AGENDA:
Conteúdo: Reflexão sobre a Língua: Sinonímia. (página 59 do livro didático).
Atividade:questões 1 e 2 (página 59 do livro didático).
PRODUÇÃO TEXTUAL
Gêneros Memórias Literárias – Oficina 6: Início, meio e fim
Observação: Envie as respostas das suas atividades para asua professora:
Débora Pontes: debora.pontes@educacao.fortaleza.ce.gov.br
PORTUGUÊS
Conteúdo: Reflexão sobre a Língua: Sinonímia. (página 59 do livro
didático).
Atividade:questões 1 e 2 (página 59 do livro didático).
PRODUÇÃO TEXTUAL
Gêneros Memórias Literárias – Oficina 6: Início, meio e fim
Atividade 1
Leia o texto abaixo e
responda as questões a seguir:
Doces memórias-
Adrielle Vieira de Oliveira
Parte 1
Percorro em sonhos a cidadezinha de
minha infância. Um largo e caudaloso rio serpenteando a várzea fértil. A ponte
de ferro da charqueada já se encontrava lá toda imponente. A luz elétrica ali
produzida iluminava o centro da cidade. Poucos casarões de pau a pique ao longo
da pacata rua Belo Horizonte, hoje a movimentada avenida Abílio Machado.
Impossível esquecer-me da igrejinha do Rosário com sua torre norte sineira. Às
quinze horas, começava um movimento pelas vielas. Lá se iam as senhoras
atraídas pelo tocar do sino. Hora do terço, muito me admirava a fé daquelas
pessoas! Mamãe, com apenas um olhar, recomendava-me silêncio e puxava a turma
de carolas com cantos e orações. Rezávamos até para chover se a seca ameaçasse
a plantação. Mas o que mais me encantava nesta igreja eram as missas das manhãs
de domingo. Depois de uma longa homilia, saíamos a apreciar os poucos carros
tipo "Ford Bigode" que circulavam em torno da praça. Ora,
assentávamos nos banquinhos para uma boa prosa. Havia umas prosas de
"arrancar picapau do oco". Enquanto isso, exalava dos casarões um
cheirinho de macarronada com galinha caipira que dava água na boca. Só mesmo
atraídos por estes aromas e pelo apito do trem das onze, assinalando o horário
do almoço, é que deixávamos a pracinha do chafariz.
Parte 2
Quando o inverno chegava, minhas
tristezas e alegrias contrastavam. Cortava-me o coração ver meu pai e mais seis
irmãos saírem debaixo de um frio congelante para irem trabalhar arduamente na
lavoura. Eu ficava em casa ajudando mamãe com os afazeres domésticos. Carregar
pote de água na cabeça não era nada divertido. Pelo caminho, sonhava mesmo era
carregar minha cartilha e ir para o Grupo Escolar. Como foi dolorido sair no
segundo ano! Mas já sabia ler e isto bastava para as famílias pobres. Para
esvair minha dor, só mesmo o canto e os mexericos das lavadeiras na mina.
Sábias, ludibriavam bem quando eu estava por perto. Jamais envolviam crianças
em assuntos de adultos.
Parte 3
Já as alegrias, vinham com as festas de
São João. Fogueira gigante, noite estrelada e não poderia faltar aquelas broas
de fubá com canela, de sabor jamais degustado igual, como aquelas que só vovó
Conceição sabia fazer. Dezembro era pura magia! As chuvas e nossas brincadeiras
no lamaçal. Quanta farra e criatividade! Os meninos abandonavam os carrinhos de
lobeira - pequeno arbusto - e eu as minhas bonecas de retalhos. Como a rua era
bem mais atrativa! Tudo ali se tornava fantástico. Construíamos castelos de
barro e imaginávamos uma fábrica de chocolates. Ah chocolate! Só na imaginação
mesmo, pois no empório da dona Gilda, onde se vendia do urinol ao chocolate,
tudo era caríssimo. Comerciante boa era ela! Cartão de crédito era a palavra do
freguês.
Parte 4
Inesquecíveis foram os saraus de fim de
ano do Sr. Abner, ali a cultura, a arte e romance se misturavam. Quantos poemas
ouvi, quanto me emocionei! Muitos casamentos saíram dali. Hoje, recordo-me de
tudo com lágrimas quentes descendo dos meus olhos e salgando a boca. Porém o
que permanece em minha memória adocica essa solitária velhice.
