OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA
VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte como fenômeno social
O esporte como
fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários
setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre
outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais,
valores, conhecimentos, atitudes e normas.
O fenômeno
esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas,
principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos
eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim
como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar
uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.
Enfatizaremos
também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar
do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é
capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.
A sociedade
utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de
pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora
deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de
investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta
milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo
que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu
investimento no setor esportivo.
O esporte de alto
rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e
desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira
natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a
competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem
habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais
fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição,
gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo
fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:
[...] o esporte,
pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite
muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com
as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores
meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do
esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo.
(TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).
Exercício
(INEP – ENEM 2019)
Mídias: aliadas ou inimigas
da educação física escolar?
No
caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova
modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente
autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e
mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das
imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo.
Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz
uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas
possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços
tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção
hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro...
O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno
esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no
confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias,
mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por
exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2,
jul.- dez. 2001 (adaptado).
A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte
telespetáculo, está fundamentada:
A) distorção da experiência do ser-atleta para os
espectadores.
B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo
transmitido.
C) utilização de equipamentos audiovisuais de última
geração.
D) valorização de uma visão ampliada do esporte.
E) equiparação entre a forma e o conteúdo.
Sarah Monique butrago da Silva 8ª
ResponderExcluirResposta : letra b
ALUNO:Vitor Keven dos Santos Sousa
ResponderExcluir8°a
-
Letra B
Na minha opiniao letra b
ResponderExcluirAluno: Pedro kauê dos santos calixto
ALUNA: DEYZIANE KELLY
ResponderExcluirTURMA:8°A
Resposta: letra B
Aluna:MARIA CLARA PAIVA BERNARDINO
ResponderExcluir8°(C)
Resposta: Letra B
Aluna:emilly Vitória dos Santos Rosberg 8°(d)
ResponderExcluirResposta:letra B
Isabelly Costa Silva de Araújo
ResponderExcluir8°A
Letra B
"Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo trasmitido"
Sindy Iohana 8°A
ResponderExcluirResposta:b
Aluna: Rayane Fernandes da silva
ResponderExcluir8°B
Resposta : (B)
Yasmim Oliveira de Lima 8°C
ResponderExcluirResposta:b
ARTHUR JUAN SILVA TEIXEIRA
ResponderExcluirTURMA:8 ano
Resposta:letra B
Mateus Nascimento
ResponderExcluirTurma 8.[ANO.B]
resposta Letra: B
Aluno:Thomas Thales
ResponderExcluir8° A
Resposta:Letra B
Aluno:Paulo Ricardo
ResponderExcluir8 ano b
Resposta:Letra B
Aluna:vanessa lopes
ResponderExcluirSerie: 8 ano (D)
Resposta:letra (A)
Aluno:fellipy Lima da Silva
ResponderExcluirTurma:8'C
Resposta: letra B
Aluna:vanessa lopes
ResponderExcluirSerie: 8 ano(D)
Resposta: letra (B)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFrancisco Maurício Ferreira Maciel 8 C
ResponderExcluirResposta: letra B
Abigail Airla 8°A
ResponderExcluirResposta:Letra b
Aluna: Emilly de Souza Pereira
ResponderExcluirTurma:8°c
Resposta:letra (B)
Aluna:Maria Clara Lopes Almeida
ResponderExcluir8°B
Resposta:(b)
Aluno:Alex Kauan Silva Lima
ResponderExcluirResposta:Letra {B}
Larissa rodrigues soares 8B
ResponderExcluirresposta: (A)
Yago Mendonça
ResponderExcluir8°À
Resposta:B
Matheus da Silva de Sousa
ResponderExcluir8°A
Resposta:LETRA B
NOME:Francisco Jean da Silva Alves
ResponderExcluirTURMA:8B
RESPOSTA:B.
Maxwell Macedo dos Santos turma 8D
ResponderExcluirResposta:B
NOME:Francisco Jean da Silva Alves
ResponderExcluirturma:8B
REPOSTA:Opção (B)
Aluna:Sávila Silva
ResponderExcluirTurma: 8°A
Letra (b)
Guilherme Rabelo
ResponderExcluir8°B
Resposta:b
Maxwell carolino da Silva
ResponderExcluir8°C
Resposta A
Tauã Fernandes
ResponderExcluir8°B
Letra:A
Raiane Ribeiro da Silva
ResponderExcluir8°B
Responda (B)
Olá! Turma, fico feliz em comtempla a participação de vocês, vamos trabalhar está questão melhor numa próxima vídeo-aula.
ResponderExcluirAluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
ResponderExcluir8°B
Resposta: (B)
Gustavo wayllon
ResponderExcluir8ano B
Resposta:A
Matheus de santana silva 8 C
ResponderExcluirResposta B
Ingrid Maria Teixeira de Sousa
ResponderExcluir8c
Resposta(A)
R:B
ResponderExcluir8b
Marina Layla Albuquerque Moreira
Isabele Xavier
ResponderExcluir8b
Resposta:b
Aluno:LUAN Gomes do nascimento lopes
ResponderExcluirTurma:8°ano
Letra:B
Larissa Freitas
ResponderExcluir8D
Resposta:b
Wiliana dos Santos Vasconcelos.
ResponderExcluir8D.
Resposta letra B.
Alvaro de Sousa Alves da Silva
ResponderExcluirTurma:8°ano A
Letra B
ALUNA:Karoline viana dos santos.
ResponderExcluirTURMA:8B
R:(B)interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
R:B
ResponderExcluirAna Karine Gomes Oliveira
Turma 8° ano C
ExcluirResposta:B
ResponderExcluirEvelin mirela Oliveira de Souza.8ano c
ResponderExcluirResposta:B
Evelin mirela Oliveira de Souza.8ano C
ResponderExcluirResposta:B
França mata turma 8º ano a
ResponderExcluirLetra:B
Maria Eduarda de França Matos turma 8º ano a
ResponderExcluirLetra: B
Ana luiza fernandes do nascimento
ResponderExcluirTurma:8[ano.d]
Resposta:letra b
Aluna: Rayane Fernandes da Silva
ResponderExcluirSérie: 8°B
Resposta: letra (B).
Nome: Francisco Jackson barros Dutra
ResponderExcluirSérie:8 A
Letra: B
Nome: Ana Gisele
ResponderExcluirSérie: 8ºD
Resposta: B
Nome Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c
ResponderExcluirResposta:
B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
Nome:Michele Lopes Cardoso 8°A
ResponderExcluirresposta: letra B
Emilly de Souza Pereira
ResponderExcluir8°C
Resposta:b
João Pedro Gonçalves Alves
ResponderExcluir8°D
Resposta:B
Pedro Silva
ResponderExcluir8c
Resposta:b
Maria Rita Martins de Medeiros 8°D
ResponderExcluir(B)
Diogo Erick Lima Cazuza 8'B
ResponderExcluirLetra (B)