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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA: 8ºANO (1ª SEMANA: 06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de História - 1ª SEMANA (06 A 10 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

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TEMA: ILUMINISMO

O Iluminismo é um termo abrangente, que reúne muitos pensadores, em mais de um século, mas chamado genericamente de “século das luzes”, em referência à razão. Também é o nome que damos a um conjunto de obras filosóficas e pesquisas científicas, desenvolvidas na Europa a partir do século XVII (anos 1600).
Ou seja, um período intelectual em que diversos filósofos procuraram estabelecer a razão (a racionalidade), acima da fé, da religiosidade e também, da tradição monárquica.
Um momento em que o continente vivia uma renovação cultural e científica marcante, sendo que as grandes navegações já haviam revelado quase todo o globo terrestre. Ao mesmo tempo, inovações científicas surgiam em praticamente todas as áreas da atividade humana.
Naquele contexto, o pensamento iluminista teve seus primeiros representantes, ainda sem serem identificados como tais. Isaac Newton (1643-1727), por exemplo, é um dos grandes pensadores do período e você deve conhecê-lo como o pai da teoria da gravidade.
Ou seja, apesar de hoje pensarmos o Iluminismo como um movimento iluminista ou como uma escola filosófica, na prática, não havia um único movimento.
O que havia era um contexto social que permitia a muitas pessoas brilhantes pesquisarem, escreverem e difundirem suas descobertas e teorias.
Concluindo e respondendo a pergunta o que foi o Iluminismo, podemos dizer que se tratava de uma forma
de pensar o mundo e as sociedades humanas.
Um novo modelo, que ia contra a igreja e a monarquia absolutista, inspirando a classe burguesa a procurar alterar as estruturas sociais.

IDEIAS ILUMINISTAS
Para que você tenha um guia rápido do que o Iluminismo defendia, podemos resumir as principais ideias da seguinte forma:
A ciência e o método científico como única forma de fazer progredir a humanidade;
A necessidade de tornar todos os homens cidadãos plenos;
A necessidade de permitir que os homens se expressem livremente;
A reformulação da sociedade, eliminando privilégios da nobreza e do clero (igreja).
Estes são apenas alguns pontos e, é claro, nem todos os filósofos pensavam exatamente da mesma forma, ou estavam preocupados com as mesmas questões.
Mas, havia um sentimento geral que se encontrava nestes ideais e que mais tarde resultaria na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Esta declaração, criada durante a Revolução Francesa, se tornou um dos primeiros documentos de direitos cidadãos, inspirando as constituições de vários países pelo mundo.

PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS
Nenhuma lista dos principais pensadores iluministas será completa, porque eram muitos e mesmo que quiséssemos falar apenas dos franceses, seria impossível.A boa notícia para quem precisa de uma lista para exames como o Enem é que os mais cobrados costumam ser apenas quatro, todos franceses:
- Montesquieu (1689-1755): um dos primeiros a pensar o poder do Estado separado em esferas, ou como hoje conhecemos: Executivo, Legislativo e Judiciário.
- Voltaire (1694-1778): um dos primeiros liberais modernos, o filósofo defendia as liberdades individuais acima de tudo.
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): um grande pensador humanista, que pregava a necessidade de reformar a educação, respeitando a natureza humana.
- Denis Diderot (1713-1784): organizador da Enciclopédia (junto com d´Alembert), mas também muito conhecido por suas críticas ácidas a corte francesa.


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EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1



1. Em que momento começaram a surgir novas correntes econômicas no iluminismo?
2.Em que país surgiu a fisiocracia?
3. Quais eram os conceitos da fisiocracia?
4.Qual era a concepção do liberalismo econômico?
5.O que o pensador Adam Smith, que definiu os princípios do liberalismo econômico, defendia?
6. O que foi e quando surgiu o Iluminismo?
7.Quais eram os ideais iluministas?
8. Quando foi o ápice desse movimento, e onde foi mais intenso?
9. Por que os iluministas eram contra as imposições de caráter religioso?
10. Cite alguns dos principais filósofos iluministas.

11. "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.
12.  O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou o (a);
a) afirmação das ideias revolucionárias da burguesia;
b) renascer do pensamento clássico greco-romano;
c) revolução ideológica da aristocracia;
d) expansão do pensamento religioso protestante;
e) fortalecimento do Estado absolutista.
13. Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
14. Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que:
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes
15. "Com plena segurança achamos que a liberdade de comércio, sem que seja necessária nenhuma atenção especial por parte do Governo, sempre nos garantirá o vinho de que temos necessidade; com a mesma segurança podemos estar certos de que o livre comércio sempre nos assegurará o ouro e prata que tivermos condições de comprar ou empregar, seja para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades". (Adam Smith -A RIQUEZA DAS NAÇÕES).
No texto, os argumentos a favor da liberdade de comércio são, também, de críticas ao:
a) Laissez-faire.        
b) Socialismo.       
c) Colonialismo.         
d) Corporativismo.   
e) Mercantilismo.
16. O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:
a) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.
17 -  “Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos...”  (Adam Smith, A Riqueza das Nações, Livro III, capítulo 4) 
Neste pequeno trecho, Adam Smith 
a)       contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos. 
b)       mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
c)       defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
d)       critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
e)       expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.
18 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à idéia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque: 
a)       o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes.
b)       a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.
c)       os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.
d)       o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material. 
e)       a doutrina calvinista justifica o trabalho como fonte de salvação.
1 9 -  São princípios fundamentais do liberalismo econômico no século XVIII, EXCETO: 
a)       combate ao mercantilismo.
b)       defesa da propriedade coletiva. 
c)       liberdade de contrato.(d)       livre concorrência e livre cambismo.
e)       divisão internacional do trabalho.

