Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 29 de abril de 2020

PORTUGUÊS, ING, ART, EF - 9ºANO - 4ªSEMANA


PORTUGUÊS:





 Leitura e interpretação

Leia o texto para responder a questão abaixo:



1. Observando na charge os aspectos da linguagem verbal e da não verbal, pode-se afirmar que se trata de uma crítica a pessoas
A) conscientes da gravidade do problema da
dengue.
B) assustadas com a proliferação do mosquito.
C) contrárias às medidas de prevenção contra a
dengue.
D) zelosas quanto ao aproveitamento da água.

(SADEAM). Leia o texto abaixo.
Exercícios físicos na infância
Estudos apontam que com a vida moderna as crianças praticam menos atividades físicas do que antigamente. Trocar a piscina pelo videogame, o futebol pela internet, a conversa em roda com os amigos pelo celular são atitudes cada vez mais normais entre os pequenos. No entanto, está comprovado que se exercitar, não apenas através de
um esporte, mas de brincadeiras e jogos, faz bem para a coordenação motora e para o desenvolvimento intelectual.
A falta de exercício físico na infância pode causar:
• Obesidade
• Sedentarismo
• Problemas no desenvolvimento afetivo-social
• Falta de autoestima
• Stress
• Dificuldade de criação
• Prejuízo na coordenação motora.
Disponível em:<http://www.guiadasemana.com.br/ notícia>. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

2. Qual é a ideia principal desse texto?
A) As crianças que jogam videogame são problemáticas.
B) A importância de fazer atividade física na infância.
C) Os problemas causados pela internet ao desenvolvimento.
D) O uso inadequado da internet para conversar com amigos.

(Saerj). Leia o texto abaixo e responda.
O JUIZ
Houve uma reunião do Moreirão e do Moreirinha comigo e com o Orlandinho, três dias antes do jogo, para tratar de um assunto importante. Quem seria o juiz? Quem apitava os jogos do Universal, normalmente era o seu Bruno, da farmácia. Mas o seu Bruno da farmácia não era de confiança. Às vezes se distraía, uma vez saíra no meio do jogo, dizendo “Continuem, continuem”, para ir à farmácia dar uma injeção, e confessava que não gostava de marcar pênalti. “Não sou de dar pênalti”, dizia, como se fosse uma prova de bom caráter.
Dava injeção sem dó, mas não dava pênalti. O seu Bruno da farmácia não servia.
Propus o coronel Demétrio que gostava de
assistir aos jogos no campinho, parecia conhecer as
regras de futebol e, como militar, imporia respeito dos dois lados.
– O quê?! – disse o Moreirão. – O coronel
Demétrio mal pode caminhar!
– Ele não precisa se mexer muito.
– Duvido que ele ainda possa soprar um apito!
– Está certo – concedi.
O coronel Demétrio também foi vetado.
– E o Lúcio? [...]
Também foi vetado.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O juiz. In: O cachorro que jogava na ponta esquerda. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 40-42. Fragmento.

3. O que motivou o início dessa narrativa foi a
A) busca por um juiz.
B) distração de seu Bruno.
C) proposta de nomes.
D) reunião dos meninos.

        Formação de Palavras

ASSISTA AO VÍDEO: PROCESSO E FORMAÇÃO DE PALAVRAS CLICANDO NO LINK ABAIXO


Assista os vídeos explicativos:
Formação de Palavras - Composição [Prof Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=U_nRXQh5L40  Formação de Palavras - Derivação [Prof Noslen]

A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas.
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos: para-raios, passatempo, segunda-feira, etc.
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos: pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada), planalto (plano + alto), etc.

4. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o processo de formação por composição:
(I) Composição por justaposição
(II) Composição por aglutinação

A) (         ) quinta-feira
B) (         ) couve-flor
C) (         ) fidalgo
D) (         ) hidrelétrico

5. (Faap-SP) “Vou-me embora para Parságada.” Embora(em+boa+hora): processo de formação de palavras a que chamamos:
A)  Derivação prefixal
B) Derivação sufixal
C) Composição por justaposição
D) Composição por aglutinação

6. Marque a alternativa cujas palavras são compostas por justaposição e por aglutinação, respectivamente:
A) pé de moleque e pontapé
B) bem-me-quer e beija-flor
C) couve-flor e planalto
D) outrora e couve-flor

7. Relacione a 2ª coluna de acordo com o seguinte código:
(I) Derivação prefixal                 (  ) pombo-correio
(II) Derivação sufixal                  (  )  retroagir
(III) Derivação parassintética      (  ) deslocamento
(IV) Aglutinação                         (  ) planalto
(V) Justaposição                         (   ) entristecer
        Literatura (Quinhentismo)

Assista os vídeos explicativos: Quinhentismo [Prof Noslen]






8. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
A) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
B) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
C) Poesia épica e prosa de ficção.
D) Poemas românticos indianistas.

