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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 13 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 8ºANO - 2ªSEMANA

Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de História e Geografia - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

PROFESSORES: INGRID, YRIS, HERBSTER, 
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HISTÓRIA: 
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2

Resolva todos os exercícios do seu livro de História referente ao assunto Iluminismo.


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GEOGRAFIA:

Para a compreensão de alguns aspectos da relação entre países é de grande importância dominar os conceitos de Estado, Nação, Território e País. Somente a partir do entendimento desses conceitos é que podemos entender melhor as decisões tomadas por grandes líderes mundiais e ações ligadas à política internacional.
ESTADO: não devemos confundir o Estado, com “E” maiúsculo, daquele outro estado com “e” minúsculo. O Estado é a instituição oficial que administra o território de um país, enquanto o estado é uma das partes do país, o mesmo que uma província ou uma unidade federativa.
Assim sendo, podemos dizer que o Estado é quem exerce a soberania sobre o território. Por exemplo, o Estado brasileiro é quem exerce a soberania sobre o território brasileiro. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em teoria) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
O Estado, com “E” maiúsculo, é formado pela união de Três Poderes de diferentes áreas: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Essa estrutura foi criada há muito tempo pelo pensador francês Montesquieu (1689 – 1755) e passou assim a caracterizar a República, tal como é no Brasil.
TERRITÓRIO: na Geografia, assim como ocorre com a maioria dos conceitos básicos de todas as ciências humanas, não há um acordo exato sobre o que seja, simplificadamente, o território. Mas, aqui, podemos compreender esse termo como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Em alguns casos, o território possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
Portanto, quando falamos, por exemplo, em “território brasileiro”, não estamos falando do Brasil propriamente dito, mas do seu espaço delimitado correspondente, delimitação essa exercida por meio de um domínio que é reconhecido internacionalmente, o qual chamamos de soberania. Por assim dizer, podemos entender que o Brasil é soberano sobre o seu território, exercendo sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de seus habitantes.
NAÇÃO: tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.
 Nem sempre uma nação equivale a um Estado, ou a um país ou, até mesmo, a um território, havendo, dessa forma, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída. Entre as nações sem Estado, é destaque a situação dos curdos, um povo que habita regiões do Oriente Médio e que não possui o seu próprio território, isto é, o seu Estado constituído.
PAÍS: é um conceito muito amplo, que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, culturais, econômicas, sociais, ou seja, todas as características presentes no território.
 Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.
ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 2 (da página 20 à página 29).
- Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título: “O que é Estado?” (https://www.youtube.com/watch?v=P_X1zNTTGww)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Origem e Formação do Estado.”
No Google, procure o texto com o título: “Diferenças entre Estado, País, Nação e Território” (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Soberania” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/soberania.htm)

No Google, procure o texto com o título: “O Estado e os Três Poderes” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-estado-e-os-tres-poderes.htm)

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ATIVIDADES PROPOSTAS
(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos.
(A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País
(  ) Território politicamente delimitado por fronteiras, com unidade político-administrativa, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído e uma Constituição.
(  ) Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
(  ) Coletivo humano que possui características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
(  ) Ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Dele fazem parte o poder Legislativo, o poder Executivo e o poder Judiciário.

2. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:
I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, estado falando de um espaço soberano reconhecido internacionalmente.
II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.
III) Na Geografia, há um entendimento exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.
IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Estão corretas as alternativas:
a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV
3. - Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. No momento da descoberta do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.
Com base no texto, responda:
a) Do ponto de vista dos indígenas, seria possível falar em descobrimento do Brasil? Explique.
b) Podemos consideram os povos indígenas como nação? Explique.

4. John Lennon (1940-1980) foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico, considerado por muitos o fundador dos Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Leia abaixo a letra de uma de suas canções de maior sucesso, Imagine:

Imagine que não existe paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo o presente

Imagine que não há países
Não é difícil
Nada por que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Tenho esperança de que um dia você se unirá a nós
E o mundo será um só

Imagine que não existe propriedades
Será que você consegue?
Sem ganância ou fome
Uma fraternidade do Homem
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo inteiro

Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Tenho esperança de que um dia você se unirá a nós
E o mundo será um só

No imaginário de Lennon, não deveriam existir fronteiras entre os povos. Porém, nunca elas foram tão valorizadas e causaram tantos conflitos quanto no século XX. Mas o que são fronteiras? Pode-se dizer que elas têm a função de separar territórios. Em geopolítica, porém, as fronteiras não são bem assim. Portanto, as fronteiras:
I) definem a extensão geográfica da soberania de um Estado.
II) revelam as diferenças religiosas, linguísticas e étnicas.
III) separam blocos políticos ou alianças militares.
Na sequência em que aparecem, as informações acima correspondem, respectivamente, às fronteiras:
a) culturais, estratégicas e naturais.
b) estratégicas, naturais e políticas.
c) naturais, políticas e culturais.
d) políticas, culturais e estratégicas.
e) militares, estratégicas e naturais.

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

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