Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

7ºANO: PESQUISA DE CIÊNCIAS 04/02/21

   Boa tarde. Hoje iremos realizar nossa primeira atividade de pesquisa na disciplina de Ciências.  

O tema da nossa pesquisa será: Astronomia antiga (concepções do universo).

Como registrar a atividade?

1 - Faça primeiro a pesquisa sobre o tema proposto

2 - Faça anotações no seu caderno

3 - Forme um texto, no máximo de uma página e divulgue em nosso blog, dentro do espaço destinado aos comentários. (Esse espaço fica no finalzinho de nossa página.



5 - Não esqueça de se identificar com seu nome e turma

53 comentários:

  1. ASTRONOMIA
    GEOGRAFIAAstronomia é a mais antiga das ciências, surgiu a partir da observação dos astros. Ela estuda o universo e os fenômenos que nele ocorrem.

    Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.

    No início, o conhecimento astronômico estava baseado essencialmente na observação dos astros e fenômenos visíveis a olho nu (o sol, a lua, o dia, a noite, as marés, as fases da lua etc), e se misturavam ao senso comum, à religião e às lendas, uma vez que vários povos acreditavam que esses astros eram deuses e que os fenômenos originados por eles dependiam do seu humor ou vontade. Assim, chineses, egípcios, assírios e babilônicos já observavam o espaço para determinar a contagem do tempo, utilizavam o sol e a lua para elaborar seus calendários, definir o melhor período para o plantio e colheita e para se localizar no espaço.

    Na Grécia Antiga, diversos estudiosos realizaram pesquisas e formularam teorias sobre o Universo, algumas delas foram contestadas e outras são aceitas até hoje como, por exemplo, a teoria da esfericidade da Terra, de Pitágoras; o ano com duração de 365 dias e 6 horas, proposto por Eudóxio de Cnido; as explicações de Aristóteles para as fases da lua e os eclipses solar e lunar.

    Com o passar do tempo a astronomia se afastou do senso comum e das religiões, desenvolvendo-se a partir da incorporação de novos conhecimentos obtidos a partir da interação com outras ciências, como por exemplo a Física, a Química a Biologia, a Geografia e das novas tecnologias, que passaram a ter um papel fundamental na observação dos astros e nas investigações dos fenômenos astronômicos.

    Hoje essa ciência está dividida em vários ramos (Astrofísica, Cosmologia, Astrobiologia, Planetologia etc), e ainda influencia muitas outras ciências, uma vez que o interesse pelo espaço não está restrito à Astronomia e a resposta de muitas perguntas nas demais ciências depende do conhecimento do espaço.

    Além disso, com o desenvolvimento das novas tecnologias, essa ciência se tornou informatizada, possuindo telescópios capazes de fotografar milhares de estrelas e gerar imagens muito nítidas, sondas vasculham o espaço próximo, produzindo uma série de informações que elevam a qualidade da pesquisa astronômica.

    Sendo assim, a Astronomia atualmente é uma ciência bastante consolidada no mundo contemporâneo, pois o espaço sempre despertou muito interesse e a tecnologia atual favorece a busca de conhecimento sobre ele.

    Aluno:Caio Mateus de Oliveira Silva
    Turma: 7°C

    ResponderExcluir
  2. Maria Eduarda Oliveira Guedes
    7B
    O que é Astronomia?
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.

    ResponderExcluir
  3. Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno: João Pedro Santos de Oliveira 7C

      História da astronomia

      Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.

      Excluir
  4. Aluno: Adrian Kevende lima barbosa
    7/a
    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

    astronomia é uma das mais antigas ciências. Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange e os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, persas e maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica, astronomia observacional e a elaboração de calendários. Durante o período medieval, seu estudo era obrigatório e estava incluído no Quadrivium que, junto com o Trivium, compunha a metodologia de ensino das sete Artes liberais.[1]

    Durante o século XX, o campo da astronomia profissional dividiu-se em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia teórica.[2] A primeira está focada na aquisição de dados a partir da observação de objetos celestes, que são então analisados utilizando os princípios básicos da física. Já a segunda é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos.

    Os astrônomos amadores têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronômicas. A astronomia é uma das poucas ciências onde os amadores podem desempenhar um papel ativo, especialmente na descoberta e observação de fenômenos transitórios.[3][4]

    A Astronomia não deve ser confundida com a astrologia, sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão correlacionados com as posições dos objetos celestes. Embora os dois campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles estão totalmente distintos.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Guilherme Gameleiras Rebouças da Silva 7 ano b.

