1. Onde se desenvolveu a cidade maia?
2. Qual era a base de sua organização
político-religiosa?
3. Como as cidades se apresentavam?
4. O que os sacerdotes controlavam?
5.
Quais eram os principais produtos cultivados?
6. O
que os maias desenvolveram?
7. O que os espanhóis encontraram chegando a
região?
8. Leia o texto a seguir.
As civilizações pré-colombianas
Por que chamamos os maias, astecas e incas de
"civilizações pré-colombianas"?
Você sabe o que há de comum entre essas
civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que
viviam ou vivem no território que hoje é o
Brasil? Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente
americano (América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da
chegada dos europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram
grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões
de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único
imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam
os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Disponível em
http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html
(fragmento)>, Acesso em:
15 out. 2014
a) “Por que
essas civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?
b) Identifique
o aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.
9. Quais eram
as características principais dos povos Pré-Colombianos?
10. Para terem
melhores colheitas e excedente, os incas e astecas desenvolveram técnicas
agrícolas. Escreva sobre duas dessas técnicas.
11. Qual era a
ideia que o europeu tinha dos habitantes da América?
12. .Escreva
as contribuições culturais e a localização geográfica de cada das civilizações:
a) Asteca
b) Incas
c) Maias
13. Leia o fragmento do texto
“A conquista: um massacre” em História: das cavernas ao terceiro milênio, vol.2,
Moderna, 2006.p. 179 e responda a pergunta a seguir:
“A conquista da América
representou um dos maiores genocídios registrados na história da humanidade. Em
aproximadamente um século, a população do México, que era de mais de 20 milhões
de pessoas, despencou para menos de 2 milhões”.
Quais foram principais causas
para o genocídio dos povos nativos da América?
14. Após a conquista, a
Espanha envia para a América seus primeiros colonos e passa a funcionar na
colônia a administração européia. Quais eram os grupos que se desenvolveram
dentro da nova sociedade colonial? Quais eram as suas funções?
15. Quais povos
pré-colombianos realizavam sacrifícios humanos? Quem era sacrificado?
16 A organização política dos
maias era igual ou diferente dos outros povos? Justifique.
17. Como era organizado o
calendário Asteca
18. O que são “Chinampas”?
19. Como funcionava a
hierarquia social dos povos précolombianos? Quais características tinham cada
classe social?
20. Quais foram os conhecimentos
que os povos précolombianos desenvolveram e foram muito importantes para eles?
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
Partindo do seu livro de História, faça um resumo
sobre a sociedade Maia (1 lauda). Se dispuser de internet também pode se
aprofundar em sites de pesquisa.
GEOGRAFIA:
Escute
a música “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes e leia atentamente a
letra a seguir.
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor
Leia
trecho do livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro sobre os índios na
formação do povo brasileiro:
“A
vida do índio cativo não podia ser mais dura. Pertencente a quem o apresasse,
ele era um bem semovente, desgastado com a maior indiferença, como se isso
fosse o seu destino, mesmo porque havia um estoque aparentemente inesgotável de
índios para repor os que se gastavam.
Alguns
grupos tribais, ainda que conscritos à economia colonial, lograram manter certa
autonomia na qualidade de aliados dos brancos para suas guerras contra outros
índios. O relevante nesse caso é que, em lugar de amadurecerem para a
civilização ‐
passando progressivamente da condição tribal à nacional, da aldeia à vila, como
supuseram tantos historiadores ‐, esses núcleos autônomos permaneceram
irredutivelmente indígenas ou simplesmente se extinguiram pela morte de seus
integrantes. Onde quer que se tenha dados concretos, se pode observar que à
coexistência da aldeia indígena com o núcleo colonizador segue‐se o crescimento deste e
a extinção daquela, cuja população vai diminuindo ano após ano, até
desaparecer. Nos raros casos em que logram sobreviver uns tantos indígenas,
todos eles mantêm sua identificação étnica.
Índios
e brasileiros se opõem como alternos étnicos em um conflito irredutível, que
jamais dá lugar a uma fusão. Onde quer que um grupo tribal tenha oportunidade
de conservar a continuidade da própria tradição pelo convívio de pais e filhos,
preserva‐se
a identificação étnica, qualquer que seja o grau de pressão assimiladora que
experimente. Através desse convívio aculturativo, porém, os índios se tornam
cada vez menos índios no plano cultural, acabando por ser quase idênticos aos
brasileiros de sua região na língua que falam, nos modos de trabalhar, de
divertir‐se
e até nas tradições que cultuam. Não obstante, permanecem identificando‐se com sua etnia tribal
e sendo assim identificados pelos representantes da sociedade nacional com quem
mantêm contato. O passo que se dá nesse processo não é, pois, como se supôs, o
trânsito da condição de índio a de brasileiro, mas da situação de índios
específicos, investidos de seus atributos e vivendo segundo seus costumes, à
condição de índios genéricos, cada vez mais aculturados mas sempre índios em
sua identificação étnica. [...]
Comentários:
As contribuições dos povos nativos, europeus e africanos formam a cultura
brasileira por meio do choque entre essas culturas, da negação de uma pela
outra, assim como pela incorporação de valores específicos. Entretanto, é
importante ressaltar que esse processo não é pacífico, mas baseado na
supremacia de um sobre o outro, principalmente da matriz europeia que, por meio
da língua, da religião e de outros fatores, ocasionou a desvalorização de tudo
o que não era europeu.
Assim,
o processo de aculturação dos povos nativos e dos negros se acelera, até que os
mesmos incorporem valores europeus tidos como mais “adequados” e “brasileiros”.
Temos, por causa disso, de pensar de uma maneira diferente: todas as culturas
são importantes e devem ser ressaltadas e valorizadas.
Atividades:
copiar e responder no caderno.
01.
Pesquise o significado das palavras destacadas em negrito nos dois textos e
escreva-as em seu caderno.
02. Quais são as consequências do processo de
aculturação e imposição culturais nos povos indígenas e africanos no Brasil? (3
linhas).
03.
O que você entende como “cultura”? (3 linhas).
04.
A cultura nacional sempre representa todas os grupos sociais que habitam em um
país? Explique. (3 linhas).
05.
O que a música “Canto das três raças” expressa acerca dos povos indígenas e
negros na formação do Brasil? (4 linhas).
06.
Por que podemos afirmar que a população brasileira apresenta grande diversidade
étnica? (4 linhas).
07.
Relacione as colunas corretamente acerca das contribuições de cada matriz
étnica do Brasil:
1
– Indígena
2
– Europeia
3
– Africana
(
) Catolicismo, religião praticada pela maioria dos brasileiros;
( ) Língua oficial do Brasil;
( ) Cultivo de mandioca;
( ) Capoeira e Candomblé.
PESQUISA DA SEMANA:
• “As
matrizes étnicas do Brasil”
Dicas:
• Fale
sobre os indígenas, os europeus e os negros;
• Apresente
suas contribuições;
• Fale
sobre suas influências em sua vida;
• Dê
sua opinião.
Como fazer:
• 3
laudas;
• Folha
de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
• Faça
desenhos sobre o assunto.
NO LIVRO:
• Elaborar
um resumo de, no mínimo, 3 laudas a partir da leitura das páginas 68 a 72. –
PERCURSO 8.
na quetão 1 nâo existem palavras em negrito!
ResponderExcluirNa primeira questão não existe nenhuma palavra em negrito
ResponderExcluir