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9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 21 de fevereiro de 2021

9ºANO: PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL 22/02/21



>OLÁ PESSOAL! SEJAM TODOS BEM-VINDOS  A NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL.

>ACOMPANHE NOSSA AGENDA DE PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL DO DIA.


 PORTUGUÊS: REVISÃO (FONEMA E LETRA) PARTE 1


PORTUGUÊS: REVISÃO (FONEMA E LETRA) PARTE 2


PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNERO MINICONTO - PÁG 34 E 35




AGENDA DE PORTUGUÊS:


> CONTEÚDO: REVISÃO - FONEMA E LETRA









AGENDA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Miniconto: Recursos expressivos (páginas 34)

Atividade: páginas 34 e 35 (responder todas as questões)



·         GRAMÁTICA: REVISÃO - FONEMA E LETRA

 

Fonema e Letra representam respectivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidadessonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinaisgráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.

Exemplo 1:

·       coçar = 5 letras

·       /k/ /o/ /s/ /a/ /r/ = 5 fonemas

Exemplo 2:

·       máximo = 6 letras

·       /m/ /á/ /s/ /i/ /m/ /o/ = 6 fonemas

 

Embora o número de fonemas e letras coincidam em muitas palavras, nem sempre essa equivalência existe.

Exemplo 1:

·       acesso = 6 letras

·       /a/ /c/ /e/ /s/ /o/ = 5 fonemas

Exemplo 2:

·       chute = 5 letras

·       /x/ /u/ /t/ /e/ = 4 fonemas

 

1. Classificação dos Fonemas

Os fonemas classificam-se em vogais, consoantes e semivogais.

 

1.1 Vogais

São sons emitidos sem obstáculos, somente pela boca (a, e, i, o, u), ou pela boca e pelas fossas nasais (ã, ẽ, ĩ, õ, ũ).

Exemplos:

·       pia, ando, cesto, quero, lente, li, lindo, sonho, avó, som, susto, untar.

1.2 Consoantes

As consoantes encontram obstáculos na sua passagem pela boca, por isso, precisam sempre do acompanhamento das vogais.

Exemplos:

·       base, deduzir, falar, pedaço, redigir, sintetizar.

 

1.3 Semivogais

As semivogais são os fonemas /i/ e /u/ que aparecem juntos com uma vogal formando uma sílaba. É importante dizer que, enquanto as vogais são essenciais na formação de sílabas, as semivogais não.

Exemplos:

·       cárie, mau, pais, rei, seita, venceu.

 

Letras G e J

As letras G e J podem representar o mesmo fonema quando se juntam às vogais E e I: ge = je e gi = ji.

Exemplo 1:

·       singelo = 7 letras

·       /s/ /ĩ/ /j/ /e/ /l/ /o/ = 6 fonemas

Exemplo 2:

·       refúgio = 7 letras

·       /r/ /e/ /f/ /ú/ /j/ /i/ /o/ = 7 fonemas

 

Letra H

No início das palavras, a letra H não é fonema.

Exemplo 1:

·       harpa = 5 letras

·       /a/ /r/ /p/ /a/ = 4 fonemas

Exemplo 2:

·       hoje = 4 letras

·       /o/ /j/ /e/ = 3 fonemas

 

Letras M e N

Quando têm função de nasalização, as letras M e N não são fonemas.

Exemplo 1:

·       campo = 5 letras

·       /k/ /ã/ /p/ /o/ = 4 fonemas

Exemplo 2:

·       atento = 6 letras

·       /a/ /t/ /ẽ/ /t/ /o/ = 5 fonemas

 

Quando não têm função de nasalização, as letras M e N são fonemas.

Exemplo 1:

·       navio = 5 letras

·       /n/ /a/ /v/ /i/ /o/ = 5 fonemas

Exemplo 2:

·       soma = 4 letras

·       /s/ /o/ /m/ /a/ = 4 fonemas

 

Letra X

A letra X pode representar os fonemas /s/, /z/ e /ks/.

Exemplo 1:

·       sexto = 5 letras

·       /s/ /e/ s/ /t/ /o/ = 5 fonemas

Exemplo 2:

·       exalar = 6 letras

·       /e/ /z/ /a/ /l/ /a/ /r/ = 6 fonemas

Exemplo 3:

·       fixo = 4 letras

·       /f/ /i/ /k/ /s/ /o/ = 5 fonemas

 

2. Dígrafos

Além das letras acima, há ainda os dígrafos, o encontro de duas letras que representam um único fonema.