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio. O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme Rodrigues Braga 7B A historia da astronomia envolve um periodo de tempo tão antigo quanto a origem do homem.A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.Descobertas arqueologicas tem fornecido evidência de observações astronônimcas entre os pocos pre-históricos. A astronomia estuda o universo e os seus acontecimentos

    ResponderExcluir
  7. Mizael Gomes Duarte dos Santos 7B

    A antiguidade da Astronomia
    A astronomia é a mais antiga das ciências. Seu tronco atual se sustenta em raízes
    que se ramificam por mais e mais povos à medida que olhamos para o passado. O texto
    astronômico mais antigo data de 1600 a.C. e descreve observações precisas do planeta
    Vênus na mesopotâmia. Existem outros milhares de tabletes de barro mesopotâmios (atual
    Iraque) no museu Britânico com textos cuneiformes descrevendo observações de astros,
    num formato adequado para a astronomia atual. Existem gravuras muito mais antigas, que
    representam conjunções, cometas etc., mas que não podem ser traduzidos diretamente como
    dados observacionais. Na China, eles remontam a 2 700 a.C. e na Irlanda a 3 400 a.C.. Na
    caverna de Lascaux na França (17 000 a.C.) existe um desenho que parece representar as
    Plêiades. Um pedaço de presa de mamute de 32 000 a.C. tem desenhos que podem ser
    interpretados como representando a constelação de Órion. Não podemos dizer que esses
    registros representem registros astronômicos, como os entendemos hoje, o que equivaleria a
    dizer que seriam parte de uma atividade científica. Mas, seguramente representam um
    conhecimento empírico de situações envolvendo astros e que provavelmente tivessem sido
    usadas para fins práticos ou místicos.

    Isso chega tão perto da origem da humanidade (~50 000 a.C.) que poderiamos nos
    perguntar se a astronomia não seria tão ou mais antiga quanto a própria humanidade. Os
    próprios animais reconhecem situações envolvendo astros. As abelhas têm um método
    excelente de navegação baseado na posição do sol. Aves migratórias, ao notar que o
    alimento está escasseando, não saem voando em qualquer direção. Para procurar mais, elas
    rumam diretamente para o hemisfério oposto, para onde o sol está se lentamente. Isso é
    surpreendente, dado que esse movimento não é nada óbvio numa escala de tempo curta.
    Ainda mais, esse movimento é perpendicular ao movimento diário, que é mais fácil de
    perceber. Algumas aves parecem usar constelações para se orientar à noite, em suas viagens
    transcontinentais. Em um sentido amplo, os animais também “observam” os astros e os
    usam em sua estratégia de sobrevivência. Seria estranho que uma espécie como a nossa,
    que teve tanto sucesso, tivesse dispensado os astros. A presença da astronomia em todos os
    povos da Terra e desde a remota antiguidade, poderia ser explicada por sua importância a
    nível biológico. Assim, a observação do céu teria sido um ingrediente importante no
    sucesso de nossa espécie. E não ao contrário, como afirmam alguns autores. A idéia de que
    a astronomia tenha se iniciado nas vilas e cidades, num ambiente onde já havia um pouco
    de tempo livre, ao contrário da fase coletor/caçador, parece pouco sustentável.

    ResponderExcluir
  8. Turma, o objetivo da pesquisa foi que vocês soubessem que a Astronomia é a mais antiga das Ciências e que as concepções que temos do Universo hoje, foram criadas por nossos antepassados em função das observações que realizavam observando o Sol e as estrelas.Abraços, PROFA. Meyre.

    ResponderExcluir
  9. Ranny kezia Sousa da cruz

    7a
    O que e astronomia

    A Astronomia e uma ciência natural que se ocupar basicamente em estudar os fenômeno que acorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celeste como os planetas as , galáxia e neblutosa por exemplo , e o próprio espaço em si .A palavras astronomia um de grego astrom que significa astro e nomoa que significa lei.

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Muniz de Freitas
    7B

    O que significa astronomia antiga?

    A astronomia antiga basea-se na observação dos padrões regulares dos movimentos de observação
    De objetos celestiais visíveis, especialmente o sol,a lua,estrelas,e os planetas vistos a olho nu :)

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Antonio Alan Sousa do Nascimento. Turma:7°A.

