Bom dia. Hoje iremos realizar nossa primeira atividade de pesquisa na disciplina de Geografia.
O tema da nossa pesquisa será: "A industrialização brasileira, suas características e impactos sobre o espaço brasileiro".
Como registrar a atividade?
1 - Faça primeiro a pesquisa sobre o tema proposto
2 - Faça anotações no seu caderno
3 - Forme um texto, no máximo de uma página e divulgue em nosso blog, dentro do espaço destinado aos comentários. (Esse espaço fica no finalzinho de nossa página.
Aluna: vanessa lopes
ResponderExcluir8 ano (D)
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia
Aluno:Thomas Thales
ResponderExcluir8° (A)
O Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território literalmente produz o espaço, transformando-o e conferindo a ele novas lógicas e novos significados. A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros.
sindy Iohana 8°A manhã
ResponderExcluirINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O processo de industrialização brasileira é considerado tardio,quando comparado á industrialização dos paises capitalistas centrais.Ela teve inicio somente no século XX,quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesas fizeram maciços investimentos no setor,adquirindo maquinários e melhorando o setor de transporte e energia,fator esse que tornou o pais competitivo e apto para receber indústrias mundiais,integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente,o pais encontra-se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de industrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
Aluna: Maria Clara Paiva Bernardino
ResponderExcluir8° (C)
O desenvolvimento industrial brasileiro se deu lentamente e somente aconteceu após o rompimento de obstáculos e de medidas políticas, como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, que foram imprescindíveis para que as indústrias se proliferassem no Brasil. Pois, os longos anos em que o território brasileiro foi colônia portuguesa, a economia se restringiu à prática da agricultura conhecida também como monocultura, isto é, o plantio de um único tipo de produto, como o açúcar
ResponderExcluirAluno: Daniel Fellipe
8 ano (D)
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia
Yasmim Oliveira de Lima
ResponderExcluir8° C
O processo de industrialização brasileiro é considerado atrasado, se comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Tudo começou apenas no século 20, quase 200 anos após a industrialização na Europa. Somente na terceira fase da industrialização do Brasil, o governo e a burguesia fizeram investimentos maciços no setor, adquirindo maquinários e aprimorando o setor de transporte e energia, fator que tornou o país competitivo e capaz de receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.Atualmente, o país está totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com uma economia global forte e caminhando para a independência tecnológica e econômica. Características da industrialização no Brasil O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização no final do século XX, ou seja, muito aquém dos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo no século XVIII. Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como o mais influente, visto que o Brasil era uma colônia de Portugal no início da industrialização e tinha uma forte parceria comercial com a Inglaterra durante o período colonial. Este foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matérias-primas e produtos agrícolas para seu parceiro, que, na contramão do processo, se industrializou fortemente no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir artefatos, então o que restou ao país foi continuar com sua economia agrícola. A industrialização, ocorrida apenas na década de 1930, a indústria concentrava-se na região sudeste. Só foi descentralizado, indo para outras regiões, a partir da década de 1970.O Brasil é atualmente um dos países mais industrializados do mundo, com uma economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990, é considerado um dos melhores países para investir e instalar indústrias do mundo. Espaço industrial brasileiro O espaço industrial brasileiro, como em toda parte, tem acompanhado as características gerais do processo de industrialização das empresas do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território produz literalmente o espaço, transformando-o e dando-lhe novas lógicas e novos significados.
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram a chamada industrialização tardia, ou seja, o processo de implantação das indústrias demorou mais a começar do que em outros países. Enquanto na Inglaterra esse processo iniciou-se no XVIII, no Brasil, ele só foi ocorrer quase 200 anos depois.
ResponderExcluirEssa demora na industrialização brasileira ocorreu em virtude da forma como o país foi colonizado. Por ser uma colônia de exploração de Portugal, que mantinha uma forte relação comercial com a Inglaterra, berço da Revolução Industrial, ter muitas riquezas naturais e espaço de sobra para a produção de produtos primários, desde o início de sua colonização o Brasil voltou-se para a produção de bens primários a partir de mão de obra escrava. Em 1785, inclusive, foi oficialmente proibida a produção de manufaturas no Brasil, sob justificativa de que a mão de obra escrava presente no país era essencial nas atividades agropecuárias e na extração de minério, não podendo ser utilizada na produção de produtos manufaturados.
Ao longo do século XIX e início do século XX, o café consolidou-se como o principal produto brasileiro, gerando um enorme desenvolvimento econômico e de infraestruturas (meios de transportes, estradas de ferro, rodovias, serviços bancários, rede elétrica, etc.) indispensáveis para o surgimento das primeiras indústrias no país. Além disso, com a abolição da escravatura, em 1888, houve um aumento do mercado consumidor brasileiro, tanto em virtude da quantidade de escravos que passaram a comprar quanto pela vinda de muitos migrantes do mundo inteiro, que estavam acostumados a produzir e a consumir produtos industrializados. Com isso, houve um aumento da demanda por esse tipo de produto.
NOME:LAURA MOREIRA PARENTE
SÉRIE:8°C
Atividade de geografia
ResponderExcluirO processo de industrialização brasileiro e considerado tardio,quando comparado a industrialização dos paises capitalistas centrais. Ela teve inicio somente no seculo XX,quase 200 anos depois na industrialização na europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinarios e melhorando o setor de transporte e energia.
Características da industrialização
O brasil faz parte do grupo de paises que realizaram a industrialização de forms tardia, no seculo XX,ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no seculo XVIII.
Ao se industrializar o que ocorreu somente na decada de 1930,a industria encontrava-se concentrada na região sudeste.
Nome:Pedro kauê
Turma:8ano A
NOME:JOANA CAROLINA LOPES DA SILVA
ResponderExcluirTURMA:8B
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica
Aluno:Paulo Ricardo
ResponderExcluirTurma:8 ano b
A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. Esse fenômeno ocorre através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala.
O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.
O segmento industrial se expandiu de forma expressiva a partir do XVIII, através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra.
Aluna: Emilly de Souza Pereira
ResponderExcluirTurma:8°c
Industrialização brasileira
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.Características da industrialização no Brasil
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
ResponderExcluirFoi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Guilherme Rabelo
Excluir8B
Nome:Ana Júlia Bastos Soares
ResponderExcluirSérie:8°A
A Industrialização Brasileira,suas características e impactos sobre o espaço brasileiro.
