia explicava que as circunstâncias externas, aliadas à tendência natural ao aumento de complexidade, determinavam o desenvolvimento e a conservação dos órgãos.
3 – O desenvolvimento ou a atrofia de órgãos. Essa ideia ficou conhecida como a lei do uso ou desuso, e explicava que o desenvolvimento dos órgãos e sua força de ação são proporcionais ao seu emprego. Quanto mais se usasse determinado órgão, mais ele se desenvolveria, ao passo que o desuso de determinada estrutura levaria à sua atrofia e, dependendo da situação, ao seu completo desaparecimento.
4 – A herança do adquirido. Essa ideia ficou conhecida como a lei da transmissão dos caracteres adquiridos. Segundo ela, tudo que foi adquirido durante a vida de um organismo era conservado e transmitido aos novos descendentes.


Darwinismo
Dois pesquisadores contribuíram para a elaboração da teoria que ficou conhecida como darwinismo: Darwin e Wallace.
Os dois, de forma independente, chegaram às mesmas conclusões sobre a evolução biológica e foram decisivos para o entendimento da existência da diversidade de seres vivos.
Darwin
Charles Robert Darwin (1809-1882), naturalista britânico, aos 22 anos de idade embarcou no navio HMS Beagle, a bordo do qual, entre os anos de 1831 e 1836, faria uma viagem ao redor do mundo.
Durante a viagem, o navio fez várias paradas. Em cada uma delas, Darwin pode explorar aregião e fazer várias observações e coletas, que foram registradas em seu diário de bordo. Ele começou a contestar o fixismo, rascunhando algumas ideias que seriam a base de sua teoriasobre evolução.
Wallace
Alfred Wallace (1823-1913), naturalista britânico, também empreendeu longas viagens, nas quais fez várias observações que o levaram a refletir, entre outros assuntos, sobre a diversidade dos seres vivos.
Entre os anos de 1848 e 1852, fez uma viagem à Amazônia. De 1854 a 1862, Wallace viajou pelo arquipélago malaio. Nesse período, escreveuSobre a tendência das variedades de se afastar indefinidamente do tipo original (On the Tendency of Varieties to Depart Indefinitely from the Original Type), onde descrevia suas ideias sobre ancestralidade comum e evolução biológica.
A teoria de Darwin e Wallace
Em sua teoria, Darwin e Wallace admitem que os indivíduos de uma populaçãonão são idênticos. Em vez disso, eles apresentam algumas variações que podemtorná-los mais adaptados ou menos adaptados ao ambiente em que vivem. Comona natureza os recursos são limitados, os indivíduos competem uns com os outrose aqueles mais aptos têm mais chances de obter os recursos necessários, sobrevivere deixar descendentes, transmitindo à prole as características vantajosas. Por essepensamento, o ambiente atua sobre as variações da população, selecionando osindivíduos mais adaptados, processo chamado seleção natural. Com o tempo, apopulação vai se modificando e evoluindo por seleção natural.
            Embora Wallace também seja o criador da teoria da evolução, Darwin teve maiordestaque por conta da publicação de seu livro, o qual trazia diversos argumentos paradefender as ideias de ancestralidade comum e de seleção natural. Por isso, a teoriada evolução é comumente chamada de darwinismo.
Em seu livro, Darwin apresentava duas ideias principais:
1 – Todos os organismos descendem de ancestrais comuns.

2 – A seleção natural é o principal agente que atua sobre as variações dos indivíduos.

Atividades (9º Ano C e D)

01. Explique o que você entendeu sobre Fixismo e Transformismo.
02. Segundo a teoria de Lamarck, qualquer alteração sofrida no corpo de um indivíduo durante sua vida pode ser transmitida aos seus descendentes. Entre as alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dessa lei.
a) Lei do uso e desuso.
b) Lei da seleção natural.
c) Lei da seleção artificial.
d) Lei da herança dos caracteres adquiridos.
03. Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria:
a) Evolucionismo
b) Darwinismo
c) Lamarckismo
d) Fixismo
e) Neodarwinismo
04. Atualmente, sabemos que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao aumento
de bactérias resistentes em determinada população desses micro-organismos. Por isso, esses medicamentos só devem ser usados com prescrição e orientação médica. Sobre esse assunto, explique e elabore um texto sobre qual teoria é a mais adequada para explicar a existência de bactérias resistentes.

_________________________________________________________________________________

MATEMÁTICA: EQUAÇÕES DO 2ºGRAU


ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR COM O PROF LAURO


_________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________
































Nenhum comentário:

Postar um comentário