Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

8ºANO: Pesquisa de Ciências 04/02/21

 Boa tarde. Hoje iremos realizar nossa primeira atividade de pesquisa na disciplina de Ciências.  

O tema da nossa pesquisa será: Astronomia antiga (concepções do universo).

Como registrar a atividade?

1 - Faça primeiro a pesquisa sobre o tema proposto

2 - Faça anotações no seu caderno

3 - Forme um texto, no máximo de uma página e divulgue em nosso blog, dentro do espaço destinado aos comentários. (Esse espaço fica no finalzinho de nossa página.



4 - Não esqueça de se identificar com seu nome e turma

84 comentários:

  1. Aluna :Vitória Lopes da Silva
    9 ano b
    Genética

    A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. Muito se especulava acerca desse fato, como a hipótese da pangênese, de Hipócrates; a teoria da pré-formação, defendida por Spallanzani, Leeuwenhoek e diversos outros pesquisadores; e a teoria da epigênese, de Caspar Friedrich Wolff.

    Entretanto, a figura mais notável no que se diz respeito ao advento dessa ciência, tal como vemos hoje, foi o monge Gregor Mendel que, durante muito tempo, pesquisou o processo de transmissão de caracteres entre diversas gerações de ervilhas (Pisum sativum), e concluiu que este se dava por meio de partículas, ou fatores, encontrados nos gametas. Atualmente reconhecidas como genes, essas “partículas” se encontram nos cromossomos, mais precisamente no DNA.

    ResponderExcluir
  2. Aluno:Paulo Ricardo
    8 ano b
    Astronomia antiga


    Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. 

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.[3] O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos.  

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Vanessa Lopes
    8 ano d
    Astronomia Antiga


    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.

    Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder.

    ResponderExcluir
  4. aluno:Mateus Nascimento
    8 ano B


    Desde o início, o homem sempre olhou para o céu em busca de possíveis correlações entre as suas histórias e os fenômenos cósmicos. Essas primeiras observações eram frutos da imaginação e da criatividade humana, o que deu origem as constelações. Elas também originaram à organização dos ciclos na agricultura, a contagem do tempo e os pontos referências para orientar-se na terra e no mar. Eles relacionavam os objetos no céu (e seus movimentos) a fenômenos como a chuva, a seca, as estações do ano e as marés. O homem também utilizou as primeiras observações astronômicas para fins religiosos: em algumas culturas, as estrelas, bem como a luz natural em um céu escuro, foi logo identificada como a divindade responsável pela proteção dos acontecimentos humanos. Acredita-se geralmente que os primeiros astrônomos profissionais foram os sacerdotes. A compreensão que eles tinham pelo céu era visto como algo divino, daí a antiga ligação da astronomia com o que hoje conhecemos como astrologia.[carece de fontes]

    O primeiro conhecimento astronômico do homem pré-histórico consistiu essencialmente na previsão dos movimentos de objetos celestiais visíveis, como estrelas e planetas. Um exemplo de ferramenta na astronomia antiga são os primeiros monumentos astronômicos megalíticos, como o famoso complexo de Stonehenge, os montes de Newgrange, os Menir e os vários outros edifícios projetados com a função de observar o espaço sideral. Muitos destes monumentos mostram a relação do homem pré-histórico com o céu, bem como as excelentes capacidades de precisão das observações.[carece de fontes]

    Em Stonehenge, por exemplo, cada pedra pesa em média 26 toneladas. A avenida principal que parte do centro da monumento aponta para o local no horizonte em que o Sol nasce no dia mais longo do verão (solstício). Nessa estrutura, algumas pedras estão alinhadas com o nascer e o pôr do Sol no início do verão e do inverno.[2]

    Parece que foi no paleolítico que o homem considerou o céu como o lugar onde as histórias dos deuses tomam forma. Há vestígios de um culto atribuído ao asterismo da Ursa Maior por povos que viviam além das margens do Estreito de Bering, no momento do último período glacial entre os Estados Unidos e a Ásia. Estudos recentes afirmam que no período Paleolítico (cerca de 16 000 anos atrás) foi desenvolvido um sistema de 25 constelações, dividida em três grupos que representam metaforicamente o Céu, a Terra e o submundo.[carece de fontes]

    No período neolítico, a fim de melhorar a memorização das estrelas, foram atribuídas aos asterismos nomes semelhantes, nem sempre antropomórfico, aludindo a aspectos e elementos da vida agrícola e pastoral. A constelação do zodíaco, que se encontram perto da linha percorrida pelo sol durante o ano (eclíptica), foi uma das primeiras a ser codificada no céu, principalmente por razões práticas. Dada a importância da economia baseada numa agricultura-pastoral, se fez necessário conhecer as diferentes épocas do ano a fim de melhorar a semeadura, as plantações, a criação de animais e todas as outras práticas relacionadas ao homem primitivo

    ResponderExcluir
  5. História da Astronomia
    A Astronomia é uma grande área da ciência responsável por muitos avanços científicos e sua história está repleta de grandes nomes como Copérnico, Galileu, Kepler e Newton.
    O que é Astronomia?
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.

    História da Astronomia
    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.
    Áreas da Astronomia
    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo;

    Astrofísica: estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade, entre outros;

    Astronomia planetária: estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia etc.

    Nome:Laura Moreira Parente
    Escola:Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque
    Série:8°C

    ResponderExcluir
  6. O que e astronomia?


    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si.


    Historia da astronomia.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo.


    Areas da astronomia.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo.

    Astrofisica:estudo das propriedades fisicas dos corpos celestes

    Astronomia planetaria:estudo do sistema planetario,com ênfase no sistema solar.

    ResponderExcluir
  7. larissa freitas tavares
    8 d
    astronomia antiga-concepções do universo

    A astronomia é uma ciência natural que estuda os fenômenos que acontecem fora da atmosfera da terrestre e estruturas celestes,á palavra astronomia vem do grego astron-astro e cromos-lei.
    civilizações antigas tratavam os astros como divindades,outras perceberam alguns acontecimentos que permitiam saber a época de plantio e colheita,tanto que civilizações como Maias,Chineses,Egípcios e babilônios elaboraram complexos calendários baseados nos movimentos dos astros.
    Muitos filósofos,cientistas de civilizações antigas descobriram e explicaram vários eventos relacionada a terra ,outros artros e o próprio universo e isso ajudou muito na evolução e invenção de muitas coisas da ciência,a astronomia se divide em três partes astrobiologia,astrofísica e astronomia planetária.
    A astronomia é umas das ciências mais antigas de todas,até mesmo os animais reconhecem situações envolvendo astros,também ´´observam´´ os astros e os usam na sua estrategia de sobrevivência.
    Universo é tudo que existe fisicamente,a soma do espaço e do tempo e as mais variadas fomas de matéria[planetas,estrelas,galaxias,etc],as observações cientificas sugerem que o universo é governado pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte da extensão da história,a principal teoria do surgimento do universo é a do Big Beng e um dos maiores astrônomos da história é o Galileu Galilei.

    ResponderExcluir
  8. O que e astronomia?


    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si.


