PORTUGUÊS:
● Leitura e interpretação
Leia o texto para responder a questão abaixo:
1. Observando na charge os aspectos da
linguagem verbal e da não verbal, pode-se afirmar que se trata de uma crítica a
pessoas
A)
conscientes da gravidade do problema da
dengue.
B)
assustadas com a proliferação do mosquito.
C)
contrárias às medidas de prevenção contra a
dengue.
D)
zelosas quanto ao aproveitamento da água.
(SADEAM).
Leia o texto abaixo.
Exercícios
físicos na infância
Estudos apontam que com a vida moderna as crianças
praticam menos atividades físicas do que antigamente. Trocar a piscina pelo videogame,
o futebol pela internet, a conversa em roda com os amigos pelo celular são
atitudes cada vez mais normais entre os pequenos. No entanto, está comprovado
que se exercitar, não apenas através de
um
esporte, mas de brincadeiras e jogos, faz bem para a coordenação motora e para
o desenvolvimento intelectual.
A falta de exercício físico na infância pode causar:
• Obesidade
• Sedentarismo
• Problemas no desenvolvimento afetivo-social
• Falta de autoestima
• Stress
• Dificuldade de criação
• Prejuízo na coordenação motora.
2. Qual é a ideia principal desse texto?
A)
As crianças que jogam videogame são problemáticas.
B)
A importância de fazer atividade física na infância.
C)
Os problemas causados pela internet ao desenvolvimento.
D)
O uso inadequado da internet para conversar com amigos.
(Saerj).
Leia o texto abaixo e responda.
O JUIZ
Houve uma reunião do Moreirão e do Moreirinha comigo e
com o Orlandinho, três dias antes do jogo, para tratar de um assunto
importante. Quem seria o juiz? Quem apitava os jogos do Universal, normalmente
era o seu Bruno, da farmácia. Mas o seu Bruno da farmácia não era de confiança.
Às vezes se distraía, uma vez saíra no meio do jogo, dizendo “Continuem,
continuem”, para ir à farmácia dar uma injeção, e confessava que não gostava de
marcar pênalti. “Não sou de dar pênalti”, dizia, como se fosse uma prova de bom
caráter.
Dava injeção sem dó, mas não dava pênalti. O seu Bruno
da farmácia não servia.
Propus o coronel Demétrio que gostava de
assistir
aos jogos no campinho, parecia conhecer as
regras
de futebol e, como militar, imporia respeito dos dois lados.
– O quê?! – disse o Moreirão. – O coronel
Demétrio
mal pode caminhar!
– Ele não precisa se mexer muito.
– Duvido que ele ainda possa soprar um apito!
– Está certo – concedi.
O coronel Demétrio também foi vetado.
– E o Lúcio? [...]
Também foi vetado.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O juiz. In: O cachorro que jogava na ponta
esquerda. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 40-42. Fragmento.
3. O que motivou o início dessa
narrativa foi a
A)
busca por um juiz.
B)
distração de seu Bruno.
C)
proposta de nomes.
D)
reunião dos meninos.
●
Formação de Palavras
ASSISTA AO VÍDEO: PROCESSO E FORMAÇÃO DE PALAVRAS CLICANDO NO LINK ABAIXO
Assista
os vídeos explicativos:
Formação de Palavras - Composição [Prof
Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=U_nRXQh5L40 Formação de Palavras - Derivação [Prof
Noslen]
|
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou
mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado
próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor'
(beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar'
e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se
alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo
significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode
ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar
novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de
composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes
a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio)
e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da
linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer
de duas formas.
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os
compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou
mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.
Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra
formada após a composição. Vejamos alguns exemplos: para-raios, passatempo,
segunda-feira, etc.
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos
aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de
suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns
exemplos: pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada),
planalto (plano + alto), etc.
4. Relacione
a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o processo de
formação por composição:
(I) Composição por justaposição
(II) Composição por aglutinação
A) ( )
quinta-feira
B) ( )
couve-flor
C) ( )
fidalgo
D) ( )
hidrelétrico
5. (Faap-SP) “Vou-me embora para Parságada.”
Embora(em+boa+hora): processo de formação de palavras a que chamamos:
A) Derivação
prefixal
B) Derivação sufixal
C) Composição por justaposição
D) Composição por aglutinação
6. Marque a
alternativa cujas palavras são compostas por justaposição e por aglutinação,
respectivamente:
A) pé de moleque e pontapé
B) bem-me-quer e beija-flor
C) couve-flor e planalto
D) outrora e couve-flor
7. Relacione
a 2ª coluna de acordo com o seguinte código:
(I) Derivação prefixal (
) pombo-correio
(II) Derivação sufixal ( )
retroagir
(III) Derivação parassintética (
) deslocamento
(IV) Aglutinação ( ) planalto
(V) Justaposição ( ) entristecer
●
Literatura (Quinhentismo)
Assista os
vídeos explicativos: Quinhentismo
[Prof Noslen]
|
8. As
primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira
referem-se a:
A) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e
literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
B) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
C) Poesia épica e prosa de ficção.