A industrialização brasileira se desenvolveu lentamente e só aconteceu após o rompimento dos obstáculos e das medidas políticas,como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek,que foram imprescindíveis,ou seja,ele foram precisos para que as indústrias se multiplicase no Brasil.Pois ao longo dos anos que o território brasileiro foi colônia portuguesa,a economia se restringiu a prática da agricultura conhecida também como monocultura,isto é o plantio de apenas um único tipo de produto,como o açúcar.
A coroa portuguesa proibiu a instalação do comércio manufatureiro no Brasil para justamente impedir o crescimento de sua colônia,para que ela continuasse fornecendo produtos agrícolas para o mercado externo. Porém foi a partir do processo de independência do Brasil que iniciaram as pequenas mudanças econômicas, principalmente na metade do século XIX,com o desenvolvimento da economia cafeeira em os altos lucros propiciaram investimentos em outras atividades econômicas como a indústria,foi nesse cenário dos grandes lucros da economia cafeeira que surgiram empresários,preocupados com o desenvolvimento das estradas de ferros,das cidades e de toda a infraestrutura necessária para o crescimento do país.Contudo,as primeiras indústrias foram surgindo de maneira paulatina,no final do século XIX,e no início do século XIX,elas representavam ainda uma baixa participação na economia nacional.
As características da industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro,a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
Os impactos da industrialização brasileira foi que o Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas.A industrialização gerou renda,aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira.E os efeitos negativos da industrialização ,podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente.
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela.
ResponderExcluirDiversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.
Diante desse processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão de obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.
O Estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica, entre outros.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de exportação.
Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica e eletroeletrônica. A partir de então, o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um Estado industrial e urbano
O processo de industrialização brasileiro é considerada "atrasada",comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início só no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
ResponderExcluirFoi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e a classe rica fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
O Brasil demorou para se industrializar,pois no início da industrializacao o Brasil ainda era dominado por Portugal,e durante o período colonial teve uma forte parceria comercial com a Inglaterra(que foi o primeiro país a se industrializar).
Quando o país se industrializou,somente em 1930,a indústria ficava na Região sudeste,ela só foi se locomovendo para as outras regiões em 1970 à diante.
Ana Karine Gomes Oliveira
8°C
Caio Vinícius 8°A
ResponderExcluirO processo de industrialização do Brasil remonta aos últimos decênios do século XIX. O seu ponto de partida situa-se por volta da década de 80 do século passado, motivado essencialmente pela crise e abolição do trabalho escravo. Formou-se, com o trabalho livre assalariado, um mercado passivo que era preciso abastecer
A segunda fase da "luta pela industrialização" situa-se no período da Primeira Guerra, quando as potências capitalistas, momentaneamente, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de "substituição das importações”. Mas, tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.
Ora, em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em primeiro lugar, pela falência do federalismo da República Velha e pela implantação de um Estado fortemente centralizado, culminando na instituição da dit Novo).
A segunda fase da "luta pela industrialização" situa-se no período da Primeira Guerra, quando as potências capitalistas, momentaneamente, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de "substituição das importações”. Mas, tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.
Ora, em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em primeiro lugar, pela falência do federalismo da República Velha e pela implantação de um Estado fortemente centralizado, culminando na instituição da ditadura de Vargas (Estado novo)
Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
ResponderExcluirEntende-se por industrialização o processo de transformação de matérias-primas em mercadorias ou bens de produção (esses últimos podendo ser novamente transformados) por meio do trabalho, do emprego de equipamentos e do investimento de capital. Obviamente, o crescimento da atividade industrial aumentou a demanda por matérias-primas e mais recursos naturais, por isso o ser humano passou a explorar ainda mais a natureza e, sobre ela e o espaço em geral, realizar cada vez mais intervenções e impactos.
Ana Lívia Alencar
8(c)
Aluno:Vitor Keven dos Santos Sousa
ResponderExcluir8°A
Tema:Industrialização brasileira
A industrialização brasileira foi historicamente tardia ou retardatária, enquanto a revolução industrial acontecia na Inglaterra,o Brasil vivia em um regime colônial e escravista na época,por isso ,as primeiras fábricas começaram a trabalhar após a chegada da família real no Brasil,resumindo,as fábricas não podiam serem construidas ou usadas durante o período de 1530-1808 desse período em diante as primeiras fábricas foram feitas com o propósito de fabricar café,a maioria era produto para exportação,1930-1956 dizem que por essas décadas aconteceu a revolução industrial,dessa década a os dias de hoje tem industrialização.
Tiveram 4 fases da industrialização
1a fase: período colônial
2a fase: primeiras fábricas no Brasil
3a fase: industrialização no governo Vargas
4a fase: do governo jk até os dias de hoje
Aluno:Francisco Maurício Ferreira Maciel 8°C
ResponderExcluirO Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
O Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território literalmente produz o espaço, transformando-o e conferindo a ele novas lógicas e novos significados. A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros.
ResponderExcluirNome: Francisco Jackson barros Dutra
Turma:8 A
Maria Clara Lopes Almeida
ResponderExcluir8°B
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
ResponderExcluirFoi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
8 B
Larissa Rodrigues Soares 8B
ResponderExcluirA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA, SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPACTOS
SOBRE O ESPAÇO BRASILEIRO.
Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio da capital estrangeira , a partir de empréstimos , e de tecnologia importada , já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar - se.
Algumas das principais características do processo de industrialização são: aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização;...generalização do trabalho assalariado ; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente , haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são geradas mais poluentes na atmosfera e também
nos solos e cursos de d'água.