    Historia da astronomia.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo.


    Areas da astronomia.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo.

    Astrofisica:estudo das propriedades fisicas dos corpos celestes

    Astronomia planetaria:estudo do sistema planetario,com ênfase no sistema solar.


    Nome: Pedro Kauê dos santos calixto

    Serie: 8 ano A

    ResponderExcluir
  9. Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa
    8°A tema:Astronomia antiga

    A astronomia consegue ser mais antiga que a origem do homen,ela e a mais antiga forma de ciências naturais, inúmeras descobertas arqueológicas tem dado evidências de observação arqueológicas entre os pré-históricos povos.
    Desde a antiguidade,o seu tem sido usado para inúmeras coisas,medida de tempo, criando um relógio e calendário pré- histórico,e também uma espécie de mapa.registros
    astronômicos,mostram chineses, babilônicos e egípcios como usuários desse tipo de calendário e hora.
    3000 a.c os chineses sabiam que um ano tinha 365 dias,os povos antigos viam a astronomia/céu como algo divino,daí foi criado o o que conhecemos como astrologia.
    Os primeiros astrólogos foram,o Aristarco de Samos(310-230 a.c),e
    Eratóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) .

    ResponderExcluir
  10. A historia da astronomia envolve um periodo de tempotão antigo quanto a origem do homem acho que o nome é a mais antiga das ciências naturais descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos históricos desde a antiguidade o céu vem sendo usado como mapa o calendário o relógio o desejo de conhecimento sempre incentivamos gastronomia seja por razões religiosas seja para predição de eventos no início a astronomia coincidiu com a criação da astrologia representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder só depois do advento do método científico a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia desde os tempos antigos os homens pesquisaram e apreenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observa no céu os primeiros astrônomos fazem uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas antiga compreensão da mecânica Celeste contribuiu para a criação de uma agenda ligada às estações do ano e da lua trazendo consequências positivas para agricultura o conhecimento da antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo por isso a investigação do céu sempre construiu um importante elo entre o céu EA terra entre o homem e Deus ou entre o homem e os deuses com a invenção do telescópio o homem conseguiu cavar mais fundo da dinâmica celestial abrindo uma janela mais ampla sobre o universo e suas regras o desenvolvimento técnico aliar a exploração do espaço procurar a expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos

    ResponderExcluir
  11. Turma, o objetivo da pesquisa foi que vocês soubessem que a Astronomia é a mais antiga das Ciências e que as concepções que temos do Universo hoje, foram criadas por nossos antepassados em função das observações que realizavam observando o Sol e as estrelas.Um abraço,PROFA.Meyre.

    ResponderExcluir
  12. Aluna: Nicolly Evelyn Da Silva Maciel
    8Ano D
    Astronomia Antiga



    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem dos seres humanos. Desde a Antiguidade, o céu vem usando como mapa, calendário e relógio. O povo antigo pesquisaram e aprenderam uma enorme quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu a noite. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, ou seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. O povos sempre observavam o céu em busca de possíveis relações entre suas histórias e os fenomenos cósmicos. Os primeiros astronomos faziam uso de seus pontos de vistas ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição da estrelas. A antiga compreensão da mecanica celeste contribuiu para a criação de uma 'agenda' ligada ás estações do ano e da lua, trazendo consequencias positivas para a agricultura. Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinamica celestial, abrindo uma 'janela' mais ampla sobre o universo e suas regras.

    ResponderExcluir
  13. Maria Clara Lopes Almeida
    8°ano B

    A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da Antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga baseava-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu.

    Astrônomos da antiguidade eram capazes de diferenciar entre uma estrela e uma planeta, já que as estrelas permaneciam relativamente fixas durante os séculos enquanto planetas moviam-se consideravelmente em um tempo comparativamente menor.

    ResponderExcluir
  14. Fellipy lima da Silva
    8'C
    História da astronomia

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.[1] A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.[2] Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.[3] O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.[
    Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu.[2] Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).[1]

    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Marina Layla
    8°B
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:
    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo;
    Astrofísica: estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade, entre outros;
    Astronomia planetária: estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia etc.

    ResponderExcluir
  17. Guilherme Rabelo 8°B
    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia. Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).

    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos.

    ResponderExcluir
  18. Sindy Iohana 7°A manhã
    A história da astronomia envolve um perildo de tempo tão antigo quando a origem do homem.A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.Descobertas arqueológicas têm astronomicas entre os povos preshistóricos.Desde a antiguidade,o céu vem sendo usado como mapa,calendário ou relógio.O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia,sejá por razões religiosos,seja para a predição de eventos.No inicio,a astronomia conhecido como a criação da astrologia,representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder.Só depois do advento do método cientifico ,a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.Desde os tempos antigos,os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplismente observando o céu.Os primeiros astronômos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrela.

    ResponderExcluir
  19. Sindy Iohana 8°A manhã
    A história da astronomia envolve um perildo de tempo tão antigo quando a origem do homem.A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.Descobertas arqueológicas têm astronomicas entre os povos preshistóricos.Desde a antiguidade,o céu vem sendo usado como mapa,calendário ou relógio.O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia,sejá por razões religiosos,seja para a predição de eventos.No inicio,a astronomia conhecido como a criação da astrologia,representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder.Só depois do advento do método cientifico ,a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.Desde os tempos antigos,os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplismente observando o céu.Os primeiros astronômos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas.

    ResponderExcluir
  20. Aluna : Emilly de Souza Pereira
    Turma : 8°c

    O que é astronomia ?
    A astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outros estruturas cosmologicas.
    História da astronomia
    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita , por exemplo . Algumas culturas antigas , como os maias, os chineses,os egípcio e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do sol e outros astros.
    Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da astronomia . Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da terra , as estações do ano , bem como os movimentos dos sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu .
    Um desses filósofo foi Tales de Mileto (624-546 a.C.) que considera a terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Damos (572-479 a.C.),por sua vez , acreditava que a terra apresentava formato esférico . Já Aristóteles de Estagira (384-322a.C),explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar ao observar a formação sombras durante os eclipse , e também defendia a hipóteses de que o universo fosse finito e esférico e que , juntamente aos astros fosse imutável:sempre existiria.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Sávila Silva
    Turma: 8°A

    Astronomia
    Astronomia é uma ciências natural que estuda Corpos celestes (como estrelas,planetas,cometas,nebulosas,aglomerados de estrelas,galáxias)e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo do microondas). Preocupada com a evolução,a física,a química e o movimento dobjetos celestes,bem como a formação e o desenvolvimento do universo.
    A astronomia é uma das mais antigas. Culturas pre-históricas deixaram registros vários artefatos astronômicos,como Stonehenge,os montes de Newgrange e os menores.Historicamente,a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria,navegação astronômica,astronomia observacional e a elaboração de calendários.
    Durante o século XX o campo da astronomia observacional e a astronomia teórica.
    Os astrônomos amadores tem contribuído para muitas é importantes descobertas astronômicas. A astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar um papel ativo,especialmente na descoberta e observação de fenômenos transitórios.
    A astronomia não deve ser confundida com a astrologia,sistema de crença que afirma que os assuntos humanosestao correlacionadoscom as posicoes dos objetos celestes. Embora os dois campos compartilhem uma origem comum,atualmente eles estão totalmente distintos.