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, bem como os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.C.), que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Samos (572-479 a.C.), por sua vez, acreditava que a Terra apresentava formato esférico. Já Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipses, e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.Aristarco de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra. Eratóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) calculou, com boa precisão, o diâmetro da Terra.

    As primeiras tentativas de descrição do sistema solar colocavam no centro do Universo o Sol, a Lua e os demais astros, que girariam ao redor da Terra. Esse modelo de sistema solar centrado na Terra ficou conhecido como geocêntrico.

    O ápice do sistema geocêntrico foi o complexo modelo Ptolemaico, proposto pelo cientista grego Cláudio Ptolomeu (85-165 d.C.). Esse modelo apresentava diversas órbitas circulares, que descreviam com relativa precisão o movimento dos planetas conhecidos, mas não era capaz de explicar o movimento retrógrado de alguns planetas, quando observados da Terra. O modelo foi usado até a época do Renascimento Científico, no século XVI.

    ResponderExcluir
  12. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. ... Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias.

    José Nicolas de Carvalho Mariano

    ResponderExcluir
  13. ria da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem.[1] A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.[2] Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.[3] O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja por razões religiosas, seja para a predição de eventos. No início, a astronomia coincidiu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder. Só depois do advento do método científico, a ciência passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.[4]

    Sol sobre o Stonehenge, durante o solstício de inverno. Desde o início, o homem sempre observou o céu em busca de possíveis relações entre suas histórias e os fenômenos cósmicos[1]

    Desde os tempos antigos, os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados sobre o universo simplesmente observando o céu.[2] Os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular a posição das estrelas.

    ResponderExcluir
  14. A Astronomia antiga

    A Astronomia antiga surgiu a partir da observação dos astros,desde a antiguidade,o céu vem sendo usado,como um mapa,calendário e relógio.A Astronomia estuda as origens de patriarcas religiosos e pre-história.
    A Astronomia antiga baseava-se nas observações dos padrões regulares dos movimentos dos objetos celestiais visíveis.A Astronomia estuda especialmente o Sol,a Lua,as estrelas e os planetas.
    Os Astrônomos das antiguidades com Aristóteles,Pitágoras e Hipátia entre outros...Os eram capazes de diferenciarem uma estrela de um planeta.Já que planetas movem-se durante séculos e estrelas ficam fixas por muitos tempos.
    Aristarco de Samos(310-230 a.c)foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol.Aristar de Samos fez essa descoberta quase 2 mil anos antes de Coponico.Ele também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra.

    Nome:Sophia Cavalcante de Moura
    Série:7°c

    ResponderExcluir
  15. Astronomia

    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originaram fora da atmosfera da Terra. Preocupada com a evolução,a física,a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. A astronomia é uma das mais antigas ciências

    Aluna:iasmim Bastos Santos
    Turma:7°B


    ResponderExcluir
  16. História da Astronomia

    Motivações:

    •A necessidade de sobrevivência levou as tribos remanescentes das últimas
    glaciações a observarem o Sol, a Lua e suas relações com as estações do ano e
    com a natureza (30.000 a 10.000 anos a.C.);

    • O estabelecimento da agricultura e da pecuária a partir de 10.000 anos a.C.
    fez da observação dos astros e das estações uma atividade obrigatória para os
    primeiros aglomerados humanos;

    • A Astronomia é seguramente a ciência mais antiga e surgiu nos últimos
    12.000 anos na Mesopotâmia (sumerianos e babilônios) no Egito, na Europa e
    na Ásia (Índia e China).
    Na velha Mesopotâmia:

    •A escrita, bem como a civilização nasceram entre o rio Tigre e o rio Eufrates,
    no atual Iraque;

    • Os sumerianos, criadores da escrita cuneiforme (8.000 a.C.), registraram as
    primeiras efemérides (acontecimentos astronômicos) relacionadas com os
    eclipses lunares e solares, bem como o do aparecimento de cometas, sempre
    vistos como anúncios de catástrofes enviadas por deuses irados.
    No antigo Egito:

    •A geometria e a aritmética egípcia permitiram a construção precisa de
    templos e pirâmides;

    • Algumas eram construídas com tal precisão que era possível prever as cheias
    do rio Nilo a partir do aparecimento da estrela Sirius (constelação do Cão
    Maior) nas aberturas laterais e superiores de várias pirâmides.

