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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 20 de abril de 2020

PORTUGUÊS, ING, ART, EF: 9ºANO - 3ªSEMANA


PORTUGUÊS:  Leitura e interpretação

(CPERB). Leia o texto abaixo.
Consumo Consciente
Consumir é necessário, mas para evitar os
impactos negativos para a sociedade e meio ambiente, as pessoas precisam se conscientizar. Consumo consciente é tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/consumo-consciente (ultimo acesso em  01/11/2011)

1. O texto aconselha de como consumir com consciência. Com isso o texto
A) procura estabilizar o consumo junto com o
equilíbrio.
B) reflete de como nos comportamos diante do
consumo.
C) informa somente os impactos positivos do
consumo humano.
D) relata e critica de forma discreta e original.

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
A função da arte
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
– Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre: Editora L & PM, 1997.

2. O menino ficou tremendo, gaguejando porque
A) a viagem foi longa.
B) as dunas eram muito altas.
C) o mar era imenso e belo.
D) o pai não o ajudou a ver o mar.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

3. Na figura acima, a relação entre o slogan “Tem um gatinho solto nas ruas” e a imagem ocorre de forma peça publicitária:

A) irônica
B) incoerente
C) redundante
D) afetiva

        Formação de Palavras
Assista os vídeos explicativos:
Formação de Palavras - Composição [Prof Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=U_nRXQh5L40  Formação de Palavras - Derivação [Prof Noslen]


Derivação

Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. Os processos de derivação são:
Derivação Prefixal
A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.
Derivação Sufixal
A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: realmente, folhagem.
Derivação Prefixal e Sufixal
A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.
Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.
Derivação Parassintética
A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
Ex.: anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.
Derivação Regressiva
A derivação regressiva existe quando morfemas da palavra primitiva desaparecem.
Ex.: mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português).
Derivação Imprópria
A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
Ex.: coelho - substantivo comum, usado como substantivo próprio - Daniel Coelho da Silva.
verde, geralmente usado como adjetivo - Comprei uma camisa verde-, é usado como substantivo: O verde do parque como ave todos.
               
4. Informe qual foi o processo de derivação utilizado nas palavras abaixo:
A)       infelizmente _______________________
B)      choro _____________________________
C)      desmontar _________________________
D)      laranjeira __________________________

5. Marque a alternativa cuja palavra grifada seja formada pelo processo de derivação regressiva:
A) Haja coração!
B) A compra do imóvel já foi cadastrada.
C) Os maus serão punidos.
D) A índia estava acocorada na beira do rio.
6. Marque a alternativa cujas palavras tenham sido formadas apenas pelo processo de derivação prefixal:
A) desobedecer, desacatar, distrito.
B) destelhar, infiltrar, consequentemente.
C) desarmonia, pluma, atordoado.
D) desamor, antiético, desentender.

7. Marque a alternativa cuja palavra tenha sido formada pelo processo de derivação parassintética:
A) almoxarifado
B) orangotango
C) aprimoramento
D) desavisado
        Literatura (Quinhentismo)

Assista os vídeos explicativos: Quinhentismo [Prof Noslen]

Quinhentismo
O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas. São textos que descrevem as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo. Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo português e o nome do período refere-se a data de início: 1500.
Quinhentismo no Brasil
Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios. Assim, a literatura de informação foi produzida pelos viajantes no início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações. Além disso, os jesuítas, responsáveis por catequizarem os índios, criaram uma nova categoria de textos que fizeram parte do quinhentismo: a "literatura de catequese".
Os principais cronistas desse período são: Pero Vaz de Caminha, Pero Magalhães Gândavo, Padre manuel da Nóbrega e Padre José de Anchieta.

Características do Quinhentismo
     Crônicas de viagens
     Textos descritivos e informativos
     Conquista material e espiritual
     Linguagem simples
     Utilização de adjetivos

Autores e obras do Quinhentismo
Muitos viajantes e jesuítas contribuíram com seus relatos para informar aos que estavam do outro lado do Atlântico suas impressões acerca da nova terra encontrada. Por isso, muitos dos textos que compõem a literatura quinhentista, possuem forte pessoalidade, ou seja, as impressões de cada autor. A obra desse período que mais se destaca é a "Carta de Pero Vaz de Caminha" ao Rei de Portugal.

Pero Vaz de Caminha (1450-1500)
Escrivão-mor da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral (1468-1520), Pero Vaz de Caminha, escritor e vereador português, registrou suas primeiras impressões acerca das terras brasileiras. Fez isso por meio da "Carta de Achamento do Brasil" datada de 1.º de maio de 1500.
A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para o Rei de Portugal, D. Manuel, é considerada o marco inicial da Literatura Brasileira, visto ser o primeiro documento escrito sobre a história do Brasil.
Seu conteúdo aborda os primeiros contatos dos lusitanos com os indígenas brasileiros, bem como as informações e impressões sobre a descoberta das novas terras.