1. Quais
são os principais fatos lembrados pela entrevistada de Adrielle?
2. Quais
são os trechos em que a narradora se coloca criticamente em relação ao passado:
O que ela fala da vida na lavoura? Como se sente em relação à vida religiosa da
época? Quais eram as carências daquele período e do que ela gostava? Como isso
aparece materialmente no texto?
3. Observe
as expressões hoje pouco usuais que aparecem no texto - como “de arracarpicapau
do oco” - e também a metáforas como “cartão de crédito era a palavra do
freguês”.
O
tempo e no espaço
Atividade
2 - Planejamento de um texto de
memórias literárias.
Para auxiliá-la(lo) nessa tarefa, separamos trechos
iniciais e finais dos livros: Um brasileiro em Berlim, de João
Ubaldo Ribeiro e O menino no espelho, de Fernando Sabino.
Em geral, o início de um livro, ou mesmo de um
capítulo de memórias literárias, é dedicado a situar o leitor no tempo e,
principalmente, no espaço em que se passam as lembranças do narrador.
Quando chovia, no meu tempo de menino, a
casa virava um festival de goteiras. Eram pingos do teto ensopando o soalho de
todas as salas e quartos. Seguia-se um corre-corre dos diabos, todo mundo
levando e trazendo baldes, bacias, panelas, penicos e o que mais houvesse para
aparar a água que caía e para que os vazamentos não se transformassem numa
inundação. Os mais velhos ficavam aborrecidos, eu não entendia a razão: aquilo
era uma distração das mais excitantes.
Fernando Sabino. O menino no espelho, Rio de Janeiro: Record, 1992.
Aracaju, a cidade onde nós morávamos no
fim da década de 40, começo da de 50, era a orgulhosa capital de Sergipe, o
menor estado brasileiro (mais ou menos do tamanho da Suíça). Essa distinção,
contudo, não lhe tirava o caráter de cidade pequena, provinciana e calma, à
boca de um rio e a pouca distância de praias muito bonitas.
João Ubaldo Ribeiro. “Memória de livros”, in: Um brasileiro em Berlim. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 105.
Após a leitura dos trechos de
contextualização das memórias, observamos que cada autor escolhe, de suas
lembranças, fatos que foram marcantes. Ao longo do texto (ou capítulo), ele
relata o acontecido e revela (ou sugere) para o leitor ou a leitora os motivos
que tornam significativos os fatos contados. Fernando Sabino conta vários
episódios de sua vida de menino: a galinha de estimação que ele tentava
proteger da cozinheira; o passeio ao campo de aviação; a casa abandonada; o
amigo valentão; o primeiro amor… João Ubaldo fala sobre o período em que viveu
em Aracaju: como aprendeu a ler, o cheiro dos livros, o empenho de seu pai para
que começasse logo a ler, o contato com a professora Gilete, as leituras
oferecidas pela avó durante as férias escolares.
É importante destacar que um texto de memórias literárias
pode ser concluído com alguns questionamentos do narrador-personagem sobre seu
passado, como em Memória de livros:
Fico pensando nisso e me pergunto: não estou
imaginando coisas, tudo isso poderia ter realmente acontecido? Terei tido uma
infância normal? Acho que sim, também joguei bola, tomei banho nu no rio, subi
em árvores e acreditei em Papai Noel. Os livros eram uma brincadeira como outra
qualquer, embora certamente a melhor de todas. Quando tenho saudades da
infância, as saudades são daquele universo que nunca volta, dos meus olhos de
criança vendo tanto que entonteciam, dos cheiros dos livros velhos, da
navegação infinita pela palavra, de meu pai, de meus avós, do velho casarão
mágico de Aracaju.
João Ubaldo Ribeiro. “Memória de livros”, in: Um brasileiro em Berlim. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 112.
Ou ainda com o deslocamento desse
autor-narrador-personagem para o presente, como faz Fernando Sabino em O
menino no espelho. Após mergulhar nas lembranças de sua infância, o autor
conclui assim sua obra:
Depois me despeço e refaço todo o
caminho de volta até meu quarto. Vou à janela, olho para fora. O que vejo agora
é a paisagem de sempre, o fundo dos edifícios voltados para mim, iluminados
pelas luzes do entardecer em Ipanema. Ouço o relógio soando a última pancada
das cinco horas. Viro-me e me vejo de novo no meu apartamento.