    •Achavam que os cometas eram astros que semeavam o terror. Essa crença se
    dava nos quatro cantos da Terra.

    Na Europa Antiga (a.c.):

    • No norte da Inglaterra, as ruínas de um antigo observatório do Sol e da Lua
    datado de 2500 a 1700 a.C. com pedras em círculo capaz de prever os
    equinócios e solstícios e também os nascentes e poentes do Sol da Lua.

    • No Stonehenge, cada pedra pesa em média 26 ton e a avenida principal que
    parte do centro da monumento aponta para o local no horizonte em que o
    Sol nasce no dia mais longo do verão.
    Nessa estrutura, algumas pedras estão alinhadas com o nascer e o pôr do Sol
    no início do verão e do inverno.

    Na Grécia Antiga:

    •Tales de Mileto na Jônia (Turquia atualmente), em VII aC:

    • A Terra é esférica e flutuante sobre as águas.

    • As esferas são exalações nebulosas do material cristalino da abóboda
    celeste.

    •Pitágoras - O Sol e a Lua bem como os planetas giram em torno da Terra que
    é esférica;

    •Filolau - A Terra, o Sol, a Lua, os planetas e a anti-Terra giram em torno de
    um fogo central (lareira do universo);

    •Aristarco de Samos - Modelo heliocêntrico para o universo, onde o Sol ocupa
    o centro e é rodeado pela Terra, Lua, planetas e estrelas;

    • Erastótenes - Mediu em Alexandria no Egito o raio e o volume da Terra (séc
    III - II aC). (veremos o método na próxima aula)

    Na antiguidade os modelos do sistema solar baseavam-se na trajetória
    aparente dos planetas. Abaixo temos o exemplo da trajetória aparente de
    marte, já bem conhecida no início da era cristã.
    O modelo de Ptolomeu

    •Cláudio Ptolomeu foi astrônomo, geógrafo e matemático alexandrino (90 -
    160 dC);

    • Elaborou o primeiro sistema planetário geocêntrico;

    • Sua obra foi conhecida no Ocidente a partir de uma versão em árabe do seu
    livro “Grande Sistema Astronômico”, o famoso ALMAGESTO.

    Aluna: Allana Kécia Cipriano silva turma: 7° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allana mlr esse texto eh muito grande kkk Aqui eh a Sabrina.

      Excluir
  17. Beatriz de souza silva 7b

    .Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

    .A astronomia é uma das mais antigas ciências. Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange e os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, persas e maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica, astronomia observacional e a elaboração de calendários. Durante o período medieval, seu estudo era obrigatório e estava incluído no Quadrivium que, junto com o Trivium, compunha a metodologia de ensino das sete Artes liberais Ferramentas astronômicas
    Luneta
    Telescópio
    Computador
    Radiotelescópio
    Calculadora
    Observatório
    Observatório espacial
    .Por ter um objeto de estudo tão vasto, a astronomia é dividida em muitas áreas. Uma distinção principal é entre a astronomia teórica e a observacional. Observadores usam vários meios para obter dados sobre diversos fenômenos, que são usados pelos teóricos para criar e testar teorias e modelos, para explicar observações e para prever novos resultados. O observador e o teórico não são necessariamente pessoas diferentes e, em vez de dois campos perfeitamente delimitados, há um contínuo de cientistas que põem maior ou menor ênfase na observação ou na teoria.

    Os campos de estudo podem também ser categorizados quanto:

    ao assunto: em geral de acordo com a região do espaço (ex. Astronomia galáctica) ou aos problemas por resolver (tais como formação das estrelas ou cosmologia);
    à forma como se obtém a informação (essencialmente, que faixa do espectro eletromagnético é usada).
    Enquanto a primeira divisão se aplica tanto a observadores como também a teóricos, a segunda se aplica a observadores, pois os teóricos tentam usar toda informação disponível, em todos os comprimentos de onda, e observadores frequentemente observam em mais de uma faixa do espectro.

    ResponderExcluir
  18. O que é Astronomia?
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.

    História da Astronomia
    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.
    Francisco Bruno Ribeiro Almeida 7B

    ResponderExcluir
  19. [4/2 16:44] Emilly: A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A astronomia é a mais antiga das ciências naturais. Descobertas arqueológicas têm fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.
    [4/2 16:46] Emilly: As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.

    Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.
    [4/2 17:01] Emilly: A longa história da Astronomia , pode ser resumida nos quatro seguintes períodos : 19 - Da Astronomia antiga até a ... Conheciam a obliquidade da eclitica ; e quanto aos eclipses , dêles serviam - se apenas para anotações cronológicas , na ...

    Plinio Alves Monteiro Tourinho 1959  ‎Visualização de trechos · ‎Mais edições aluna: Emilly nogueira azevedo 7A

    ResponderExcluir
  20. Tema proposto josè salatiel .O desmatamento é muitas vezes perigoso
    Para contralar o desmatamento precisamos para de derrubar as árvores
    Quando derrubamos estamos almentando
    O calor e queima as árvores por causa do desmatamento hidrate as plantas e tambem se hidrate então se previna contra o desmatamento. O brasil é o segundo pais com mais desmatamento e amazonas tambem não maltratem as plantas ela que nos faz sobreviver ao sol e deixa tudo mais bonito.

    ResponderExcluir
  21. Não existe nenhuma questão mais enigmática do que essa! A grande maioria dos cientistas acredita na teoria do Big Bang, ou Grande Explosão – mas o que havia antes dela? Tudo indica que seja impossível saber com certeza!

    O próprio Big Bang, aliás, já é bem misterioso. Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que constitui o Universo concentrava-se num único ponto, que explodiu, dando origem a tudo o que conhecemos… e até ao que ainda não conhecemos. Essa origem bombástica é comprovada por várias observações científicas, mas possui alguns problemas. O principal deles é que, pelas leis da física, a explosão estaria sujeita a pequenas flutuações que tornariam o universo irregular – o que não acontece na realidade. “Existem mais de 50 teorias que tentam resolver essa questão”, diz o físico Augusto Damineli, da Universidade de São Paulo (USP). A idéia mais aceita foi proposta pelo físico americano Alan Guth em 1981: nas primeiras frações de segundo, a explosão teria se expandido a uma velocidade muito maior do que a da luz. Isso teria deixado uniforme o Universo que observamos, mas encoberto tudo o que acontecera.

    ResponderExcluir
  22. nome:Ana Sophia Linhares Marques
    turma:7C

    O Universo é um grande espaço aberto que contém tudo, desde a menor partícula a maior galáxia.

    Ninguém sabe o quão grande é o Universo.

    Os astrônomos tentam medir isso o tempo todo. Eles usam um instrumento especial chamado um espectroscópio para dizer se um objeto está se afastando da Terra ou vindo para a Terra. Com base na informação a partir deste instrumento, os cientistas descobriram que o universo ainda está crescendo para fora em todas as direções.

    O Universo inclui planetas, satélites naturais, planetas menores, estrelas, galáxias, os conteúdos do espaço intergaláctico, as partículas subatômicas menores, e toda a matéria e energia.

    O grande espaço vazio em torno de nós, que consiste em estrelas, sistema solar, galáxias etc é chamado Universo.

    A definição de Universo pode ser posta pelo conjunto de toda a matéria e energia existente desde o microcosmo ao macrocosmo. É aceito atualmente originado a partir do Big Bang e estando ainda em processo de expansão. Sua idade é indeterminada, acredita-se, porém que esteja entre dez a vinte bilhões de anos.

    Na antiguidade eram comuns os símbolos representando os corpos celestes nas manifestações de arte rupestre. Na civilização Egípcia, entre outras, era suposto que a Terra fosse plana, e os astros lâmpadas ou chamas fixas numa abóbada celeste móvel. Existiam crenças onde se acreditava que o Sol nascia a cada amanhecer para morrer ao anoitecer. A observação dos astros e a interpretação religiosa mantiveram uma ligação sobre a noção de Universo

    Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto, nasceram e viveram em Mileto no século VI a.C, são considerados por muitos historiadores o trio de pensadores que originalmente antecederam aos filósofos do mundo ocidental. De seus tratados apenas restaram citações em obras de autores subseqüentes, desta forma existem controvérsias nas interpretações de suas obras. Os três, independentemente das divergências de interpretações de suas obras, tiveram papel preponderante na tentativa de desvendamento da natureza do Universo pelos cientistas, desde a antiguidade até a atualidade.
    Na Grécia antiga atribui-se a Tales de Mileto, (embora suas obras não tenham sobrevivido), a afirmação de que a água era a substância fundamental do Universo e de toda a matéria. Segundo os milésios a nova concepção de mundo foi designada pela palavra grega que significa discurso ou razão, denominada “logos”, esboçando-se desta forma, a primeira tentativa de explicação racional do Universo sem a utilização de entidades sobrenaturais.

