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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 8 de abril de 2021

9ºANO: PRODUÇÃO TEXTUAL 09/04/21

 

AGENDA:

PRODUÇÃO TEXTUAL: LEITURA DO MATERIAL.







 

Produção Textual: 4ª Oficina

Atividade: figuras de linguagem são recursos utilizados pelos autores para realçar uma ideia. Um bom cronista tem dois instrumentos básicos: o olhar e a linguagem. Com o olhar ele reconhece o acontecimento, o momento que merece ser preservado, o qual outros nem notam; com a linguagem, retrata a situação, e as figuras de linguagem o ajudam a fazer isso com sucesso.

 

FIGURAS DE LINGUAGEM

 

Comparação: expressão de termo comparativo. Quase sempre acompanhada da conjunção “como”.

Faço versos como quem chora

De desalento... de desencanto...

Manuel Bandeira

 

Metáfora: comparação mental ou abreviada em que prevalece a relação de semelhança. Não aparece a conjunção “como”.

Na sua mente povoa só maldade.

Meu coração é um balde despejado.

 

Catacrese: metáfora que caiu no uso popular, corriqueira, muito comum.

As pernas da mesa estão bambas.

Quero morar no coração da cidade.

 

Metonímia: designação de um pormenor pelo conjunto de que se quer falar.

Ler Clarice Lispector. (autor pela obra)

Comer o pão (por alimento) que o diabo

amassou (por sofrimento).

 

Personificação ou prosopopeia: atribuição de ações, qualidades ou sentimentos a seres inanimados.

O tempo passou na janela e só Carolina não viu.

Chico Buarque de Holanda

 

Hipérbole: afirmação exagerada.

Falei mil vezes para você!

Morri de estudar para o vestibular.

 

Sinestesia: interpretação de planos sensoriais, mistura de sensações de sentidos diferentes.

Como na metáfora, relaciona elementos de universos diferentes.

Senti um cheiro doce no ar.

 

Antítese: contraposição de uma palavra ou frase a outra de sentido oposto.

Toda guerra finaliza por onde

devia ter começado: a paz.

Vivo só na multidão.

 

Ironia: sugestão pela entonação e pelo contexto de algo contrário ao que pensamos, geralmente

com intenção sarcástica.

A excelente D. Inácia era mestra na arte

de judiar de crianças.

Monteiro Lobato

 

Eufemismo: emprego de termos considerados mais leves para suavizar uma expressão considerada cruel ou ofensiva.

Foi para o céu, em vez de morreu.

Está forte, em vez de está gorda.

 

Leia a crônica abaixo:

A ocasião faz o escritor

O novo normal

Antonio Prata

Primeira festa pós-quarentena. O anfitrião, ansioso, passa de roda em roda entretendo osconvidados. Ao lado da janela avista, sozinho, um desconhecido.

— Oi, tudo bem? Você é o...?

— Novo Normal.

— Não acredito! Você é o Novo Normal?!

— Eu mesmo.

— Rapaz! Você chegou, finalmente! Faz um ano que só falam de você! Ah, o Novo Normal vaiser assim, o Novo Normal vai ser assado! Posso te dar um abraço?O Novo Normal recua.

— Ah, claro! Contágio, né? Óbvio! Gente, gente! Vem cá! Esse aqui é o Novo Normal!

Uma meia dúzia se aproxima, uns estendem as mãos, outros já se espicham pra um beijo.

— Péra, pessoal, o Novo Normal é sem abraço, beijo ou aperto de mão, certo, Novo? Podechamar de Novo?

— Prefiro Novo Normal, pra não confundir com o partido.

Uma convidada o olha, curiosa.

— Não sei por que, mas confesso que eu te esperava baixo, gordinho e careca.

— Muita gente me imagina assim. Acho que é o nome, né? Novo Normal, muito “o”, lembraovo... Mas durante a quarentena o pessoal comeu muito, o Novo Normal é alto.