Exemplos:

·       ch: chuva /x/ /u/ /v/ /a/

·       nh: arranhar /a/ /rr/ /a/ /nh/ /a/ /r/

·       qu: quindim /k/ /ĩ/ /d/ /ĩ/

·       rr: aborrecer /a/ /b/ /o/ /rr/ /e/ /c/ /e/ /r/

·       sc: nascer /n/ /a/ /c/ /e/ /r/

 

3. Encontro consonantal

Encontro consonantal é a sequência de consoantes sem a presença de qualquer vogal entre elas. Exemplos: atlas, pneu, adjetivo.

Os encontros consonantais podem ser separáveis, quando ocorrem na mesma sílaba (cli-en-te, trei-no, plu-ma), ou inseparáveis, quando ocorrem em sílabas diferentes (rit-mo, al-ge-ma, lis-ta).

Lembrando que numa única palavra pode ocorrer um encontro consonantal separável e um encontro consonantal inseparável (lus-tre, des-tro,des-tru-ir).

Palavras que contenham uma consoante seguida das consoantes l ou r geralmente não se separam. O mesmo acontece nos encontros consonantais que ocorrem no início das palavras.

Exemplos:

·       dra-ma

·       flu-ir

·       li-vro

·       ad-vo-ga-do

·       mag-ní-fi-co

·       ob-je-to

 

Qual a diferença entre encontro consonantal e dígrafo consonantal?

Encontro consonantal e dígrafo são diferentes. Enquanto no encontro consonantal todas as consoantes são pronunciadas, no dígrafo, o encontro de duas letras resulta na emissão de um único som consonantal.

Assim, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu são dígrafos consonantais. Lembrando que gu e qu são dígrafos quando, ao ser acompanhados por e ou i, o u não é pronunciado, como em águia e questionário (diferente de linguiça e tranquilo).

 

4. Encontros vocálicos 

Encontros vocálicos são encontros de vogais ou semivogais, sem consoantes intermediárias.

Eles acontecem na mesma ou em outra sílaba e são classificados em: ditongo, tritongo e hiato.

Isso quer dizer que quando vogais ou semivogais (sons vocálicos ditos com menos força) aparecem umas ao lado das outras numa palavra, acontece um encontro vocálico. Se uma consoante aparecer entre as vogais ou semivogais, elas deixam de estar juntas e não ocorre o encontro vocálico.

Exemplos: lua, madeira, Uruguai.

Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal com uma semivogal, e quando fazemos a separação das suas sílabas, as duas ficam na mesma sílaba. Exemplos: papai (pa-pai), oi (a palavra "oi" não se separa), sabão (sa-bão).

Nos tritongos, ocorre o encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem), e quando fazemos a separação das suas sílabas, as três ficam na mesma sílaba. Exemplos: iguais (i-guais), saguão (sa-guão), uruguaio (u-ru-guai-o).

Nos hiatos, ocorre apenas o encontro de vogais (nunca de semivogais), e quando fazemos a separação das suas sílabas, cada vogal fica numa sílaba diferente. Exemplos: álcool (ál-co-ol), navio (na-vi-o), sda (sa-í-da).

Ditongo

Tritongo

Hiato

Encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba.

Encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem) na mesma sílaba.

Encontro de duas vogais (nunca de semivogais) em sílabas diferentes.

papai (pa-pai)

oi (a palavra "oi" não se separa)

sabão (sa-bão)

iguais (i-guais)

saguão (sa-guão)

uruguaio (u-ru-guai-o).

álcool (ál-co-ol)

navio (na-vi-o)

sda (sa-í-da)

4.1. Ditongo

Ditongo é o encontro vocálico em que uma vogal e uma semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: céu (céu), tranquilo (tran-qui-lo), boi (boi).

De acordo com a posição da vogal e da semivogal, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes.

Ditongos crescentes são aqueles em que a semivogal vem antes da vogal (sv + v). Exemplos: igual (i-gual), quota (quo-ta), pátria (pá-tria).