    ResponderExcluir
  22. A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.A origem é a mais antigas das ciências naturais. Descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-historicos. Desde antiguidade,o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia,seja por região religiosas,seja para a perdição de eventos.No início, astronômia coincidiu com a criação da astrologia,reprentada tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder.Só depois do advento do método científico,a ciência passou a fazer uma clara separação entre astronomia e astrologia.

    ResponderExcluir
  23. Lohanna Noemy
    8-b

    A astronomia é a mais antiga das ciências .O homem primitivo se enteressou em observar os fenômenos que ocorriam a sua volta .bem como, tentar compreender-los .Nao só o deslocamento do Sol em relação ao horizonte, e sua relação com a claridade e escuridão e as fases da lua , foram fenômenos notados pelos homens pré-históricos. Descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Para muitos povos antigos os astros eram deuses ou símbolos das divindades. Atribuiram-lhes então influencias sobre a vida na terra dando origem a seitas religiosas e ainda a astrologia. Desde a antiguidade,o homem percebeu que podia se utilizar das estrelas para orientar-se em suas viagens e com a regularidade de ocorrências de vários fenômenos celestes lhe permitiam marcar a passagem do tempo. Desde então, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam aproximadamente 3000 a.c. se devem aos chineses, babilônios,assirios e egípcios .Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos como medir a passagem do tempo ( fazer
    calendário) para prever a melhor época para plantio e a colheita , ou com objetivos mais relacionados a astrologia, como fazer previsões do futuro , ja que acreditam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida . A partir da necessidade e também da curiosidade intelectual, origina-se uma nova ciência.a Astronomia, cujo objetivo é a observação dos astros, seus movimentos , além de estudos e teorias sobre a origem e evolução. A astronomia cujo objetivo é a observação dos astros,sobre a astronomia pré-historica sao relativamente escassos . As mais antigas fontes datam de aproximadamente 50.000 anos atrás. Existem gravações feitas em pedras , que representam agrupamentos estelares como as plêiades e as constelações da ursa maior e ursa menor entre outras.Em varias regiões da Europa são encontradas magalitos,menires e vários outros conjuntos de rochas .Estudando os sítios megalíticos, tais como os de callanish, na Escócia, o círculo de Stonehenge,na Inglaterra, que data de 2500 a 1700 a. C. E os alimentos de carnac , Bretanha, os astrônomos e arqueólogos, chegaram a conclusão de que os alinhamentos e do nascer e acaso do Sol e da lua , no decorrer do ano . Esses monumentos megalíticos são autênticos observatórios destinados a previsão de eclipses na idade da pedra.

    ResponderExcluir
  24. Nome:Ana Júlia Bastos Soares
    Série:8°A

    Astronomia Antiga

    A história da Astronomia Antiga é considerada por muitos estudiosos a mais antigas das ciências, é a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes.
    A Astronomia é a ciência que estuda todo o Universo,desde a sua origem e formação dos astros que o compõe os fenômenos que nele ocorrem.Originou-se a partir da observação dos astros e do seu efeito no cotidiano dos seres humanos,que desde a pré história vem utilizando o conhecimento da Astronomia durante os anos para desenvolver as suas atividades humanas.
    No começo, o conhecimento astronômico estava baseado essencialmente na observação dos astros e fenômenos que podiam ser vistosa olho nu,como sol,a lua,o dia,a noite,as marés,as fases da lua,e muitos outros fenômenos,vários povos acreditavam que esses astros eram deuses e que os fenômenos originados por eles dependiam do seu humor ou vontade.Assim,os chineses,egípcios,assírios e babilônicos já observar amo espaço para determinar a contagem do tempo,eles usavam o sol e a lua para elaborar seus calendários,e assim definiram o melhor período para o plantio e colheita e para se localizar no espaço.
    Na Grécia Antiga,diversos estudiosos realizavam pesquisas e formaram teorias sobre o Universo,algumas delas foram contestadas,ou seja,algumas teorias não foram bem aceitas,e outras foram bem aceitas até hoje,como por exemplo,a teoria da esfericidade da Terra,o ano com duração de 365 dias e 6 horas,proposto por Eudóxio de Cnido,as explicações de Aristóteles para as fases da lua e os eclipses solar e lunar.
    Com o passar do tempo Astronomia se afastou do senso comum,desenvolvendo-se partir de outras ciências, como por exemplo a Física,Química,a Biologia e a Geografia

    ResponderExcluir
  25. Thayla dos Santos Viana
    8°D
    Envolvendo período de tempo tão antigo quanto à origem do homem. Astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas tem fornecido sem pendências de observações astronômicas entre o povo pré-histórico conto desde a antiguidade o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para indicação de eventos pontos no início circulares economia com sidil com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do evento do método científico, a ciência passou a fazer uma uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia ponto desses tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de idade sobre universo simplesmente desenvolvendo o céu ponto os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de algumas ferramentas rudimentar a fim de calcular a posição das Estrelas. A antiga compreensão da mecânica Celeste contribuiu para a criação de uma agenda ligada às estações do ano e da Lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. Ou conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importante para a capacidade de sobrevivência do homem antigo para isso a investigação dos céus sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus. com a invenção do Telescópio, um homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica Celestial, abrindo uma janela mais Ampla sendo universo e suas regras ponto odesenvolvimento técnico aliada a expressão explosão do espaço procura expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do Cosmo

    ResponderExcluir
  26. A astronomia é a mais antiga das ciências. Seu tronco atual se sustenta em raízes
    que se ramificam por mais e mais povos à medida que olhamos para o passado. O texto
    astronômico mais antigo data de 1600 a.C. e descreve observações precisas do planeta
    Vênus na mesopotâmia. Existem outros milhares de tabletes de barro mesopotâmios (atual
    Iraque) no museu Britânico com textos cuneiformes descrevendo observações de astros,
    num formato adequado para a astronomia atual. Existem gravuras muito mais antigas, que
    representam conjunções, cometas etc., mas que não podem ser traduzidos diretamente como
    dados observacionais. Na China, eles remontam a 2 700 a.C. e na Irlanda a 3 400 a.C.. Na
    caverna de Lascaux na França (17 000 a.C.) existe um desenho que parece representar as
    Plêiades. Um pedaço de presa de mamute de 32 000 a.C. tem desenhos que podem ser
    interpretados como representando a constelação de Órion. Não podemos dizer que esses
    registros representem registros astronômicos, como os entendemos hoje, o que equivaleria a
    dizer que seriam parte de uma atividade científica. Mas, seguramente representam um
    conhecimento empírico de situações envolvendo astros e que provavelmente tivessem sido
    usadas para fins práticos ou místicos.
    anderson monteiro 8A

    ResponderExcluir
  27. O que é astronomia ?


    A astronomia é considerada a mais antiga da ciência.

    Desde muito tempo atrás o céu vem sendo usado para mapa, calendários e relógios.



