Desde o início da humanidade, a
orientação no espaço sempre foi algo presente na vida dos seres humanos. Seja
para procurar abrigo e alimentação, seja para mapear estratégias de combate na
guerra.
O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos
(equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por
consequência, os referenciais para localização e para orientação.
Orientação pelos astros
Desde a Antiguidade, os humanos
olham para o céu com curiosidade e contemplação. Os astros sempre tiveram um papel importante
na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos
deslocamentos de longa distância. A Lua, o Sol e mesmo as estrelas e
constelações são capazes de indicar um rumo a ser seguido.
A Rosa dos
Ventos
A Rosa dos Ventos é um
instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é,
como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência
para localização absoluta em mapas e cartas. Ela é composta pelo que chamamos de pontos cardeais, que são
as diferentes orientações para onde apontam as diferentes direções. São eles: Norte (N), Sul (S), Oeste
(O) e Leste (L). Os pontos colaterais são: noroeste (NO), nordeste (NE),
sudoeste (SO) e sudeste (SE).
Orientação Pela Bússola
Uma bússola é um objeto
com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético da Terra. E o que
faz essa agulha apontar para o norte magnético é a poderosa força invisível
chamada Magnetismo.
A Terra é um imã gigante.
Apesar de o magnetismo ter sido descoberto há muito tempo, a sua utilização
para ajudar na orientação é bastante recente. Descobriu-se que o minério de
ferro magnetizado, quando colocado num pedaço de madeira a flutuar num
recipiente com água, girava e adquiria sempre uma posição fixa. Por esse motivo
a bússola é um instrumento extremamente confiável pois ela sempre aponta para a
direção norte, podendo assim sempre descobrir os outros pontos cardeais através
da localização exata do Norte.
Orientação pelo GPS
Os aparelhos de GPS (Sistema
de Posicionamento Global) são pequenos instrumentos que, através de satélites
artificiais, podem determinar as coordenadas geográficas (que são as latitudes
e longitudes), a altitude (que é a distância vertical de um ponto da Terra em
relação ao nível do mar) e a orientação de qualquer objeto na superfície da
Terra.
ATENÇÃO!
- No
livro didático Expedições Geográficas 6°
ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 5 e 6 (da página 36 à página 52).
- Estudar
também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas
pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título : “As direções cardeais e
os instrumentos de localização” (https://www.youtube.com/watch?v=AyNXk8OG-7g&t=63s)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Rosa dos Ventos e
Orientação Solar para desnorteados.”
No Google, procure o texto com o título: “Instrumentos de Localização”
(https://escolakids.uol.com.br/geografia/instrumentos-de-localizacao.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Rosa dos
Ventos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/rosa-dos-ventos.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Magnetismo” (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/magnetismo.htm)
ATIVIDADES PROPOSTAS
(As seis questões devem copiadas e respondidas em seu
caderno)
1.
Como os povos antigos ou os navegadores se localizavam no passado?
2.
Atualmente existem instrumentos modernos para orientação. Aponte dois deles e
explique como funciona cada um.
3. Sobre a orientação no
espaço geográfico, associe:
(a)
Bússola
(B)
GPS
(C) Sol
( ) os pontos de
orientação, chamados pontos cardeais, foram determinados com base na observação
deste meio de orientação.
( ) instrumento de
orientação semelhante a um relógio, possui uma agulha imantada que sempre
aponta para o norte.
( ) meio moderno de orientação,
que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da
Terra.
4.
Complete com os pontos colaterais.
· Entre o oeste e o norte, há o ponto colateral
___________________________________.
· Entre o oeste e o sul, há o ponto colateral
_____________________________________.
· Entre o leste e o sul, há o ponto colateral
______________________________________.
· Entre o leste e o norte, há o ponto colateral _____________________________________.
5.
Desenhe em seu caderno uma linda e colorida bússola. Para que ela fique
completa, desenhe uma rosa dos ventos dentro dela. Seu desenho deve conter
todos os pontos cardeais e colaterais.