Ditongos decrescentes são aqueles em que a vogal vem antes da semivogal (v + sv). Exemplos: meu (meu), herói (he-rói), cai (cai).

De acordo com a pronúncia, os ditongos podem ser orais ou nasais.

Ditongos orais são pronunciados apenas pela boca. É o caso de ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea. Exemplos: mau (mau), sei (sei), viu (viu).

Ditongos nasais são pronunciados pela boca e pelo nariz. É o caso de ão, ãe, õe, am, an, em, en, ãi, ui (ocorre apenas na palavra "muito"). Exemplos: mãe (mãe), levem (le-vem), muito (mui-to).

 

4.2. Tritongo

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

Os tritongos podem ser orais ou nasais.

Tritongos orais são pronunciados apenas pela boca. Exemplos: Paraguai (Pa-ra-guai), enxaguei (en-xa-guei), iguais (i-guais).

Tritongos nasais são pronunciados pela boca e pelo nariz. As consoantes "m" e "n" podem acompanhar os tritongos. Quando isso acontecer, os tritongos são classificados como tritongos nasais. Exemplos: quão (quão), saguões (sa-guões), enxaguem (en-xa-guem).

 

4.3. Hiato

Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais aparecem juntas numa palavra, mas ficam em sílabas diferentes quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: raiz (ra-iz), Saara (Sa-a-ra), país (pa-ís).

 

Atenção!

Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.

 

 

 

ATIVIDADE 

 

1.  Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

B) cadeira

C) táxi

D) mundo

E) osso

 

2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

A) pêssego = ss (dígrafo)

B) atleta

C) prorrogar

D) guitarra

E) livro

 

3.  Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

A) lua =  lu-a(hiato)

B) saguão 

C) jamais

D) História

E) saúde



__INSTRUÇÕES_________________________


VOCÊ PODE REGISTRAR SUA RESPOSTA NO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS QUE FICA AQUI MESMO, NO FINALZINHO DESTA PÁGINA. 


SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE ENVIAR  UMA MENSAGEM POR AQUI TAMBÉM



É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM, VOCÊ FAZER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.






BONS ESTUDOS😉

37 comentários:

  1. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas


    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas


    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas


    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas


    E) osso= 4 letras e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)


    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)


    B) saguão = sa-guão(tritongo)


    C) jamais = ja-mais(ditongo)


    D) História = his-tó-ria(ditongo)


    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividade da pág 34,35.


      1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.

      2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida

      3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.

      4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.

      5.A)Há duas ações (ir e levar).

      B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.

      C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido​ porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.

      6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto).

      Sorry, eu tinha me esquecido dessa atividade._.

      Excluir
  2. André Lima da Silva aluno do 9°B

    ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
    Pg34,35

    (10)
    a)durou uma vida
    b)Seu João,sexagenário,que seu João ja era velho e estava perto de se aposentar
    c)passou a vida juntando bens para quando morrer não conseguir levar

    (11)
    a)complicação,desenvolvimento,desfecho final
    b)reelaboração,pois podia aborda conteúdo dos contos porém a realidade era diferente
    c)Um local sem casas onde mora um povo pobre
    d)sim,que esta impulsionando a palavra para sentimos os sentimentos
    e)a probeza de alguns cantos,um local onde as pessoas nem uma casa tem para morar

    (1)não tem nada

    (2)Que o significado seja mais abrangente pois em ves de significar so uma coisa pode falar de outras
    coisas com uma so palavra

    (3)
    Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio".

    (4)
    Dar um sentido conotativo
    (5)
    a)2 ações
    b)mas
    c)pois foi usado para ligar as frase e dar um porém
    (6)
    1fragmento
    Famintos
    2fragmento
    Seu próprio quarto.

    Atividade de português

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira=7 letras e 7 fonemas

    C) táxi=4 letra e 5 fonemas

    D) mundo=5 letra e 4 fonema

    E) osso=4 letra e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta= tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar=rr(diagrafo)

    D) guitarra=rr(diagrafo)

    E) livro=vr(encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(ditongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo

    E) saúde=sa-u-de(hiato


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  3. Nome:Guilherme Viana De Sousa
    Serie:9B

    1)A)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
    B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
    C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
    D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
    E)Osso: 4 letras, 3 fonemas

    2)A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)


    E) livro = vr (encontro consonantal)

    3)A)lu-a:hiato
    B)sa-guao:tritongo
    C)ja-mais :ditongo
    D)his-to-ria:hiato

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  4. Samise Santos Pereira
    9°B

    1)
    A)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
    B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
    C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
    D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
    E)Osso: 4 letras, 3 fonemas

    2)
    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar = rr (dígrafo)

    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)

    E) livro = vr (encontro consonantal)

    3)
    A)lu-a:hiato
    B)sa-guao:tritongo
    C)ja-mais :ditongo
    D)his-to-ria:hia

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  5. A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas


    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas


    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas


    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas


    E) osso= 4 letras e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)


    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)


    B) saguão = sa-guão(tritongo)


    C) jamais = ja-mais(ditongo)


    D) História = his-tó-ria(ditongo)


    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    ResponderExcluir

  6. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira=7 letras e 7 fonemas

    C) táxi=4 letra e 5 fonemas

    D) mundo=5 letra e 4 fonema

    E) osso=4 letra e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta= tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar=rr(diagrafo)

    D) guitarra=rr(diagrafo)

    E) livro=vr(encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(ditongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo

    E) saúde=sa-u-de(hiato

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  7. 1) Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas


    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas


    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas


    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas


    E) osso= 4 letras e 3 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:


    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(ditongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo)

    E) saúde=sa-u-de(hiato)

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  8. Aluno:Clarkson Ryan Lima de Sousa
    Turma: 9°A

    ATIVIDADE

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas

    C) táxi = 4 letras e 5 fonemas

    D) mundo = 5 letras e 5 fonemas

    E) osso = 4 letras e 4 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl – encontro consonantal

    C) prorrogar = pr – encontro consonantal; rr – dígrafo

    D) guitarra = gu e rr – dígrafo

    E) livro = vr – encontro consonantal

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão = sa-guão(tritongo)

    C) jamais = ja-mais(ditongo)

    D) História = his-tó-ria(ditongo)

    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

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  9. Fatima Yada 9°A
    Português

    1-
    a) Habilidoso= 10 letras e 9 fonemas
    b) Cadeira= 7 letras e 7 fonemas
    c) Táxi= 4 letras e 5 fonemas
    d) Mundo= 5 letras e 4 fonemas
    e) Osso= 4 letras e 3 fonemas
    2-
    a) Pêssego- ss (dígrafo)
    b) Atleta- tl (encontro consonantal)
    c) Prorrogar- pr (encontro consonantal) rr (dígrafo)
    d) guitarra- gu e rr (dígrafo)
    e) livro- rr (encontro consonantal)
    3-
    a) lua- hiato
    b) Saguão- tritongo
    c) Jamais- ditongo
    d) História- ditongo
    e) Saúde- hiato

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  10. FELIPE GABRIEL DE SOUZA NEVES DO NASCIMENTO
    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas


    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas


    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas


    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas


    E) osso= 4 letras e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)


    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)


    B) saguão = sa-guão(tritongo)


    C) jamais = ja-mais(ditongo)


    D) História = his-tó-ria(ditongo)


    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

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  13. ALUNO JOSÉ MATHEUS BEZERRA AMORIM 9B

    Atividade de português

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira=7 letras e 7 fonemas

    C) táxi=4 letra e 5 fonemas

    D) mundo=5 letra e 4 fonema

    E) osso=4 letra e 3 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta= tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar=rr(diagrafo)

    D) guitarra=rr(diagrafo)

    E) livro=vr(encontro consonantal)
    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(ditongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo

    E) saúde=sa-u-de(hiato

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  14. 1)
    A)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
    B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
    C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
    D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
    E)Osso: 4 letras, 3 fonemas

    2)
    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar = rr (dígrafo)

    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)

    E) livro = vr (encontro consonantal)

    3)
    A)lu-a:hiato
    B)sa-guao:tritongo
    C)ja-mais :ditongo
    D)his-to-ria:hia

    Kelly Freitas de Sousa 9B

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  15. Débora Rogéria. 9°A.
    PORTUGUÊS

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira:7 letras e 7 fonemas

    C) táxi: 4 letras e 5 fonemas

    D) mundo: 5 letras e 5 fonemas

    E) osso:4 letras e 3 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta:tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar:rr (dígrafo) e pr (encontro consonantal)

    D) guitarra:rr (dígrafo)

    E) livro:vr (encontro consonantal)

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão:tritongo

    C) jamais:ditongo

    D) História:ditongo

    E) saúde:hiato

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  16. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira=7 letras e 7 fonemas

    C) táxi=4 letra e 5 fonemas

    D) mundo=5 letra e 4 fonema

    E) osso=4 letra e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta= tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar=rr(diagrafo)

    D) guitarra=rr(diagrafo)

    E) livro=vr(encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(ditongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo

    E) saúde=sa-u-de(hiato)

    Isabele lima ferreira 9b

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  17. |Marcos Davi da Silva Lima 9B

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira=7 letras e 7 fonemas

    C) táxi=4 letra e 5 fonemas

    D) mundo=5 letra e 4 fonema

    E) osso=4 letra e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta= tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar=rr(diagrafo)

    D) guitarra=rr(diagrafo)

    E) livro=vr(encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão=sa-guão(tritongo)

    C) jamais=ja-mais(tritongo)

    D) História=his-to-ria(ditongo

    E) saúde=sa-ú-de(hiato)

    ResponderExcluir
  18. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas

    C) táxi = 4 letras e 5 fonemas

    D) mundo = 5 letras e 4 fonemas

    E) osso = 4 letras e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar = rr (dígrafo)

    D) guitarra = rr (dígrafo)

    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão = sa-guão(tritongo)

    C) jamais = ja-mais(ditongo)

    D) História = his-tó-ria(ditongo)

    E) saúde = sa-ú-de(hiato)




    Aluno: Caio Costa Lima 9°B

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  19. Atividade da pág 34,35.


    1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.

    2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida

    3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.

    4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.

    5.A)Há duas ações (ir e levar).

    B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.

    C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido​ porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.

    6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto)

    Português

    1.

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas

    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas

    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas

    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas

    E) osso= 4 letras e 3 fonemas

    2.

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl (encontro consonantal)

    C) prorrogar = rr (dígrafo)

    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)

    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3.

    A) lua = lu-a(hiato)

    B) saguão = sa-guão(tritongo)

    C) jamais = ja-mais(ditongo)

    D) História = his-tó-ria(ditongo)

    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

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  20. Produção textual
    1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.

    2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida

    3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.

    4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.

    5.A)Há duas ações (ir e levar).

    B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.

    C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido​ porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.

    6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto)


    Isabele lima ferreira 9b

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  21. Laecio gabriel 9 b

    Português

    1.questão

    B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
    C) táxi = 4 letras , 5 fonemas
    D) mundo = 5 letras , 4 fonemas
    E) osso = 4 letras , 3 fonemas

    2.questão

    B) atleta = tl (encontro consonatal)
    C) prorrogar = rr (digrafo)
    D) guitarra = rr (digrafo)
    E) livro = vr (encontro consonatal)

    3.questão

    B) saguão = sa-guão (tritongo nasal)
    C) jamais = ja-mais (ditongo decrescente)
    D) história = his-to-ria (ditongo crescente)
    E) saúde = sa-u-de (hiato)

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  22. Laecio gabriel 9 b

    Produção textual

    1.Questão

    Os dois pontos tem a função de resumir ou explicar algo.

    2.questão

    Como locução substantiva, trata-se de um objeto que permite acessar canais ou outros recursos a distância se for um substantivo acompanhado de adjetivo Pode ser que é uma forma de poder a distância

    3.questão

    O sentido denotativo refere-se a posição de um morto com Punhos cerrados e com algum problema no coração no sentido conotativo ele morreu Avarento e sozinho

    4.questão

    Uma relação de soma por meio da conjunção "e"

    5.questão

    A) ocorre duas ações que são expressas pelos verbos ir é levar

    B) as ações estão ligadas pelo conectivo "mas"

    C) foi usado no sentido adversativo, indicando oposição, e adjetivo, indicando soma.

    6.questão

    O primeiro fragmento é uma Personificação
    O segundo fragmento é uma metáfora

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  23. Aluno:Gabriel David Paiva Silva
    9B

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
    E) osso= 4 letras e 3 fonemas
    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
    A) pêssego = ss (dígrafo)
    B) atleta = tl (encontro consonantal)
    C) prorrogar = rr (dígrafo)
    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
    E) livro = vr (encontro consonantal)
    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
    A) lua = lu-a(hiato)
    B) saguão = sa-guão(tritongo)
    C) jamais = ja-mais(ditongo)
    D) História = his-tó-ria(ditongo)
    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

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  24. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas


    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas


    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas


    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas


    E) osso= 4 letras e 3 fonemas



    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)


    B) atleta = tl (encontro consonantal)


    C) prorrogar = rr (dígrafo)


    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)


    E) livro = vr (encontro consonantal)



    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)


    B) saguão = sa-guão(tritongo)


    C) jamais = ja-mais(ditongo)


    D) História = his-tó-ria(ditongo)


    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    (Aryely shekynah 9°a)

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    Respostas
    1. Atividade da pág 34,35.


      1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.

      2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida

      3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.

      4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.

      5.A)Há duas ações (ir e levar).

      B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.

      C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido​ porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.

      6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto).

      Aryely shekynah 9°a

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  25. Maria Vitória gomes
    9A

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
    E) osso= 4 letras e 3 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)
    B) atleta = tl (encontro consonantal)
    C) prorrogar = rr (dígrafo)
    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
    E) livro = vr (encontro consonantal)

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)
    B) saguão = sa-guão(tritongo)
    C) jamais = ja-mais(ditongo)
    D) História = his-tó-ria(ditongo)
    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    ResponderExcluir
  26. Jose guilherme rodrigues venancio
    9-b

    1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
    B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
    C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
    D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
    E) osso= 4 letras e 3 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)
    B) atleta = tl (encontro consonantal)
    C) prorrogar = rr (dígrafo)
    D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
    E) livro = vr (encontro consonantal)

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)
    B) saguão = sa-guão(tritongo)
    C) jamais = ja-mais(ditongo)
    D) História = his-tó-ria(ditongo)
    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    ResponderExcluir
  27. 1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:

    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
    B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
    C) táxi = 4 letras e 5 fonemas
    D) mundo = 5 letras e 5 fonemas
    E) osso = 4 letras e 4 fonemas

    2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:

    A) pêssego = ss (dígrafo)

    B) atleta = tl – encontro consonantal

    C) prorrogar = pr – encontro consonantal; rr – dígrafo

    D) guitarra = gu e rr – dígrafo

    E) livro = vr – encontro consonantal

    3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:

    A) lua = lu-a(hiato)
    B) saguão = sa-guão(tritongo)
    C) jamais = ja-mais(ditongo)
    D) História = his-tó-ria(ditongo)
    E) saúde = sa-ú-de(hiato)

    Aluna:Ana kelly
    9B

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  28. Lorrana Moreira Brito
    〰9°A〰
    1-
    a) Habilidoso= 10 letras e 9 fonemas
    b) Cadeira= 7 letras e 7 fonemas
    c) Táxi= 4 letras e 5 fonemas
    d) Mundo= 5 letras e 4 fonemas
    e) Osso= 4 letras e 3 fonemas
    2-
    a) Pêssego- ss (dígrafo)
    b) Atleta- tl (encontro consonantal)
    c) Prorrogar- pr (encontro consonantal) rr (dígrafo)
    d) guitarra- gu e rr (dígrafo)
    e) livro- rr (encontro consonantal)
    3-
    a) lua- hiato
    b) Saguão- tritongo
    c) Jamais- ditongo
    d) História- ditongo
    e) Saúde- hiato

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  29. 1°)
    A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
    B) cadeira:7 letras e 7 fonemas
    C) táxi: 4 letras e 5 fonemas
    D) mundo: 5 letras e 5 fonemas
    E) osso:4 letras e 3 fonemas
    2°)
    A) pêssego = ss (dígrafo)
    B) atleta:tl (encontro consonantal)
    C) prorrogar:rr (dígrafo) e pr (encontro consonantal)
    D) guitarra:rr (dígrafo)
    E) livro:vr (encontro consonantal)
    3°)
    A) lua = lu-a(hiato)
    B) saguão:tritongo
    C) jamais:ditongo
    D) História:ditongo
    E) saúde:hiato

    Aluna: Lara Letícia da Silva Lessa
    Turma:9°a

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