Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 7 de abril de 2021

7ºANO: ARTES 31/03/21

 

ATIVIDADE

Escreva uma pequena cena com diálogos entre dois personagens ou mais.Caso você queira, a cena deverá conter rubricas objetivas e subjetivas e falas.

Envie para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br



O texto teatral é um texto totalmente diferente da literatura habitua em sua forma.






















Veja um trecho do auto da compadecida, um texto bastante conhecido aqui no Brasil. 

A primeira coisa que podemos notar são como os diálogos são escritos, isso porque em uma peça de teatro o diálogo entre os personagens é o que faz a história avançar, a estrutura é:

Personagem 1: Fala

Personagem2: Fala

E assim por diante. Outra coisa para prestar atenção são as rubricas, veja o exemplo:

 

(Um camareiro ajuda-o a si vestir)

Peter - (Assustado) E esse nó? O que significa esse nó?

1º Camareiro — Quando Vossa Majestade atou esse nó em seu dedo desejava lembrar-se de alguma coisa.

Peter—Uma resposta complicada! E então, o que quer dizer?

2º Camareiro—Vossa Majestade queria lembrar-se de alguma coisa, quando atou esse nó em seu lenço.

Perter (Caminha de um lado para o outro.) — Mas o quê? O quê? As pessoas me confundem estou na mais profunda confusão. Já não consigo decidir-me.

1º Camareiro — Majestade, o Conselho de Estado está reunido.

Perter (Alegre.)—E, era isso, era isso! Tenho que me lembrar do meu povo! Vamos, meus senhores. Andai simetricamente. Meus amados e fiéis súditos, desejo comunicar-vos e declarar-vos agora. (Põe o dedo no nariz.)

Trecho de Leonce e Lena de Georg Büchner

 

Perceba que em alguns momentos aparecem algumas palavras entre parênteses, essas são as chamadas rubricas.

As rubricas são indicações de como o autor imaginou em que estados estavam os personagens naquela cena e como agiram.

As rubricas podem ser divididas em duas:

 

Rubrica Objetiva e Rubrica Subjetiva

Rubricas objetivas são indicações de ações dos personagens em cena, exemplo o trecho;

Perter(Caminha de um lado para o outro.) —Mas o quê? O quê? As pessoas me confundem estou na mais profunda confusão. Já não consigo decidir-me.

Rubricas subjetivas estão mais preocupadas com o estado do personagem, como ele estava se sentindo ou como ele reagiu perante alguma reviravolta. Exemplo:

Peter - (Assustado)E esse nó? O que significa esse nó?

 

Nada impede que no decorrer de alguma fala as duas formas de rubrica se apresentem, veja no exemplo:

Perter(Alegre)E, era isso, era isso! Tenho que me lembrar do meu povo! Vamos, meus senhores. Andai simetricamente. Meus amados e fiéis súditos, desejo comunicar-vos e declarar-vos agora. (Põe o dedo no nariz.)

 

As rubricas também servem para situar o ator e diretor no tempo e espaço da peça.

Como, por exemplo, a primeira cena desse mesmo texto.

(Reino de Popo em um jardim Leonce estirado sobre um banco)

Leonce — As nuvens passando de oeste para leste, há três semanas já...Isso me deixa profundamente melancólico

A primeira vez que se ler um texto teatral naturalmente causa estranhamento ao leitor pela forma como é escrito.Dominando esses conceitos básicos que vimos hoje, podemos entender claramente as cenas e sobre o que esse texto fala.

Espero ter ajudado, até a próxima!

 

ATIVIDADE

Escreva uma pequena cena com diálogos entre dois personagens ou mais.Caso você queira, a cena deverá conter rubricas objetivas e subjetivas e falas.

Envie para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário