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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 4 de maio de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 6ºANO - 1ª SEMANA - MAIO




HISTÓRIACRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO



Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento a respeito de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?
O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, já que suas abordagens são completamente distintas. A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Entretanto, é importante desvincular criacionismo de cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente, o Deus dos cristãos. O islamismo, por exemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá.


Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, espécie correspondente ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista se originou a partir da publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a idéia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

Charles Darwin
ATIVIDADE DE FIXAÇAO

1-O que você entendeu sobre Criacionismo?
2- Explique a teoria evolucionista.
3- Você concorda com qual das duas teorias? Por quê?
4- Quais as diferenças entre o Evolucionismo e o Criacionismo?

As atividades deverão respondidas no seu caderno.
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GEOGRAFIA: A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA, TEMPO E O CLIMA


A atmosfera e sua circulação
Antes de entendermos tempo e clima, vamos aprender o que é a atmosfera, tão importante para nós.

atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) corresponde a uma camada gasosa que circunda o planeta Terra. É composta por gases que são mantidos ao redor do nosso planeta pela força da gravidade. Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima. 

FIGURA 1: A atmosfera terrestre.

Fonte: Google Imagens.
Os ventos, ou seja, os movimentos do ar, circulam pela atmosfera. Eles possuem grande importância para o planeta Terra, pois distribuem calor e umidade na atmosfera e, portanto, influenciam o tempo atmosférico e os climas do mundo
·         O tempo e o clima
Você sabe qual é a diferença entre tempo e climaÉ muito comum ver as pessoas confundindo o uso desses dois termos. É verdade que “tempo” e “clima” se unem para entendermos o ambiente atmosférico, mas eles não são a mesma coisa.
Tempo é o estado momentâneo (passageiro) das condições atmosféricas de um determinado lugar, em um certo momento e está sujeito a variações, ou seja, pode mudar com facilidade. Quando alguém pergunta: “Como está o tempo hoje?”, a pessoa está querendo saber se está ensolarado, frio, chuvoso, quente, seco, úmido, etc.  O tempo é, portanto, a condição atual da atmosfera, o jeito que ela está agora que pode mudar de um instante ao outro.
Clima é uma condição duradoura (que dura por muito tempo) do ambiente atmosférico e equivale ao conjunto dos tipos de tempos mais comuns em um determinado lugar ao longo de um período de aproximadamente 30 anos. Ou seja, para sabermos o clima de um determinado lugar, precisamos observar as características daquele lugar durante pelo menos três décadas. Pode-se dizer então que o clima é um conjunto dos tipos de tempo e seus elementos. Esses tempos são observados ao longo das estações do ano em um determinado local, durante um período de aproximadamente 30 anos.
·         As massas de ar, o tempo e o clima
As massas de ar são grandes volumes de ar atmosférico com as mesmas características de temperatura e umidade. Assim como os ventos, as massas de ar também se deslocam pela atmosfera.
Elas carregam as características do lugar onde se formam, ou seja, se uma massa de ar se formar sobre um oceano (massa de ar oceânica), ela será úmida, mas se ela se formar sobre o continente (massa de ar continental), ela será seca. Se uma massa de ar surgir num lugar frio, ela será fria. Se surgir em um lugar quente, próxima à Linha do Equador, por exemplo, essa massa de ar será então quente. 
Conforme as massas de ar se deslocam, elas vão perdendo as características de temperatura e umidade do seu lugar de origem e vão ganhando características dos lugares por onde passam.
FIGURA 2: Imagem de satélite de massas de ar na América do Sul
Fonte: Google Imagens.


·         Tipos de Massas de Ar
a) Massas polarescomo o próprio nome já diz, elas se originam em localidades próximas aos polos norte e sul da Terra. Por isso, elas são obviamente mais frias. As massas polares que surgem em áreas continentais são mais secas, e as que surgem em áreas oceânicas são mais úmidas.
b) Massas tropicaiselas surgem em áreas de baixa pressão atmosférica, em uma posição entre os polos da Terra e a Linha do Equador. Em geral, essas massas de ar são geralmente mais úmidas, principalmente aquelas advindas do hemisfério sul.
c) Massas equatoriaissão as massas de ar que surgem próximas à linha do Equador. Elas são bem mais quentes do que as demais massas de ar e geralmente secas, exceto quando formadas em áreas oceânicas ou em ambientes com muita vegetação, a exemplo do que acontece na Floresta Amazônica.
No território brasileiro atuam quatro massas de quente e uma massa de ar frio. São elas: Massa Equatorial Atlântica; Massa Equatorial Continental; Massa Tropical Atlântica; Massa Tropical Continental; Massa Polar Atlântica.
FIGURA 3: Massas de ar que atuam sobre território brasileiro.
Fonte: Google Imagens.
ATENÇÃO!
·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 11 (da página 86 à página 89).
·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Atmosfera terrestre – e suas várias camadas” (https://www.youtube.com/watch?v=-VpwDlndCKo)

No YouTube, procure o vídeo com título: “Tempo e clima – Geografia – 6° ano.”

No Google, procure o texto com o título: “Atmosfera terrestre” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/atmosfera-terrestre.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Diferença entre tempo e clima” (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-tempo-clima.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Massas de ar” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/massas-de-ar.htm)

ATIVIDADES PROPOSTAS
(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Caracterize o tempo atmosférico da localidade em que você está neste momento.

2. Para fixar os seus conhecimentos, responda corretamente os itens a seguir em seu caderno:
a) O que é a atmosfera?  
b)  Quais as funções da atmosfera?
c) Qual a importância da atmosfera para a existência de vida no planeta Terra?
d)  Como podemos definir o tempo?
e) Como podemos definir o que é clima?
f)  O que são massas de ar?
g)  Quais massas de ar podem ser encontradas em território brasileiro? 

3. Leia o texto abaixo:
“Na geografia, normalmente é feita uma distinção entre tempo e clima. Por___________ nós entendemos o estado momentâneo da atmosfera, geralmente diário, sendo um dos seus fenômenos____________. Por outro lado, o_____________ é duradouro e abrange um maior número de dados devido a observações contínuas durante um longo período, cerca de ________ anos.”
Assinale a alternativa abaixo que completa as lacunas do texto:
a) tempo – o calor – vapor – dois.
b) clima – o calor - tempo – poucos.
c) tempo – a chuva – clima – trinta.
d) clima – o trovão – vento - dez.

4. Leia as frases abaixo e escreva do lado as palavras tempo ou clima, de acordo com o contexto ao qual se referem.
Siga o exemplo:
“O dia hoje foi ensolarado.” TEMPO
“Em boa parte do Nordeste as temperaturas são elevadas durante todo o ano.” CLIMA
a) Hoje está muito frio. _______
b) O sertão do Nordeste brasileiro é quente e seco. ______
c) Ontem choveu muito na minha cidade. _______
d) A região central do Brasil possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. ______
e) Nevou a manhã toda na cidade de Nova York. ________

5. Caracterize as massas de ar preenchendo o quadro abaixo:

Massas de ar
Origem
Características
Massas polares


Massas tropicais


Massas equatoriais



6. Desenhe em seu caderno um mapa do Brasil com as suas respectivas massas de ar. Seu desenho deve ser colorido. Você pode usar como modelo o mapa da FIGURA 3: Massas de ar que atuam sobre o território brasileiro.




Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

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