Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

8ºANO: PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES E ED FÍSICA 10/02/21

 PORTUGUÊS

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – 8° A e B

 

1. Leitura dos textos das páginas 10 a 13.
2. Atividade das páginas 14 e 15 (questões 1 a 6)
Observação: Somente respostas.
3. Assista um breve trecho do filme Wall-e.

https://youtu.be/sJwypTCzDzc

 

 

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – 8° C e D

1. Leia o texto "Diante dos olhos de Marcelo", de Peter O. Sagae. (páginas 12 e 13 do livro didático)

2. Responda a atividade das páginas 14 e 15 (1ª a 5ª questão).

Observação: Escreva as respostas em seu caderno.

 

 

INGLÊS

Ø  Revisão do Presente Simple

O Simple Present é um tempo verbal utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente.

Além disso, ele é usado para expressar verdades universais, sentimentos, desejos, opiniões e preferências.

 

Veja alguns exemplos de frases no Simple Present:

We drink water everyday.

 verbo: to drink (beber)

She brushes her teeth three times a day.

verbo: to brush (escovar)

He plays soccer very well.

 verbo: to play (jogar)

I always read the newspaper in the morning.

verbo: to read (ler)

 

A conjugação do  Present Simple varia de acordo com a pessoa verbal, com a terminação do verbo e com o tipo de frase (afirmativa, negativa e interrogativa.)

 

Affirmative Form

I like

You like

He likes

She likes

It likes

We like

They like

       Na maioria dos verbos:

               verbo + s

Exemplos:

control – controls

help – helps

send – sends

work – works

take – takes

protect – protects

 

       Verbos terminados em o, s, z, x, sh, ch:

                    verbo + es

Exemplos:

go – goes

kiss – kisses

mix – mixes

fix – fixes

finish – finishes

watch – watches

push – pushes

 

       Verbos terminados em consoante + y:

            verbo - y + ies

Exemplos:

carry – carries

cry – cries

study – studies

try – tries

 

       Excessão:

have – has

 

Negative Form

A forma negativa do Simple Present é formada com o uso dos verbos auxiliares do e does.

Do é usado com os pronomes I, you, we e they. Já o auxiliar does é usado com he, she, it.

I          do not          like

You     do not          like

He      does not like

She     does not like

It         does not like

We      do not          like

You      do not         like

They    do not         like

 

Negative Form (abreviado)

Essa forma negativa é a mesma coisa da anterior, só que de forma abreviada, mais curta. Essa forma é a mais usada, mas você pode usar tanto essa quanto a de cima.

I          don’t          like

Youdon’t          like

He      doesn’t like

She     doesn’t like

It         doesn’t like

Wedon’t          like

Youdon’t         like

They    don’t         like

 

Obs: Ao colocar os auxiliares do/ does  ou don’t/ doesn’t, o verbo não precisa mais ter o acréscimo na terceira pessoa.

 

Interrogative Form

Do I like?

Do you like?

Does he like?

Doesshe like?

Does it like?

Do we like?

Do you like?

Do they like?

Obs: Ao colocar os auxiliares do/ does,  o verbo não precisa mais ter acréscimo na terceira pessoa.

 

Ø  Present Continuous

É um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente; no momento da fala.

Ele é empregado para falar sobre situações temporárias, ações contínuas que estão acontecendo.

Como as frases com Present Continuous referem situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização de advérbios de tempo nas frases.

Alguns advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at the moment (no momento) e at present (no presente; atualmente).

 

EXEMPLOS:

She is talking to her mom now. (Ela está falando com a mãe dela agora.);

Are they studying at the moment? (Eles estão estudando no momento?);

She is American, but she's living in Canada at present. (Ela é americana mas está morando no Canadá atualmente.)

 

FORMAÇÃO DO PRESENT CONTINUOUS

O Present Continuous é composto por um verbo principal e um verbo auxiliar.

Utiliza-se o verbo tobe no Simple Present (am/ is/ are) como auxiliar e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ing.

Ou seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o seguinte padrão de formação:

Sujeito + verbo tobe + verbo com -ing + complemento

She is watching TV. (Ela está assistindo TV.) ou She’s watching TV.

