PORTUGUÊS
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – 8° A e B
1. Leitura dos textos das
páginas 10 a 13.
2. Atividade das páginas 14 e 15 (questões 1 a 6)
Observação: Somente respostas.
3. Assista um breve trecho do filme Wall-e.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – 8° C e D
1. Leia o texto
"Diante dos olhos de Marcelo", de Peter O. Sagae. (páginas 12 e 13 do
livro didático)
2. Responda a atividade das
páginas 14 e 15 (1ª a 5ª questão).
Observação: Escreva as
respostas em seu caderno.
INGLÊS
Ø Revisão do Presente Simple
O
Simple Present é um tempo verbal utilizado para indicar ações habituais que
ocorrem no presente.
Além disso, ele é usado para
expressar verdades universais, sentimentos, desejos, opiniões e preferências.
Veja alguns exemplos de
frases no Simple Present:
We drink water everyday.
verbo: to drink (beber)
She brushes her teeth three
times a day.
verbo: to brush (escovar)
He plays soccer very well.
verbo: to play (jogar)
I always read the newspaper in the morning.
verbo: to read (ler)
A
conjugação do Present Simple varia de acordo com a pessoa verbal,
com a terminação do verbo e com o tipo de frase (afirmativa, negativa e
interrogativa.)
Affirmative Form
I like
You like
He likes
She likes
It likes
We like
They like
• Na maioria dos verbos:
verbo + s
Exemplos:
control – controls
help – helps
send – sends
work – works
take – takes
protect – protects
• Verbos terminados em o, s, z, x, sh,
ch:
verbo + es
Exemplos:
go – goes
kiss – kisses
mix – mixes
fix – fixes
finish – finishes
watch – watches
push – pushes
• Verbos terminados em consoante + y:
verbo - y + ies
Exemplos:
carry – carries
cry – cries
study – studies
try – tries
• Excessão:
have – has
Negative Form
A forma negativa do Simple Present
é formada com o uso dos verbos auxiliares do e does.
Do é usado com os pronomes I,
you, we e they. Já o auxiliar does é usado com he, she, it.
I do not like
You do not like
He does not like
She does not like
It does not like
We do not like
You do not like
They do not like
Negative Form (abreviado)
Essa forma negativa é a mesma
coisa da anterior, só que de forma abreviada, mais curta. Essa forma é a mais
usada, mas você pode usar tanto essa quanto a de cima.
I don’t like
Youdon’t like
He doesn’t like
She doesn’t like
It doesn’t like
Wedon’t like
Youdon’t like
They don’t like
Obs: Ao colocar os auxiliares
do/ does ou don’t/ doesn’t, o verbo não
precisa mais ter o acréscimo na terceira pessoa.
Interrogative Form
Do I like?
Do you like?
Does he like?
Doesshe like?
Does it like?
Do we like?
Do you like?
Do they like?
Obs: Ao colocar os auxiliares
do/ does, o verbo não precisa mais ter
acréscimo na terceira pessoa.
Ø Present Continuous
É
um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente; no momento da fala.
Ele
é empregado para falar sobre situações temporárias, ações contínuas que estão
acontecendo.
Como
as frases com Present Continuous referem situações que ocorrem no
momento da fala, é comum observarmos a utilização de advérbios de tempo nas frases.
Alguns
advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at the
moment (no momento) e at present (no
presente; atualmente).
EXEMPLOS:
She
is talking to her mom now. (Ela está falando com a mãe dela agora.);
Are
they studying at the moment? (Eles estão estudando no momento?);
She
is American, but she's living in Canada at present. (Ela é americana mas está
morando no Canadá atualmente.)
FORMAÇÃO DO PRESENT CONTINUOUS
O Present
Continuous é composto por um verbo principal e um verbo auxiliar.
Utiliza-se
o verbo tobe no Simple Present (am/ is/ are) como auxiliar
e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ing.
Ou
seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o seguinte padrão de
formação:
Sujeito
+ verbo tobe + verbo com -ing + complemento
She
is watching TV. (Ela está assistindo TV.) ou She’s watching TV.
FORMA NEGATIVA
Na
forma negativa, acrescenta-se o not depois do verbo to be, ou seja, a
construção das frases negativas é feita da seguinte forma:
Sujeito
+ verbo to be + not + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
She
is not watching TV. (Ela não está assistindo TV.) ou She isn’t watching TV.
FORMA INTERROGATIVA
Na
forma interrogativa, o verbo auxiliar to be aparece no início da frase. O
padrão da estrutura das frases interrogativas é o seguinte:
Verbo
to be + sujeito + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
Is
she watching TV? (Ela está assistindo TV?)
EXERCÍCIO
1. Observe a imagem abaixo e descreva o que está acontecendo usando o
PresentContinuous.
a)
The teacher/ write/ on the board.
b)
The man/ paint / the wal.
c)
The girl/ listen / to music.
