Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de História e Geografia - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)
EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
PROFESSORES: INGRID, YRIS, HERBSTER,
_________________________________________________________________________HISTÓRIA:
EXERCÍCIO DE
FIXAÇÃO 2
Resolva todos os exercícios do seu livro de História
referente ao assunto Iluminismo.
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GEOGRAFIA:
Para a compreensão de alguns
aspectos da relação entre países é de grande importância dominar os conceitos
de Estado, Nação, Território e País. Somente a partir do entendimento desses
conceitos é que podemos entender melhor as decisões tomadas por grandes líderes
mundiais e ações ligadas à política internacional.
ESTADO: não devemos confundir o
Estado, com “E” maiúsculo, daquele outro estado com “e” minúsculo. O Estado é a
instituição oficial que administra o território de um país, enquanto o estado é
uma das partes do país, o mesmo que uma província ou uma unidade federativa.
Assim sendo, podemos dizer que o
Estado é quem exerce a soberania sobre o território. Por exemplo, o Estado
brasileiro é quem exerce a soberania sobre o território brasileiro. Não existe
Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições
públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em teoria) os anseios
da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos
citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército,
dentre outras.
O Estado, com “E” maiúsculo, é
formado pela união de Três Poderes de diferentes áreas: o Executivo, o
Legislativo e o Judiciário. Essa estrutura foi criada há muito tempo pelo
pensador francês Montesquieu (1689 – 1755) e passou assim a caracterizar a
República, tal como é no Brasil.
TERRITÓRIO: na Geografia, assim
como ocorre com a maioria dos conceitos básicos de todas as ciências humanas,
não há um acordo exato sobre o que seja, simplificadamente, o território. Mas,
aqui, podemos compreender esse termo como sendo o espaço geográfico apropriado
e delimitado por relações de soberania e poder.
Em alguns casos, o território
possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território
brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território
delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
Portanto, quando falamos, por
exemplo, em “território brasileiro”, não estamos falando do Brasil propriamente
dito, mas do seu espaço delimitado correspondente, delimitação essa exercida
por meio de um domínio que é reconhecido internacionalmente, o qual chamamos de
soberania. Por assim dizer, podemos entender que o Brasil é soberano sobre o
seu território, exercendo sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de
seus habitantes.
NAÇÃO: tem seu conceito ligado à
identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um
agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes,
características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição
histórica.
Nem sempre uma nação equivale a um Estado, ou
a um país ou, até mesmo, a um território, havendo, dessa forma, muitas nações
sem território e sem uma soberania territorial constituída. Entre as nações sem
Estado, é destaque a situação dos curdos, um povo que habita regiões do Oriente
Médio e que não possui o seu próprio território, isto é, o seu Estado
constituído.
PAÍS: é um conceito muito amplo,
que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado
por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e
governo, um País abrange características físicas, culturais, econômicas,
sociais, ou seja, todas as características presentes no território.
Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso
País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.
ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 2 (da
página 20 à página 29).
- Estudar
também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas
pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE
POSSÍVEL, estude também pela Internet.
A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título: “O que é Estado?” (https://www.youtube.com/watch?v=P_X1zNTTGww)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Origem e Formação do
Estado.”
No Google, procure o texto com o título: “Diferenças entre
Estado, País, Nação e Território” (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Soberania” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/soberania.htm)
No Google, procure o texto com o título: “O Estado e os Três
Poderes” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-estado-e-os-tres-poderes.htm)
ATIVIDADES PROPOSTAS
(Todas as questões
devem copiadas e respondidas em seu caderno)
1. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos.
(A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País
( ) Território politicamente
delimitado por fronteiras, com unidade político-administrativa, em geral,
habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído
e uma Constituição.
( ) Base física sobre a qual um
Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou
artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço
aéreo e o território marítimo.
( ) Coletivo humano que possui
características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados
por laços históricos, étnicos e culturais.
( ) Ordenamento jurídico que
regula a convivência dos habitantes de um país. Dele fazem parte o poder
Legislativo, o poder Executivo e o poder Judiciário.
2. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:
I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, estado falando de um
espaço soberano reconhecido internacionalmente.
II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito
claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.
III) Na Geografia, há um entendimento exato sobre o que seja o conceito
básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais,
sociais e territoriais.
IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço
geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Estão corretas as alternativas:
a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV
3. - Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de
diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da
colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo
maior dos povos ameríndios. No momento da descoberta do Brasil, os povos
nativos eram compostos por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca,
coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.
Com base no texto, responda:
a) Do ponto de vista dos indígenas, seria possível falar em
descobrimento do Brasil? Explique.
b) Podemos consideram os povos indígenas como nação? Explique.
4. John Lennon (1940-1980) foi um cantor,
compositor e ativista da paz britânico, considerado por muitos o fundador dos
Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Leia
abaixo a letra de uma de suas canções de maior sucesso, Imagine:
Imagine que não existe paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo o presente
Imagine que não há países
Não é difícil
Nada por que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Tenho esperança de que um dia você se unirá
a nós
E o mundo será um só
Imagine que não existe propriedades
Será que você consegue?
Sem ganância ou fome
Uma fraternidade do Homem
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo inteiro
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Tenho esperança de que um dia você se unirá
a nós
E o mundo será um só
No imaginário de Lennon, não deveriam
existir fronteiras entre os povos. Porém, nunca elas foram tão valorizadas e
causaram tantos conflitos quanto no século XX. Mas o que são fronteiras?
Pode-se dizer que elas têm a função de separar territórios. Em geopolítica,
porém, as fronteiras não são bem assim. Portanto, as fronteiras:
I) definem a extensão geográfica da
soberania de um Estado.
II) revelam as diferenças religiosas,
linguísticas e étnicas.
III) separam blocos políticos ou alianças
militares.
Na sequência em que aparecem, as
informações acima correspondem, respectivamente, às fronteiras:
a) culturais, estratégicas e naturais.
b) estratégicas, naturais e políticas.
c) naturais, políticas e culturais.
d) políticas, culturais e estratégicas.
e) militares, estratégicas e naturais.
Todas essas atividades deverão ser
entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
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