OLÁ PESSOAL! SEJAM TODOS BEM-VINDOS A NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL.
NA AULA DE HOJE, ASSISTAM PRIMEIRO AO VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR. EM SEGUIDA, VEJA O QUE TEMOS PARA A NOSSA AULA .
EDUCAÇÃO FÍSICA - VÍDEO RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO
Classificação
Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL,1997).
Tubino (2001) e Tubinoet al.(2000). Esse autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.
O esporte-educação
Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.
O esporte-participação
Referenciadas
pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não
comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam
como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a
interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens,
adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais,
homens, mulheres.
O Esporte-performance
Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.
Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos ea um grande número de aspectos positivos, é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.
ENEM 2017
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no
princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus
praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em
espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem
como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o
relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por
ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos
democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas
encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só
permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o
esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT,
J. Esporte e sua relação com a
sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar.
2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está
fundamentalmente presente
A. nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.
B. nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.
C. nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.
D. nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.
E. nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
__INSTRUÇÕES_________________________
VOCÊ PODE REGISTRAR SUA RESPOSTA NO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS QUE FICA AQUI MESMO, NO FINALZINHO DESTA PÁGINA.
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE ENVIAR UMA MENSAGEM POR AQUI TAMBÉM
É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM, VOCÊ FAZER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.
NOME:Francisco Jean da Silva Alves
ResponderExcluirTURMA:8B
ATIVIDADE
RESPOSTA:(D)
ISABELLY COSTA SILVA DE ARAÚJO
ResponderExcluir8°A
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
* O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.
RESPOSTA:
E. Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
EXPLICAÇÃO:
No texto é falado que o esporte-participação ou esporte popular tem como finalidade o prazer lúdico, ou seja, foca principalmente na diversão dos indivíduos que o praticam e não na performance dele.
Aluno:Tauã Fernandes Do Nascimento
ResponderExcluirTurma:8B
R:LETRA:E)nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Yago Mendonça
ResponderExcluir8°À
O sentido do esporte-participação construído no texto está fundameltalme presente
R: Letra E: nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos
Aluna:Vanessa Lopes
ResponderExcluir8 ano (D)
Atividade
Resposta:letra (E)
Aluna: Vanessa lopes
ResponderExcluir8 ano (D)
Atividade
Resposta:(E)
Aluno:Paulo Ricardo
ResponderExcluir8 ano b
O sentido do esporte participação construído no texto está fundamentalmente presente
Resp. Letra:E
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ResponderExcluir* O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.
RESPOSTA:
E. Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
EXPLICAÇÃO:
No texto é falado que o esporte-participação ou esporte popular tem como finalidade o prazer lúdico, ou seja, foca principalmente na diversão dos indivíduos que o praticam e não na performance dele.
Nome: Francisco Jackson barros Dutra
Série:8 A
Maria Clara Lopes Almeida
ResponderExcluir8°B
Atividade
Resposta:(E)
Raiane Ribeiro da Silva
Excluir8°B
Responda (E)nas modalidades esportivas adaptadas,cujo o objetivo é o maior ingajamento dos cidadãos.
Tarefa de Educação Foi
ResponderExcluir* O sentido do esporte participação construído no texto está fundamentalmente presente
RESPOSTA: Nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva,8°D.
Arthur Juan Silva Teixeira
ResponderExcluirTurma 8 d
R:e
Aluna:Deyziane Kelly
ResponderExcluir8°A
RESPOSTA: E
Aluno:Alex Kauan Silva Lima
ResponderExcluirSérie:8°A
O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.
RESPOSTA:
E). Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Gustavo wayllon
ResponderExcluir8ano B
1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente
Resposta:E
Abigail Airla
ResponderExcluir8°A
Atividade
Resposta: Letra E.
RESPOSTA: E
ResponderExcluir8° B
Marina Layla Albuquerque Moreira
Aluna:Maria Eduarda Sousa da Silva
ResponderExcluir8°B
Resposta:E
Aluna: Larissa Rodrigues Soares 8B
ResponderExcluirResposta :E
O texto apresenta essa solução quando coloca o esporte como momento lúdico, onde todos podem interagir , sem distinção de níveis ou responsabilidades cotidianas.
Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa 8°A
ResponderExcluirResposta:E
Esses esportes de participação tem um objetivo todos aqueles que estiverem interessados em participar,sem nenhuma distinção de tal cargo ou dinheiro
Álvaro de Sousa Alves da Silva
ResponderExcluirTurma:8°A
Atividade
Resposta:A
Gabriel Vitor Farias de Souza
ResponderExcluir8ª C
Resposta:Nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
aluna:Larissa Freitas Tavares
ResponderExcluirturma:8 d
resposta:E
Resposta:Letra(E) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos
ResponderExcluirIsabele Xavier Alves de Sousa
ResponderExcluir8b
Resposta:e
Guilherme Rabelo
ResponderExcluir8°B
Resposta:E
Maxwell carolino da Silva
ResponderExcluir8°C
Resposta:e
Sindy Iohana 8°A
ResponderExcluirRESPOSTA:E
Aluna:Rayane Fernandes da Silva
ResponderExcluirSérie: 8°B
Resposta certa é o item (E)
Lohanna noemy
ResponderExcluir8-b
Resposta:E
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNome paulo renan lima do nascimento
ResponderExcluirAno 8 turma A
E) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Maria Eduarda de França Matos 8º a
ResponderExcluirR) letra (E)
Matheus de santana silva 8 C
ResponderExcluirResposta E
Emilly de Souza Pereira
ResponderExcluir8°C
Resposta:E
Olá prof Rafael está é minha resposta
ResponderExcluirIngrid Maria Teixeira de Sousa 8c
Resposta correta
E. nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
#mara :,
Aluna:ana luiza fernandes do nascimento
ResponderExcluir8 ano (D)
Atividade
Resposta:letra (E)