 

FORMA NEGATIVA

Na forma negativa, acrescenta-se o not depois do verbo to be, ou seja, a construção das frases negativas é feita da seguinte forma:

Sujeito + verbo to be + not + verbo com -ing + complemento

Exemplo:

She is not watching TV. (Ela não está assistindo TV.) ou She isn’t watching TV.

 

FORMA INTERROGATIVA

Na forma interrogativa, o verbo auxiliar to be aparece no início da frase. O padrão da estrutura das frases interrogativas é o seguinte:

Verbo to be + sujeito + verbo com -ing + complemento

Exemplo:

Is she watching TV? (Ela está assistindo TV?)

 

EXERCÍCIO

1. Observe a imagem abaixo e descreva o que está acontecendo usando o PresentContinuous.


a) The teacher/ write/ on the board.

b) The man/ paint / the wal.

c) The girl/ listen / to music.

d) The boy/ talk/ on the cell phone.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE

 

ENEM 2011

 

É uma partida de futebol

 

A bandeira no estádio é um estandarte

A flâmula pendurada na parede do quarto

O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda é uma partida de futebol

 

Posso morrer pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime

Posso chorar se ele não ganhar

Mas se ele ganha, não adianta

Não ha garganta que não pare de berrar

 

REIS, N.; ROSA, 3. Samba poconé. São Paulo: Sony, 1996 (fragmento).

 

No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)

 

A.      futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.

B.      lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.

C.      “tapete verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.

D.      esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.

E.      futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.

 

 

ARTES

 

 

ARTE PARA QUE?

A ARTE PELA HISTÓRIA

A história é uma grande narrativa. Ao estudarmos sobre o passado encontraremos batalhas épicas, grandes heróis e vilões dentro de um cenário gigantesco que é o mundo. Desde os tempos mais distantes da sociedade a arte foi produzida pela humanidade; registrando esses episódios, sendo eles heroicos, trágicos, de vitória ou derrota.

Ao estudar a história da arte, começamos por desenvolver uma espécie de conexão com o passado da humanidade. Através de seus pensamentos, crenças e gosto. Como explica o historiador:

“A História da Arte contribui para tornar todo àquele que a estude no herdeiro direto daquilo que de melhor a raça humana tem produzido.”
- Antônio Beethoven

A divisão da história da arte segue os episódios da história do mundo.

Ao aproximar-se da história da arte você estará sendo conectado com a história do mundo que você vive e que também é sua casa.

 

A ARTE E A COMUNICAÇÃO

Ao escrever um poema, pintar um quadro, encenar uma peça de teatro, produzir um filme, etc. O artista está sempre buscando se comunicar.

Em sua vontade de ensinar, fazer refletir ou sentir. A arte é como um presente que é dado a alguém.

Uma obra de arte é sempre algo que é feito de alguém para alguém.

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
- Leonardo da Vinci

A arte é capaz de falar, mesmo que sem palavras, sobre aquilo que nos torna mais humanos. Sentimentos, medos e pensamentos que partilhamos em comum nas mais diferentes épocas.

 

A ARTE E A IMAGINAÇÃO

A imaginação é aquilo que acontece dentro da nossa cabeça quando temos uma ideia, quando escutamos uma história, ou quando lemos um livro e imaginamos aquelas cenas das páginas.

A imaginação funciona como um projetor dentro da sua cabeça, ele tenta tornar nítido em imagens aquilo que você pensa.

As pessoas se diferenciam umas das outras, algumas pessoas têm seu projetor quebrado que faz imagens tortas, outras tem um mini projetor limitado.

Ao estudarmos a arte e sua influência na história e vice-versa, estamos colocando melhores lentes no nosso projetor, deixando-o mais sofisticado e nobre, aumentando progressivamente nossa capacidade imaginativa. Transformando-nos em seres humanos mais sensíveis, sábios e fortes. Como disse certo músico:

“A alma sensível é como harpa que ressoa com um simples sopro.”
- Beethoven

 

ATIVIDADE

Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte pode influenciar positivamente na sua vida.

