Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 21 de fevereiro de 2021

8ºANO: EDUCAÇÃO FÍSICA 22/02/21

 

OLÁ PESSOAL! SEJAM TODOS BEM-VINDOS  A NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL.


ACOMPANHE NOSSA AGENDA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA.

NA AULA DE HOJE, ASSISTAM PRIMEIRO AO VÍDEO DE CORREÇÃO DA ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR. EM SEGUIDA, VEJA O QUE TEMOS PARA A NOSSA AULA .




EDUCAÇÃO FÍSICA - VÍDEO RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO







AGENDA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

>LEITURA DO TEXTO: CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES
> ATIVIDADES NO CADERNO



Classificação

Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (FERRANDO, 1990; KOLYNIAK FILHO, 1997; CAGIGAL,1997).

Tubino (2001) e Tubinoet al.(2000). Esse autor classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte-educação; o esporte-participação e o esporte-performance ou de rendimento, embora, na realidade concreta, nem sempre seja fácil localizar ou diferenciar essas manifestações.

 

O esporte-educação

Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Assim, o professor, ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica, não só sobre os problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre seus aspectos positivos, como a geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, tanto no tocante a novas tecnologias, como na área médica.

 

O esporte-participação

Referenciadas pelos princípios do prazer lúdico, essas manifestações ocorrem em espaços não comprometidos como tempo e livres de obrigações da vida cotidiana, apresentam como propósitos a demonstração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres.

 

O Esporte-performance

Também chamado de esporte de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e têm a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos. É exercido sobre regras universalmente preestabelecidas e apresenta uma tendência a ser praticada pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.

Certamente que, em meio a tantos aspectos negativos ea um grande número de aspectos positivos, é citado o esporte de competição como uma atividade cultural que proporciona intercâmbio internacional o envolvimento de recursos humanos qualificados, o que provoca a existência de várias profissões especializadas no esporte, a geração de turismo, o efeito-imitação como influência ao esporte popular e o crescimento de mão-de-obra especializada na indústria de produtos esportivos. Exemplos dos esportes-performance podem ser vistos nos finais de semana, algumas modalidades com maior ou menor frequência, pelas transmissões televisivas dos campeonatos nacionais e internacionais de futebol, voleibol, vôlei de praia, automobilismo, basquetebol, surf, judô, ginástica artística, natação, entre outros.

 

ENEM 2017

No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.

GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.

 

O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

A.                nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.

B.                nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.

C.                nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.

D.                nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos.

E.                nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.


__INSTRUÇÕES_________________________


VOCÊ PODE REGISTRAR SUA RESPOSTA NO ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS QUE FICA AQUI MESMO, NO FINALZINHO DESTA PÁGINA. 


SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE ENVIAR  UMA MENSAGEM POR AQUI TAMBÉM



É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM, VOCÊ FAZER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.






BONS ESTUDOS😉


38 comentários:

  1. NOME:Francisco Jean da Silva Alves
    TURMA:8B
    ATIVIDADE
    RESPOSTA:(D)

    ResponderExcluir
  2. ISABELLY COSTA SILVA DE ARAÚJO
    8°A
    ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    * O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.

    RESPOSTA:
    E. Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    EXPLICAÇÃO:
    No texto é falado que o esporte-participação ou esporte popular tem como finalidade o prazer lúdico, ou seja, foca principalmente na diversão dos indivíduos que o praticam e não na performance dele.

    ResponderExcluir
  3. Aluno:Tauã Fernandes Do Nascimento
    Turma:8B
    R:LETRA:E)nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  4. Yago Mendonça
    8°À

    O sentido do esporte-participação construído no texto está fundameltalme presente

    R: Letra E: nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos

    ResponderExcluir
  5. Aluna:Vanessa Lopes
    8 ano (D)

    Atividade

    Resposta:letra (E)

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Vanessa lopes
    8 ano (D)

    Atividade

    Resposta:(E)

    ResponderExcluir
  7. Aluno:Paulo Ricardo
    8 ano b


    O sentido do esporte participação construído no texto está fundamentalmente presente

    Resp. Letra:E

    ResponderExcluir
  8. ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    * O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.

    RESPOSTA:
    E. Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    EXPLICAÇÃO:
    No texto é falado que o esporte-participação ou esporte popular tem como finalidade o prazer lúdico, ou seja, foca principalmente na diversão dos indivíduos que o praticam e não na performance dele.

    Nome: Francisco Jackson barros Dutra
    Série:8 A

    ResponderExcluir
  9. Maria Clara Lopes Almeida
    8°B
    Atividade
    Resposta:(E)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raiane Ribeiro da Silva
      8°B
      Responda (E)nas modalidades esportivas adaptadas,cujo o objetivo é o maior ingajamento dos cidadãos.

      Excluir
  10. Tarefa de Educação Foi

    * O sentido do esporte participação construído no texto está fundamentalmente presente

    RESPOSTA: Nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva,8°D.

    ResponderExcluir
  11. Arthur Juan Silva Teixeira
    Turma 8 d

    R:e

    ResponderExcluir
  12. Aluno:Alex Kauan Silva Lima
    Série:8°A

    O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente.

    RESPOSTA:
    E). Nas modalidades esportivas adaptadas cujo, objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  13. Gustavo wayllon
    8ano B

    1.O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente

    Resposta:E

    ResponderExcluir
  14. Abigail Airla
    8°A

    Atividade

    Resposta: Letra E.

    ResponderExcluir
  15. RESPOSTA: E

    8° B
    Marina Layla Albuquerque Moreira

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Maria Eduarda Sousa da Silva
    8°B

    Resposta:E

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Larissa Rodrigues Soares 8B

    Resposta :E

    O texto apresenta essa solução quando coloca o esporte como momento lúdico, onde todos podem interagir , sem distinção de níveis ou responsabilidades cotidianas.

    ResponderExcluir
  18. Aluno: Vitor Keven dos Santos Sousa 8°A

    Resposta:E

    Esses esportes de participação tem um objetivo todos aqueles que estiverem interessados em participar,sem nenhuma distinção de tal cargo ou dinheiro

    ResponderExcluir
  19. Álvaro de Sousa Alves da Silva
    Turma:8°A

    Atividade

    Resposta:A

    ResponderExcluir
  20. Gabriel Vitor Farias de Souza
    8ª C

    Resposta:Nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  21. aluna:Larissa Freitas Tavares
    turma:8 d

    resposta:E

    ResponderExcluir
  22. Resposta:Letra(E) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos

    ResponderExcluir
  23. Isabele Xavier Alves de Sousa
    8b
    Resposta:e

    ResponderExcluir
  24. Aluna:Rayane Fernandes da Silva
    Série: 8°B
    Resposta certa é o item (E)

    ResponderExcluir
  25. Nome paulo renan lima do nascimento
    Ano 8 turma A

    E) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  26. Maria Eduarda de França Matos 8º a

    R) letra (E)

    ResponderExcluir
  27. Matheus de santana silva 8 C
    Resposta E

    ResponderExcluir
  28. Olá prof Rafael está é minha resposta
    Ingrid Maria Teixeira de Sousa 8c


    Resposta correta
    E. nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.


    #mara :,

    ResponderExcluir
  29. Aluna:ana luiza fernandes do nascimento
    8 ano (D)

    Atividade

    Resposta:letra (E)

    ResponderExcluir