    A astronomia serve para estudar os fenômenos que acontecem nas atmosferas, como os planetas estrelas galáxias e ET .




    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo do Movimento dos planetas e estrelas permite aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e Colheita.





    Astronomia também possui subdivisões as que se destaca são:




    A astrobiologia



    Astronomia planetária





    Astrofísica

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Deyziane kelly
    Turma: 8°A




    O que é astronomia ?


    A astronomia é considerada a mais antiga da ciência.

    Desde muito tempo atrás o céu vem sendo usado para mapa, calendários e relógios.



    A astronomia serve para estudar os fenômenos que acontecem nas atmosferas, como os planetas estrelas galáxias e ET .




    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo do Movimento dos planetas e estrelas permite aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e Colheita.





    Astronomia também possui subdivisões as que se destaca são:




    A astrobiologia



    Astronomia planetária





    Astrofísica

    ResponderExcluir
  29. Isabelly Costa Silva de Araújo
    8°A

    A ASTRONOMIA ANTIGA
    A astronomia é a ciência natural mais antiga, ela é o estudo dos corpos celestes e dos fenômenos que acontecem fora da atmosfera terrestre.
    Há indícios de que desde a pré-história os humanos tinham interesse em descobrir o que era o espaço, entretanto somente na idade antiga começaram a investigar mais sobre o universo, as buscas por informações começou na Mesopotâmia pelos povos sumérios que escreviam em placas de argila, isso foi utilizado para formar a mitologia mesopotâmica e para formar o horário como conhecemos atualmente.
    Os gregos aprimoraram a astronomia utilizando da matemática, tanto que, o astrônomo Eudoxo de Cnido calculou o ano solar como sendo composto por 365 dias e 6 horas, Aristóteles foi a primeira pessoa a idealizar as órbitas dos planetas e a teória da terra estar no centro do universo, teória essa que pendurou por séculos.
    Os povos mesoamericanos, principalmente os Maias e Astecas, tiveram enorme importância na formação da astronomia atual, podemos perceber pelos calendários Maias que possuiam de 260 à 365 dias, segundo o pesquisador John teeple, mesmo não sendo utilizado no calendário os Maias conseguiram calcular o ano solar com mais precisão que o calendário Gregoriano.

    ResponderExcluir
  30. LARISSA RODRIGUES SOARES 8B

    ASTRONOMIA ANTIGA

    A História da astronomia envolve um período de tempo tão antigo
    quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa,
    calendário ou relógio. o desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosos, seja para predição de eventos.
    Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo da dinâmica celestial, abrindo uma
    janela mais ampla sobre o universo e suas regras.

    ResponderExcluir
  31. A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.descobsrtas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronomia entre os povos pré-históricos.desde a antiguidade,o céu vem sendo usado como mapa,calendário ou relógio.o desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomi,seja por razões religiosas,seja para a predição de eventos.no início,a astronomia coincidiu com a criação da astrologia,representando tanto um instrumento de conhecimento quando de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia. Desde os tempos antigos,os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fi de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celestes contribuiu para a criação de uma agenda ligada às estações do ano e da lua,trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso,a investigação do céu sempre constitui um importante elo entre o céu e a terra,entre o homem e Deus(ou entre o homem e os deuses.

    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo am dinâmica celestial, abrindo uma janela mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmo.

    ResponderExcluir
  32. Yasmim Oliveira de Lima
    8°C

    O que é Astronomia?
    É a ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes com fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seus movimentos.

    Origem da Astronomia.

    Decorre da observação das estrelas e de seus efeitos no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história se vale do conhecimento astronômico acumulado ao longo do tempo para desenvolver as atividades humanas.

    Áreas da Astronomia.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo;

    Astrofísica: estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade, entre outros;

    Astronomia planetária: estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia.

    Concepções do Universo

    Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que compõe o Universo estava concentrada em um único ponto, que explodiu dando origem a tudo o que conhecemos. e também o que ainda não sabemos. Essa origem bombástica é comprovada por várias observações científicas, mas apresenta alguns problemas.


    ResponderExcluir
  33. Aluna:Ester Jully Azevedo dos Santos
    Sala:8-D

    A ASTRONOMIA ANTIGA
    A astronomia é a ciência natural mais antiga, ela é o estudo dos corpos celestes e dos fenômenos que acontecem fora da atmosfera terrestre.
    Há indícios de que desde a pré-história os humanos tinham interesse em descobrir o que era o espaço, entretanto somente na idade antiga começaram a investigar mais sobre o universo, as buscas por informações começou na Mesopotâmia pelos povos sumérios que escreviam em placas de argila, isso foi utilizado para formar a mitologia mesopotâmica e para formar o horário como conhecemos atualmente.
    Os gregos aprimoraram a astronomia utilizando da matemática, tanto que, o astrônomo Eudoxo de Cnido calculou o ano solar como sendo composto por 365 dias e 6 horas, Aristóteles foi a primeira pessoa a idealizar as órbitas dos planetas e a teória da terra estar no centro do universo, teória essa que pendurou por séculos.
    Os povos mesoamericanos, principalmente os Maias e Astecas, tiveram enorme importância na formação da astronomia atual, podemos perceber pelos calendários Maias que possuiam de 260 à 365 dias, segundo o pesquisador John teeple, mesmo não sendo utilizado no calendário os Maias conseguiram calcular o ano solar com mais precisão que o calendário Gregoriano.

    ResponderExcluir
  34. Nome:Francisco Jean da Silva Alves
    Turma:8ºb
    Tema:Astronomia antiga
    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.

    ResponderExcluir
  35. Nome: Gustavo wayllon
    8B

    As especulações sobre a natureza do
    Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

    ResponderExcluir

  36. Nome: Gustavo wayllon
    8B
    Tema:Astronomia antiga

    As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

    ResponderExcluir
  37. Aluna:kessya Valessa Santiago da Costa.
    Série:8b número:21

    Tema:Astronomia Antiga

    A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da Antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga baseava-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu.

    Astrônomos da antiguidade eram capazes de diferenciar entre uma estrela e uma planeta, já que as estrelas permaneciam relativamente fixas durante os séculos enquanto planetas moviam-se consideravelmente em um tempo comparativamente menor

    ResponderExcluir
  38. Isadora de sousa
    Turma:8b
    A astronomia antiga
    As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

    ResponderExcluir
  39. Astronomia Antiga
    As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

    Os babilônios (região da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigres, atual Iraque, de Hamurabi, Nabucodonossor e da Torre de Babel da Bíblia), assírios e egípcios também sabiam a duração do ano desde épocas pré-cristãs. Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como o de Newgrange, construído em 3200 a.C. (no solstício de inverno o sol ilumina o corredor e a câmara central) e Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C.

    Os maias, na América Central, também tinham conhecimentos de calendário e de fenômenos celestes, e os polinésios aprenderam a navegar por meio de observações celestes. Chankillo Nas Américas, o observatório mais antigo descoberto é o de Chankillo, no Peru, construído entre 200 e 300 a.C. (Iván Ghezzi e Clive Ruggles, Science, 2007, 315, 1239).