a industrialização brasileira nesse período estava vinculada a produção cafeeira e os capitais derivados de entre o final do século 16 e as primeiras décadas do século 20 o café existe uma grande importância para a economia do país até porque ela era praticamente o único produto brasileiro de exportação o cultivo dessa cultura era desenvolvida especialmente dos estados de São Paulo Rio de janeiro espírito santo e algumas áreas de Minas gerais após a crítica que atinge diretamente os cafeicultores e se buscar novas alternativas produtivas dessa maneira muitas das estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café na senhora a partir desse momento a ser utilizadas para a produção industrial diante desse processo a indústria brasileira começou a ficar no entanto limitar você somente a produção de produtos que empregavam o que é tecnologia como setor têxtil alimento alimentos além de fábricas de sabão e velas vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira entre os principais estão crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural promovido pela perda do café a partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos anteriormente usados para o transporte do café passaram a fazer parte do setor industrial além desse fator outro motivo que a favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão de obra estrangeira sobre todo detalhe antes que antes trabalhavam na produção do café um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção do café para a contribuição dos estrangeiros nas fábricas como alemães italianos e espanhóis no estado também seu grande relevância nesse sentido pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura como ferrovias rodovias portos energias elétricas entre outros mais tarde após a segunda guerra Mundial a Europa não tinha condição de expor produtos industrializados pois todo o continente se encontrava totalmente desgastado pelo confronto armado então o Brasil teve que implementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de exportação nessa mesma década aconteceu a isenção de várias empresas derivadas de países industrializados que atual especialmente no segundo daí indústria automotiva química farmacêutica e eletroeletrônica a partir de então o Brasil e efetivamente no processo de industrialização deixando de ser um país essencialmente produtor primário para o estado industrial e urbano
ResponderExcluirIsmael torres 8d
ExcluirAluna: Ana Gisele
ResponderExcluirSérie: 8ºD
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
Aluna: Nicolly Evelyn Da Silva Maciel
ResponderExcluirTurma:8D
O processo de industrialização brasileira é considerada tardio, quando comparada á industrialização dos outros países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século xx, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe Burguesa fizeram maciços investimentos no setor de transporte e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber industrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de industrias, com economia global forte e caminhando para uma independencia tecnológica e economica.
Em 1785, a colonia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, oq restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária. Na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na região sudeste.
Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante. Desde a década de 1990, o Brasil é visto como um dos melhores países para se investir e instalar industrias do mundo.
Larissa Freitas Tavares
ResponderExcluir8[d]
industrialização do Brasil
O período de industrialização começou no século xx oque é bem tarde comparada a industrialização da Europa por exemplo,a partir da 3* etapa de industrialização do Brasil e a classe burguesa começou a investir em setores que melhorariam sua chances de avançar no pelo mundo em várias áreas;hoje em dia o brasil já é completamente industrializado,tendo participações em todos os tipos de industrias pelo mundo etc.
Um dos fatores da industrialização ter sido tardia foi do fato de que no começo dela o Brasil ainda era colônia de Portugal,que fez parceria com a Inglaterra[um dos primeiros países a se industrializar],mas depois que isso acabou o Brasil teve que continuar com a economia agropecuário.
o sudeste foi e é a região mais industrializada e a menor é o Norte.
A industrialização causa muitos impactos ambientais e sociais,tais como desmatamento,queimadas,extinção de especies para abri espaços para plantações,criação de animais,moradias,industrias etc;a natureza está morrendo cada vez mais e todos pensam que isso não vai trazer consequências,mas sim vão trazer muitas só que a maioria delas não são boas
nome: Mateus Nascimento
ResponderExcluir8 Ano (B)
industrializaçao do brazil
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
aluna: Ana Laís
ResponderExcluirturma: 8d
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
Primeiro período
O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.
Segundo período
O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país. Essas indústrias deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico, instaurado em 1828, o qual determinava que todos os produtos vindos de fora do país, especialmente Inglaterra e Portugal, sofreriam um acréscimo de valor, em 15% e 16%, respectivamente, tarifa que dificultava a importação comercial e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira
°
Terceiro período
No terceiro período, que ocorreu de 1930 a 1955, foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos tanto de iniciativas privadas quanto do governo brasileiro, na tentativa de alavancar o setor. Foram realizados avanços no setor de transporte, com aberturas de ferrovias e redovias.
Maxwell carolino
ResponderExcluir8°C
Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia,mediante a substituição de instrumentos,técnicas e processos de produção,resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
Assim a economia,antes de base agrária,artesanal e comercial,passa a ter uma base urbana e industrial-o que gera transformações profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações social anterior.O sistema de produção artesanal,manual,espacialmente concentrada,padronizada,isto é,capaz de gerar produtos de qualidade homogênea.Toda a economia e toda e toda a sociedade se reorganizaram em função do desenvolvimento da indústria.
A industrialização pôde ser parte de num progresso mais amplo modernização,em que a inovação tecnológica,desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente racionalização,introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à natureza que passa a ser vista principalmente como recurso produtivo.
Algumas das principais características do processo de industrialização são:
•aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização;
•concentração da renda e da riqueza;
•Intensificação da formação bruta de capital fixo;
•aumento da produtivo industrial e agrícola;
•aumento do consumo;
•generalização do trabalho assalariado;
•incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.
Nome:isadora de sousa
ResponderExcluir8b
Industrialização brazileira
O processo de industrialização brasileira e um processo considerado tardio,quando se comparado com a dos países capitalistas centrais.
Ela teve inicio somente no século xx,quase 200 anos depois da industrialização europeia.
O Brasil so se tornou um país competitivo e apto quando o governo e a classe burguesa fizeram maciços invertimentos,na terceira fase da industrialização do Brasil.
Hoje em dia,o país se encontra totalmente industrializado.
O Brasil é um país com a industrialização bastante atrasada.O que pode explicar esse atraso pode ser considerado um fator historico,no século xviii o Brasil por ser uma colonia portuguesa estabeleceu durante o periodo colonial uma forte parceria cormecial com a Inglaterra.Porem no ano de 1785,a colonia foi proibida de produzir produtos manofatarados,assim oque restou para o país foi continuar com a sua economia agropercuaria.
O impacto da industrialização causou desmatamentos, queimadas e extição de animais para a expançao territorial para abrir espaços para plantaçoes e criação de animaias.