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE
ENEM 2011
É uma partida de
futebol
A bandeira no estádio
é um estandarte
A flâmula pendurada
na parede do quarto
O distintivo na
camisa do uniforme
Que coisa linda é uma
partida de futebol
Posso morrer pelo meu
time
Se ele perder, que
dor, imenso crime
Posso chorar se ele
não ganhar
Mas se ele ganha, não
adianta
Não ha garganta que
não pare de berrar
REIS, N.; ROSA, 3.
Samba poconé. São Paulo: Sony, 1996 (fragmento).
No Brasil, além de um esporte de competição, o
futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No
trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)
A. futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.
B. lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.
C. “tapete verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.
D. esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.
E. futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.
ARTES
A ARTE PELA HISTÓRIA
A história é
uma grande narrativa. Ao estudarmos sobre o passado encontraremos batalhas
épicas, grandes heróis e vilões dentro de um cenário gigantesco que é o mundo.
Desde os tempos mais distantes da sociedade a arte foi produzida pela
humanidade; registrando esses episódios, sendo eles heroicos, trágicos, de
vitória ou derrota.
Ao estudar a
história da arte, começamos por desenvolver uma espécie de conexão com o
passado da humanidade. Através de seus pensamentos, crenças e gosto. Como
explica o historiador:
“A História da
Arte contribui para tornar todo àquele que a estude no herdeiro direto daquilo
que de melhor a raça humana tem produzido.”
- Antônio Beethoven
A divisão da
história da arte segue os episódios da história do mundo.
Ao
aproximar-se da história da arte você estará sendo conectado com a história do
mundo que você vive e que também é sua casa.
A ARTE E A COMUNICAÇÃO
Ao escrever um
poema, pintar um quadro, encenar uma peça de teatro, produzir um filme, etc. O
artista está sempre buscando se comunicar.
Em sua vontade
de ensinar, fazer refletir ou sentir. A arte é como um presente que é dado a
alguém.
Uma obra de
arte é sempre algo que é feito de alguém para alguém.
“A arte diz o
indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
- Leonardo da Vinci
A arte é capaz
de falar, mesmo que sem palavras, sobre aquilo que nos torna mais humanos.
Sentimentos, medos e pensamentos que partilhamos em comum nas mais diferentes
épocas.
A ARTE E A IMAGINAÇÃO
A imaginação é
aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando
escutamos uma história, ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das
páginas.
A imaginação
funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em
imagens aquilo que você pensa.
As pessoas se
diferenciam umas das outras, algumas pessoas têm seu projetor quebrado que faz
imagens tortas, outras tem um mini projetor limitado.
Ao estudarmos
a arte e sua influência na história e vice-versa, estamos colocando melhores
lentes no nosso projetor, deixando-o mais sofisticado e nobre, aumentando
progressivamente nossa capacidade imaginativa. Transformando-nos em seres
humanos mais sensíveis, sábios e fortes. Como disse certo músico:
“A alma
sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro.”
- Beethoven
ATIVIDADE
Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte
pode influenciar positivamente na sua vida.
(Mínimo 5 linhas)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ResponderExcluirMARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8ºANO D
No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)
A. futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.
B. lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.
C. “tapete verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.
D. esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.
E. futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.
ATIVIDADE DE ARTES
MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8 ANO D
MINHA MAIS NOVA EXPERIÊNCIA COM ARTES FOI EM RELAÇÃO A MÚSICA, POIS NESSA QUARENTENA EU TIVE MUITA DIFICULDADE DE RELAXA ENTÃO EU RESOLVI ESCUTAR MUSICAS CLÁSSICAS E FUNCIONOU AS MÚSICAS CLÁSSICAS ME ACALMA MUITO TANTO QUE QUASE TODO DIA QUANDO EU VOU DORMI COLOCO MUSICA CLÁSSICA PRA MIM ESCULTAR, NA MAIORIA DAS VEZES EU ESCULTO SOLOS DE BEETHOVEN.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8º ANO D
Questão 01
A )Apresentar o livro ao leitor.
B)Elas permitem ao leitor identificar a obra sobre a qual a resenha foi feita. Além disso, contêm informações úteis, caso haja interesse em encontrar o livro em uma biblioteca.
Questão 02
A)A suspeita de que é adotado.
B)O protagonista sabe que um casal de olhos claros não poderia ter um filho de olhos castanhos.
C) Marcelo se sentia como se ele estivesse sobrando na sua família, se comparando ao quinto Beatles.
Questão 03
1-Passado,2-Presente,3-Passado,4-Presente.
Questão 04
a)PARÁGRAFO 01 (I-Informações sobre o enredo).
b)PARÁGRAFO 02 (II Informações sobre o enredo).
c)PARÁGRAFO 03 (Informações sobre a estrutura do livro).
d)-PARÁGRAFO 04 ( III-Avaliação sobre as técnicas usadas na narração).
e)PARÁGRAFO 05 (IV- Avaliação sobre a linguagem e conclusão).
Questão 05
a)Retorna a uma situação.
b)Presente e passado.
Na atividade de Educação Física a resposta correta é a A onde afirma que o Futebol aparece como integrante da cultura brasileira .É possível afirmar isso pois esta presente na vida cotidiana da maioria dos brasileiros. MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8º D
ResponderExcluirTem quer respoder aqui? ,As atividades de artes é Educação física ?