    O ápice da ciência antiga se deu na Grécia, de 600 a.C. a 400 d.C., em níveis só ultrapassados no século XVI. Do esforço dos gregos em conhecer a natureza do cosmos, e com o conhecimento herdado dos povos mais antigos, surgiram os primeiros conceitos de Esfera Celeste. Platão (428-347 a.C.) descreveu em seu livro República (Livro VII, 529, 50) uma esfera de material cristalino, incrustada de estrelas, tendo a Terra no centro, com outras esferas mais próximas carregando a Lua, o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Desconhecedores da rotação da Terra, os gregos imaginaram que a esfera celeste girava em torno de um eixo passando pela Terra. Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste.

    Há milhares de anos, os astrônomos sabem que o Sol muda sua posição no céu ao longo do ano, se movendo aproximadamente um grau para leste por dia. O tempo para o Sol completar uma volta na esfera celeste define um ano. O caminho aparente do Sol no céu durante o ano define a eclíptica (assim chamada porque os eclipses ocorrem somente quando a Lua está próxima da eclíptica).

    Como a Lua e os planetas percorrem o céu em uma região de dezoito graus centrada na eclíptica, essa região é definida como o Zodíaco, dividida em doze constelações, várias com formas de animais (atualmente as constelações do Zodíaco são treze: Áries, Touro, Gêmeos, Cancer, Leão, Virgem, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes).

    As constelações são grupos aparentes de estrelas. Os antigos babilônios, gregos, os chineses e egípcios antes deles, já tinham dividido o céu em constelações.

    ResponderExcluir
  40. desde os tempos, os homens pesquisaram e oprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o Céu.


    astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planeta, cometas vírgula, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da terra (como a radiação cósmica gif fundo em micro-ondas).preocupada com evolução, a física, a química e o movimento de objetos celeste, como a formação e o bem com a formação do desenvolvimento do universo


    Maria Eduarda de frança matos
    8°a

    ResponderExcluir
  41. NOME:JOANA CAROLINA LOPES DA SILVA
    TURMA:8B

    A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da Antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga baseava-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu.

    Astrônomos da antiguidade eram capazes de diferenciar entre uma estrela e uma planeta, já que as estrelas permaneciam relativamente fixas durante os séculos enquanto planetas moviam-se consideravelmente em um tempo comparativamente menor.

    ResponderExcluir
  42. Aluno Thomas Thales
    8° (A)

    A Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los. Não só o deslocamento do Sol em relação ao horizonte, e sua relação com claridade e escuridão, e as fases da Lua, foram fenômenos notados pelos homens pré-históricos. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Para muitos povos antigos, os astros eram deuses ou símbolos das divindades. Atribuíram-lhes então influências sobre a vida na Terra, dando origem a seitas religiosas e ainda à Astrologia. Desde a antiguidade, o homem percebeu que podia se utilizar das estrelas para orientar-se em suas viagens, e com a regularidade de ocorrências de vários fenômenos celestes lhe permitia marcar a passagem do tempo. Desde então, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio.

    ResponderExcluir
  43. Aluna: Ana Gisele
    Série: 8ºD

    As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida. A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.

    ResponderExcluir
  44. Kauan Márcio 8°D


    A Astronomia é uma grande área da ciência responsável por muitos avanços científicos e sua história está repleta de grandes nomes como Copérnico, Galileu, Kepler e Newton.
    O que é Astronomia?
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.

    História da Astronomia
    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.


    Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, bem como os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.

    Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.C.), que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Samos (572-479 a.C.), por sua vez, acreditava que a Terra apresentava formato esférico. Já Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipses, e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.

    A visão de Aristóteles do sistema solar era qualitativa, pois usava de poucos recursos matemáticos para justificar seu modelo. Sua interpretação logo tornou-se aceita, acolhida e difundida por séculos, contribuindo para a propagação de conceitos físicos e astronômicos equivocados. Entre esses equívocos, podemos ressaltar o éter: a substância proposta por Aristóteles que comporia os corpos celestes, cuja existência foi investigada até meados do século XIX.


    Aristarco de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra. Eratóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) calculou, com boa precisão, o diâmetro da Terra.

    As primeiras tentativas de descrição do sistema solar colocavam no centro do Universo o Sol, a Lua e os demais astros, que girariam ao redor da Terra. Esse modelo de sistema solar centrado na Terra ficou conhecido como geocêntrico.

    O ápice do sistema geocêntrico foi o complexo modelo Ptolemaico, proposto pelo cientista grego Cláudio Ptolomeu (85-165 d.C.). Esse modelo apresentava diversas órbitas circulares, que descreviam com relativa precisão o movimento dos planetas conhecidos, mas não era capaz de explicar o movimento retrógrado de alguns planetas, quando observados da Terra. O modelo foi usado até a época do Renascimento Científico, no século XVI.

    Em 1608, Galileu Galilei (1564-1642) enfrentou as ideias geocentristas da época, bem como a visão de imutabilidade dos astros proposta por Aristóteles, aperfeiçoou o telescópio e utilizou-o para observar as crateras da Lua, as fases de Vênus e descobriu os satélites naturais de Júpiter: Io, Ganimedes, Calixto e Europa.

    ResponderExcluir
  45. Aluno:Francisco Maurício Ferreira Maciel 8°C

    Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).

    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos.

    ResponderExcluir
  46. O que e astronomia?


    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si.


    Historia da astronomia.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo.


    Areas da astronomia.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:

    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo.

    Astrofisica:estudo das propriedades fisicas dos corpos celestes

    Astronomia planetaria:estudo do sistema planetario,com ênfase no sistema solar.

    Nome: Francisco Jackson barros Dutra
    Turma:8 A

    ResponderExcluir
  47. Aluno: Maria Eduarda Sousa da Siva
    Série: 8° Ano B

    A história da astronomia

    muitas civilizações antigas tratavam os as atros como divindades.O estudo dos movimentos dos planetas pemitia aos povos antigos a distinção entre épocas de pantio e colheita,por exemplo.algumas culturas antigas,como os maias,os chineses,os egípcios e os babilônios,foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do sol e outros astro.
    Os gregos antigos também contribuiram muito para o avanço da Astronomia. muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da terra, as estações do ano, bem como os movimentos do sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.
    Aristarco de samos (310.230 a.c) foi o primeiro filósofo a propor que a terra se movia em torno do sol, quase 2 mil anos antes de copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do sol e da lua em relação á terra. Eratóstenas de cirénia (276-194 a.c) calculou, com boa precisão, o diâmetro da terra.

    ResponderExcluir
  48. Bruna Stefany Freitas de Morais
    8° C

    A astronomia desde os tempos antigos foi estudada e analisada pelos homens, sempre foi um grande mistério para todos. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas, com isso trazendo vários dados e conhecimentos sobre esse universo tão grande, desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. Com os avanços e outros métodos, foram criados materiais para ajudar os astrônomos. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. Com o tempo foi criado objetos que auxiliaram os antigos astrônomos, dentre os antigos instrumentos de astronomia, podemos citar o gnômon, o sextante, o astrolábio, o quadrante mural, telescópio etc. O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construÍdo pelo homem. Em sua forma mais simples, consistia apenas de uma vara fincada, geralmente na vertical, no chão, esses objetos ajudaram o homem a investigar mais fundo o universo.