Ana Luiz a Fernandes do nascimento
ResponderExcluir8° d
O processo de industrialização brasileiro é considerado atrasado, se comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Tudo começou apenas no século 20, quase 200 anos após a industrialização na Europa. Somente na terceira fase da industrialização do Brasil, o governo e a burguesia fizeram investimentos maciços no setor, adquirindo maquinários e aprimorando o setor de transporte e energia, fator que tornou o país competitivo e capaz de receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.Atualmente, o país está totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com uma economia global forte e caminhando para a independência tecnológica e econômica. Características da industrialização no Brasil O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização no final do século XX, ou seja, muito aquém dos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo no século XVIII. Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como o mais influente, visto que o Brasil era uma colônia de Portugal no início da industrialização e tinha uma forte parceria comercial com a Inglaterra durante o período colonial. Este foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matérias-primas e produtos agrícolas para seu parceiro, que, na contramão do processo, se industrializou fortemente no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir artefatos, então o que restou ao país foi continuar com sua economia agrícola. A industrialização, ocorrida apenas na década de 1930, a indústria concentrava-se na região sudeste. Só foi descentralizado, indo para outras regiões, a partir da década de 1970.O Brasil é atualmente um dos países mais industrializados do mundo, com uma economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990, é considerado um dos melhores países para investir e instalar indústrias do mundo. Espaço industrial brasileiro O espaço industrial brasileiro, como em toda parte, tem acompanhado as características gerais do processo de industrialização das empresas do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território produz literalmente o espaço, transformando-o e dando-lhe novas lógicas e novos significados.
ISABELLY COSTA SILVA DE ARAÚJO
ResponderExcluir8°A
A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E A MANEIRA COMO AFETA O ESPAÇO
A industrialização brasileira é considerada tardia isso se de ao fato do Brasil ser um país agrícola na época enquanto outros países como o Reino Unido já investiam nas industrias e nas cidades ao invés dos campo.
O Brasil começou a industrialização na metade do século XX, em consequência da Grande Depressão de 1929, quando o seus maiores exportadores (os Estados Unidos e os países europeus) sofreram uma forte crise econômica. Então Getúlio Vargas mudou a fonte econômica, que era o café, e começou a investir nas industrias principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com a industrialização o território sofreu diversas alterações, áreas foram desmatada, casas foram demolidas e ruas inteiras foram reestruturadas, além do aumento de camponeses que migraram paras as cidades.
Porém até o século atual as industrias se concentravam somente nas regiões Sul e Suldeste, ou seja, a riqueza era centralizada nessas regiões, enquanto nas outras regiões havia pobreza extrema.
O Brasil é um dos países que realizam a chamada "indústria tardia", aqui no Brasil o processo de implantação das indústrias demorou mais a começar aqui do que em outros países. Ja na Inglaterra esse processo ja tinha começado nos anos XIII, e no Brasil so foi começar alguns anos depois.
ResponderExcluirA industrialização brasileira ocorreu por conta da forma em que nosso pais foi colonizado .por o Brasil ser uma colônia de exploração de Portugal,que tinha uma forte relação de comércio com a Inglaterra que foi o país onde começou a relação industrial .Desde que a colonização no Brasil começou os habitantes desta terra voltaram -se os trabalhos para os bens primários que eram feitos por escravos . NO ano de 1785 foi oficialmente proibida aa produção de manufuturas que teve como justificativa que a mão de obra escrava que se fazia era essencial nas atividades agropecuárias e extracao de mineirose com isso nao podiam ser ultilizados na producao de produtos manufuturados. Teve muito mais coisas como a exportação do café que gerou lucrus que permitiram o investimento na indústria; Os imigrantes estrangeiros traziam consigo as tecnicas de fabricação de diversos produtos ;formação de uma classe media urbana consumidora.
¥IMPACTOS SOBRE OS ESPAÇOS BRASILEIROS¥
A industrialização começou na Inglaterra como eu ja havia falado so que houve uma grande mudança no processo de produção,o que antes eram fornecidos em pequenas escalas de forma artesanal, começou a ser fabricado em grandes escalas por maquinas que começaram a fazer o trabalho humano , e isso trouxe grandes impactos ambientais no mundo todo.
Lohanna Noemy
ResponderExcluir8-b
Texto acima esqueci de botar o nome e a série
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
ResponderExcluirO processo de industrialização brasileira é considerado tardio,quando comparado á industrialização dos paises capitalistas centrais.Ela teve inicio somente no século XX,quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesas fizeram maciços investimentos no setor,adquirindo maquinários e melhorando o setor de transporte e energia,fator esse que tornou o pais competitivo e apto para receber indústrias mundiais,integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente,o pais encontra-se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de industrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
Eu : Yuri oliveira 8A
ResponderExcluirINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
ResponderExcluirO processo de industrialização brasileira é considerado tardio,quando comparado á industrialização dos paises capitalistas centrais.Ela teve inicio somente no século XX,quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesas fizeram maciços investimentos no setor,adquirindo maquinários e melhorando o setor de transporte e energia,fator esse que tornou o pais competitivo e apto para receber indústrias mundiais,integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente,o pais encontra-se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de industrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica. Eu Yuri oliveira 8a
ALUNA:Deyziane Kelly
ResponderExcluirTURMA:8°A
O processo de industrialização brasileiro e considerado tardio,quando comparado a industrialização dos paises capitalistas centrais. Ela teve inicio somente no seculo XX,quase 200 anos depois na industrialização na europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.Características da industrialização no Brasil
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Aluna: Maria Eduarda Sousa da Silva
ResponderExcluirTurma:8°B
História da Indústria Brasileira
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais:o primeiro período de 1500 a 1808,chamado de "proibição";o segundo período,de 1808 a 1930, chamado de "implantação";o terceiro período,de 1930 a 1956,conhecido como fase da revolução industrial Brasileira,e o quarto período,após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira.
Comparando-se com outros países a história da Indústria brasileira é bem recente.somente na década de 90,o Brasil começou a adotar políticas de competitividade. Como exemplo,a produção de petróleo triplicou em 1994,devido á crise do produto na década de 70.
Foi também na década de 90 que a indústria automobilística se modernizou e começou a crescer, ocupando a 8 posição na classificação mundial de produção de automóveis.
Gostei 👏😃
ExcluirAluno:luan Gomes do nascimento Lopes
ResponderExcluirTurma:8°ano
Industrialização brasileira
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Fellipy lima da silva
ResponderExcluir8'C
O processo de industrialização brasileiro é considerado atrasado, se comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Tudo começou apenas no século 20, quase 200 anos após a industrialização na Europa. Somente na terceira fase da industrialização do Brasil, o governo e a burguesia fizeram investimentos maciços no setor, adquirindo maquinários e aprimorando o setor de transporte e energia, fator que tornou o país competitivo e capaz de receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.Atualmente, o país está totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com uma economia global forte e caminhando para a independência tecnológica e econômica. Características da industrialização no Brasil O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização no final do século XX, ou seja, muito aquém dos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo no século XVIII. Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como o mais influente, visto que o Brasil era uma colônia de Portugal no início da industrialização e tinha uma forte parceria comercial com a Inglaterra durante o período colonial. Este foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matérias-primas e produtos agrícolas para seu parceiro, que, na contramão do processo, se industrializou fortemente no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir artefatos, então o que restou ao país foi continuar com sua economia agrícola. A industrialização, ocorrida apenas na década de 1930, a indústria concentrava-se na região sudeste. Só foi descentralizado, indo para outras regiões, a partir da década de 1970.O Brasil é atualmente um dos países mais industrializados do mundo, com uma economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990, é considerado um dos melhores países para investir e instalar indústrias do mundo. Espaço industrial brasileiro O espaço industrial brasileiro, como em toda parte, tem acompanhado as características gerais do processo de industrialização das empresas do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território produz literalmente o espaço, transformando-o e dando-lhe novas lógicas e novos significados.
Aluna: Sávila Silva
ResponderExcluirTurma:8°A.
•A Industrialização
Brasileira e suas características•
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Atualmente,o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo,com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores para investir e instalar indústrias do mundo.
•Impactos Brasileiros•
Com a industrialização o território sofreu diversas alterações, áreas foram desmatada, casas foram demolidas e ruas inteiras foram reestruturadas, além do aumento de camponeses que migraram paras as cidades.
Porém até o século atual as industrias se concentravam somente nas regiões Sul e Suldeste, ou seja, a riqueza era centralizada nessas regiões, enquanto nas outras regiões havia pobreza extrema.
ResponderExcluirAluna: kessya Valessa Santiago da Costa.
Série:8b número:21
"A industrialização brasileira, suas características e impactos sobre o espaço brasileiro."
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela.Entre o final do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira. A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcabei d ver que postei no 8° kkkkkkkkk
ExcluirPor que meu comentário foi removido 😠
ExcluirNome:María Safira Ferreira Felex
ResponderExcluirTurma:8 ano D
O processo de industrialização brasileiro é considerado tárdio, quando comparado á industrialização dos países capitalista centrais. Ela teve início somente no século xx,quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor.
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tárdia,no século xx,ou seja bastante atrasada em relação dos pioneiros da industrialização,que iniciaram esse processo ainda no século xvii.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAbigail Airla
ResponderExcluir8° ano (A)
O processo de industrialização brasileira é considerado tardio,quando comparado á industrialização dos paises capitalistas centrais.Ela teve inicio somente no século XX,quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesas fizeram maciços investimentos no setor,adquirindo maquinários e melhorando o setor de transporte e energia,fator esse que tornou o pais competitivo e apto para receber indústrias mundiais,integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente,o pais encontra-se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de industrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.O desenvolvimento industrial brasileiro se deu lentamente e somente aconteceu após o rompimento de obstáculos e de medidas políticas, como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, que foram imprescindíveis para que as indústrias se proliferassem no Brasil. Pois, os longos anos em que o território brasileiro foi colônia portuguesa, a economia se restringiu à prática da agricultura conhecida também como monocultura, isto é, o plantio de um único tipo de produto, como o açúcar.
A industrialização brasileira
ResponderExcluirO processo de industrialização brasileiro é tardio,quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor.
Períodos do processo de industrialização no Brasil
•Primeiro período: Nesse momento não se falava em indústria no país pois o Brasil era colônia de Portugal.
•Segundo período:O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústria deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico.
Naquele momento,observou-se um declínio da principal atividade econômica do país,e ocorreram fortes investimento na produção industrial, isto é mais mão de obra trabalhando.
•Terceiro período:Foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos tanto de iniciativas privadas com como tentativa de alavancar o setor industrial.
O Brasil, nesse período, viu-se preparado para o amplo desenvolvimento industrial com objetivo de expandir tudo.
•Quarto período:Foi marcado pelos projetos políticos,instalado pelo presidente Juscelino Kubitschek,que promoveu uma intensa abertura econômica,no país para empresas multinacionais.
•Industrialização atual:O Brasil é dependente economicamente de outros de outros países para quem destina sua produção,seja ela industrial,seja agroindustrial ou tecnologias por países desenvolvidos.
Fernando Yargo Barbosa de Oliveira Silva 8°D
Aluno: Josiel Anderson dos Santos Teixeira 8°D
ResponderExcluirA Industrialização Brasileira
No início do século XX,o Brasil ainda não havia se industrializado. No ano de 1989,a cada mil brasileiros,somente quatro procuravam emprego nas áreas industriais e essas pessoas interresavam-se mais pela produção de bens consumíveis que não duravam muito,como por exemplo: calçados,tecidos,alimentos,etc.
Só então que na década de 1930 que o Brasil começou a crescer no ramo industrial, por isso ele é conhecido como "país da industrialização tardia",pois ele demorou a se industrializar quando comparado com outros países como: Inglaterra, França ou Estados Unidos.
Quando a industrialização iniciou-se, ficou concentrada principalmente na região Sudeste, especificamente nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Em São Paulo essa concentração ficou na região chamada "ABCD",que ligava quatro municípios com fatores que favorecia a Industrialização,sendo esses fatores: a disponibilidade de energia elétrica,a proximidade ao mercado do consumidor e o acesso a rodovia Anchieta,que ligava esses municípios ao Porto de Santos.
Na década de 1950,a implantação de industrias se intensificou entre quatro principais eixos rodoviários paulistas,sendo eles as rodovias de: Presidente Dutra, Presidente Castelo Branco,o Sistema Anchieta-Imigrantes e o Sistema Bandeirantes-Anhanguera-Washington Luís. Isso mostra que a Industrialização da região Sudeste está crescendo lentamente,abrindo espaço a outras regiões,produzindo assim,uma nova distribuição industrial.
Apesar dessa desconcentração industrial a região Sudeste, especificamente as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro,continuam com a maior concentração industrial do país. A Industrialização do Brasil é dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira. A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil.
A indústria é um dos principais agentes de transformações do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para sua área área,acelerando sua urbanização.
Com mais pessoas residindo em um mesmo local,gera-se mais procura pela atividade comercial e também no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. entre outros efeitos positivos menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos.
Dentre os efeitos negativos da industrialização podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente,haja vista que a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos de água.
