Atividade:
Livro, páginas 92 e 93.
Conteúdo: Vozes
verbais: contextos e sentidos.
Atividade:
Livro, páginas 144 a 147.
Produção
Textual
Conteúdo: Entrevista
– orientações.
Atividade: Leitura das páginas 95 e 96INGLÊS:
Leia o texto “Future English – Johnson: Simpler and more foreign” que se encontra na página 58 e responda as questões abaixo.
Todas as respostas deverão ser escritas no caderno.
Ao escolher os itens corretos das questões 2, 3, 4 e 5, você deve copiar a
frase toda e não somente escrever o item.
1. Retire do texto as frases abaixo.
A) Johnson acha que o inglês tem uma corrida muito longa pela frente.
________________________________
B) Johnson debateu com Nicholas Ostler sobre a língua franca do futuro.
________________________________
C) Nenhuma língua tem chance de ficar no lugar do inglês.
________________________________
D) Cerca de dois terços dos falantes de inglês não são falantes de
inglês como primeiro idioma.
_______________________________
E) Inglês é a língua do mundo.
________________________________
F) Quando as línguas se espalham, elas também mudam.
________________________________
G) O inglês pode está se simplificando porque está se espalhando.
________________________________
H) Mais simple e mais estrangeiro.
________________________________
2. Baseado no ponto de vista do autor do texto,
qual o futuro do inglês? Escolha entre as opções a e b.
A) English will never grow in usage and variey.
B) English may simplify because it is being used by more and more
people.
3. Johnson é um jornalista que trabalha para o The Economist, um jornal semanal
britânico. Escolha a opção que melhor descreve quem é Nicholas Ostler.
A) He is a language specialist.
B) He is an economic specialist.
4. O que dizem sobre o futuro do inglês? Escreva (1) se a frase se refere a
opinião do Johnson, (2) se está se referindo a opinião do Mr. Ostler ou (3) se
está se referindo aos dois.
A) English has a great future ahead of it. ( )
B) No language will take the place of English in the next few decades.
( )
C) People will use machine-translation tools to communicate. ( )
5. De acordo com o texto, escolha as opções que podem ser usadas para se
referir ao inglês.
A) “world’s language”
B) “expressive and useful”
C) “belongs to England”
D) “belongs to superpower America”
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Discussão
Com
os seus familiares discutas as seguintes questões:
1. Quais são as dificuldades de adotar uma dieta saudável?
2. Uma dieta saudável ficaria mais cara do que sua dieta atual? Por quê?
Após um tempo para a discussão, forme um círculo com
os seus familiares e peça para que as pessoas apresentem as conclusões a que o
grupo chegou. Ao final, abra para um breve debate sobre pontos discordantes e
concordantes dessas conclusões.
ARTES:
ARTE
ROMÂNICA
A Arte Românica refere-se à arte de Europa Ocidental sendo
desenvolvida entre o século XI e o XIII.
Com a expansão do cristianismo católico por toda a
Europa, esse estilo pode ser encontrado principalmente na arquitetura das
catedrais, dos castelos e dos mosteiros.
As paredes das catedrais eram bem grossas e geralmente
não possuíam pontas, a união entre a parte e o teto era feita através de
abóbodas e arcos.
Outras produções dessa época eram:
ILUMINURAS
Desenhos que misturavam símbolos e textos, geralmente
encontradas em livros religiosos da época. Segue abaixo o título do vídeo para
conferir pelo youtube:
Exemplos
de Iluminuras | conheça algumas das famosas iluminuras do mundo |
Citaliarestauro.com
Os afrescos como já vimos anteriormente continuam
sendo produzidos nessa época.
TAPEÇARIA:
Essas eram feitas por artesões que trabalhavam sobre
encomenda, alguns deles narravam histórias bíblicas e grandes feitos dos reis.
Como é o caso da Tapeçaria
de Bayeux que é uma obra bordada em linho entre 1070-1080, sob a encomenda
do bispo Odo de Bayeux (c. 1030-1097), meio-irmão de Guilherme, o Conquistador (c.
1028-1087), que pode ser conferida completa neste site:
Ricardo
Costa - Tapeçaria de Bayeux (c. 1070-1080)
Nenhum comentário:
Postar um comentário