    ResponderExcluir
  49. Francisco edigleison menezes barros 8 B
    Astronomia antiga,a história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem,a astronomia é mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.desde a antiguidade o céu vem sendo usado como mapa calendário ou relógio o desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia seja por razões religiosas seja para a predição de eventos. No início a astronomia concidiu com a criação da astrologia representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder só depois do advento do método científico,a ciência passou a fazer uma clara reparação disciplinas entre astronomia e astrologia desde os tempos antigos os homens pesquisaram a aprenderam uma grande quantidade de dados sobre universo simplesmente observando o céu.

    ResponderExcluir
  50. aluno:Ana Luiza Fernandes do nascimento
    8 ano d


    Desde o início, o homem sempre olhou para o céu em busca de possíveis correlações entre as suas histórias e os fenômenos cósmicos. Essas primeiras observações eram frutos da imaginação e da criatividade humana, o que deu origem as constelações. Elas também originaram à organização dos ciclos na agricultura, a contagem do tempo e os pontos referências para orientar-se na terra e no mar. Eles relacionavam os objetos no céu (e seus movimentos) a fenômenos como a chuva, a seca, as estações do ano e as marés. O homem também utilizou as primeiras observações astronômicas para fins religiosos: em algumas culturas, as estrelas, bem como a luz natural em um céu escuro, foi logo identificada como a divindade responsável pela proteção dos acontecimentos humanos. Acredita-se geralmente que os primeiros astrônomos profissionais foram os sacerdotes. A compreensão que eles tinham pelo céu era visto como algo divino, daí a antiga ligação da astronomia com o que hoje conhecemos como astrologia.[carece de fontes]
    Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder

    ResponderExcluir
  51. Eu:Yuri oliveira do 8A.
    Universo, desde a sua origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.

    No início, o conhecimento astronômico estava baseado essencialmente na observação dos astros e fenômenos visíveis a olho nu (o sol, a lua, o dia, a noite, as marés, as fases da lua etc), e se misturavam ao senso comum, à religião e às lendas, uma vez que vários povos acreditavam que esses astros eram deuses e que os fenômenos originados por eles dependiam do seu humor ou vontade. Assim, chineses, egípcios, assírios e babilônicos já observavam o espaço para determinar a contagem do tempo, utilizavam o sol e a lua para elaborar seus calendários, definir o melhor período para o plantio e colheita e para se localizar no espaço.

    Na Grécia Antiga, diversos estudiosos realizaram pesquisas e formularam teorias sobre o Universo, algumas delas foram contestadas e outras são aceitas até hoje como, por exemplo, a teoria da esfericidade da Terra, de Pitágoras; o ano com duração de 365 dias e 6 horas, proposto por Eudóxio de Cnido; as explicações de Aristóteles para as fases da lua e os eclipses solar e lunar.

    ResponderExcluir
  52. Evelin mirela Oliveira de Souza.8c

    ASTRONOMIA, É UM CURSO DE APRENDIZADOS SOBRE O UNIVERSO,PLANETAS, ASTEROIDES E
    OUTRAS COISAS MAIS QUE TEM A VER E OUTRAS COISAS MAIS QUE TEM A VER COM UNIVERSO,VARIAS RELIGIÕES .E POVOS CRIARAM VARIAS HISTÓRIAS SOBRE A EXISTÊNCIA DO PLANETA TERRA E OS ESTUDANTES DE ASTRONOMIA ACREDITAM ATRAVÉS DE ESTUDOS E PESQUISAS QUE O PLANETA TERRA FOI CRIADO ATRAVÉS DE UMA EXPLOSÃO CHAMADA DE BIG BANG E DE ACORDO COMA ASTRONOMIA SABEMOs QUE VÁRIOS ASTEROIDES E COISAS DO TIPO PODEM CAUS AQUI NA TERRA E CAUSAR EXTINÇÃO DA RAÇA HUMANA E A NASA TEM O MANITORAMENTO DESSES ASTEROIDES QUE PASSAM AQUI PERTO DA TERRA,A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA ENVOLVE O TEMPO EM QUE O HOMEM FOI CRIADO E ELA É CONSIDERADA A MAIS ANTIGA DAS CIÊNCIA NATURAIS E ISSO MOSTRA QUE ELA É TÃO ANTIGA QUANTO O HOMEM.

    ResponderExcluir
  53. Ciência que estuda o universo,espaço siderele,e os corpos colestes

    ResponderExcluir
  54. Aluno:luan Gomes do nascimento Lopes
    Turma:8°ano

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.

    ResponderExcluir
  55. Aluno:tauã Fernandes Do Nascimento
    Turma:8B
    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.
    A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.

    ResponderExcluir
  56. Astronomia

    O que é Astronomia:A Astronomia é a ciência natural que se ocupa a basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre.

    História da Astronomia:Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Um desses filósofos foi Tales de Mileto, que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Aristóteles de Estagira explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipes.
    Aristarco de Samos foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol,e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação da Terra. Anos mais tarde munido das contribuições de vários astrônomos Isaac Newton elaborou sua lei de Gravitação Universal, explicando o fenômeno da gravidade e a dinâmica planetária.

    Áreas da Astronomia:A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões, como por exemplo:

    • Astrobiologia:Estuda a evolução de sistemas biológicos do universo.

    • Astrofísica:Estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade e entre outros

    • Astronomia planetária:Estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia e etc

    ResponderExcluir
  57. Abigail Airla
    8° ano (A)

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia. Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita.

    A Astronomia é uma área do conhecimento bastante ampla e com várias subdivisões. Entre elas, podemos destacar:
    Astrobiologia: evolução de sistemas biológicos no universo;
    Astrofísica: estudo das propriedades físicas dos corpos celestes, como sua densidade, temperatura, luminosidade, entre outros;
    Astronomia planetária: estudo dos sistemas planetários, com ênfase no sistema solar, que reúne física nuclear, geologia, meteorologia etc.

    ResponderExcluir
  58. Astronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir das observações dos astros. Ela estuda os corpos celestes e fenômenos que acontecem fora da terra Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. Apesar de as discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da Antiguidade Clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, o tema ganhou notoriedade explícita ao suscitar e estabelecer o divórcio entre o pensamento dogmático religioso e o pensamento científico; a ele e ao julgamento de Galileu Galilei perante a Inquisição remontando as origens da ciência em acepção moderna. Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemáticopolonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico. Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. Então além da astronomia estudar, corpos ,celestes sobre o universo e sobre galáxias sobre as estrelas sobre os planetas estuda também sobre heliocentriamo O que é a matéria da astronomia que estuda a descoberta que o sol e os planetas rodam ao redor do sol muitos mais e foi a astronomia que faz a gente aprender tudo isso astronomia fala sobre os cometas fala sobre as galáxias fala sobre o nosso sistema solar em si mesmo . e fala como o nosso planeta gira torno.do.sol tranquilamente fala que talvez exista outras galáxias Com certeza! Fala que talvez tem algum sistema solar e etc.