20 -  As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
a)       a república como único regime político democrático.
b)       a razão como portadora do progresso e da felicidade. 
c)       as classes populares como base do poder político.
d)       o calvinismo como justificativa de riqueza material.
e)       a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.
 21- O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário: 
a)       o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b)       o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades. 
c)       o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d)       o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e)       o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
22 -  O Iluminismo que atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas características foi a seguinte:
a)       Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b)       Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c)       Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
d)       Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.
e)       Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.
 23.   "O nosso século é chamado o Século da Filosofia por excelência. Se examinarmos sem prevenção o estado atual dos nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, (...) desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, (...) tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado."
                          D'Alembert                                               (apud. Ernst Cassirer. A filosofia do Iluminismo. pp 20-21)

  As palavras de D'Alembert nos remetem a algumas das características das idéias e concepções do movimento iluminista. Entre elas podemos identificar: 
I - A valorização da filosofia como campo de reflexões estritamente direcionadas para a crítica das ciências da natureza.
II - A defesa de uma concepção de história associada ao ideal de progresso e contraposta aos valores da tradição.
III - A secularização de todos os domínios de conhecimento, incluindo-se aqueles relacionados à moral, à religião e às relações sociais.
IV - A defesa da razão e da experiência como instrumentos centrais para a produção de todos os conhecimentos e valores pertinentes ao homem e às suas sociedades.
Assinale: 
a)       se somente as afirmativas I e II estão corretas.
b)       se somente as afirmativas I e IV estão corretas.c)       se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.  
d)       se somente a afirmativa III está correta.
e)       se todas as afirmativas estão corretas.
 24. Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia: 
a)       "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."
b)       "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."
c)       "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a( multiplica." 
d)       "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"
e)       "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado."
 25. No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo  e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:
a)      industrial.
b)       comercial.
c)       agrícola. 
d)       financeiro.
e)       extrativista.
26. Sobre Adam Smith, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) escreveu a obra "A Riqueza das Nações".
b) propunha uma sociedade igualitária a partir da análise científica da História.
c) era contrário ao mercantilismo.
d) é considerado o pai do liberalismo econômico.
e) defendia o trabalho como a única fonte geradora de riquezas.
27. Características do Iluminismo, exceto:
a) derrubada dos conceitos tradicionais, apoiada na ascensão da burguesia, que pretendia a instalação de uma sociedade de classes.b) revisão da Teoria do Direito Divino como ilegítima e irracional.
c) crítica à Igreja, base de sustentação teórica ematerial do absolutismo.
(d) governo nacional seria o voltado para o povo e para a satisfação de seus desejos. Envolvimento de Locke, Voltaire e Rousseau.
e) Teocentrismo, em coincidência com o ideal Barroco.
28.    Sabe-se que os filósofos iluministas, com suas idéias, abriram cominho para a Revolução Francesa. Estes pensadores, no geral:
a)      pregavam a necessidade de uma explicação de caráter místico e espiritualista para a existência humana.
b)      apesar de considerarem que as desigualdades, eram provocadas pela sociedade e que os homens eram iguais perante a natureza, não conseguiram contribuir para que os privilégios existentes na sociedade francesa fossem abolidos.
c)      confundiam-se, em muitos casos,  com os déspotas esclarecidos,  como Frederico II, da Prússia e José II, da Áustria.
d)      destacavam-se por buscar uma explicação racional para todas as coisas, considerando também que as desigualdades eram provocadas pela sociedade e que os homens ,eram iguais perante a natureza. 
e)      eram contra os privilégios da nobreza, porém justificavam como necessários os privilégios vivenciados pelo clero.
 29.  Diderot foi uma figura de destaque no movimento iluminista e juntamente com D’Alembert dirigiu a Enciclopédia - grande síntese do debate e das descobertas intelectuais da época. Eles defendiam idéias que assustavam os mais conservadores. Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que: 
a)      todos deviam ser iguais perante a lei, embora mantivessem sua admiração pela monarquia.
b)      a sociedade corrompia os homens que tinham uma bondade original.
c)      o Estado devia ser controlado por uma elite intelectual, lembrando a República de Platão.
d)      o socialismo traria benefícios para todos.
e)      a sociedade moderna devia se inspirar no modelo grego de cidadania, preservando os direitos da aristocracia.
30.  “O príncipe é, para sociedade que governa, o que a cabeça é para o corpo; deve ver, pensar, agir por toda a comunidade, a fim de conseguir-lhe todas as vantagens... É apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, com sabedoria, totalmente desinteressado, como se a cada momento tivesse de prestar contas de sua administração.” 
(Frederico II, Rei da Prússia).   
Tais palavras expressam:
 a)      O absolutismo.
b)      O maquiavelismo.
c)      O liberalismo.
d)      O despotismo esclarecido
e)      A democracia.

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