ATIVIDADE
Escreva uma pequena cena com diálogos entre dois personagens ou mais.Caso você queira, a cena deverá conter rubricas objetivas e subjetivas e falas.
Envie para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br
O texto teatral é um texto totalmente diferente da
literatura habitua em sua forma.
Veja um trecho do auto da compadecida, um texto
bastante conhecido aqui no Brasil.
A primeira coisa que podemos notar são como os
diálogos são escritos, isso porque em uma peça de teatro o diálogo entre os personagens é o que faz a história avançar, a estrutura
é:
Personagem 1: Fala
Personagem2: Fala
E assim por diante. Outra coisa para prestar atenção
são as rubricas, veja o exemplo:
(Um camareiro ajuda-o a si vestir)
Peter - (Assustado) E esse nó? O que significa esse nó?
1º Camareiro — Quando Vossa Majestade atou esse nó em seu dedo
desejava lembrar-se de alguma coisa.
Peter—Uma resposta complicada! E então, o que quer dizer?
2º Camareiro—Vossa Majestade queria lembrar-se de alguma coisa,
quando atou esse nó em seu lenço.
Perter (Caminha de um lado para o
outro.) — Mas o quê? O quê? As
pessoas me confundem estou na mais profunda confusão. Já não consigo
decidir-me.
1º Camareiro — Majestade, o Conselho de Estado está reunido.
Perter (Alegre.)—E, era isso, era isso! Tenho que me lembrar do meu
povo! Vamos, meus senhores. Andai simetricamente. Meus amados e fiéis súditos,
desejo comunicar-vos e declarar-vos agora. (Põe o dedo no nariz.)
Trecho de Leonce e Lena de Georg Büchner
Perceba que em alguns momentos aparecem algumas
palavras entre parênteses, essas são as chamadas rubricas.
As rubricas são indicações de como o autor imaginou em
que estados estavam os personagens naquela cena e como agiram.
As
rubricas podem ser divididas em duas:
Rubrica
Objetiva e Rubrica Subjetiva
Rubricas
objetivas são indicações de ações dos personagens em cena, exemplo o trecho;
Perter(Caminha
de um lado para o outro.) —Mas
o quê? O quê? As pessoas me confundem estou na mais profunda confusão. Já não
consigo decidir-me.
Rubricas
subjetivas estão mais preocupadas com o estado do personagem, como ele estava
se sentindo ou como ele reagiu perante alguma reviravolta. Exemplo:
Peter - (Assustado)E esse nó? O que significa esse nó?
Nada
impede que no decorrer de alguma fala as duas formas de rubrica se apresentem,
veja no exemplo:
Perter(Alegre)—E, era isso, era isso! Tenho que me lembrar do meu
povo! Vamos, meus senhores. Andai simetricamente. Meus amados e fiéis súditos,
desejo comunicar-vos e declarar-vos agora. (Põe o dedo no nariz.)
As
rubricas também servem para situar o ator e diretor no tempo e espaço da peça.
Como,
por exemplo, a primeira cena desse mesmo texto.
(Reino de Popo em um jardim
Leonce estirado sobre um banco)
Leonce — As nuvens passando de oeste para leste, há três
semanas já...Isso me deixa profundamente melancólico
A primeira vez que se ler um texto teatral
naturalmente causa estranhamento ao leitor pela forma como é escrito.Dominando
esses conceitos básicos que vimos hoje, podemos entender claramente as cenas e
sobre o que esse texto fala.
Espero ter ajudado, até a próxima!
ATIVIDADE
Escreva
uma pequena cena com diálogos entre dois personagens ou mais.Caso você queira,
a cena deverá conter rubricas objetivas e subjetivas e falas.
Envie
para o e-mail: lucas.feitosa@educacao.fortaleza.ce.gov.br
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