Caminho até a mesa, debruço-me sobre a
máquina que abandonei há instantes. Leio as últimas palavras escritas no papel:
… até desaparecer em direção ao infinito.
Sento-me e escrevo a única que falta:
FIM.
Fernando Sabino. O menino no espelho, Rio de Janeiro: Record, 1992.
O narrador
O narrador em primeira pessoa é o
narrador-personagem ou narrador-testemunha. No caso de memórias literárias
teremos, geralmente, o narrador-personagem, que tem por característica se
apresentar e se manifestar como eu e fala a respeito daquilo que viveu. O
narrador em primeira pessoa conta a história dele sempre de forma parcial,
considerando um único ponto de vista: o dele.
Atividade
3
1. Identifiquem marcas da
presença do narrador em primeira pessoa nos textos lidos na 2ª etapa.
Observação:
O texto em primeira pessoa revela que o narrador é também personagem da
história que conta. Lembre-lhes que, muitas vezes, nesses textos, serão encontradas
também ocorrências do uso da primeira pessoa do plural, o que normalmente
indicará uma ação ou um sentimento compartilhado pelo narrador com outras
personagens da história. Essa presença explícita do narrador é uma marca
linguística dos textos que se organizam com base em relatos de experiência
vivida, como os diários, as memórias (literárias ou não), entre outros gêneros.
Para saber mais
2. Transcrevam o trecho
abaixo, modificando o foco narrativo de terceira para primeira pessoa.
A principal diversão deles era jogar
futebol. Usavam “bolas de meias”, que eles mesmos faziam com papel jornal
compactado e colocado dentro de uma meia de mulher. As tardes se prolongavam
até a noitinha, eles paravam de jogar apenas quando não havia mais sol e quando
não podiam ignorar os gritos que chegavam de suas casas, para tomar banho e ir
jantar.
Texto adaptado do livro Antes que o tempo apague,
de Rostand Paraíso. 2ª ed. Recife: Comunicarte, 1996.
Nome: Maria Luiza Santiago Moreira
ResponderExcluirSérie: 6° ano A
1. A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C)sim, elas tem o mesmo sentido.
D) Derrotar e esmagar.
2. A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
II. Para dizer cada coisa que ele é.
C. Sim.
. A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes
ResponderExcluirC)sim, elas tem o mesmo sentido
D) Derrotar e esmagar
) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
. Para dizer cada coisa que ele é
C. Sim.
A) porque e a causa da extinção dos répteis gigantes
ResponderExcluirB)
C)sim,elas tem o mesmo sentido
D)derrotar e esmagar
2)o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)estrela,gigantesca bola de calor,astro-rei.
II para dizer casa coisa que ele e
C)sim
Nome: Larissa Rodrigues de Moura!
ResponderExcluirSérie: 6° ano A
1. (𝗔) 𝗣𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗲 𝗮 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝗲𝘅𝘁𝗶𝗻𝗰ã𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗿𝗲𝗽𝘁𝗲𝗶𝘀 𝗴𝗶𝗴𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀.
𝗕)
(𝗖)𝘀𝗶𝗺, 𝗲𝗹𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗺 𝗼 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼 𝘀𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗼.
(𝗗) 𝗗𝗲𝗿𝗿𝗼𝘁𝗮𝗿 𝗲 𝗲𝘀𝗺𝗮𝗴𝗮𝗿.
2. (𝗔) 𝗢 𝘀𝗼𝗹 𝗳𝗼𝗿𝗻𝗲𝗰𝗲 𝗮 𝗹𝘂𝘇 𝗲 𝗼 𝗰𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘀𝗺𝗼𝘀 𝘃𝗶𝘃𝗼𝘀.
(𝗕) 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗹𝗮, 𝗴𝗶𝗴𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀𝗰𝗮 𝗯𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗹𝗼𝗿, 𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼-𝗿𝗲𝗶.
||. 𝗣𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗿 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗲 𝗲!
(𝗖) 𝗦𝗶𝗺!
Professora eu acho que já fiz essa atividade
ResponderExcluirOlá sou erick Tony Alves Pereira 6 ano C
ResponderExcluirA) pq levou os dinossauros a extinção
B) sim
C) não
D) mata, derrotar, destruir.