— Escuta, cê aceita uma bebida? Uma comida?

— Obrigado, eu engordei 7 kg durante a quarentena e bebi demais. Os hábitos do Novo Normalagora são comida saudável e zero álcool.

Uma convidada abandona, discretamente, a taça de vinho sobre uma mesa. Um convidadodispensa uma empada num vaso de pacová. Um outro puxa papo.

— Fala mais de você. O Novo Normal gosta de sair? De ir no cinema? No teatro? Em show?

— Não. Nada disso rola com o Novo Normal. Com a quarentena, as relações à distância seestabeleceram pra ficar.

Uma convidada, decepcionada, toma a dianteira:

— E aquela previsão de que o Carnaval pós-quarentena ia ser tão louco que faria Sodoma e

Gomorra ficarem parecendo Aparecida do Norte?

— Deu chabu. O Novo Normal é saudável, cauteloso, precavido. O carnaval pós pandemia serápelo Zoom. Quem quiser anotar aí, aliás: www.telecotech.ziriguizoom.med.

— Ponto med?!

— É. O Carnaval agora é organizado pelo Ministério da Saúde. E o Carnaval de rua, peloMinistério da Ciência e Tecnologia, porque é todo dentro do Minecraft.

— Quem é o figura?!

— Não tá reconhecendo? É o Velho Normal! Saindo daqui a gente vai pra um caraoquê naLiberdade e vamos terminar a noite comendo uma bisteca no Sujinho. Topa?

Quatro e meia da manhã, abraçados, todos sobem a Consolação pulando e cantando: “Ooooo!Velho Normal voltô ô ô! Velho Normal voltô ô ô! Velho Normal voltôôôôoooo!”.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2020/06/o-novo-normal.shtml6

 

Sobre “O novo normal”

A crônica de Prata é marcada pelo humor, mas uma dose de humor que alcança a ironia. Diante da situação complexa e difícil que estamos enfrentando, o cronista escolheu o caminho do humor ácido. E é com um tom bastante irônico que ele comenta a chegada desse personagem que está no centro do texto como protagonista, o Novo Normal. Sem saber ao certo de quem se trata, Prata imagina uma festa onde o personagem vai sendo apresentado para as pessoas que estão ali. De forma ficcional, o cronista vai exercitando a reação das pessoas para esse personagem. Como tudo o que é novo, o Novo Normal causa estranhamento nos primeiros momentos da conversa, mas, com o passar das horas e a convivência com os outros convidados, torna-se uma figura enturmada. Ou seja, a figura que já se tornou natural, comum. E aí encontramos uma visão metafórica sobre a situação que estamos vivenciando desde março do ano de 2020.

A crônica está estruturada em diálogos, os quais, diferentemente de um texto corrido, nos contam uma história por meio de frases que os personagens trocam. É essa troca de falas que vai construindo a sequência dos episódios, até a hora do término da festa, em que todos, já superamigos, saem festejando e cantarolando por uma das principais ruas de São Paulo. Ao usar palavras comuns às conversas e leituras do dia a dia das pessoas, o texto tem fácil leitura e comunicação, o que nos mostra que o autor escolheu essa seleção de palavras para deixar o texto fácil de ser compreendido, num papo direto e reto com o maior número possível de leitores.

Acho que crônica é uma espécie de lupa que você coloca em um assunto. E qualquerassunto que você olhar com uma lupa é interessante.[...] consigo ir puxando esse fio para ver onde ele leva. A crônica é um exercício livre de escrita. Você não precisa de uma história. Uma das graças de escrever é ver onde aquilo vai dar. [...]

Muitas vezes também a crônica não nasce de algo vivido; às vezes eu crio uma situação, um encontro com uma pessoa, um vizinho. A crônica não é um relato fiel, a situação que eu estou dizendo que aconteceu, muitas vezes não aconteceu, é ficção.


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