6.
Usando a imaginação, em seu caderno, conte a história de uma criança que usou
os instrumentos de localização para encontrar seu animalzinho perdido. Imagine
para sua história um cenário, personagens interessantes e um final
surpreendente.
Todas essas atividades deverão ser
entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
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HISTÓRIA
ASSUNTO: FONTES HISTÓRICAS
O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS?
São vestígios do passado que permitem que o historiador
desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira,
as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando
credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que
registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser
estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do
historiador somente a esses documentos. Contudo, a partir do século XX,
passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser
humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita. Com isso, fontes
de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto
documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa
histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que
contribuiu para o crescimento da produção histórica. Por isso o século XX foi
marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.
TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos
a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos
de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa.
Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS
As
fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos.
Alguns exemplos de fontes escritas são:
Cartas,
discursos. leis livros, letras de música, poema,, jornais, revistas, folhetos
FONTES HISTÓRICAS MATERIAIS
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado
deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi
produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos
exemplificar algumas fontes materiais, como:
Esculturas,pinturas,rupestres,pinturas,vestuário,cerâmicas,urnas,
fósseis.
FONTES HISTÓRICAS ORAIS
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em
sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas
comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela
fala dos mais velhos. Assim, a memória do narrador se torna uma importante
ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo
envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos.
Alguns exemplos de fontes orais são:
Lendas, mitos, relatos, documentário, entrevistas.
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas.
Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se
encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa. Nesse
sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa
histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história
será difundida.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
1. Dentre as opções
abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e
leis.
b) Pinturas, utensílios
domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e
vestimentas.
d) Brinquedos,
documentos e móveis.
2. Leia com bastante atenção
o texto a seguir:
Os
idosos
Envelhecer é uma grande
vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias
experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é
um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse
conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os
idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o
passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências
de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo
de vida, sua história.
Ao trabalhar com o
relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa
3. Numere a que tipo de
fonte pertence estes documentos e depois marque a opção correta.
1- Fontes escritas
2- Fontes visuais
3- Fontes materiais
4- Fontes orais
( ) jornais
( ) brinquedos
( ) fotos
( ) gravações
a)1, 3, 4 e 2.
b) 1, 2, 3 e 4.
c) 3, 1, 4 e 2.
d) 1, 3, 2 e 4.
4. Com relação às fontes históricas, considere os
trechos a seguir:
I- É a maneira que permite ao historiador estudar e
conhecer o passado.
II- As fontes orais: entrevistas, os relatos, os
contos, as lendas, etc. não são considerados válidos
como fontes históricas.
III- Podemos dizer que fontes históricas são registros
ou vestígios deixados pelo homem ao longo
da historia da humanidade.
Os itens corretos são:
a) I, II e III.
b) somente I e II.
c) somente I e III
d) somente II.
5. O historiador é uma peça fundamental em
todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado,
interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História,
e sem o historiador, é um povo sem memória.
Sobre a arte de escrever a História e
sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os fatos do passado pesquisados pelo
historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste
em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em
ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro.
Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não
deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes
trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado
não sofre a interferência do presente.
6. Recordando tudo aquilo que aprendemos
referente à função da História, qual das alternativas
abaixo está correta em relação a quem faz
a História?
a) Os reis e príncipes.
b) Os trabalhadores e os pobres.
c) Pessoas comuns como eu, você e a
diretora.
d) Todas as alternativas anteriores estão
corretas
7. Todas as nossas
ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas
medições são partes importantes do cotidiano. A maneira como cada sociedade
conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. Assim como existem
diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma
mesma época.
Sobre as informações acima responda:
a) Quais são os objetos que o ser humano
usa para medir o tempo
b) Que mudanças acontecem na natureza e que
nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) Que fato marcou o início do nosso calendário?
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