OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA
VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte como fenômeno social
O esporte como
fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários
setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre
outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais,
valores, conhecimentos, atitudes e normas.
O fenômeno
esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas,
principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos
eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim
como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar
uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.
Enfatizaremos também
a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar do mundo
ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de
promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.
A sociedade
utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de
pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora
deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de
investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta
milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo
que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu
investimento no setor esportivo.
O esporte de alto
rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e
desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira
natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a
competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem
habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais
fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição,
gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo
fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:
[...] o esporte ,
pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite
muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com
as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores
meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do
esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo.
(TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).
Exercício
(INEP – ENEM 2019)
Mídias: aliadas ou inimigas
da educação física escolar?
No
caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova
modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente
autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e
mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das
imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo.
Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz
uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas
possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços
tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção
hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro...
O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno
esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no
confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias,
mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por
exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2,
jul.- dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte
telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os
espectadores.
B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo
transmitido.
C) utilização de equipamentos audiovisuais de última
geração.
D) valorização de uma visão ampliada do esporte.
E) equiparação entre a forma e o conteúdo.
Gustavo Soares de Souza 7A
ResponderExcluirItem B
Gustavo Soares de Souza 7A
ResponderExcluirItem B
José salatiel 7c
ResponderExcluirItem b)
José salatiel 7c
ResponderExcluirItem b)
Wendel paiva
ResponderExcluirItem (B)
Wendel paiva 7A
ExcluirItem (B)
Cosmo davi 7 c intem B
ResponderExcluirFrancisco Guilherme Gameleiras Rebouças Da Silva (7 ano b)
ResponderExcluirItem (B)
Juan Carlo 7°A
ResponderExcluirItem (B)
Ei é o Ícaro manda o número do zap
Excluirbeatriz de souza silva 7°A
ResponderExcluiritem:(b)
Antonio Alves Maciel 7°A
ResponderExcluirITEM (B)
Miguel Ferreira Silva 7A
ResponderExcluirItem : B interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido
Carla Jamile dias alves 6b
ResponderExcluirItem:b
Desculpa é Carla Jamile dias alves 7b
ResponderExcluirItem:b
Gildon Carlos 7A
ResponderExcluirItem:B
Gilson carlos
ResponderExcluirItem:B
João ycaro Souto silva 7ano
ResponderExcluirItem:B
7°b
ResponderExcluir-b
Sara Evelyn 7°A item:B
ResponderExcluirRubens Francisco
ResponderExcluir7°B
Item:(b)
Rubens Francisco
ResponderExcluir7°B
Item{b}
Douglas Rafael :3
ResponderExcluir7c
RESPOSTA:B
ALUNA:Maria Eduarda Oliveira Guedes
ResponderExcluirTURMA:7B
R:item [b]
Antônio emersson 7 A
ResponderExcluiritem B
Adrian Keven de lima barbosa/
Excluir7/B🙈
Nome:Sophia Cavalcante de Moura
ResponderExcluirSérie:7°c
Item:B
Gabriel muniz de freitas 7B
ResponderExcluirItem:b
Guilherme Rodrigues Braga 7B respota intem (B)
ResponderExcluirCaio Mateus de Oliveira Silva
ResponderExcluir7°c resposta:intem (b)
Nataline Brito
ResponderExcluir7b
R: B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluno:Antonio Alan Sousa do Nascimento. Turma:7°A.
ResponderExcluir1°R:(B).
José Nicolas de Carvalho Mariano
ResponderExcluir7°C
1.R (B)
Francisco Matheus Menenzes 7B
ResponderExcluirItem b)
Olá, bom dia ! Fico feliz com a participação de vocês, vamos trabalhar melhor está questão numa próxima vídeo-aula.
ResponderExcluirFrancisco Bruno Ribeiro Almeida 7 B
ResponderExcluirR: B
Emilly nogueira azevedo. 7A. R:B
ResponderExcluirLindermano 7a rb
ResponderExcluirIsabella Magalhães da Cruz(7A)
ResponderExcluirItem (B)
NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C
ResponderExcluirALTERNATIVA (B) E A CERTA
Ícaro Caciano Almeida 7b
ResponderExcluirItem b
Kauã de Sousa Rodrigues 7A
ResponderExcluirItem:b
Sofia Rodrigues de oliveira
ResponderExcluirTurma :7 C
A certa é a (B)
Gustavo Hilbert Tomaz Campos
ResponderExcluirTurma: 7 C
Resposta correta e a letra D
Ana Letícia Rodrigues de Aquino
ResponderExcluir7° B
O item correto é a B
Bruno dos Santos Lima 7A
ResponderExcluirR.B)
Lara Sousa Lima 7C
ResponderExcluirResposta: B
Gabriel Muniz de Freitas
ResponderExcluirResposta:B
7B
ResponderExcluirGabriella paiva Chaves
ResponderExcluir7°B
Resposta:A
Ana Beatriz da Silva lima 7A
ResponderExcluirResposta:B
Sergio Vinicius de Carli Brito 7°C
ResponderExcluirresposta:(B)
Luciana da Silva Quiteria 7C
ResponderExcluirResposta:(B)
Sarah evellyn cavalcante pedrosa 7b intem b
ResponderExcluir