Nome Victor Gabriel Barbosa Alves
ResponderExcluirA) pq levou os dinossauros a extinção
B) sim
C) não
D) mata,derrotar, destruir
Luis Henrique de Oliveira Rodrigues 6 ano B
ResponderExcluir1:
A)por que o meteoro de 10km diâmetros pode devastar a Terra
B)?
C) palavra catastrófico ela tem um sentido assim de que de que algo ruim aconteceu e aniquila o boot vem que acontece.
D) devastar.
2:
A)?
B)?
1?
2?
C)?
Nome clara iohana lima de Araújo
ResponderExcluir1a)porque e a causa da extinção dos répteis gigantes
B)
C)sim elas tem o mesmo sentido
D)mata e esmaga
2a)o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos
B)estrela gigantescas bola de calor astrorei .
☺☺para dizer cada coisabque ele é
C)sim
1.
ResponderExcluirA)por matou vários dinossauros naquele tempo.
B)?
C)não
D)derrubar.
2.
A)o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)estrela,gigantesca bola de calor,astro-rei.
II para dizer casa coisa que ele e
C)sim
Nome:Lucia Clarisse Basto Dos Santos
ResponderExcluirNome: Maria Larissa Bastos dos Santos
Série:6Ano (A)
A) pq levou os dinossauros a extinção
B) sim
C) não
D) mata,derrotar, destruir
Victória louise Felício de oliveira
ResponderExcluir6 ano A
1-)
A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C)sim, elas tem o mesmo sentido.
D) Derrotar e esmagar.
2-)
A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
II. Para dizer cada coisa que ele é.
C. Sim.
Ana Clarisse Gomes Lima
ResponderExcluir26/4/2021
6°A
1- A) por que é a causa da extinção dos dinossauros
B)
C)não,
D) derrubar
2-A) o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos
B) estrela, gigantesca bola de fogo, astro-rei
II para dizer cada coisa que ele é
C) sim
1)
ResponderExcluirA)por matou vários dinossauros naquele tempo
B)?
C)não
D)derrubar.
2.
A)o sol fornece a luz e o calor que alimenta todos os organismo vivos.
B)Estela,gigantesca bola de calor,astro-rei
II para dizer cada coisa que ele e
C)Sim
Pedro Nicolas Rodrigues Rocha
6ano C
Victoria Shayane
ResponderExcluir6°B 26/04/2021
1°
A)R:por que naquela época o asteroide matou todos os dinossauros.
B)R:?
C)R:sim.
D)R:devastar,matar, e esmagar.
2°
A)R:O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I)R:estrela,gigantesca bola de calor,astro-rei.
II)R:para dizer todos as formas que ele é chamado.
C)R:sim.
Alexandra d Elina Pontes
ResponderExcluir6 Ano C
Atividade
A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C)sim, elas tem o mesmo sentido.
D) Derrotar e esmagar.
2. A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
II. Para dizer cada coisa que ele é.
C. Sim.
Dafine Santos de Sousa : 6° ano A
ResponderExcluir1. A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C)sim, elas tem o mesmo sentido.
D) Derrotar e esmagar.
2. A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
II. Para dizer cada coisa que ele é.
C. Sim.
Rayssa Raniele do Nascimento Lima
ResponderExcluir6 ano A
A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes
C)sim, elas tem o mesmo sentido
D) Derrotar e esmagar
) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
. Para dizer cada coisa que ele é
C. Sim.
Nome:Yasmin de oliveira morais
ResponderExcluirSerie:6°A
1-)
A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C)sim, elas tem o mesmo sentido.
D) Derrotar e esmagar.
2-)
A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
II. Para dizer cada coisa que ele é.
C. Sim.
Antonio luan 6c
ResponderExcluirUnknown26 de abril de 2021 04:30
. A) Porque é a causa da extinção dos répteis gigantes
C)sim, elas tem o mesmo sentido
D) Derrotar e esmagar
) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B)
I. Estrela, gigantesca bola de calor, astro-rei.
. Para dizer cada coisa que ele é
C. Sim.
1°
ResponderExcluirA) por que naquela época o asteroide matou todos os dinossauros.
B) ?
C) sim.
D) devastar,matar e esmagar.
2-
A) O sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os organismos vivos.
B) estrela,gigantesca bola de calor,astro-rei.