O processo da industrialização brasileira é considerado tarde, quando comparado a industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início só no século XX, quase duzentos anos depois da industrialização na Europa foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil o governo e classe burguesa fizeram Márcio investimentos no setor, adquirido maquinários e melhorando setor de transporte energia, esse que melhorando o setor de transporte energia esse que tornou o país competitivo e raptou para receber indústria Bom dia Ice, integrando-se ao sistema capitalista Global atualmente o país encontra-se totalmente industrializado, participado de todos os tipos do industriais, como a economia Global forte e combinado para uma Independência tecnológica e econômica o Brasil faz parte do grupo de países que realizam sua industrialização de forma trágica no século XX ou seja bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciam o processo ainda no século XX dentre os fatores que explicam essa situação podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente pois na ocasião do início da industrialização o Brasil era colonial do Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra que foi o primeiro país a se industrializar dessa forma o Brasil passou a fornecer matérias-primas e produtos agropecuários para seu parceiro que na contramão do processo industrializou-se contimente ainda no século XV e em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos mano faturado, dessa forma o que restou para o país foi continuar com a sua economia
ResponderExcluirThayla 8°D
ExcluirAna Vitória silva Soares 8°C
ResponderExcluirA INDUSTRIALIZAÇÃO Brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela entre o final do século xix e as primeiras décadas do século xx, o café exerceu uma grande importância para a economia do país até porque era praticamente o único produto brasileiro
De exportação
Características impacto sobre o espaço
Cafeteira e os pais capitais derivados
Aluna: Isabele Xavier Alves de Sousa
ResponderExcluirTurma:8b
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado dos países capitais centrais.
O Brasil faz parte de um grupo de países que realizaram sua industrialização de forma lenta, no século 20, bastante atrasada em relação aos pioneiros, que iniciaram esse processo no século 18.
atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, economia global forte e intensa participação capitalista global.
O Primeiro período do processo de industrialização brasileiro 1500 e 1808, nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal.
O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país.
Álvaro de Sousa Alves da Silva
ResponderExcluirTurma:8°A
O desenvolvimento industrial brasileiro demorou e aconteceu depois de romper obstáculos e de medidas politicas,como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.Até então a economia girava em torno do plantil da cana de açucar.Pois Portugal não se preocupava com o crescimento economico.A partir do processo de indenpência do Brasil aconteceram algumas mudanças economicas principalmente na metade do seculo XIX.Assim foram seguindo no cenario economico do café um impresario Barão de Mauá.
O Brasil importava todos os produtos industrializados pois suas industrias não haviam desenvolvido o suficiente .E a europa não queria que as industrias do Brasil se desenvilvecem pois perderiam consumidores.
peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo.
ResponderExcluir▪︎Origem da peste negra
Vários historiadores sugerem que a origem da peste negra seja asiática, especificamente chinesa.
▪︎causas
Os transmissores eram pulgas dos ratos que se proliferavam com facilidade tanto nas cidades quanto nos vilarejos menores em razão das condições precárias de higiene.
▪︎Por que "peste negra"?
A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.
Nome : Ingrid Maria Teixeira de Sousa
Turma:8c
Desculpa tá errado foi mal
ExcluirAluno:tauã Fernandes Do Nascimento
ResponderExcluirTurma:8B
O Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território literalmente produz o espaço, transformando-o e conferindo a ele novas lógicas e novos significados. A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros.
No Brasil, o processo de industrialização iniciou-se enquanto política de Estado a partir da década de 1930, quando a dependência econômica nas exportações de matérias-primas, com destaque para o café, levou a economia do país a ruir diante da Crise de 1929. Tal proposição intensificou-se com o chamado Plano de Metas, na década de 1950, e acarretou para uma ampliação da produção industrial brasileira.
Nome:Gustavo wayllon
ResponderExcluir8B
Tema:A industrialização brasileira, suas características e impactos sobre o espaço brasileiro
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais,Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.O segundo período ocorreu de 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país. Essas indústrias deveriam seguir algumas regras, como o protecionismo econômico, instaurado em 1828, o qual determinava que todos os produtos vindos de fora do país, especialmente Inglaterra e Portugal, sofreriam um acréscimo de valor, em 15% e 16%, respectivamente, tarifa que dificultava a importação comercial e favorecia o desenvolvimento da indústria brasileira.
Mais tarde, em 1844, o valor da tarifa para produtos importados subiu para 60% e, nesse momento, foi criada a Lei Alves Branco. Dessa forma, investir no setor industrial era algo interessante e bem-visto pela classe burguesa do Brasil.Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de Proibição, o segundo período de 1808 a 1930 , chamado de implantação o terceiro período, de 1930 a 1956 conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira, e o quarto após 1956 , conhecido como fase da internacionalização da economia brasileira. A partir da década de 1980, teve início a desindustrialização no Brasil
ResponderExcluirYago Mendonça
8°A
Aluna:Rayane Fernandes da Silva
ResponderExcluirSérie: 8°B
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão de obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
Nome:FRANCISCO EDIGLEISON MENEZES barros
ResponderExcluir8 ano (B)
O PROCESSO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA CONSIDERADO TARDIO ,,QUANDO COMPARADO A INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PAÍSES CAPITALISTAS CENTRAIS .ELA TEVE INÍCIO SOMENTE NO SÉCULO XX ,QUASE 200 ANOS DEPOIS DA INDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA. FOI SOMENTE NA TERCEIRA FASE DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL QUE O GOVERNO E CLASSE BURGUESA FIZERAM MACIÇOS INVESTIMENTOS NO SETOR ,ADQUIRINDO MAQUINÁRIOS E MELHORANDO O SETOR DE TRANSPORTES E ENERGIA QUE TORNOU O PAÍS COMPETITIVO E APTO PARA RECEBER INDÚSTRIAS MUNDIAIS,E INTEGRANDO-SE AO SISTEMA CAPITALISTA GLOBAL.
O Brasil pode ser considerado um país atrasado em questão de industrialização, pois enquanto potências europeias já tinham experenciado suas revoluções industriais desde o começo do seculo XIX,o brasil ainda era uma colônia sobre o regime de economia colonial.
ResponderExcluirEnquanto Brasil ainda era colônia de Portugal (1500-1808),a implantação de indústrias foi proibida na colônia,para evitar a concorrência comercial de produtos,e principalmente,por medo do Brasil conquistar autonomia financeira suficiente para uma possível independência.