D) Poemas românticos indianistas.
9. A famosa
“Carta de achamento do Brasil”, mais conhecida como “A carta de Pero Vaz de
Caminha”, foi o primeiro manuscrito que teve como objeto a terra
recém-descoberta. Nela encontramos o primeiro registro de nosso país, feito
pelo escrivão do rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha. Podemos inferir, então,
a seguinte intenção dos portugueses:
A) objetivavam o resgate de valores e conceitos
sociais brasileiros.
B) buscavam descobrir, através da arte, a história da
terra recém-descoberta.
C) estavam empenhados em conhecer um pouco mais sobre
a arte brasileira.
D) explorar a tão promissora nova terra.
●
Produção Textual (Descrição)
Assista
os vídeos explicativos: Tipologias
Textuais: Descrição - Brasil Escola https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzxFZev0
|
Antes de mais nada, é preciso salientar que um texto
pode, sim, ser inteiramente descritivo. Contudo, na maioria das vezes, há
pinceladas descritivas em meio a um grande texto com vários outras
características.
A descrição, assim como qualquer outro tipo de texto,
apresenta uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. A
função dessa estrutura se divide por:
Introdução:
apresentação do objeto descrito.
Desenvolvimento: caracterização desse objeto, seja de forma objetiva ou subjetiva.
Conclusão:
finalização da descrição.
Essa estrutura funciona muito bem para relatos, por
exemplo. Entretanto, na literatura, pode acontecer de essa ordem não ser
respeitada e a caracterização vir antes da apresentação do objeto.
Em todo caso, é necessário estar atento ao objetivo do
texto. Esse é o primeiro passo para saber como ler, interpretar ou fazer um
texto descritivo.
10.
O(A) seu(sua) melhor amigo(a) quer viajar para algum lugar que ainda não
conhece. Então, elabore um TEXTO DESCRITIVO sobre o lugar que você mais gostou
de conhecer para convencê-lo a viajar para lá.
Observações: mínimo: 25 linhas e máximo: 30
linhas
_________________________________________________________________________________________________
INGLÊS:
Reading Comprehension
1. Antes de ler o texto abaixo, dê uma olhada
na estrutura, nas palavras chaves e na fonte. Depois escolha o item correto que
completa cada frase abaixo.
A) The text refers to
( ) human rights.
( ) children’s rights.
B) The text is parto f a publication
( ) for adults.
( ) for children.
Text:
Everyone has the same rights.
It doesn’t matter what gender
you are.
It doesn’t matter what color
you skin is, what language you
speak,
what religion you practice,
how rich or poor you are,
how different you are
fligion you practice,
how rich or poor you are,
how different you are from those around you,
or what country you come from.
It doesn’t even matter whether your own
government agrees with these rights.
Your rights are in you no
matter what.
2. Do que o texto
fala?
A) Equality.
B) Freedom.
C) Privacy.
3. A expressão “it doesn’t matter” é usada várias vezes no texto. O que isso
significa?
A) It means that something is not a problem.
B) It means that something is very important.
4. Escolha um fragmento do texto que é
equivalente a expressão “It doesn’t
matter if you are male or famale”.
5. Complete as frases abaixo com as expressões
destacadas.
may also have ( talvez também tenha)
must be (deve ser)
must fight (devemos lutar)
A) We ______________ to protect women’s rights.
B) Gender equality ___________ a development priority in its own right.
C) The best countries for gender equality ___________________ a
domestic violence problem.
6. Em “must be” e “must fight”, o que must expressa?
A) Necessity
B) Possibility
_________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Atividade
Este vídeo aborda uma lesão extremamente
frequente nos esportes: a lesão muscular, também conhecida como distensão ou
estiramento muscular.
Pesquisa, registro e produção.
Após assistir ao vídeo escrevam no seu
caderno os aspectos pontuais sobre os seguintes tópicos: função
da musculatura, tipos de contração muscular, ação endócrina da musculatura,
mecanismo de lesão, classificação da lesão, cicatrização da lesão, tratamento e
prevenção.
_________________________________________________________________________________
ARTES:
Assista o filme “Saneamento Básico” que pode ser
encontrado completo no Youtube como:
·
Saneamento básico o filme completo
(wagner moura e fernanda torres) .avi
Faça uma análise crítica do filme no caderno.
Pode imprimir as atividades?
ResponderExcluirA professora Ingrid disse que pode
ExcluirPra copiar tudo isso ?
ResponderExcluirÉ pra copiar tudo isso ??
ResponderExcluirNão precisa copiar os textos dos conteúdos. Somente os exercícios
Excluir