    O conceito de logos o contrapunha ao pensamento mítico, sendo a imanência e a negação do antropomorfismo. Tales de Mileto, segundo o historiador grego Diógenes Laércio, acreditava que a água era o princípio formador da matéria. Segundo sua análise, isto ocorreria porque os seres vivos precisariam da umidade para sobreviver, e os seres mortos se ressecariam. Todos os germes e alimentos estariam cheios de água e seria natural, portanto que a nutrição destes resultaria daquilo de que provinham. A água para o filósofo seria o princípio da natureza úmida de todos os seres vivos e a Terra estariam repousados sobre aquele elemento. Em sua análise física através da cosmologia baseada na água, tentou demonstrar que as combinações se fazem pela mistura e pela mudança dos elementos e que o mundo é um só.

    Tales fundador da escola de Mileto e seus contemporâneos, imaginavam que a esfera do céu estaria dividida em cinco círculos, ou zonas, a ártica; o trópico de verão; o equador; o trópico de inverno e a antártica. Foi o primeiro astrônomo conhecido a explicar um eclipse do Sol verificando que a Lua é iluminada por esse astro.

    ResponderExcluir
  23. Sara Evelyn Oliveira Rocha 7°a

    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

    ResponderExcluir
  24. Nome:Carla Jamile dias alves
    7'b

    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômeno que os origina fora da atmosfera da terra.

    Preocupada com a evolução, a física ,a química e o movimento do universo.

    ResponderExcluir
  25. Ana Letícia Rodrigues de Aquino
    7° B


    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra.preocupada com a evolução, a a física,a química e o movimento de objetos celestes,bem como a formação e o desenvolvimento do universo.A astronomia é uma das mais antigas ciências

    ResponderExcluir
  26. A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas (cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo), e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa astro, e Nomos, que significa lei.
    Paula Lorena Pereira Ribeiro 7C

    ResponderExcluir
  27. José Vitor Rodrigues Maciel. 7B

    A astronomia e uma ciências natural gue se ocupa basicamente em estudar os fenômenos gue ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura do corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estrutura cosmológicas. A atmosfera da terra.preocupa com a evolução, e a física, a guimica e o movimento de objetos celestes,bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

    ResponderExcluir
  28. Bruno Dos Santos Lima 7A

    Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.

    Os gregos antigos também contribuíram muito para o avanço da Astronomia. Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, bem como os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu.

    Um desses filósofos foi Tales de Mileto (624-546 a.C.), que considerava a Terra um disco plano preenchido por água. Pitágoras de Samos (572-479 a.C.), por sua vez, acreditava que a Terra apresentava formato esférico. Já Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar, ao observar a formação de sombras durante os eclipses, e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existira e sempre existiria.

    ResponderExcluir
  29. CYBELE VIDAL DE SOUSA 7B.
    Astronomia:
    "A astronomia é um ciência natural que estuda os corpos celestes(como estrelas,planetas,cometas,nebulosas,aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da terra(como a radiação cosmica do fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação ei desenvolvimento do universo".
    "A astronomia é uma das mais antigas ciências. Culturas pré-historicas deixaram registradas vários artefatos astronômico, como stnehenge os montes de newgrange e os menores".
    "Durante o século XX, o campo da astronomia profissional, dividiu-se em dois ramos: A astronomia observacional e a astronomia teórica. A primeira está focada na aquisição de dados Aparti da observação de objetos celestes, que são então analizados, utilizando os princípios básicos da física. E a segunda é orientada para desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se completam, com a astronomia teórica procurando explica os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos."