9. A famosa “Carta de achamento do Brasil”, mais conhecida como “A carta de Pero Vaz de Caminha”, foi o primeiro manuscrito que teve como objeto a terra recém-descoberta. Nela encontramos o primeiro registro de nosso país, feito pelo escrivão do rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha. Podemos inferir, então, a seguinte intenção dos portugueses:
A) objetivavam o resgate de valores e conceitos sociais brasileiros.
B) buscavam descobrir, através da arte, a história da terra recém-descoberta.
C) estavam empenhados em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira.
D) explorar a tão promissora nova terra.

        Produção Textual (Descrição)


Assista os vídeos explicativos: Tipologias Textuais: Descrição - Brasil Escola https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzxFZev0

Estrutura do texto descritivo
Antes de mais nada, é preciso salientar que um texto pode, sim, ser inteiramente descritivo. Contudo, na maioria das vezes, há pinceladas descritivas em meio a um grande texto com vários outras características.
A descrição, assim como qualquer outro tipo de texto, apresenta uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. A função dessa estrutura se divide por:
Introdução: apresentação do objeto descrito.
Desenvolvimento: caracterização desse objeto, seja de forma objetiva ou subjetiva.
Conclusão: finalização da descrição.
Essa estrutura funciona muito bem para relatos, por exemplo. Entretanto, na literatura, pode acontecer de essa ordem não ser respeitada e a caracterização vir antes da apresentação do objeto.
Em todo caso, é necessário estar atento ao objetivo do texto. Esse é o primeiro passo para saber como ler, interpretar ou fazer um texto descritivo.

10. O(A) seu(sua) melhor amigo(a) quer viajar para algum lugar que ainda não conhece. Então, elabore um TEXTO DESCRITIVO sobre o lugar que você mais gostou de conhecer para convencê-lo a viajar para lá.
Observações: mínimo: 25 linhas e máximo: 30 linhas

_________________________________________________________________________________________________

INGLÊS:

Reading Comprehension
1. Antes de ler o texto abaixo, dê uma olhada na estrutura, nas palavras chaves e na fonte. Depois escolha o item correto que completa cada frase abaixo.
A) The text refers to
(   ) human rights.
(   ) children’s rights.
B) The text is parto f a publication
(   ) for adults.
(   ) for children.

Text:
Everyone has the same rights.
It doesn’t matter what gender you are.
It doesn’t matter what color you skin is, what language you speak,
what religion you practice,
how rich or poor you are,
how different you are fligion you practice,
how rich or poor you are,
how different you are from those around you,
or what country you come from.
It doesn’t even matter whether your own
government agrees with these rights.
Your rights are in you no matter what.

2. Do que o texto fala?

A) Equality. 
B) Freedom.
C) Privacy.

3. A expressão “it doesn’t matter” é usada várias vezes no texto. O que isso significa?
A) It means that something is not a problem.
B) It means that something is very important.

4. Escolha um fragmento do texto que é equivalente a expressão “It doesn’t matter if you are male or famale”.

5. Complete as frases abaixo com as expressões destacadas.
may also have ( talvez também tenha)
must be (deve ser)
must fight (devemos lutar)
A) We ______________ to protect women’s rights.
B) Gender equality ___________ a development priority in its own right.
C) The best countries for gender equality ___________________ a domestic violence problem.

6. Em “must be” e “must fight”, o que must expressa?
A) Necessity            
B) Possibility

_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA:

Atividade

Este vídeo aborda uma lesão extremamente frequente nos esportes: a lesão muscular, também conhecida como distensão ou estiramento muscular.

Pesquisa, registro e produção.
Após assistir ao vídeo escrevam no seu caderno os aspectos pontuais sobre os seguintes tópicos: função da musculatura, tipos de contração muscular, ação endócrina da musculatura, mecanismo de lesão, classificação da lesão, cicatrização da lesão, tratamento e prevenção.

_________________________________________________________________________________

ARTES:

Assista o filme “Saneamento Básico” que pode ser encontrado completo no Youtube como:
·         Saneamento básico o filme completo (wagner moura e fernanda torres) .avi

Faça uma análise crítica do filme no caderno.




5 comentários: