PORTUGUÊS: REVISÃO (FONEMA E LETRA) PARTE 1
·
GRAMÁTICA: REVISÃO
- FONEMA E LETRA
Fonema e Letra representam respectivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidadessonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinaisgráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.
Exemplo 1:
·
coçar = 5 letras
·
/k/ /o/ /s/ /a/ /r/ =
5 fonemas
Exemplo 2:
·
máximo = 6 letras
·
/m/ /á/ /s/ /i/ /m/
/o/ = 6 fonemas
Embora o número de fonemas e letras coincidam em muitas palavras, nem sempre essa equivalência existe.
Exemplo 1:
·
acesso = 6 letras
·
/a/ /c/ /e/ /s/ /o/ =
5 fonemas
Exemplo 2:
·
chute = 5 letras
·
/x/ /u/ /t/ /e/ = 4
fonemas
1.
Classificação dos Fonemas
Os fonemas classificam-se em vogais, consoantes
e semivogais.
1.1 Vogais
São sons emitidos sem obstáculos, somente pela boca (a, e, i, o, u), ou pela boca e pelas fossas nasais (ã, ẽ, ĩ, õ, ũ).
Exemplos:
·
pia, ando,
cesto, quero, lente, li, lindo,
sonho, avó, som, susto, untar.
1.2 Consoantes
As consoantes encontram obstáculos na sua passagem pela boca, por isso, precisam sempre do acompanhamento das vogais.
Exemplos:
·
base, deduzir, falar,
pedaço, redigir, sintetizar.
1.3 Semivogais
As semivogais são os fonemas /i/ e /u/ que aparecem juntos com uma vogal formando uma sílaba. É importante dizer que, enquanto as vogais são essenciais na formação de sílabas, as semivogais não.
Exemplos:
·
cárie, mau,
pais, rei, seita, venceu.
Letras
G e J
As
letras G e J podem representar o mesmo fonema quando se juntam às vogais E e I:
ge = je e gi = ji.
Exemplo 1:
·
singelo = 7 letras
·
/s/ /ĩ/ /j/ /e/ /l/
/o/ = 6 fonemas
Exemplo 2:
·
refúgio = 7 letras
·
/r/ /e/ /f/ /ú/ /j/
/i/ /o/ = 7 fonemas
Letra
H
No
início das palavras, a letra H não é fonema.
Exemplo 1:
·
harpa = 5 letras
·
/a/ /r/ /p/ /a/ = 4
fonemas
Exemplo 2:
·
hoje = 4 letras
·
/o/ /j/ /e/ = 3
fonemas
Letras
M e N
Quando
têm função de nasalização, as letras M e N não são fonemas.
Exemplo 1:
·
campo = 5 letras
·
/k/ /ã/ /p/ /o/ = 4
fonemas
Exemplo 2:
·
atento = 6 letras
·
/a/ /t/ /ẽ/ /t/ /o/ =
5 fonemas
Quando não têm função de nasalização, as letras M e N são fonemas.
Exemplo 1:
·
navio = 5 letras
·
/n/ /a/ /v/ /i/ /o/ =
5 fonemas
Exemplo 2:
·
soma = 4 letras
·
/s/ /o/ /m/ /a/ = 4
fonemas
Letra
X
A
letra X pode representar os fonemas /s/, /z/ e /ks/.
Exemplo 1:
·
sexto = 5 letras
·
/s/ /e/ s/ /t/ /o/ = 5
fonemas
Exemplo 2:
·
exalar = 6 letras
·
/e/ /z/ /a/ /l/ /a/
/r/ = 6 fonemas
Exemplo 3:
·
fixo = 4 letras
·
/f/ /i/ /k/ /s/ /o/ =
5 fonemas
2.
Dígrafos
Além
das letras acima, há ainda os dígrafos, o encontro de duas letras que
representam um único fonema.
Exemplos:
·
ch: chuva /x/ /u/ /v/ /a/
·
nh: arranhar /a/ /rr/ /a/ /nh/ /a/ /r/
·
qu: quindim /k/ /ĩ/ /d/ /ĩ/
·
rr: aborrecer /a/ /b/ /o/ /rr/ /e/ /c/ /e/ /r/
·
sc: nascer /n/ /a/ /c/ /e/ /r/
3. Encontro consonantal
Encontro consonantal é a sequência de consoantes sem a presença de qualquer vogal entre elas. Exemplos: atlas, pneu, adjetivo.
Os encontros consonantais podem ser separáveis, quando ocorrem na mesma sílaba (cli-en-te, trei-no, plu-ma), ou inseparáveis, quando ocorrem em sílabas diferentes (rit-mo, al-ge-ma, lis-ta).
Lembrando que numa única palavra pode ocorrer um encontro consonantal separável e um encontro consonantal inseparável (lus-tre, des-tro,des-tru-ir).
Palavras que contenham uma consoante seguida das consoantes l ou r geralmente não se separam. O mesmo acontece nos encontros consonantais que ocorrem no início das palavras.
Exemplos:
·
dra-ma
·
flu-ir
·
li-vro
·
ad-vo-ga-do
·
mag-ní-fi-co
·
ob-je-to
Qual
a diferença entre encontro consonantal e dígrafo consonantal?
Encontro
consonantal e dígrafo são diferentes. Enquanto no encontro consonantal todas as
consoantes são pronunciadas, no dígrafo, o encontro de duas letras resulta na
emissão de um único som consonantal.
Assim,
ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu são dígrafos consonantais. Lembrando
que gu e qu são dígrafos quando, ao ser acompanhados por e ou i,
o u não é pronunciado, como em águia e questionário (diferente de
linguiça e tranquilo).
4. Encontros vocálicos
Encontros vocálicos são encontros de vogais ou semivogais, sem consoantes intermediárias.
Eles acontecem na mesma ou em outra sílaba e são classificados em: ditongo, tritongo e hiato.
Isso quer dizer que quando vogais ou semivogais (sons vocálicos ditos com menos força) aparecem umas ao lado das outras numa palavra, acontece um encontro vocálico. Se uma consoante aparecer entre as vogais ou semivogais, elas deixam de estar juntas e não ocorre o encontro vocálico.
Exemplos: lua, madeira, Uruguai.
Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal com uma semivogal, e quando fazemos a separação das suas sílabas, as duas ficam na mesma sílaba. Exemplos: papai (pa-pai), oi (a palavra "oi" não se separa), sabão (sa-bão).
Nos tritongos, ocorre o encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem), e quando fazemos a separação das suas sílabas, as três ficam na mesma sílaba. Exemplos: iguais (i-guais), saguão (sa-guão), uruguaio (u-ru-guai-o).
Nos hiatos, ocorre apenas o encontro de vogais (nunca de semivogais), e quando fazemos a separação das suas sílabas, cada vogal fica numa sílaba diferente. Exemplos: álcool (ál-co-ol), navio (na-vi-o), saída (sa-í-da).
Ditongo |
Tritongo |
Hiato |
Encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. |
Encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem) na mesma sílaba. |
Encontro de duas vogais (nunca de semivogais) em sílabas diferentes. |
papai (pa-pai) oi (a palavra "oi" não se separa) sabão (sa-bão) |
iguais (i-guais) saguão (sa-guão) uruguaio (u-ru-guai-o). |
álcool (ál-co-ol) navio (na-vi-o) saída (sa-í-da) |
4.1.
Ditongo
Ditongo é o encontro vocálico em que uma vogal e uma semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: céu (céu), tranquilo (tran-qui-lo), boi (boi).
De acordo com a posição da vogal e da semivogal, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes.
Ditongos crescentes são aqueles em que a semivogal vem antes da vogal (sv + v). Exemplos: igual (i-gual), quota (quo-ta), pátria (pá-tria).
Ditongos decrescentes são aqueles em que a vogal vem antes da semivogal (v + sv). Exemplos: meu (meu), herói (he-rói), cai (cai).
De acordo com a pronúncia, os ditongos podem ser orais ou nasais.
Ditongos orais são pronunciados apenas pela boca. É o caso de ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea. Exemplos: mau (mau), sei (sei), viu (viu).
Ditongos nasais são pronunciados pela boca e pelo nariz. É o caso de ão, ãe, õe, am, an, em, en, ãi, ui (ocorre apenas na palavra "muito"). Exemplos: mãe (mãe), levem (le-vem), muito (mui-to).
4.2. Tritongo
Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).
Os tritongos podem ser orais ou nasais.
Tritongos orais são pronunciados apenas pela boca. Exemplos: Paraguai (Pa-ra-guai), enxaguei (en-xa-guei), iguais (i-guais).
Tritongos nasais são pronunciados pela boca e pelo nariz. As consoantes "m" e "n" podem acompanhar os tritongos. Quando isso acontecer, os tritongos são classificados como tritongos nasais. Exemplos: quão (quão), saguões (sa-guões), enxaguem (en-xa-guem).
4.3. Hiato
Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais aparecem juntas numa palavra, mas ficam em sílabas diferentes quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: raiz (ra-iz), Saara (Sa-a-ra), país (pa-ís).
Atenção!
Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.
ATIVIDADE
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira
C) táxi
D) mundo
E) osso
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta
C) prorrogar
D) guitarra
E) livro
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão
C) jamais
D) História
E) saúde
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Brendda Kessya 9°A
ExcluirAtividade da pág 34,35.
Excluir1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.
2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida
3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.
4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.
5.A)Há duas ações (ir e levar).
B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.
C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.
6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto).
Sorry, eu tinha me esquecido dessa atividade._.
André Lima da Silva aluno do 9°B
ResponderExcluirATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Pg34,35
(10)
a)durou uma vida
b)Seu João,sexagenário,que seu João ja era velho e estava perto de se aposentar
c)passou a vida juntando bens para quando morrer não conseguir levar
(11)
a)complicação,desenvolvimento,desfecho final
b)reelaboração,pois podia aborda conteúdo dos contos porém a realidade era diferente
c)Um local sem casas onde mora um povo pobre
d)sim,que esta impulsionando a palavra para sentimos os sentimentos
e)a probeza de alguns cantos,um local onde as pessoas nem uma casa tem para morar
(1)não tem nada
(2)Que o significado seja mais abrangente pois em ves de significar so uma coisa pode falar de outras
coisas com uma so palavra
(3)
Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio".
(4)
Dar um sentido conotativo
(5)
a)2 ações
b)mas
c)pois foi usado para ligar as frase e dar um porém
(6)
1fragmento
Famintos
2fragmento
Seu próprio quarto.
Atividade de português
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira=7 letras e 7 fonemas
C) táxi=4 letra e 5 fonemas
D) mundo=5 letra e 4 fonema
E) osso=4 letra e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta= tl (encontro consonantal)
C) prorrogar=rr(diagrafo)
D) guitarra=rr(diagrafo)
E) livro=vr(encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(ditongo)
D) História=his-to-ria(ditongo
E) saúde=sa-u-de(hiato
Nome:Guilherme Viana De Sousa
ResponderExcluirSerie:9B
1)A)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
E)Osso: 4 letras, 3 fonemas
2)A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3)A)lu-a:hiato
B)sa-guao:tritongo
C)ja-mais :ditongo
D)his-to-ria:hiato
Samise Santos Pereira
ResponderExcluir9°B
1)
A)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
E)Osso: 4 letras, 3 fonemas
2)
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3)
A)lu-a:hiato
B)sa-guao:tritongo
C)ja-mais :ditongo
D)his-to-ria:hia
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
ResponderExcluirB) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Felipe gabriel 9ano b
Excluir
ResponderExcluir1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira=7 letras e 7 fonemas
C) táxi=4 letra e 5 fonemas
D) mundo=5 letra e 4 fonema
E) osso=4 letra e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta= tl (encontro consonantal)
C) prorrogar=rr(diagrafo)
D) guitarra=rr(diagrafo)
E) livro=vr(encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(ditongo)
D) História=his-to-ria(ditongo
E) saúde=sa-u-de(hiato
Felipe gabriel
Excluir1) Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(ditongo)
D) História=his-to-ria(ditongo)
E) saúde=sa-u-de(hiato)
Marcos levi de sousa moura 9° A
ExcluirAluno:Clarkson Ryan Lima de Sousa
ResponderExcluirTurma: 9°A
ATIVIDADE
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
C) táxi = 4 letras e 5 fonemas
D) mundo = 5 letras e 5 fonemas
E) osso = 4 letras e 4 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl – encontro consonantal
C) prorrogar = pr – encontro consonantal; rr – dígrafo
D) guitarra = gu e rr – dígrafo
E) livro = vr – encontro consonantal
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Erre ali na 1) e) são 3 fonemas: é o-ss-o, 3 fonemas.