José de Anchieta (1534-1597)
José de Anchieta foi historiador, gramático, poeta, teatrólogo e um padre jesuíta espanhol. No Brasil, ele teve a função de catequizar os índios sendo um defensor desse povo contra os abusos dos colonizadores portugueses.
Dessa maneira, ele aprendeu a língua tupi e desenvolveu a primeira gramática da língua indígena, chamada de "Língua Geral".
Suas principais obras são "Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil" (1595) e "Poema à virgem".
A obra do Padre José de Anchieta só foi totalmente publicada no Brasil na segunda metade do século XX.

        Produção Textual (Descrição)

Assista os vídeos explicativos: Tipologias Textuais: Descrição - Brasil Escola https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzxFZev0

INGLÊS:

Compreensão textual
Read the Text:
 The doctor
    Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30 now and he is still driving.  It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00 but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven because his favorite programme starts at half past seven.
Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now Dylan  is going to bed. He always goes to bed at 24.00. 

1. Quem é Dylan?
2. De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?

3.Qual horário Dylan costuma chegar em seu trabalho?

4. De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:
A) está dirigindo.
B) está tomando o café da manhã.
C) está entrando no carro.
D) ainda está dando beijo nas crianças.

5. Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto,  hoje:
A) ele ainda está indo almoçar.
B) ele está assistindo TV.
C) ele está cuidando de seus pacientes doentes.
D) ele está cuidando de uma criança doente.

6. De acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?

7. Qual horário Dylan costuma jantar?
A) 18h30min 
B) 18 horas
C) 20h30min 
D) 19h30min

8. Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?
A) 00h30min 
B) 18 horas
C) 20h30min  
D) 19h30min

9.Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou esses hábitos específicos dele já foram mecanizados?

10. Você conhece alguém como Dylan, que tem horário para praticar as ações diárias? Comente.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

Leitura

CÂIMBRA
É a contração abrupta, vigorosa, involuntária e dolorosa de um músculo, podendo ocorrer no exercício ou em repouso.

http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gif COMO SE MANIFESTA
Dor e contratura no local.

http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gif COMO PROCEDER
Promova o alongamento do músculo atingido e aplique compresso quentes no local. Faça uma suave massagem no local.
Procure o médico se necessário.
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1130

ARTES:


A CINEMATOGRAFIA
Aula de hoje:
·         Argumento
·         Roteiro
·         Rubrica ou Ação
·         Planos

ARGUMENTO
Antes de filmar qualquer coisa, o diretor parte de uma ou várias e constrói a partir disso um “argumento”. No cinema, o Argumento é um documento que contém as principais ideias do diretor, suas referências, seus objetivos e até a justificativa daquele filme existir. Depois do argumento é feito o Roteiro.

ROTEIRO
O roteiro de um filme segue uma formatação padrão. A letra deverá sempre ser Courier New, tamanho 12. No roteiro, deverá conter o tipo de Localidade: INT. (Interior) ou EXT. (Exterior). O nome do local, por exemplo: Fazenda, praia.
O tempo: Aqui o autor irá usar na maioria dos casos DIA e NOITE.
A rubrica ou ação: É o que basicamente ocorre na cena.  O autor pode introduzir a ação com uma pequena descrição, caso seja a primeira vez que o local apareça no roteiro.
Como o roteiro é diferente de um romance, essa descrição não precisa de tantos detalhes e é objetiva. Para você conferir o padrão de escrita do roteiro, acesse os sites abaixo e veja os variados roteiros:
·         Roteiro de Cinema - www.roteirodecinema.com.br
·         Awesome Scripts - www.awesomefilm.com
Depois disso, finalmente é decidido quais planos serão escolhidos de acordo com cada cena. O pensamento agora é como contaremos essa história através de uma sequência de imagens.
Cada Cena de um filme pode conter, vários cortes e diversos planos. A passagem de uma cena para outra envolve o passar do tempo ou a transferência de um lugar para o outro.
Os planos mais clássicos podem ser conferidos nesses dois vídeos que você pode encontrar no Youtube com os nomes:
·         Tipos de Enquadramento Cinematográficos
·         CINEMA: TERMOS E TÉCNICAS

ATIVIDADE
Escreva no caderno quais são os nove Enquadramentos mais utilizados e quais foram descritos no primeiro vídeo e aprofundados no segundo.

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