Por isso por mais de 300 anos,a produção no Brasil foi exclusivamente artesanal,salvo o caso dos engenhos de açúcar
Em 1808, com a chegada da família real portuguesa no Brasil, o cenário começou a mudar: a implantação de indústrias foi permitida e a importação de matéria-prima para abastecimento das fábricas também.
Foi só a partir de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas,que o Brasil começou a investir no segundo setor (setor industrial), graças a isso o país passou por grandes mudanças econômicas, políticas e sociais.
Mais tarde,no governo de Juscelino Kubitschek,o país viu seu ramo industrial crescer drasticamente,diante do slogan "50 anos em 5"do presidente.
O Governo JK(Juscelino Kubitschek) é considerado nacional-desenvolvimentista, já que o Estado é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e industrial nacional,ao mesmo tempo que existe certa abertura para o capital estrangeiro.Por conta disso que JK acabou aumentando muito a dívida externa brasileira
Durante esse período houve um grande crescimento industrial e o consequente aumento de padrão de vida, além da possibilidade de consumo de uma parcela da população:a classe média.
Junto disso também houve o grande aumento da desigualdade social.apesar de de adaptadas,as premissas básicas das politicas industriais de JK permanecem até hoje.
Durante a Ditadura Militar, por exemplo, foi intensificada a entrada de empresas e capital estrangeiro, o que veio a comprometer a autonomia do crescimento econômico do país.
Além disso, a modernização econômica que deu origem ao chamado “Milagre Econômico”, entre 1968 e 1973, que aconteceu diante do aprofundamento da dívida externa.
O desgaste causado pelas políticas dos militares foi sentido na década de 1980, quando Brasil teve sua atividade industrial reduzida e altas taxas de inflação.
Desde a década de 1990, as políticas industriais têm sido marcadas pela perspectiva neoliberal, com privatizações de empresas estatais, flexibilização das leis trabalhistas, redução de investimentos em âmbitos sociais etc.
Antônio Guilherme 8C
Nome:ester jully Azevedo dos santos
ResponderExcluir8-D
O processo de industrialização do Brasil remonta aos últimos decênios do século XIX. O seu ponto de partida situa-se por volta da década de 80 do século passado, motivado essencialmente pela crise e abolição do trabalho escravo. Formou-se, com o trabalho livre assalariado, um mercado passivo que era preciso abastecer
A segunda fase da "luta pela industrialização" situa-se no período da Primeira Guerra, quando as potências capitalistas, momentaneamente, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de "substituição das importações”. Mas, tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.
Ora, em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em primeiro lugar, pela falência do federalismo da República Velha e pela implantação de um Estado fortemente centralizado, culminando na instituição da dit Novo).
A segunda fase da "luta pela industrialização" situa-se no período da Primeira Guerra, quando as potências capitalistas, momentaneamente, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de "substituição das importações”. Mas, tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os campos vazios que haviam deixado.
Ora, em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em primeiro lugar, pela falência do federalismo da República Velha e pela implantação de um Estado fortemente centralizado, culminando na instituição da ditadura de Vargas (Estado novo)
▪︎A industrialização brasileira, suas características e impactos sobre o espaço brasileiro".
ResponderExcluir•O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal.
▪︎características da industrialização brasileira
•A concentração industrial: A maioria das indústrias estava localizada na cidade de São Paulo e arredores, em virtude, principalmente, da maior quantidade de infraestruturas e mão de obra que a região possuía em relação ao restante do país. Essa situação só começou a mudar a partir de 1970 graças ao investimento em infraestrutura nas demais regiões do país, incentivos fiscais e, sobretudo, ao esgotamento da cidade de São Paulo, que passou a ter um alto custo de produção e baixa qualidade de vida em face da quantidade de indústrias ali localizadas.
•Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se. Com isso, em razão dos altos juros e custos com equipamentos importados, o Brasil perdeu competitividade em relação aos demais países do globo.
▪︎impactos sobre o espaço brasileiro
• o mundo começou ah mudar quando o homem nasceu ao primeiro corta de árvore para construir um abrigo des desse dia o mundo começou ah mudar o homem evoluiu é começou ah caça .Através disso o homem foram evoluiu é o mundo mundado fazendo casas ,cidades, eletrônicos, desmatar,mata,criar armas é muito mais .
As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem. Desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram. São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.
As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.
A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos. Se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas. Além disso, a vida de todos os seres vivos na Terra ficará comprometida, inclusive do homem, caso o problema não seja solucionado.
Nome :Ingrid Maria Teixeira de Sousa
Turma :8c •▪︎•
Nome: Francisco Yudi Lopes da Silva
ResponderExcluir8 Ano A
Atualmente,o pais encontra-se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de industrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros.
O Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista.
Nome: Evelin mirela Oliveira de Souza.8 ano C
ResponderExcluirINDUSTRIALIZAÇÃO É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA SE MANTER UM PAÍS E ANTES DELA EXISTIR O BRASIL JÁ EXPORTAVA ALGUMAS COISAS PARA OUTROS PAÍSES POR EXEMPLO O CAFÉ QUE FOI EXPORTADO DO SUDESTE PARA OS ESTADOS UNIDOS E ASSIM COMO ALGUMAS AS OUTRAS REGIÕES DO PAÍS EXPORTAVAM EXPORTAR COM OUTRAS COISAS COMO BORRACHA,CANA E OUTROS E O NOSSO PAÍS PASSOU POR UMA CRISE NÃO SÓ ELE O MUNDO INTEIRO NO ANO DE 1929 QUE AFETOU TODOS OS PAÍSES NA PARTE DA ECONOMIA E O BRASIL NÃO CONSEGUIA EXPORTAR MAS NADA PORQUE OS OUTROS PAÍSES TAMBÉM ESTAVAM PASSANDO POR CRISES. ANTES OS BRASILEIROS NÃO EXPORTAVAM E NEM INDUSTRIALIZAVAM COISAS TECNOLÓGICAS COMO PRODUZIMOS AGORA COMO CELULARES, COMPUTADORES, TABLETS etc.ELES COMEÇARAM COM COISAS PEQUENAS MAS MESMO ASSIM POR CONTA DA CRISE ESTA TÃO MUITO BRASIL E AGORA O BRASIL TEM INDEPENDÊNCIA NAS VENDAS EM OUTROS PAÍSES.