ExcluirFatima Yada 9°A
ResponderExcluirPortuguês
1-
a) Habilidoso= 10 letras e 9 fonemas
b) Cadeira= 7 letras e 7 fonemas
c) Táxi= 4 letras e 5 fonemas
d) Mundo= 5 letras e 4 fonemas
e) Osso= 4 letras e 3 fonemas
2-
a) Pêssego- ss (dígrafo)
b) Atleta- tl (encontro consonantal)
c) Prorrogar- pr (encontro consonantal) rr (dígrafo)
d) guitarra- gu e rr (dígrafo)
e) livro- rr (encontro consonantal)
3-
a) lua- hiato
b) Saguão- tritongo
c) Jamais- ditongo
d) História- ditongo
e) Saúde- hiato
FELIPE GABRIEL DE SOUZA NEVES DO NASCIMENTO
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
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ResponderExcluirALUNO JOSÉ MATHEUS BEZERRA AMORIM 9B
ResponderExcluirAtividade de português
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira=7 letras e 7 fonemas
C) táxi=4 letra e 5 fonemas
D) mundo=5 letra e 4 fonema
E) osso=4 letra e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta= tl (encontro consonantal)
C) prorrogar=rr(diagrafo)
D) guitarra=rr(diagrafo)
E) livro=vr(encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(ditongo)
D) História=his-to-ria(ditongo
E) saúde=sa-u-de(hiato
1)
ResponderExcluirA)Habilidoso: 10 letras, 9 fonemas
B)Cadeira:7 letras, 7 fonemas
C)taxi: 4 letras, 5 fonemas
D)Mundo: 5 letras, 5 fonemas
E)Osso: 4 letras, 3 fonemas
2)
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3)
A)lu-a:hiato
B)sa-guao:tritongo
C)ja-mais :ditongo
D)his-to-ria:hia
Kelly Freitas de Sousa 9B
Débora Rogéria. 9°A.
ResponderExcluirPORTUGUÊS
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira:7 letras e 7 fonemas
C) táxi: 4 letras e 5 fonemas
D) mundo: 5 letras e 5 fonemas
E) osso:4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta:tl (encontro consonantal)
C) prorrogar:rr (dígrafo) e pr (encontro consonantal)
D) guitarra:rr (dígrafo)
E) livro:vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão:tritongo
C) jamais:ditongo
D) História:ditongo
E) saúde:hiato
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira=7 letras e 7 fonemas
C) táxi=4 letra e 5 fonemas
D) mundo=5 letra e 4 fonema
E) osso=4 letra e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta= tl (encontro consonantal)
C) prorrogar=rr(diagrafo)
D) guitarra=rr(diagrafo)
E) livro=vr(encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(ditongo)
D) História=his-to-ria(ditongo
E) saúde=sa-u-de(hiato)
Isabele lima ferreira 9b
|Marcos Davi da Silva Lima 9B
ResponderExcluir1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira=7 letras e 7 fonemas
C) táxi=4 letra e 5 fonemas
D) mundo=5 letra e 4 fonema
E) osso=4 letra e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta= tl (encontro consonantal)
C) prorrogar=rr(diagrafo)
D) guitarra=rr(diagrafo)
E) livro=vr(encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão=sa-guão(tritongo)
C) jamais=ja-mais(tritongo)
D) História=his-to-ria(ditongo
E) saúde=sa-ú-de(hiato)
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
C) táxi = 4 letras e 5 fonemas
D) mundo = 5 letras e 4 fonemas
E) osso = 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Aluno: Caio Costa Lima 9°B
Atividade da pág 34,35.
ResponderExcluir1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.
2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida
3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.
4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.
5.A)Há duas ações (ir e levar).
B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.
C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.
6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto)
Português
1.
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2.
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3.
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Dayse katley 9°B
ExcluirProdução textual
ResponderExcluir1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.
2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida
3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.
4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.
5.A)Há duas ações (ir e levar).
B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.
C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.
6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto)
Isabele lima ferreira 9b
Laecio gabriel 9 b
ResponderExcluirPortuguês
1.questão
B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
C) táxi = 4 letras , 5 fonemas
D) mundo = 5 letras , 4 fonemas
E) osso = 4 letras , 3 fonemas
2.questão
B) atleta = tl (encontro consonatal)
C) prorrogar = rr (digrafo)
D) guitarra = rr (digrafo)
E) livro = vr (encontro consonatal)
3.questão
B) saguão = sa-guão (tritongo nasal)
C) jamais = ja-mais (ditongo decrescente)
D) história = his-to-ria (ditongo crescente)
E) saúde = sa-u-de (hiato)
Laecio gabriel 9 b
ResponderExcluirProdução textual
1.Questão
Os dois pontos tem a função de resumir ou explicar algo.