(Mínimo 5 linhas)



16 comentários:

  1. ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8ºANO D


    No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)

    A.     futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira.
    B.     lazer aparece em ambos como a principal função social do futebol.
    C.     “tapete verde” e a “bola–sol” são metáforas do nacionalismo.
    D.     esporte é visto como instrumento de divulgação de valores sociais.
    E.      futebol é visto como um instante de supressão da desigualdade social.




    ATIVIDADE DE ARTES
    MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8 ANO D

    MINHA MAIS NOVA EXPERIÊNCIA COM ARTES FOI EM RELAÇÃO A MÚSICA, POIS NESSA QUARENTENA EU TIVE MUITA DIFICULDADE DE RELAXA ENTÃO EU RESOLVI ESCUTAR MUSICAS CLÁSSICAS E FUNCIONOU AS MÚSICAS CLÁSSICAS ME ACALMA MUITO TANTO QUE QUASE TODO DIA QUANDO EU VOU DORMI COLOCO MUSICA CLÁSSICA PRA MIM ESCULTAR, NA MAIORIA DAS VEZES EU ESCULTO SOLOS DE BEETHOVEN.















    ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
    MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8º ANO D

    Questão 01
    A )Apresentar o livro ao leitor.
    B)Elas permitem ao leitor identificar a obra sobre a qual a resenha foi feita. Além disso, contêm informações úteis, caso haja interesse em encontrar o livro em uma biblioteca.
    Questão 02
    A)A suspeita de que é adotado.
    B)O protagonista sabe que um casal de olhos claros não poderia ter um filho de olhos castanhos.
    C) Marcelo se sentia como se ele estivesse sobrando na sua família, se comparando ao quinto Beatles.
    Questão 03
    1-Passado,2-Presente,3-Passado,4-Presente.
    Questão 04
    a)PARÁGRAFO 01 (I-Informações sobre o enredo).
    b)PARÁGRAFO 02 (II Informações sobre o enredo).
    c)PARÁGRAFO 03 (Informações sobre a estrutura do livro).
    d)-PARÁGRAFO 04 ( III-Avaliação sobre as técnicas usadas na narração).
    e)PARÁGRAFO 05 (IV- Avaliação sobre a linguagem e conclusão).

    Questão 05
    a)Retorna a uma situação.
    b)Presente e passado.

    ResponderExcluir
  2. Na atividade de Educação Física a resposta correta é a A onde afirma que o Futebol aparece como integrante da cultura brasileira .É possível afirmar isso pois esta presente na vida cotidiana da maioria dos brasileiros. MARIA RITA MARTINS DE MEDEIROS 8º D

    ResponderExcluir
  3. Tem quer respoder aqui? ,As atividades de artes é Educação física ?

    ResponderExcluir
  4. Rayane 8°B
    Educação física
    Resposta(A)
    Artes :
    Bom a arte influencia mt na vida pois ela é ideal no meu cotidiano , como os movimentos e a música pois nessa quarentena eu fico escutando música e isso é uma arte q é a música clássica...

    ResponderExcluir
  5. Larissa rodrigues soares 8B

    educação física : resposta B

    artes: A arte se influencia na minha vida por meio de : expressões , sentimentos e sensações, a capacidade de improvisar em momentos difíceis e a arte de criticar e refletir sobre algum tema, ela também promove habilidade, cultura e criatividade.

    inglês : A : THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
    B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
    C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
    D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well done, Larissa. Só faltou o verbo to be is, depois de Girl, no item C. Seria "The girl is listening to music".

      Excluir
    2. ok, não prestei atenção desculpe

      Excluir
  6. Larissa rodrigues SOARES 8B

    EDUCAÇÃO FÍSICA : RESPOSTA CERTA (E)

    PORTUGUÊS :

    1 : A : a capa do livro tem a função de guiar o leitor ao texto, por isso funciona como um elemento para textual.

    B : a informação apresentada como: título, capa , edição , permitem que o leitor saiba do que se trata o texto.

    2 : A: que o personagem Marcelo e adotado
    B: porque a lei de Mendel estuda sobre os genes e como eles são responsáveis por apresentar as características dos seres humanos, como a cor dos olhos.
    C: os Beatles se relacionam com o conflito porque o personagem Marcelo era fã da banda inglesa.