Maria Sabrina Gomes De Sousa
ResponderExcluirIndustrialização Brasileira
O processo da industrialização brasileira - ou seja, o fortalecimento dos investimentos no setor fabril e a expansão e crescimento econômico das indústrias - é considerado tardio, uma vez que, em quanto as potências europeias já experienciaram suas revoluções industriais desde os primeiros séculos do XIX, o Brasil ainda vivia sob o regime de economia colonial.
Foi só apartir de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, onde o Brasil passou a investir no segundo setor - ou setor industrial - e passou pro profundas mudanças econômicas, políticas e sociais.
Mais tarde, durante o governo de Jucelino Kubitschek, o país viu seu ramo crescer industrial crescer exponencialmente, diante do slogan "50 anos em 5°" do então presidente.
Enquanto o Brasil teve Portugal como metrópole (1500-1808), a implantação de indústrias foi proibida na colônia, a fim de ae evitar a concorrência comercial dos produtos e, principalmente, que o país conquistasse autonomia financeira suficiente para uma possível independência.
Por isso, durante mais de 300 anos, a produção no Brasil foi exclusivamente artesanal, caso a salvo dos engenhos de açúcar.
Em 1808, com a chegada da família real portuguesa no Brasil, o cenário começou a mudar: a implantação de indústrias foi permitida e a importação de matéria prima para abastecimento das fábricas.
A industrialização brasileira começou no século XX,o país demorou para modificar as suas bases econômicas da agricultura de exportação para o modelo industrial e também o Brasil ainda era colônia de Portugal,por isso e outros fatos que o processo de industrialização do Brasil foi considerado tardio.
ResponderExcluirSomente na 3° fase de industrialização brasileira,o governador e algumas pessoas de classe burguesa começaram a investir, melhorando o setor de transporte de energia e adquirindo maquinários.
Atualmente o Brasil se encontra totalmente industrializado,com economia global forte e investindo para uma independência tecnológica e econômica (mercado externo)
O Sudeste foi e ainda é a região mais industrializada e a menor é o Norte.
A industrialização causa muitos problemas ambientais e sociais,como desmatamento,queimadas, extinção de animais para abri espaço para casas, moradias, indústrias,etc.
A natureza está sumindo cada vez mais,e isso pode nos prejudicar muito em um futuro próximo,mas muitos não ligam pra isso.
Ana Luisa Almeida Bezerra 8°D
ExcluirA industrialização da atualidade teve início em 1955, e segue até os hoje em dia. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo do país, por volta de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o próprio crescimento do país, que resultou no aumento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
ExcluirIndustrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtivida1
ResponderExcluirde dos fatores e a geração de riqueza.
A indústrializacão só teve início no século XX e até hoje existe ela tem afetado a natureza e no mundo mexeu demais. Um exemplo de indústrializacão no Brasil são as queimadas que acontecem na floresta amazônica aquilo mexeu muito com a natureza.
Wirlley Mateus
8C
Diogo Erick Lima Cazuza
ResponderExcluir8'B
A industrialização brasileira despediu do estava vingulada a produção cafeeira e aos capitais derivados dela entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para economia do país, até porque era praticamente um único produto brasileiro de exportação o cultivo
dessa Cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, espírito Santo e algumas áreas de Minas gerais após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores vírgulas esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial diante desse processo a indústria brasileira começou a diversificar no entanto, limitava-se somente a produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.um dos fundamentais elementos para industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis. O estado também exerceu grande revelar-se-ia de sentido pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias rodovias portos vírgulas energia elétrica, entre outros mais tarde após a segunda guerra Mundial, é odonto não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado em todo brasileiro deve incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de exportação. Na mesma na mesma década aconteceu a infecção de vários empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no segmento da indústria automobilística química farmacêutica e eletroeletrônicos a partir de então, o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um Estado industrial e urbano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSamuel Santos de Sousa
ResponderExcluir8D
A industrialização brasileira teve como consequência a transformação do espaço geográfico e mudanças em diversos aspectos sociais e econômicos, impulsionados pelo Governo Getúlio Vargas. Dentre elas podemos citar: ... a criação das Leis Trabalhistas pelo governo de Getúlio.18 de set. de 2019
Enquanto o Brasil teve Portugal como metrópole (1500-1808), a implantação de indústrias foi proibida na colônia, a fim de se evitar a concorrência comercial dos produtos e, principalmente, que o país conquistasse autonomia financeira suficiente para uma possível independência.
Por isso, durante mais de 300 anos, a produção no Brasil foi exclusivamente artesanal, salvo o caso dos engenhos de açúcar.
Em 1808, com a chegada da família real portuguesa no Brasil, o cenário começou a mudar: a implantação de indústrias foi permitida e a importação de matéria-prima para abastecimento das fábricas também.
Entretanto, alguns requisitos deveriam ser cumpridos, como o pagamento de taxas de importação de 15%.
As primeiras indústrias surgidas no Brasil dedicavam-se à produção de tecidos, sabão, alimentos e outros produtos que não demandavam alto grau de tecnologia.
Apesar do surgimento dessas indústrias neste período, até os últimos anos da década de 1920 o maior interesse e investimento econômico no país era direcionado para a ampliação e exportação do café.
A partir de 1929, o Brasil viveu uma grave crise do modelo agrário-exportador, com a intensa queda do rendimento de lucro das plantações de café.
A Crise do Café fez com que os investimentos passassem a ser direcionados para atividades urbanas como as indústrias e, devido à redução das importações, tornou-se necessária a produção de bens de consumo, o que também impulsionou as indústrias.
o processo de industrialização brasileiro é considerado estádio, quando comparado a industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase duzentos anos depois da industrialização na Europa.
ResponderExcluirfoi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesafizeram macicos em investimentos nos setores, adquirindo maquinário e melhorando o setor de transporte e energia.
Maria Eduarda de França Matos
ExcluirTuma:8°a
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAluno:João Pedro Gonçalves Alves
ResponderExcluirTurma:8°D
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio,qundo comparado á industrialização dos países capitalistas centrais.Ela teve início somente no século xx,quase 200 anos depois da industrialização na Europa
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor de transporte e energia,fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais,intregrando–se ao sistema capitalista global.
Atualmente o pais encontra–se totalmente industrializado,participando de todos os tipos de indústrias,com economia global forte e caminhando para uma independência tecnologica e economica.
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção e aos capitais de rivado dela.
ResponderExcluirTurma 8º a
Nome:Maria Eduarda de França Matos