II) para dizer todos as formas que ele é chamado.
C) sim.
- Maria Clara Rodrigues de Alcântara 6 ano b
1A porque foi a causa da extinção dos répteis gigantes
ResponderExcluir1B asteroide, exterminador, catástrofe
1C não não pois na tirinha dá sentido de derrota
1D matar
2A o sol fornece a luz e o calor em todos os organismos vivos que alimenta todos os organismos vivos
2BI por Celeste, gigante, gigantesca bola de calor
2BII para dizer o quão grandioso ele é
2C não
Yuri Silva Sales 6B
Antónia Lívia do Nascimento Silva 6°B
ResponderExcluir01.
A) porque foi causado da extinção dos répteis gigantes
B) asteroides, esterminado, aniquilo e catástrofe
C) não pois na tirinha da dá sentido de derrota
D)mata
02.
A) o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os seres vivos
B)1 corpo celeste, gigante, gigantesco, bala de Colour
2 para dizer o quanto grandioso ele é
C)não
Cayla Eloisa Araújo brabo
ResponderExcluir6B
) pq levou os dinossauros a extinção
B) nao
C)sim
Isadora Honório
ResponderExcluir6C
a) porque causou a extinção dos dinossauros
b) catástrofe, aniquilar, exterminador e asteroide
c) não, porque na tira a palavra aniquilar tem o sentido de derrota
d) exterminar
2)
a) "ser o corpo celeste mais conhecido e mais estudado pela humanidade."
b) estrela, corpo celeste e bola de calor, todas elas substituiem a palavra sol
II para não ter repetição da palavra sol
c) não porque ia ficar muito repetitivo
A) extinção de répteis gigantes
ResponderExcluirB)asteroides, esterminado, aniquilo e catástrofe
C)não pois na tirinha da dá sentido de derrota
D)matar
2:
A)o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os seres vivos
B)1 corpo celeste, gigante, gigantesco, bala de Colour
2:para dizer o quanto grandioso ele é
C: não
Denilson gomes de sousa 6 ano A
Ana jakeliny Lima de Oliveira
ResponderExcluir6 ano c
Português ( 26/04/21 )
1 questão
A) por que foi a causa da extinção dos répteis gigantes.
B)
C) sim, elas tem o mesmo significado.
D) exterminar, eliminar.
2 questão
A) o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos os seres vivos.
B) I) estrela, bola de calor.
B) II) para dizer todos os nomes e expressões do sol.
C) não.
Português
ResponderExcluirBrenda Rodrigues Braz
Professor:leudilaniu Alves
1.
A) por que é a causa da extinção dos répteis gigantes.
B) asteroide, exterminador, catástrofe
C) não, porque na tira a palavra aniquilar tem sentido de derrota.
D)exterminar, eliminar, e matar.
2.
A) o solo fornece a luz e o calor que ele limitar todos os seres vivos.
I)estrela viva gigantesca bola de calor, astro-rei.
II)para de dizer as formas que ele e chamado.
C) não,porque eu ficar muito repetitivo.
William Enzo Marques Almeida
ResponderExcluir6° ano C
Respostas página 59
1. A) Porque é um acidente grande, que acabou com os dinossauros.
B) Aniquilou e extinguir, répteis gigantes e dinossauros, asteroide e exterminador.
C) Não, o aniquilou no trecho é de extinção.
D) Destruir, exterminar.
2. A) A estrela mais próxima da Terra é o objeto mais redondo já medido pelo homem.
B) I- estrela, bola de calor, corpo celeste, esse gigante, astro-rei.
II- Para não repetir a palavra muitas vezes.
C) Não.
1)A)porque todos dinossaros viverão 65 Milhoes de anos
ResponderExcluirb)o asteroide assassino
c)e eles morreres
d)eles Forão mortos
2)a) o sol nos fornece a luz e EMQUAL o sol que nos alimentam dos todos os seres vivos
b)|) a bola de calor e enQual uma estrela
b)||)e para dizer todos os nomes e expressões do sol
C)não
01-R= a,= Um asteroide provocou a morte do dinossauros.
ResponderExcluirb,= Assassino-aniquilou e catástrofe.
c,= A catástrofe da queda do asteroide aniquilou os dinossauros.
d,= Matar e extemina.
02-R= a,= A estrela mais próxima da terra e o objetivo mais redondo já midido pelo homem.
b,= estrela-corpo-celeste-bola de calor.
II-= Para mostrar o quanto o sol e grande.
c,= Não seria o mesmo efeito.
Antônio Moreira Sobrinho Neto
6 ano C
26/04/2021
Kayk kayron barbosa de Oliveira 6b
ResponderExcluir1 a Sim porgue acabol com todos os dinossauros
B aniquilando,catastrofe
C não porgue nos quadrinhos ela está no sentido figurado
D destruir,derrota
2 gigante bola de fogo
I bola de calor, corpo deletar,aterrorizada
II para rua não repetisse a palavra sol
C sim
Resposta
ResponderExcluir1 a:Sim
B:aniquilar ,catástrofe
C: não, no quadrinho está no sentido figurando e o do texto no sentido real
D: destruir
2 a: entre esse gigante tem sido um desafio há milênios ,O ,agora uma pesquisa divulgada na edição de hoje da revista científica Science conseguiu desvendar alguns dos aspectos mais interessantes da gigantesca bola de calor
B:bola de calor,corpo celestes,astro rei
Para que não repetir a palavra solo
C : Sim
Ana Beatriz dos Santos Pereira Baborsa
6 ano B
Yasmim Augusto Dos Santos.
ResponderExcluir×
6°Ano C.
×
1)A)porque um meteoro caiu causando a ×morte dos dinossauros.
×
B)Extinção, catástrofe e aniquilou.
×
C)Não porque na tirinha a palavra aniquilar significa vencer ou derrotar, e no trecho significa morrer.
×
D)1°vencemos e destruímos, 2°Destrói.
×
2)A)A estrela mais próxima da terra é o objeto mais redondo já medido pelo homem.
×
B)1)estrela, astro-rei, corpo celestes, gigantesca bola de calor, todas se referem ao sol.
×
2)para não se tornar repetitivo.
×
C)Não, porque teria ficado um trecho muito simples só com a palavra sol.
1. (𝗔) 𝗣𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗲 𝗮 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝗲𝘅𝘁𝗶𝗻𝗰ã𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗿𝗲𝗽𝘁𝗲𝗶𝘀 𝗴𝗶𝗴𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀.
ResponderExcluir𝗕)
(𝗖)𝘀𝗶𝗺, 𝗲𝗹𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗺 𝗼 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼 𝘀𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗼.
(𝗗) 𝗗𝗲𝗿𝗿𝗼𝘁𝗮𝗿 𝗲 𝗲𝘀𝗺𝗮𝗴𝗮𝗿.
2. (𝗔) 𝗢 𝘀𝗼𝗹 𝗳𝗼𝗿𝗻𝗲𝗰𝗲 𝗮 𝗹𝘂𝘇 𝗲 𝗼 𝗰𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘀𝗺𝗼𝘀 𝘃𝗶𝘃𝗼𝘀.
(𝗕) 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗹𝗮, 𝗴𝗶𝗴𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀𝗰𝗮 𝗯𝗼𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗹𝗼𝗿, 𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼-𝗿𝗲𝗶.
||. 𝗣𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘇𝗲𝗿 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗹𝗲 𝗲!
(𝗖) 𝗦𝗶𝗺! Kaio Bruno Azevedo Gonçalves 6•A
Escola:professor Alexandre
ResponderExcluirAluno: Davi Klaede Lima Nascimento
Data:27/04/2021
(1)porque matou os dinossauros fora a esplosão que deu com a terra
B)contas,chocado.
C)não,porque no texto foi uma catástrofe e na tirinha é aniquilar um ao outro
D)acho que um acidente
Atividade 2
A)o sol fornece a luz e o calor que alimentam todos organismo
B)estrela gigantesca bola de calor,astro rei
II para dizer cada coisa coisa que ele é
C)sim
Nome:Isac de sousa barros.
ResponderExcluir6A
1-a)fala da aniquilação dos dinossauros.
B)catástrofe,aniquilou.
C)C)Não porque na tirinha a palavra aniquilar significa vencer ou derrotar, e no trecho significa morrer.
D)esmagar.
2-a)O corpo celestes mais conhecido e ah mais tempo estudado pela humanidade.
B)ESTRELA,BOLA DE CALOR,O CORPO CELESTE.
||- PARA DIZER CADA COISA QUE ELE E.
C-SIM.