    ResponderExcluir
  30. NICOLAS SANTOS TRÉVIA 7°C
    MUITAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS TRATAVAM OS ASTROS COMO DINVIDADES.O ESTUDOS DO MOVIMENTO DOS PLANETAS E ESTRELAS PERMITIA AOS POVOS ANTIGOS A DISTIÇÃO ENTRE ÉPOCAS DE PLANTIO E COLHEITA, POR EXEMPLO. ALGUMAS CULTURAS ANTIGAS ,COMO OS MAIAS,OS CHINESES OS EGPÍCIO E OS BABILÔNIA,FORAM CAPAZES DE ELABORAR COMPLEXO CALENDÁRIO BASEADOS NO MOVIMENTO DO SOL E OUTROS ASTRO.OS GREGOS ANTIGOS TAMBÉM CONTRIBUÍRAM MUITO PARA O AVANÇO DA ASTRONOMIA. MUITOS FILÓSOFO GREGOS ELABORARAM modelos com o intuito de explicar o FORMATO DA TERRA, AS ESTAÇÕES DO ANO, BEM COMO OS MOVIMENTOS DO SOL, DA Lua E DOS OUTROS PLANETAS VISÍVEIS A OLHO NU.A ASTRONOMIA É UMA CIÊNCIA NATURAL QUE SE OCUPA BASICAMENTE EM ESTUDAR OS FENÔMENOS QUE OCORREM FORA DA ATMOSFERA TERRESTRE E A ESTRUTURA DOS CORPOS CELESTES, COMO OS PLANETAS, AS ESTRELAS E OUTRAS ESTRUTURAS COSMOLÓGICO (COMETAS, GALÁXIAS E NEBULOSAS, POR EXEMPLO), E O PRÓPRIO ESPAÇO EM SI. A PALAVRA ASTRONOMIA VEM do GREGO ASTRON, QUE SIGNIFICA ASTRO, E NOMOS, QUE SIGNIFICA LEI.

    ResponderExcluir
  31. CRIADOR Aristarco de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra.


    Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. A astronomia é uma das mais antigas

    SIGNIFICADO ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seu movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esceci o nome e a turma desculpa


      Aluno: Gustavo Hilbert Tomaz Campos
      Turma: 7 C

      Excluir
  32. Nome:Antônio emerson menezes barros
    7 A
    Astronomia antiga,A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto a origem do homem. A Astronomia é mais antiga das ciências naturais,descobertas arqueológicas tem fornecido evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos.desde a antiguidade o céu vem sendo usado como mapa calendário ou relógio o desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia seja por razões religiosas seja para a predição de eventos no inicio a astronomia concidiu com a criação da astrologia representando tanto um instrumento de conhecimento quanto de poder só depois do advento do método científico a ciência passou a fazer uma clara reparação disciplinas entre astronomia e astrologia. Desde os tempos antigos os homens pesquisaram a aprenderam uma grande quantidade de dados sobre universo simplesmente observando o céu,os primeiros astrônomos faziam uso ou de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta redementas a fim de calcular a posição das estrelas.

    ResponderExcluir
  33. ALUNO: Beatriz Lima do Nascimento TURMA:7A

    A história da astronomia envolve um período de tempo tão antigo quanto à origem do homem. A astronomia é um dos mais antigas ciências naturais. Descobertas arqueológicas tem fornecimento de evidências de observação astronômicas entre os povos desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário ou relógio.O desejo de conhecimento sempre incentivou o estudo da astronomia, seja religioso, seja para predição de eventos.NO início a astronomia concedeu com a criação da astrologia, representando tanto um instrumento de conhecimento quanto um instrumento de poder.Só depois do advento método científico, ciências passou a fazer uma clara separação disciplinar entre astronomia e astrologia.
    Dês dos tempos antigos os homens pesquisaram e aprenderam uma grande quantidade de dados do universo simplesmente observando o primeiros astrônomos fazia uso de seus pontos de vista ou de alguma ferramenta rudimentar a fim de calcular as estrelas.A antiga compreensão da mecânica Celeste contribuindo para uma agenda obrigada com as estações do ano e da lua trazendo consequências boas para agricultura.O conhecimento de antemão da transição de uma estação para outra foi de fundamental importância para a capacidade de sobrevivência do homem antigo.Por isso, a investigação do céu sempre constituiu um importante elo entre o céu e a terra entre o homem e Deus

    ResponderExcluir
  34. Levi Severino da Silva
    7C

    A Astronomia é uma ciência que estuda o movimento dos corpos celestes. Desde a antiguidade, a formação e origem do universo tem sido fator de curiosidade entre os homens.

    No entanto, foi a partir do século XV com o avanço dos estudos na área, que a astronomia passa a ser considerada uma ciência.

    Os principais temas de pesquisa da astronomia são: universos, galáxias, planetas, estrelas, constelações, cometas, asteroides, lua, sol e astros.

