PORTUGUÊS: Leitura e interpretação
(CPERB).
Leia o texto abaixo.
Consumo
Consciente
Consumir é necessário, mas para evitar os
impactos
negativos para a sociedade e meio ambiente, as pessoas precisam se
conscientizar. Consumo consciente é tentar aumentar os impactos positivos e
minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de
quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a
natureza e nossas ações.
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/consumo-consciente (ultimo acesso em 01/11/2011)
1. O texto aconselha de como consumir
com consciência. Com isso o texto
A)
procura estabilizar o consumo junto com o
equilíbrio.
B)
reflete de como nos comportamos diante do
consumo.
C)
informa somente os impactos positivos do
consumo
humano.
D)
relata e critica de forma discreta e original.
(Prova
Brasil). Leia o texto abaixo:
A função da arte
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff,
levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas,
esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas
alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus
olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo
de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao
pai:
– Me ajuda a olhar!
GALEANO,
Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre:
Editora L & PM, 1997.
2. O menino ficou tremendo, gaguejando
porque
A)
a viagem foi longa.
B)
as dunas eram muito altas.
C)
o mar era imenso e belo.
D)
o pai não o ajudou a ver o mar.
Leia
o texto para responder a questão abaixo:
3. Na figura acima, a relação entre o
slogan “Tem um gatinho solto nas ruas” e a imagem ocorre de forma peça
publicitária:
A)
irônica
B)
incoerente
C)
redundante
D) afetiva
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Formação de Palavras
Assista
os vídeos explicativos:
Formação de Palavras - Composição [Prof
Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=U_nRXQh5L40 Formação de Palavras - Derivação [Prof
Noslen]
|
Derivação
Processo de formar palavras no qual a nova palavra é
derivada de outra, chamada de primitiva. Os processos de derivação são:
Derivação
Prefixal
A derivação prefixal é um processo de formar palavras
no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.:
re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente.
Derivação
Sufixal
A derivação sufixal é um processo de formar palavras
no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.:
realmente, folhagem.
Derivação
Prefixal e Sufixal
A derivação prefixal e sufixal existe quando um
prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma
independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua
tendo significado.
Ex.:
deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois
afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.
Derivação
Parassintética
A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e
um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja,
os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois
sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
Ex.:
anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras
anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.
Derivação
Regressiva
A derivação regressiva existe quando morfemas da
palavra primitiva desaparecem.
Ex.:
mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português).
Derivação
Imprópria
A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão
ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte
de outra.
Ex.:
coelho - substantivo comum, usado como substantivo próprio - Daniel Coelho da
Silva.
verde,
geralmente usado como adjetivo - Comprei uma camisa verde-, é usado como
substantivo: O verde do parque como ave todos.
4. Informe qual foi o processo de
derivação utilizado nas palavras abaixo:
A) infelizmente
_______________________
B) choro _____________________________
C) desmontar _________________________
D) laranjeira __________________________
5. Marque a alternativa cuja palavra
grifada seja formada pelo processo de derivação regressiva:
A) Haja coração!
B) A compra do imóvel já foi cadastrada.
C) Os maus serão punidos.
D) A índia estava acocorada na beira do rio.
6. Marque a alternativa cujas palavras
tenham sido formadas apenas pelo processo de derivação prefixal:
A) desobedecer, desacatar, distrito.
B) destelhar, infiltrar, consequentemente.
C) desarmonia, pluma, atordoado.
D) desamor, antiético, desentender.
7. Marque a
alternativa cuja palavra tenha sido formada pelo processo de derivação
parassintética:
A) almoxarifado
B) orangotango
C) aprimoramento
D) desavisado
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Literatura (Quinhentismo)
Assista
os vídeos explicativos: Quinhentismo
[Prof Noslen]
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Quinhentismo
O Quinhentismo representa a primeira manifestação
literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de
informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com
características informativas e descritivas. São textos que descrevem as terras
descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo.
Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo
português e o nome do período refere-se a data de início: 1500.
Quinhentismo
no Brasil
Com a chegada dos portugueses em território brasileiro
em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam
os navios. Assim, a literatura de informação foi produzida pelos viajantes no
início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes
navegações. Além disso, os jesuítas, responsáveis por catequizarem os índios,
criaram uma nova categoria de textos que fizeram parte do quinhentismo: a
"literatura de catequese".
Os principais cronistas desse período são: Pero Vaz de
Caminha, Pero Magalhães Gândavo, Padre manuel da Nóbrega e Padre José de
Anchieta.
Características
do Quinhentismo
●
Crônicas de viagens
●
Textos
descritivos e informativos
●
Conquista
material e espiritual
●
Linguagem simples
●
Utilização de
adjetivos
Autores e obras
do Quinhentismo
Muitos viajantes e jesuítas contribuíram com seus
relatos para informar aos que estavam do outro lado do Atlântico suas
impressões acerca da nova terra encontrada. Por isso, muitos dos textos que
compõem a literatura quinhentista, possuem forte pessoalidade, ou seja, as
impressões de cada autor. A obra desse período que mais se destaca é a
"Carta de Pero Vaz de Caminha" ao Rei de Portugal.
