Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de fevereiro de 2021

7ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 15/02/21

 OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA


VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE



EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O esporte como fenômeno social

 

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

O fenômeno esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.

Enfatizaremos também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.

A sociedade utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu investimento no setor esportivo.

O esporte de alto rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição, gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:

[...] o esporte , pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo. (TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).

 

Exercício

 

(INEP – ENEM 2019)

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.- dez. 2001 (adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

D) valorização de uma visão ampliada do esporte.

E) equiparação entre a forma e o conteúdo.

55 comentários:

  1. Francisco Guilherme Gameleiras Rebouças Da Silva (7 ano b)

    Item (B)

    ResponderExcluir
  2. Miguel Ferreira Silva 7A
    Item : B interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido

    ResponderExcluir
  3. Desculpa é Carla Jamile dias alves 7b

    Item:b

    ResponderExcluir
  4. Douglas Rafael :3
    7c
    RESPOSTA:B

    ResponderExcluir
  5. ALUNA:Maria Eduarda Oliveira Guedes
    TURMA:7B

    R:item [b]

    ResponderExcluir
  6. Nome:Sophia Cavalcante de Moura
    Série:7°c

    Item:B

    ResponderExcluir
  7. Guilherme Rodrigues Braga 7B respota intem (B)

    ResponderExcluir
  8. Caio Mateus de Oliveira Silva
    7°c resposta:intem (b)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Antonio Alan Sousa do Nascimento. Turma:7°A.

    1°R:(B).

    ResponderExcluir
  11. José Nicolas de Carvalho Mariano
    7°C

    1.R (B)

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom dia ! Fico feliz com a participação de vocês, vamos trabalhar melhor está questão numa próxima vídeo-aula.

    ResponderExcluir
  13. Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7 B
    R: B

    ResponderExcluir
  14. Isabella Magalhães da Cruz(7A)
    Item (B)

    ResponderExcluir
  15. NÍCOLAS SANTOS TRÉVIA 7°)C

    ALTERNATIVA (B) E A CERTA

    ResponderExcluir
  16. Sofia Rodrigues de oliveira
    Turma :7 C

    A certa é a (B)

    ResponderExcluir
  17. Gustavo Hilbert Tomaz Campos

    Turma: 7 C

    Resposta correta e a letra D

    ResponderExcluir
  18. Ana Letícia Rodrigues de Aquino
    7° B
    O item correto é a B

    ResponderExcluir
  19. Ana Beatriz da Silva lima 7A
    Resposta:B

    ResponderExcluir
  20. Sergio Vinicius de Carli Brito 7°C
    resposta:(B)

    ResponderExcluir