    ResponderExcluir
  35. O que é Astronomia:

    Astronomia é a ciência que estuda todos os corpos celestes do Universo.

    Como corpos celestes, entende-se os planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias e etc.

    Os profissionais que trabalham com a astronomia são chamados de astrônomos, e são os responsáveis em analisar e estudar tudo o que está relacionado ao espaço cósmico, como a evolução do espaço e a observação de todos os corpos celestes que nele estão, por exemplo.
    Desde a Antiguidade, o ser humano olha para o céu com bastante curiosidade e ânsia em responder a todas as suas perguntas sobre o que existe para além da Terra e do Sistema Solar terrestre.

    No entanto, as respostas concretas – com bases e teorias científicas – só começaram a surgir a partir do chamado Renascimento Científico, entre os séculos XV e XVI.

    Entre os principiais astrônomos de todos os tempos, que muito colaboraram para a astronomia como uma ciência, está o matemático polonês Nicolau Copérnico, que desenvolveu a teoria do heliocentrismo – o Sol como sendo o centro do Sistema Solar.

    Outros nomes de destaque são: Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo italiano, responsável por várias descobertas dentro do campo da astronomia (como os anéis de Saturno, por exemplo), sendo a mais significante o aperfeiçoamento dos telescópios.

    Johannes Kepler – astrônomo e matemático alemão – também foi outro grande nome da astronomia. Kepler foi imortalizado por ter criado as leis da “mecânica celeste”, conhecidas como as Leis de Kepler.

    Atualmente, a astronomia é considerada uma ciência muito extensa, com várias áreas de estudo específicas, como a Cosmologia, a Astronomia Estelar, a Astronomia Galáctica, a Astronomia Extragaláctica e etc.

    Rayane Emilly Silva Monteiro 7°A

    ResponderExcluir
  36. DOUGLAS RAFAEL 7C

    Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Sofia Rodrigues de Oliveira
    Turma: 7ano C°

    Os astrônomos gregos dedicavam-se oa estudo da centralidade do universo, e das distâncias e volume tanto da lua, como da terra e do sol. De maneira geral pode-se afirmar que os gregos antigos tinham o pensamento geociências, ou seja acreditavam que a terra deveria ser o Centro do universo

    ResponderExcluir
  38. A historia da astronomia envolove um periodo de tempo tao antigo quanto a origem do homem.a astronomia é a mais antiga das ciencias naturais.Descorbertas arqueologicas tem fornecido evidecias de observaçoes astronomicas entre os povos pré historicos.Desde a antiguidade,o céu vem sendo usado como mapa calendario ou relogio.O desejo de conhecimento sempre ensentivou o estudo da astronomia,seja por razões religiosas,seja para a prediçao de eventos.No inicio,a astronomia conicidiu com a criaçao da astrologia representando tanto um instrumentos de conhecimentos quanto de poder.só depois do advento do metodo cientificos a ciencia passou a fazer uma clara separaçao disciplina entre astronomia e astrologia.

    ResponderExcluir
  39. A astronomiamia é a mais antiga de todas as ciências ela envolve um período tão antigo quanto à origem dos homens. Ela é uma ciência natural em que se estuda os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre (fora da terra),por exemplo, os planetas,as galáxias,as estrelas,o sol e etc...e muitas civilizações antigas viam os astros como divinidades.

    ResponderExcluir
  40. Luciana da Silva Quiteria 7C

    Astronomia Antiga. As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. ... Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.

    ResponderExcluir
  41. Sergio Vinicius De Carli Brito 7°C
    O que é Astronomia?
    A Astronomia é uma ciência natural que se ocupa basicamente em estudar os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre e a estrutura dos corpos celestes, como os planetas, as estrelas e outras estruturas cosmológicas(cometas, galáxias e nebulosas, por exemplo) e o próprio espaço em si. A palavra Astronomia vem do grego Astron., que significa astro, e Nomos, que significa lei.

    ResponderExcluir
  42. Aluna:Rebeca mirian da silva Monçāo
    7A
    A astronomia é uma área multiciplinar da ciência que estuda os fenômenos e corpos celestes para além da atmosfera terrestre a atmosfera é uma ciência natural planetas estrelas

    E outras estruturas corpos celestes estruturas cronológicas tais como cometas galáxias nebulosas e o próprio espaço em si a palavra astronomia vem do grego astron que significa astro,é nomes que significa leis.

    ResponderExcluir