    3: 1 e 3 passado , 2 e 4 presente

    4: A:1
    B:1
    C:2
    D:3
    E:4

    5: A: FLASHBACK
    B: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    6:A: sim, quando o autor pergunta: o que sente e pensa Marcelo?
    algo como tristeza ou desespero.
    B: o pronome" muitos " se referem a todas as pessoas em geral.
    C: a voz do personagem está presente em : a velha desconfiança, afinal tinha um fundamento!
    porque a frase está exclamando como alguém falando em voz alta.
    D: que aparece a voz do narrador e logo no inicio do texto. E um narrador observador.

    ResponderExcluir
  7. Atividade de Artes:
    Alex Kauan Silva Lima

    Por fim, vamos destacar um dos mais fascinantes benefícios da arte: sua capacidade de despertar novas expectativas em nossas vidas. Afinal, ela se apresenta como um mundo novo, cheio de descobertas e possibilidades para serem exploradas. É por isso que quem mergulha nesse universo abre a mente para uma série de novas experiências.

    ResponderExcluir
  8. Aluno:Alex Kauan Silva Lima

    Educação Física: a resposta correta é a A onde afirma que o Futebol aparece como integrante da cultura brasileira .É possível afirmar isso pois esta presente na vida cotidiana da maioria dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  9. Inglês:
    Alex Kauan Silva Lima
    A : THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
    B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
    C : THE GIRL Is LISTENING TO MUSIC.
    D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE .

    ResponderExcluir
  10. PORTUGUÊS :
    Alex Kauan Silva Lima

    1 : A : a capa do livro tem a função de guiar o leitor ao texto, por isso funciona como um elemento para textual.

    B : a informação apresentada como: título, capa , edição , permitem que o leitor saiba do que se trata o texto.

    2 : A: que o personagem Marcelo e adotado
    B: porque a lei de Mendel estuda sobre os genes e como eles são responsáveis por apresentar as características dos seres humanos, como a cor dos olhos.
    C: os Beatles se relacionam com o conflito porque o personagem Marcelo era fã da banda inglesa.

    3: 1 e 3 passado , 2 e 4 presente

    4: A:1
    B:1
    C:2
    D:3
    E:4

    5: A: FLASHBACK
    B: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    6:A: sim, quando o autor pergunta: o que sente e pensa Marcelo?
    algo como tristeza ou desespero.
    B: o pronome" muitos " se referem a todas as pessoas em geral.
    C: a voz do personagem está presente em : a velha desconfiança, afinal tinha um fundamento!
    porque a frase está exclamando como alguém falando em voz alta.
    D: que aparece a voz do narrador e logo no inicio do texto. E um narrador observador.

    ResponderExcluir

  11. Atividade de Inglês.

    A: THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
    B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
    C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
    D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE.

    Evelin mirela Oliveira de Souza.8ano C

    ResponderExcluir
  12. Atividade de educação física

    A resposta correta é a (A)

    A . futebol aparece como elemento integrante da cultura brasileira

    Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c


    Atividade de artes
    ATIVIDADE

    Com suas palavras, escreva em seu caderno, como a arte pode influenciar positivamente na sua vida.
    Minha resposta:
    Minha nova experiência foi pela criatividade é dança de kpop ah causa dessa prática disso foi da quarentena a metade do tempo fiquei sem fazer nada depois comecei ah aprender ah fazer bonecas de pano é aprendi a dança coreografia de outra bandas de kpop é minha bonecas é ficou legal bonitas é foi isso ._.

    ResponderExcluir
  13. Atividade de inglês

    A: THE TEACHER IS WRITING ON THE BLACKBOAD.
    B : THE MAN IS PAINTING THE WALL.
    C : THE GIRL LISTENING TO MUSIC.
    D : THE BOY IS TALKING ON THE CELL PHONE.
    Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c

    ResponderExcluir
  14. Atividade de portugues,arte,ingles,educacao f
    Registrei no caderno é obg escrever aqui professor😃👋

    ResponderExcluir