ResponderExcluirRayane 8°B
ResponderExcluirEducação física
Resposta(A)
Artes :
Bom a arte influencia mt na vida pois ela é ideal no meu cotidiano , como os movimentos e a música pois nessa quarentena eu fico escutando música e isso é uma arte q é a música clássica...
Larissa rodrigues soares 8B
ResponderExcluireducação física : resposta B
artes: A arte se influencia na minha vida por meio de : expressões , sentimentos e sensações, a capacidade de improvisar em momentos difíceis e a arte de criticar e refletir sobre algum tema, ela também promove habilidade, cultura e criatividade.
inglês : A : THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE .
Well done, Larissa. Só faltou o verbo to be is, depois de Girl, no item C. Seria "The girl is listening to music".
Excluirok, não prestei atenção desculpe
ExcluirLarissa rodrigues SOARES 8B
ResponderExcluirEDUCAÇÃO FÍSICA : RESPOSTA CERTA (E)
PORTUGUÊS :
1 : A : a capa do livro tem a função de guiar o leitor ao texto, por isso funciona como um elemento para textual.
B : a informação apresentada como: título, capa , edição , permitem que o leitor saiba do que se trata o texto.
2 : A: que o personagem Marcelo e adotado
B: porque a lei de Mendel estuda sobre os genes e como eles são responsáveis por apresentar as características dos seres humanos, como a cor dos olhos.
C: os Beatles se relacionam com o conflito porque o personagem Marcelo era fã da banda inglesa.
3: 1 e 3 passado , 2 e 4 presente
4: A:1
B:1
C:2
D:3
E:4
5: A: FLASHBACK
B: introdução, desenvolvimento e conclusão.
6:A: sim, quando o autor pergunta: o que sente e pensa Marcelo?
algo como tristeza ou desespero.
B: o pronome" muitos " se referem a todas as pessoas em geral.
C: a voz do personagem está presente em : a velha desconfiança, afinal tinha um fundamento!
porque a frase está exclamando como alguém falando em voz alta.
D: que aparece a voz do narrador e logo no inicio do texto. E um narrador observador.
Atividade de Artes:
ResponderExcluirAlex Kauan Silva Lima
Por fim, vamos destacar um dos mais fascinantes benefícios da arte: sua capacidade de despertar novas expectativas em nossas vidas. Afinal, ela se apresenta como um mundo novo, cheio de descobertas e possibilidades para serem exploradas. É por isso que quem mergulha nesse universo abre a mente para uma série de novas experiências.
Aluno:Alex Kauan Silva Lima
ResponderExcluirEducação Física: a resposta correta é a A onde afirma que o Futebol aparece como integrante da cultura brasileira .É possível afirmar isso pois esta presente na vida cotidiana da maioria dos brasileiros.
Inglês:
ResponderExcluirAlex Kauan Silva Lima
A : THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
C : THE GIRL Is LISTENING TO MUSIC.
D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE .
PORTUGUÊS :
ResponderExcluirAlex Kauan Silva Lima
1 : A : a capa do livro tem a função de guiar o leitor ao texto, por isso funciona como um elemento para textual.
B : a informação apresentada como: título, capa , edição , permitem que o leitor saiba do que se trata o texto.
2 : A: que o personagem Marcelo e adotado
B: porque a lei de Mendel estuda sobre os genes e como eles são responsáveis por apresentar as características dos seres humanos, como a cor dos olhos.
C: os Beatles se relacionam com o conflito porque o personagem Marcelo era fã da banda inglesa.
3: 1 e 3 passado , 2 e 4 presente
4: A:1
B:1
C:2
D:3
E:4
5: A: FLASHBACK
B: introdução, desenvolvimento e conclusão.
6:A: sim, quando o autor pergunta: o que sente e pensa Marcelo?
algo como tristeza ou desespero.
B: o pronome" muitos " se referem a todas as pessoas em geral.
C: a voz do personagem está presente em : a velha desconfiança, afinal tinha um fundamento!
porque a frase está exclamando como alguém falando em voz alta.
D: que aparece a voz do narrador e logo no inicio do texto. E um narrador observador.
ResponderExcluirAtividade de Inglês.
A: THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE.
Evelin mirela Oliveira de Souza.8ano C
Atividade de educação física
ResponderExcluirA resposta correta é a (A)
A . futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira
Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c
Atividade de artes
ATIVIDADE
Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte pode influenciar positivamente na sua vida.
Minha resposta:
Minha nova experiência foi pela criatividade é dança de kpop ah causa dessa prática disso foi da quarentena a metade do tempo fiquei sem fazer nada depois comecei ah aprender ah fazer bonecas de pano é aprendi a dança coreografia de outra bandas de kpop é minha bonecas é ficou legal bonitas é foi isso ._.
Atividade de inglês
ResponderExcluirA: THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE.
Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c
Atividade de portugues,arte,ingles,educacao f
ResponderExcluirRegistrei no caderno é obg escrever aqui professor😃👋