MATEMÁTICA: Diagrama de Venn.
Estudar sobre: Anexo I
Atividades: Em anexo II
O diagrama de Venn, também
conhecido como diagrama de Venn-Euler, é uma maneira de representar
graficamente um conjunto. A ideia do diagrama é facilitar o entendimento nas
operações básicas de conjuntos, como: relação inclusão e pertinência, união e
intersecção, diferença e conjunto complementar.
Exemplo: A = {1, 3, 5, 7, 9}
Relação de pertinência
A relação de pertinência
permite-nos dizer se um elemento pertence ou não a determinado conjunto. Para
isso, utilizamos os símbolos:
Relação de inclusão:
A relação de inclusão permite-nos
dizer se um conjunto está contido ou não em outro conjunto. Quando um conjunto
está contido em outro, dizemos que se trata de um subconjunto. Para isso
utilizamos os símbolos:
Operações entre conjuntos
União: A união entre dois conjuntos é formada pela junção dos
elementos contidos em cada conjunto, em outras palavras: considera-se todos os
elementos dos dois conjuntos.
Exemplo: Considere os conjuntos A
= {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 5, 6, 7}.
A união entre eles é dada por: A
U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}
No diagrama de Venn, sombreamos a parte da união, isto
é, ambos os conjuntos, confira:
Intersecção: A intersecção é um novo conjunto numérico formado por
elementos que pertencem, de maneira simultânea, a outros conjuntos. De modo
geral, a intersecção entre conjuntos no diagrama de Venn é dada pela parte
comum aos gráficos envolvidos.
Exemplo: Considerando os
conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 5, 6, 7}, temos que os elementos que pertencem
ao conjunto A e ao conjunto B, simultaneamente, são: A ∩ B = {3, 4}
Diferença entre dois conjuntos: Considere dois conjuntos C e D, a diferença entre eles
(C – D) será um novo conjunto formado por elementos que pertencem a C e não
pertencem a D. De modo geral, podemos representar essa diferença, utilizando o
diagrama de Venn, da seguinte maneira:
Relação entre três conjuntos com intersecção:
Exemplo: A = {a, b, c, d}, B =
{d, e, f, g} e C = {d, e, c, h}.
EXERCÍCIOS:
2. Sobre conjuntos numéricos
são feitas as seguintes afirmações:
I. Todo número inteiro é real;
II. Todo número real é
racional;
III. Todo número racional é
irracional;
IV. Todo número irracional é
natural;
V. Todo número natural é
racional.
Qual(is) dessas afirmações é
(são) verdadeira?
4. Quando escrevemos o número
2,36 na forma de fração simplificada, obtemos uma fração da forma onde A é o numerador e B é o denominador. Qual é o valor de A – B.
9. Em um curso de idiomas,
foi feita uma pesquisa com adolescentes para verificar quais línguas
estrangeiras eles gostariam de aprender. O resultado foi:
·
23
gostariam de aprender inglês;
·
24
gostariam de aprender espanhol;
·
25
gostariam de aprender italiano;
·
12
gostariam de aprender inglês e italiano;
·
10
gostariam de aprender italiano e espanhol;
·
9
gostariam de aprender inglês e espanhol;
·
7
gostariam de aprender inglês, espanhol e italiano.
Quantos adolescentes foram
entrevistados?
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