2.questão
Como locução substantiva, trata-se de um objeto que permite acessar canais ou outros recursos a distância se for um substantivo acompanhado de adjetivo Pode ser que é uma forma de poder a distância
3.questão
O sentido denotativo refere-se a posição de um morto com Punhos cerrados e com algum problema no coração no sentido conotativo ele morreu Avarento e sozinho
4.questão
Uma relação de soma por meio da conjunção "e"
5.questão
A) ocorre duas ações que são expressas pelos verbos ir é levar
B) as ações estão ligadas pelo conectivo "mas"
C) foi usado no sentido adversativo, indicando oposição, e adjetivo, indicando soma.
6.questão
O primeiro fragmento é uma Personificação
O segundo fragmento é uma metáfora
Aluno:Gabriel David Paiva Silva
ResponderExcluir9B
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
(Aryely shekynah 9°a)
Atividade da pág 34,35.
Excluir1.O uso dos dois-pontos nesses trechos tem o sentido de explicar algo.
2.Ele pode ser interpretado como o jeito que o autor controla sua vida
3.Por que ele de fato morreu, e figurativamente de "coração vazio". Conotativo maneira de se falar ou no sentido figurado, denotativo algo real que se aproxima da realidade.
4.A 1° oração indica que ela suspendeu sua mala, e na 2° oração é retratada a ida dela. Uma oração complementa o sentido da outra.
5.A)Há duas ações (ir e levar).
B)Essas ações estão ligadas pelo conectivo "mas", que é uma conjunção adversativa.
C)Esse conectivo foi usado com duplo sentido porque tanto pode expressar contraste quanto soma de ideias.
6.A figura de linguagem predominante é a personificação. As talheres e a tartaruga ganham características e ações humanas (talher é faminta e a tartaruga possui seu próprio quarto).
Aryely shekynah 9°a
Maria Vitória gomes
ResponderExcluir9A
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Jose guilherme rodrigues venancio
ResponderExcluir9-b
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
A) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira= 7 letras e 7 fonemas
C) táxi= 4 letras e 5 fonemas
D) mundo= 5 letras e 4 fonemas
E) osso= 4 letras e 3 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl (encontro consonantal)
C) prorrogar = rr (dígrafo)
D) guitarra = gu e rr (dígrafo)
E) livro = vr (encontro consonantal)
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
1. Indique a quantidade de letras e de fonemas das palavras abaixo, conforme o exemplo:
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira = 7 letras e 7 fonemas
C) táxi = 4 letras e 5 fonemas
D) mundo = 5 letras e 5 fonemas
E) osso = 4 letras e 4 fonemas
2. Indique se as palavras abaixo possuem um Encontro Consonantal ou um Dígrafo, conforme o exemplo:
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta = tl – encontro consonantal
C) prorrogar = pr – encontro consonantal; rr – dígrafo
D) guitarra = gu e rr – dígrafo
E) livro = vr – encontro consonantal
3. Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongo, tritongo ou hiato, conforme o exemplo:
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão = sa-guão(tritongo)
C) jamais = ja-mais(ditongo)
D) História = his-tó-ria(ditongo)
E) saúde = sa-ú-de(hiato)
Aluna:Ana kelly
9B
Lorrana Moreira Brito
ResponderExcluir〰9°A〰
1-
a) Habilidoso= 10 letras e 9 fonemas
b) Cadeira= 7 letras e 7 fonemas
c) Táxi= 4 letras e 5 fonemas
d) Mundo= 5 letras e 4 fonemas
e) Osso= 4 letras e 3 fonemas
2-
a) Pêssego- ss (dígrafo)
b) Atleta- tl (encontro consonantal)
c) Prorrogar- pr (encontro consonantal) rr (dígrafo)
d) guitarra- gu e rr (dígrafo)
e) livro- rr (encontro consonantal)
3-
a) lua- hiato
b) Saguão- tritongo
c) Jamais- ditongo
d) História- ditongo
e) Saúde- hiato
1°)
ResponderExcluirA) habilidoso = 10 letras e 9 fonemas
B) cadeira:7 letras e 7 fonemas
C) táxi: 4 letras e 5 fonemas
D) mundo: 5 letras e 5 fonemas
E) osso:4 letras e 3 fonemas
2°)
A) pêssego = ss (dígrafo)
B) atleta:tl (encontro consonantal)
C) prorrogar:rr (dígrafo) e pr (encontro consonantal)
D) guitarra:rr (dígrafo)
E) livro:vr (encontro consonantal)
3°)
A) lua = lu-a(hiato)
B) saguão:tritongo
C) jamais:ditongo
D) História:ditongo
E) saúde:hiato
Aluna: Lara Letícia da Silva Lessa
Turma:9°a