Pero Vaz de
Caminha (1450-1500)
Escrivão-mor da esquadra liderada por Pedro Álvares
Cabral (1468-1520), Pero Vaz de
Caminha, escritor e vereador português, registrou suas primeiras
impressões acerca das terras brasileiras. Fez isso por meio da "Carta de
Achamento do Brasil" datada de 1.º de maio de 1500.
A Carta de Pero
Vaz de Caminha, escrita para o Rei de Portugal, D. Manuel, é
considerada o marco inicial da Literatura Brasileira, visto ser o primeiro
documento escrito sobre a história do Brasil.
Seu
conteúdo aborda os primeiros contatos dos lusitanos com os indígenas
brasileiros, bem como as informações e impressões sobre a descoberta das novas
terras.
José de
Anchieta (1534-1597)
José de Anchieta foi
historiador, gramático, poeta, teatrólogo e um padre jesuíta espanhol. No
Brasil, ele teve a função de catequizar os índios sendo um defensor desse povo
contra os abusos dos colonizadores portugueses.
Dessa maneira, ele aprendeu a língua tupi e
desenvolveu a primeira gramática da língua indígena, chamada de "Língua Geral".
Suas
principais obras são "Arte de gramática da língua mais usada na costa do
Brasil" (1595) e "Poema à virgem".
A
obra do Padre José de Anchieta só foi totalmente publicada no Brasil na segunda
metade do século XX.
●
Produção Textual (Descrição)
Assista
os vídeos explicativos: Tipologias
Textuais: Descrição - Brasil Escola https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzxFZev0
|
INGLÊS:
Compreensão textual
Read
the Text:
The doctor
Dylan is a doctor. He looks after sick
people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today he is late, it is 6.30 and he
is still in bed. He usually goes to work by train but today he is driving to
work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30 now and he is
still driving. It’s 12.00 o’clock now.
He always has his lunch at 12.00 but today he isn’t having lunch at 12.00, he
is looking after his sick patients. It is half past seven now, Dylan is
watching TV. He usually watches TV at half past seven because his favorite
programme starts at half past seven.
Dylan
has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now
Dylan is going to bed. He always goes to
bed at 24.00.
1. Quem é Dylan?
2. De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que
aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?
3.Qual horário Dylan costuma chegar em seu trabalho?
4. De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:
A)
está dirigindo.
B)
está tomando o café da manhã.
C)
está entrando no carro.
D)
ainda está dando beijo nas crianças.
5. Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto, hoje:
A)
ele ainda está indo almoçar.
B)
ele está assistindo TV.
C)
ele está cuidando de seus pacientes doentes.
D)
ele está cuidando de uma criança doente.
6. De acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?
7. Qual horário Dylan costuma jantar?
A)
18h30min
B)
18 horas
C)
20h30min
D)
19h30min
8. Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?
A)
00h30min
B)
18 horas
C)
20h30min
D)
19h30min
9.Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou esses hábitos específicos
dele já foram mecanizados?
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Leitura
CÂIMBRA
É a contração abrupta, vigorosa, involuntária e dolorosa de
um músculo, podendo ocorrer no exercício ou em repouso.
COMO SE MANIFESTA
Dor e contratura no local.
COMO PROCEDER
Promova o alongamento do músculo atingido e aplique
compresso quentes no local. Faça uma suave massagem no local.
Procure o médico se necessário.
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1130ARTES:
A
CINEMATOGRAFIA
Aula de hoje:
·
Argumento
·
Roteiro
·
Rubrica ou Ação
·
Planos
ARGUMENTO
Antes de filmar qualquer coisa, o diretor parte de uma
ou várias e constrói a partir disso um “argumento”. No cinema, o Argumento é um
documento que contém as principais ideias do diretor, suas referências, seus objetivos
e até a justificativa daquele filme existir. Depois do argumento é feito o
Roteiro.
ROTEIRO
O roteiro de um filme segue uma formatação padrão. A
letra deverá sempre ser Courier New, tamanho 12. No roteiro, deverá conter o
tipo de Localidade: INT. (Interior)
ou EXT. (Exterior). O nome do local, por exemplo: Fazenda, praia.
O tempo: Aqui o autor irá usar na maioria dos casos DIA e
NOITE.
A rubrica ou
ação: É o que basicamente ocorre na
cena. O autor pode introduzir a ação com
uma pequena descrição, caso seja a primeira vez que o local apareça no roteiro.
Como o roteiro é diferente de um romance, essa
descrição não precisa de tantos detalhes e é objetiva. Para você conferir o
padrão de escrita do roteiro, acesse os sites abaixo e veja os variados
roteiros:
·
Roteiro de Cinema - www.roteirodecinema.com.br
·
Awesome Scripts - www.awesomefilm.com
Depois disso, finalmente é decidido quais planos serão
escolhidos de acordo com cada cena. O pensamento agora é como contaremos essa
história através de uma sequência de imagens.
Cada Cena de um filme pode conter, vários cortes e
diversos planos. A passagem de uma cena para outra envolve o passar do tempo ou
a transferência de um lugar para o outro.
Os planos mais clássicos podem ser conferidos nesses
dois vídeos que você pode encontrar no Youtube com os nomes:
·
Tipos de Enquadramento Cinematográficos
·
CINEMA: TERMOS E TÉCNICAS
ATIVIDADE
Escreva no caderno quais são os nove Enquadramentos mais utilizados e quais
foram descritos no primeiro vídeo e aprofundados no segundo.
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