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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 13 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 6ºANO - 2ªSEMANA

GEOGRAFIA:


Desde o início da humanidade, a orientação no espaço sempre foi algo presente na vida dos seres humanos. Seja para procurar abrigo e alimentação, seja para mapear estratégias de combate na guerra.
O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.
Orientação pelos astros
Desde a Antiguidade, os humanos olham para o céu com curiosidade e contemplação. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. A Lua, o Sol e mesmo as estrelas e constelações são capazes de indicar um rumo a ser seguido.


A Rosa dos Ventos
Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas. Ela é composta pelo que chamamos de pontos cardeais, que são as diferentes orientações para onde apontam as diferentes direções. São eles: Norte (N), Sul (S), Oeste (O) e Leste (L). Os pontos colaterais são: noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE).


Orientação Pela Bússola
Uma bússola é um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético da Terra. E o que faz essa agulha apontar para o norte magnético é a poderosa força invisível chamada Magnetismo.
A Terra é um imã gigante. Apesar de o magnetismo ter sido descoberto há muito tempo, a sua utilização para ajudar na orientação é bastante recente. Descobriu-se que o minério de ferro magnetizado, quando colocado num pedaço de madeira a flutuar num recipiente com água, girava e adquiria sempre uma posição fixa. Por esse motivo a bússola é um instrumento extremamente confiável pois ela sempre aponta para a direção norte, podendo assim sempre descobrir os outros pontos cardeais através da localização exata do Norte.




Orientação pelo GPS
Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) são pequenos instrumentos que, através de satélites artificiais, podem determinar as coordenadas geográficas (que são as latitudes e longitudes), a altitude (que é a distância vertical de um ponto da Terra em relação ao nível do mar) e a orientação de qualquer objeto na superfície da Terra.









ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 5 e 6 (da página 36 à página 52).
 - Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título : “As direções cardeais e os instrumentos de localização” (https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g&t=63s)

No YouTube, procure o vídeo com título: “Rosa dos Ventos e Orientação Solar para desnorteados.”
No Google, procure o texto com o título: “Instrumentos de Localização” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/instrumentos-de-localizacao.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Rosa dos Ventos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/rosa-dos-ventos.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Magnetismo” (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/magnetismo.htm)


ATIVIDADES PROPOSTAS
(As seis questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Como os povos antigos ou os navegadores se localizavam no passado?

2. Atualmente existem instrumentos modernos para orientação. Aponte dois deles e explique como funciona cada um.

3.  Sobre a orientação no espaço geográfico, associe:
(a) Bússola
(B) GPS
(C) Sol
(    ) os pontos de orientação, chamados pontos cardeais, foram determinados com base na observação deste meio de orientação.
(     ) instrumento de orientação semelhante a um relógio, possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte.
(     ) meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da Terra.

4. Complete com os pontos colaterais.
· Entre o oeste e o norte, há o ponto colateral ___________________________________.
· Entre o oeste e o sul, há o ponto colateral _____________________________________.
· Entre o leste e o sul, há o ponto colateral ______________________________________.
· Entre o leste e o norte, há o ponto colateral _____________________________________.

5. Desenhe em seu caderno uma linda e colorida bússola. Para que ela fique completa, desenhe uma rosa dos ventos dentro dela. Seu desenho deve conter todos os pontos cardeais e colaterais.

6. Usando a imaginação, em seu caderno, conte a história de uma criança que usou os instrumentos de localização para encontrar seu animalzinho perdido. Imagine para sua história um cenário, personagens interessantes e um final surpreendente.

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

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HISTÓRIA

ASSUNTO: FONTES HISTÓRICAS

O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS?
São vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador somente a esses documentos. Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita. Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica. Por isso o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.

TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.

FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
Cartas, discursos. leis livros, letras de música, poema,, jornais, revistas, folhetos

FONTES HISTÓRICAS MATERIAIS
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
Esculturas,pinturas,rupestres,pinturas,vestuário,cerâmicas,urnas, fósseis.

FONTES HISTÓRICAS ORAIS
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos mais velhos. Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos.
Alguns exemplos de fontes orais são:
Lendas, mitos, relatos, documentário, entrevistas.
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa. Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.













EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO


1. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.

2. Leia com bastante atenção o texto a seguir:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa

3. Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos e depois marque a opção correta.
1- Fontes escritas
2- Fontes visuais
3- Fontes materiais
4- Fontes orais
(    ) jornais
(    ) brinquedos
(    ) fotos
(    ) gravações
a)1, 3, 4 e 2.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 3, 1, 4 e 2.
d) 1, 3, 2 e 4.

4. Com relação às fontes históricas, considere os trechos a seguir:
I- É a maneira que permite ao historiador estudar e conhecer o passado.
II- As fontes orais: entrevistas, os relatos, os contos, as lendas, etc. não são considerados válidos
como fontes históricas.
III- Podemos dizer que fontes históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo
da historia da humanidade.
Os itens corretos são:
a) I, II e III.
b) somente I e II.
c) somente I e III
d) somente II.

5. O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória.
Sobre a arte de escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.

6. Recordando tudo aquilo que aprendemos referente à função da História, qual das alternativas
abaixo está correta em relação a quem faz a História?
a) Os reis e príncipes.
b) Os trabalhadores e os pobres.
c) Pessoas comuns como eu, você e a diretora.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas

7. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são partes importantes do cotidiano. A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. Assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
Sobre as informações acima responda:
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) Que fato marcou o início do nosso calendário? 

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