Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 14 de fevereiro de 2021

8ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 15/02/21

OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ REGISTRAR A RESPOSTA DA ATIVIDADE NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E TURMA 


VÍDEO EXPLICATIVO E DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE


EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O esporte como fenômeno social

 

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

O fenômeno esportivo está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar uma profissão de sucesso que seja bastante rentável.

Enfatizaremos também a questão da universalização do esporte, de modo que em qualquer lugar do mundo ele é praticado. Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.

A sociedade utiliza o esporte como espetáculo, pois existe uma grande concentração de pessoas que são espectadores de evento esportivo. A sociedade é consumidora deste, portanto quanto maior o número de espectadores maior o número de investimento no setor financeiro, visto que a indústria esportiva movimenta milhões. É neste aspecto que Hatje (2003), evidencia o fato citado nos dizendo que quanto mais envolvido e apaixonado o indivíduo está, maior o seu investimento no setor esportivo.

O esporte de alto rendimento e da hiper competitividade é de certa forma excludente e desmotivador. De Rose Junior (2002) apud Leite (s/d) afirma que a verdadeira natureza da competição é criar mais perdedores do que vencedores. Assim a competição passa a ser desencorajadora e ameaçadora àqueles que não possuem habilidades suficientes para obter o sucesso desejado, visto que os ditos “mais fracos” muitas vezes não conseguem se destacar em determinada competição, gerando assim um pensamento de que se a vitória não foi conquistada foi pelo fato de não ter se esforçado ou não ter sido capaz. Neste sentido:

[...] o esporte, pelas suas particularidades e pelo fascínio que envolve e provoca, permite muitas vezes um mal uso de suas possibilidades de conteúdo, paradoxalmente, com as suas finalidades e até dos discursos de sua promoção como um dos melhores meios de convivência humana. Isto explica que os efeitos sociais negativos do esporte são, na verdade, utilizações tendenciosas do fenômeno esportivo. (TUBINO 1992, p.40 apud MARTINS et al s/d).

 

Exercício

 

(INEP – ENEM 2019)

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo. BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.- dez. 2001 (adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada:

A) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

C) utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

D) valorização de uma visão ampliada do esporte.

E) equiparação entre a forma e o conteúdo.

 

64 comentários:

  1. Sarah Monique butrago da Silva 8ª
    Resposta : letra b

    ResponderExcluir
  2. ALUNO:Vitor Keven dos Santos Sousa
    8°a
    -
    Letra B

    ResponderExcluir
  3. Na minha opiniao letra b




    Aluno: Pedro kauê dos santos calixto

    ResponderExcluir
  4. ALUNA: DEYZIANE KELLY
    TURMA:8°A

    Resposta: letra B

    ResponderExcluir
  5. Aluna:MARIA CLARA PAIVA BERNARDINO
    8°(C)

    Resposta: Letra B

    ResponderExcluir
  6. Aluna:emilly Vitória dos Santos Rosberg 8°(d)

    Resposta:letra B

    ResponderExcluir
  7. Isabelly Costa Silva de Araújo
    8°A

    Letra B

    "Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo trasmitido"

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Rayane Fernandes da silva
    8°B
    Resposta : (B)

    ResponderExcluir
  9. Yasmim Oliveira de Lima 8°C
    Resposta:b

    ResponderExcluir
  10. ARTHUR JUAN SILVA TEIXEIRA

    TURMA:8 ano

    Resposta:letra B

    ResponderExcluir
  11. Mateus Nascimento

    Turma 8.[ANO.B]

    resposta Letra: B

    ResponderExcluir
  12. Aluno:Thomas Thales

    8° A

    Resposta:Letra B

    ResponderExcluir
  13. Aluno:Paulo Ricardo
    8 ano b

    Resposta:Letra B

    ResponderExcluir
  14. Aluna:vanessa lopes
    Serie: 8 ano (D)

    Resposta:letra (A)

    ResponderExcluir
  15. Aluno:fellipy Lima da Silva
    Turma:8'C

    Resposta: letra B

    ResponderExcluir
  16. Aluna:vanessa lopes
    Serie: 8 ano(D)

    Resposta: letra (B)

    ResponderExcluir
  17. Francisco Maurício Ferreira Maciel 8 C

    Resposta: letra B

    ResponderExcluir
  18. Aluna: Emilly de Souza Pereira
    Turma:8°c

    Resposta:letra (B)

    ResponderExcluir
  19. Aluna:Maria Clara Lopes Almeida
    8°B
    Resposta:(b)

    ResponderExcluir
  20. Aluno:Alex Kauan Silva Lima

    Resposta:Letra {B}

    ResponderExcluir
  21. Larissa rodrigues soares 8B

    resposta: (A)

    ResponderExcluir
  22. Matheus da Silva de Sousa
    8°A
    Resposta:LETRA B

    ResponderExcluir
  23. NOME:Francisco Jean da Silva Alves
    TURMA:8B

    RESPOSTA:B.

    ResponderExcluir
  24. Maxwell Macedo dos Santos turma 8D
    Resposta:B

    ResponderExcluir
  25. NOME:Francisco Jean da Silva Alves
    turma:8B

    REPOSTA:Opção (B)

    ResponderExcluir
  26. Raiane Ribeiro da Silva
    8°B
    Responda (B)

    ResponderExcluir
  27. Olá! Turma, fico feliz em comtempla a participação de vocês, vamos trabalhar está questão melhor numa próxima vídeo-aula.

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
    8°B

    Resposta: (B)

    ResponderExcluir
  29. Matheus de santana silva 8 C
    Resposta B

    ResponderExcluir
  30. Ingrid Maria Teixeira de Sousa
    8c
    Resposta(A)

    ResponderExcluir
  31. Aluno:LUAN Gomes do nascimento lopes
    Turma:8°ano

    Letra:B

    ResponderExcluir
  32. Wiliana dos Santos Vasconcelos.
    8D.
    Resposta letra B.

    ResponderExcluir
  33. Alvaro de Sousa Alves da Silva
    Turma:8°ano A
    Letra B

    ResponderExcluir
  34. ALUNA:Karoline viana dos santos.
    TURMA:8B

    R:(B)interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

    ResponderExcluir
  35. Evelin mirela Oliveira de Souza.8ano c


    Resposta:B

    ResponderExcluir
  36. Evelin mirela Oliveira de Souza.8ano C


    Resposta:B

    ResponderExcluir
  37. Maria Eduarda de França Matos turma 8º ano a


    Letra: B

    ResponderExcluir
  38. Ana luiza fernandes do nascimento

    Turma:8[ano.d]

    Resposta:letra b

    ResponderExcluir
  39. Aluna: Rayane Fernandes da Silva
    Série: 8°B
    Resposta: letra (B).

    ResponderExcluir
  40. Nome: Francisco Jackson barros Dutra
    Série:8 A

    Letra: B

    ResponderExcluir
  41. Nome Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c

    Resposta:

    B) interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

    ResponderExcluir
  42. Nome:Michele Lopes Cardoso 8°A
    resposta: letra B

    ResponderExcluir
  43. Maria Rita Martins de Medeiros 8°D
    (B)

    ResponderExcluir
  44. Diogo Erick Lima Cazuza 8'B

    Letra (B)

    ResponderExcluir