    Nome :Ingrid Maria Teixeira de Souza 8ºc

    ResponderExcluir
  59. Nome:ANA VITORIA SILVA SOARES 8°

    Astronomia e uma ciência natural que estuda corpos celestes como estrelas,planetas,cometas,nebulosas,aglomerados de estrelas,galaxias e fenômeno que se originam fora da atmosfera da terra como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas


    A astronomia: e uma das mais antigas ciências. Culturas pré-história deixaram registrados vários artefatos astronômicos como Stonehenge,os mortes de newgrange e os menires


    No entanto,a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna.



    ResponderExcluir
  60. Aluna: Isabele Xavier Alves de Sousa
    Turma: 8b
    Antigamente civilizações antigas tratavam os astros como divindades. Com os movimentos dos planetas e estrelas eles sabiam a época de plantio e colheita, e algumas culturas antigas como os maias, o chineses, os egípcios e os babilônios foram capazes de elaborar calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.
    Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da astronomia. Elaboraram modelos com intuito de explicar o formato da terra, as estações do ano, o movimento do sol da lua e de outros planetas visíveis a olho nu.
    Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.c.), ele considerava a terra um disco plano preenchido com água. Pitágoras de samos (572-479 a.c.) posso uma vez acreditava que a terra apresentava o formato esférico. Já Aristóteles de estagira (384-322 a.c.)que as fases da lua dependiam da iluminação solar, observando a formação de sombras durante os eclipses, ele também defendia a hipótese de que o universo só fosse infinito e esférico e que, juntamente aos astros fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.
    Aristarco de samos (310-230 a.c.)foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do sol e da lua em relação à terra.

    ResponderExcluir
  61. Alvaro de Sousa Alves da Silva
    8°A
    astronomia é uma ciência natural que é estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera da Terra e a estrutura de corpos
    celestes como por exemplo:planetas,estrelas,cometas galaxias e nebulosas,e o proprio espaço.
    Muitas Civilizações antigas viam os astros como deuses.O estudo dos astros permitia dos povos antigos saberem a epoca de plantiu e colheita.Algumas culturas antigas antigas foram capazes de criar calendarios complexos baseados no Sol e outros astros.

    ResponderExcluir
  62. Aluna :Rayane Fernandes
    Série: 8°B
    "A História da astronomia "
    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. o desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.
    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos.

    ResponderExcluir
  63. Luca da Silva Lopes
    8°B

    3000 anos a.C., as pessoas conseguiram ver as horas e com isso conseguiam calcular quando seria o tempo de chuva para o plantio e quando seria o tempo de sol, conseguiam ver as constelações somente olhando, e sabendo as horas conseguiam também calcular se daria tempo para chegar em casa antes da noite, hoje em dia poucas pessoas conseguem olhar para o sol e dizer que horas são.

    ResponderExcluir
  64. Astronomia antiga
    Ana Luisa Almeida Bezerra 8°D


    Astronomia é a mais antiga das ciências ela estuda o universo e os fenômenos que nele ocorreram.
    Antigamente as civilizações percebiam que com o movimento do céu dava pra descobrir diversas coisas sobre o universo,depois de estudarem muito perceberam que a astronomia permitia saber muitas coisas,qual era o momento bom de plantio e de colheita, até mesmo conseguiam prever fenômenos com a astronomia.
    Muitas civilizações usaram a astronomia para o seu favor:os fenícios estudavam o céu para que pudessem navegar em segurança e desenvolver suas navegações.Os maias observando o movimento da Lua e do Sol,conseguiram criar um calendário de um ano com 365 dias,e meses com 29 dias cada mês.Os incas usavam para se guiar enquanto estavam fazendo suas atividades.
    Percebemos que a Astronomia desde cedo era muito importante,pra muitas coisas.Desde muito tempo viemos aprimorando a astronomia pra sabermos mais sobre o universo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  65. João Pedro Gonçalves Alves
    8°D

    Desde o homem primitivo até a astronomia moderna,o formado do universo é discultido no trabalho praticado pelos antigos,onde o homem para ter dominio da melhor época para plantar,colher,caçar e amazenar seus alimentos se baseava nas fases da Lua,no movimento do Sol,nas estações do ano,entre outros fenômenos.
    Um dos grandes apogeu da astronomia antiga se deu na Grécia,com os esforços gregos em conhecer a natureza dos cosmos,e com o conhecimento dos povos mais antigos,surgiram os primeiros conceitos sobre o universo.
    Durante todo período na Grécia,grandes pensadores tentaram explicar o Universo.Entre eles podemos citar:Tales de Mileto que introduziu os fundamentos da geometria e da astornomia ,trazidos do Egito;Pitágoras de Samos que acreditava na esferidade da Terra,da Lua e de outros corpos celestes.Aristóteles de Estagira cuja contribuição será descrita mais adiante;Aristarco de Samos foi o primeiro a propor a Terra se move em volta do Sol,antecipado Copérnico em quase 2000 anos;Eratóstenes de Cirênia que foi o primeiro a medir o diâmetro da Terra;Hiparco de Nicéia,considerado o maior astrônomo da era pré–cristã,compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrlas e Ptolomeu foi o ultimo astrônomo importante da antiguidade.Estabeleceu o modelo geocêntrico que viria a perdurar até a renascença.Ele compilou o conhecimento e os trabalho dos astrônomos anteriores

    ResponderExcluir
  66. Josiel Anderson 8°D

    Astronomia Antiga

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.
    Desde o início, o homem sempre observou o céu em busca de possíveis relações entre suas histórias e os fenômenos cósmicos. Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu. Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas. A antiga compreensão da mecânica celeste contribuiu para a criação de uma "agenda" ligada às estações do ano e da lua, trazendo consequências positivas para a agricultura. O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo. Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra, entre o homem e Deus (ou entre o homem e os deuses).
    Com a invenção do telescópio, o homem conseguiu cavar mais fundo na dinâmica celestial, abrindo uma "janela" mais ampla sobre o universo e suas regras. O desenvolvimento técnico aliada a exploração do espaço procurará expandir ainda mais o campo de investigação e conhecimento do cosmos.

    ResponderExcluir
  67. Samuel santos de sousa
    8ºD
    tema astronomia antiga
    A Astronomia é uma ciência natural multidisciplinar que busca observar e compreender os fenômenos que ocorrem fora

    Leia também: Por que o homem ainda não voltou à Lua?
    História da Astronomia

    Muitas civilizações antigas interpretavam os astros como divindades e observaram o céu e estrelas. Com a identificação de padrões para predizer as estações do ano, bem como as melhores épocas para o plantio e colheita, o estudo dos astros possibilitou grandes avanços para a humanidade. Para entender um pouco melhor como foi o avanço da Astronomia ao longo dos séculos, faremos aqui uma linha do tempo simples, ressaltando apenas os fatos mais marcantes de cada período.


    Leia também: Curiosidades sobre o Sistema Solar
    Breve linha do tempo da Astronomia

    4000 a.C.: os povos da Mesopotâmia utilizavam os zigurates para realizar observações astronômicas;

    Em 2500 a.C.: a estrutura de pedras Stonehenge foi construída para marcar o início e o fim dos solstícios;

    1300 a.C.: os chineses iniciaram suas observações de eclipses, totalizando mais de 1700 observações ao longo de 2600 anos;

    Aproximadamente 560 a.C.: o filósofo grego Anaxímenes propôs que as estrelas estão fixas em um envoltório sólido que gira em torno da Terra. Vinte anos antes, seu mestre, Anaximandro, foi o primeiro filósofo a tentar explicar o movimento dos astros sem utilizar os artifícios da mitologia;

    550 a.C.: Pitágoras e seus estudantes descreveram o movimento dos astros como formas circulares. Além disso, para eles, as estrelas e planetas eram perfeitamente esféricos;

    350 a.C.: Aristóteles usou a sombra da Terra sobre a Lua, formada durante os eclipses, como argumento para justificar o formato esférico do planeta;

    280 a.C.: Aristarco calculou as dimensões relativas do Sol, Lua e Terra e também propôs o primeiro modelo heliocêntrico (com o Sol no centro);

    134 a.C.: o filósofo grego Hiparco descobriu o movimento de precessão da Terra e elaborou o primeiro catálogo com as posições e brilhos das estrelas visíveis a olho nu;

    140 d.C: Cláudio Ptolomeu desenvolveu seu modelo geocêntrico do Sistema Solar. Nesse modelo, as órbitas planetárias são círculos (chamados de epiciclos), que, por sua vez, movem-se em torno de outros círculos (chamados de deferentes);

    1054 d.C.: Astrônomos chineses observaram a “morte” de uma estrela. A supernova foi visível a olho nu durante o dia e deu lugar à Nebulosa do Caranguejo;

    1543 d.C.: Nicolau Copérnico teve seu livro “Da revolução das esferas celestes” publicado, lançando as bases do modelo heliocêntrico do Sistema Solar;

    1580 d.C.: O astrônomo dinamarquês Tycho Brahe realizou as mais precisas observações astronômicas a olho nu já feitas e elaborou o próprio modelo geocêntrico do Sistema Solar;

    1600 d.C.: Galileu Galilei realizou experimentos de queda dos corpos e chegou muito próximo do conceito moderno de inércia, contrariando as ideias vigentes sobre o movimento dos astros. Na mesma época, Giordano Bruno afirmava existir outros planetas similares à Terra fora do Sistema Solar e orbitando outras estrelas. Foi julgado como herege pelo Tribunal da Inquisição e sentenciado à fogueira;

    1609 d.C.: Galileu foi o primeiro a utilizar os telescópios para observar o céu, com isso, conseguiu identificar quatro das maiores luas de Júpiter, provando que nem todos os astros orbitavam em volta da Terra. Observou também irregularidades na superfície da Lua;

    1610 d.C.: Johannes Kepler desenvolveu as três leis dos movimentos planetários (Lei das órbitas, Lei das áreas e Lei dos períodos) utilizando os dados astronômicos obtidos por Tycho Brahe;

    1666 d.C.: o físico inglês Robert Hooke mostrou que forças que apontam para o centro de uma curva formam trajetórias fechadas, assim como as órbitas dos planetas;

    ResponderExcluir
  68. Yago Mendonça
    8°À
    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-historicos.

    Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa , calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder .

    ResponderExcluir
  69. A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias).Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos e maias realizaram observações metódicas do céu noturno.No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna.

    ResponderExcluir
  70. Maria Sabrina Gomes de Sousa 8°c
    Astronomia antiga
    As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-histórico, por isso a astronomia é constantemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os resgistros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3.000 a.c e se devem aos chineses, babilônios, assírios, e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários)para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos práticos mais relacionados a astrológia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    Vários séculos antes de cristo, os chineses sabiam a duração dos anos e usavam um calendário de 365 dias.
    Deixaram registros de anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.c. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.
    Os babilônios, assírios e egípcios também sabia a duração desde a épocas pré-cristã. Em outras partes do mundo, evidências de conhecimento astronômico muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como o de Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3.000 a 1.500 a.c.

    ResponderExcluir
  71. Diogo Erick Lima Cazuza
    8'B

    Astronomia antiga
    as especulações sobre a natureza do universo devem remover dar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciência.desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 300 mil antes de Cristo e se deve aos chineses, babilônios, assírios e egípcios naquela época os astros eram estudados como objetivos galáticos., Como medir
    a passagem do tempo(fazer calendários)
    conhecimento das leis da natureza (física),poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.
    as estrelas que agora chamamos de novas .
    Os babilônios,assírios e egípcios também
    Sabia a duração desde a época pré-cristã em todas as partes do mundo, evidências de conhecimento astronômico muito antigos foram deixados na forma de monumentos, como o dia está na Inglaterra, que data de 3.000 a 1.500 a.c.

    ResponderExcluir
  72. A astronomia Antiga estuda um período muito antigo desse da existência dos homens das cavernas, a astronomia Antiga procura evidências dos primeiros homens, procuram evidências de que o céu mudou e se expandiu mais e que tudo mudou, procuram evidências de cavernas antigas.
    Também o céu era usado como Mapa, relógio,Calendário.

    ResponderExcluir
  73. ♡ⒶⓈⓉⓇⓄⓃⓄⓂⒾⒶ ⒶⓃⓉⒾⒼⒶ♡

    A astronomia é a mais antiga do que a origem do homem e mais antiga das ciências naturais.A astronomia antiga baseava-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis,principalmente o sol,a lua, as estrelas e os planetas vistos no olho nu. Acredita-se que os primeros astrônomos professionais foram sacerdotes, e que seu conhecimento do céu era visto como divino , que daí se origina a antiga conexão que é a astrologia. As antigas estruturas que apresentavam alinhamentos astrônomicos que preenchiam tanto funções astronômicos quanto religiosos. O calendário que nós usar hoje em dia foi baseado no calendário romano, que é dividido em 12 meses que alternam em meses de trinta e trinta e um dias. Julio César o lider romano foi quem intigou uma reforma no calendário e criou uma forma de ano bissexto.

    Nome: Karoline viana dos Santos
    Turma:8B

    ResponderExcluir
  74. a astronomia antiga mais antiga do que o homem e mais antiga das ciências naturais .A astronomia antiga baseia-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, principalmente o sol, lua, estrelas e os planetas vistos no olho acredita -se que os primeiros astrônomos prifessionais fotam sacerdotes , e que seu conhecimento do céu era visto com divino , que dai se origina a antiga conceção que é astrologia . As antigas estruturas que funções astronômico quanto religiosos. O calendário que nos usamos hoje em dia foi baseado no calendário romano que é dividido em 12 mes e que alteram em mes e em meses trinta r trinta e um dias . Júlio César o líder romanofoi que indicou uma reforma no calendário e criou uma forma de ano bissexto.

    Silas dos santos Silva
    8°c

    ResponderExcluir