Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS, INGLÊS, ED FÍSICA, ARTES: 9ºANO (1ªSEMANA (06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de Português, Inglês, Ed Física, Artes - 1ª SEMANA (06 A 10 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

_________________________________________________________________________________

1.    Este caderno de atividades contém exercícios e pesquisas para serem elaborados no período da Quarentena, dispostas da seguinte maneira:
a) conteúdos, exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Português.
b) conteúdos, exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Inglês.
c) conteúdos, exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Ed. Física.
d) conteúdos, exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Artes.

2. O roteiro de estudo deve ser seguido de acordo com as sugestões das atividades semanais;
3. A entrega deve ser realizada no primeiro dia de retorno às aulas;
4. Será atribuída uma nota para cada atividade e pesquisa;
5. Copie as perguntas e as respostas no caderno.
_________________________________________________________________________________

PORTUGUÊS

  • 1ª Semana – (06/04 a 09/04)

        Leitura e interpretação

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam uma fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

1. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:
A) melhores condições de moradia.
B) melhores condições de estudo.
C) melhores condições de trabalho.
D) melhores condições de transporte.

Dor do lado

Uma das principais inimigas dos corredores, a dor aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado, dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos corredores com cara feia por causa do incômodo que causa. Quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo). “Uma maneira bem eficaz de diminuir e até acabar com as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e prolongadas expirações, o que faz o corredor se conhecer melhor em atividade, proporcionando o conhecimento da respiração ideal”, explica Albuquerque.
Fonte:http://www.melhoramiga.com.br/2010/07/conheca-as-causas-da-dor-de-lado-comum-em-corredores/ (ultimo acesso em 23/11/2011)

2. A ideia principal do texto é
A) informar os tipos de dores que temos durante uma corrida.
B) informar as dores que sentimos durante uma corrida.
C) esclarecer os sintomas, causas e cura da dor desviada.
D) esclarecer os métodos de dores que sentimos durante uma corrida.

(SAERS). Leia o texto abaixo e responda.


3. Na frase “Sabe o que isso significa?”, a palavra destacada refere-se
A) a um monte de coisa.
B) a um monte de hífen.
C) ao tal acordo.
D) ao tal acento.

        Fonética e Fonologia
Estude pelas anotações do caderno e assista os vídeos explicativos: Fonética e Fonologia - Aula 1 [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M e Fonética e Fonologia - Aula 2 [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=texjKRIwdkg

4. Informe o número de letras e de  fonemas. 
A) Casarão ________________________
B) Fantasia ________________________
C) Exemplar _______________________
D) Houve _________________________

5. Identifique se as palavras abaixo possuem dígrafo, encontro consonantal ou encontro vocálico.
A) folha _____________________
B) queijo ____________________
C) assinar ____________________
D) trinco _____________________

6. Destaque os encontros vocálicos e classifique-os em ditongo, tritongo ou hiato.
A) mamão ____________________
B) moeda ____________________
C) minguou __________________
D) lua _______________________

7. Separe as sílabas adequadamente.
A) epiléptico __________________
B) ressentimento ______________
C) esmiuçar __________________
D) biógrafo ___________________

        Literatura (Trovadorismo)

Estude pelas anotações do caderno e assista os vídeos explicativos: Trovadorismo - Contexto histórico [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=N8aCwmWgVyA e Trovadorismo - Cantigas [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=ea65K0B9TLk&t=52s
Leia a cantiga e responda à questão a seguir:
Peguntar-vos quero por Deus
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados forom os meus
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
               
Pero sempre vos soub' amar,
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos em mi,
e assy o quis Deus guisar,
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.

Des que vos vi, sempr' o mayor
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.

Mays, senhor, ainda com ben
se cobraria ben por bem.
Dom Dinis

Senhor: senhora.
Fremosa: formosa, bonita.
Mesurada: comedida.
Bon prez: honrada.
Foron: foram.
Pero: já que, porém.
Des: desde
Mays: mais.
Mi: mim.
Assy: assim.
Guisar: decidir, preparar.
8. Na cantiga de Dom Dinis, predominam as características de uma:
A) cantiga de amigo
B) cantiga de maldizer
C) cantiga de escárnio
D) cantiga de amor

9. Qual é o eu lírico e o sentimento demonstrado na cantiga de Dom Dinis?
A)      masculino; saudade da mulher amada.
B)      feminino; angústia de um amor correspondido;
C)      masculino; sofrimento de um amor não correspondido;
D)      feminino; felicidade por ser amada.

        Produção Textual (Descrição)

O que é descrição? É a ação que você toma de descrever sobre algo ou alguém.
Então, o que é descrever? Vejamos: de acordo com o dicionário, é o ato de narrar, contar minuciosamente.
Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição.
Essa última é como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se vê ou se viu!
Assim, para se fazer uma boa descrição, não é necessário que seja perfeita, uma vez que o ponto de vista do observador varia de acordo com seu grau de percepção. Dessa forma, o que será importante ser analisado para um, não será para outro.
Portanto, a vivência de quem descreve também influencia na hora de transmitir a impressão alcançada sobre determinado objeto, pessoa, animal, cena, ambiente, emoção vivida ou sentimento.
Os pormenores são essenciais para se distinguir um determinado momento de qualquer outro, desse modo, a presença de adjetivos e locuções adjetivas é traço distinto de um texto descritivo.
Quando for descrever verbalmente, tenha sutileza ao transmitir e leve em consideração, de acordo com o fato, objeto ou pessoa analisada: a) as cores; b) altura; c) comprimento; d) dimensões; e) características físicas; f) características psicológicas; g) sensação térmica; h) tempo e clima; i) vegetação; j) perspectiva espacial; l) peso; m) textura; n) utilidade; o) localização; e assim por diante.
Claro, tudo vai depender do que está sendo descrito. Em uma paisagem, por exemplo, a descrição poderá considerar: a posição geográfica (norte, sul, leste, oeste); o clima (úmido, seco); tipo (rural, urbana); a sensação térmica (calor, frio) e se existem casas, árvores, rios, etc.

10. Pesquise exemplos de textos descritivos.

_________________________________________________________________________________

INGLÊS

Utilize dicionários online ou físicos para ler os textos e ajudar a responder as questões se necessário.
Dicionários online: Google Tradutor e Word Reference.
Praticar mais nos sites: English Club, Learn English BBC e Activities for ESL Students.
Aplicativos: Memrise e Duolingo.
Canais do Youtube: English in Brazil, English Yourself,  MMMEnglish e Inglês Com Séries.

  • 1ª Semana – (06/04 a 09/04)

Read the following text and answer the questions bellow.
Obs: Todas as respostas devem ser feitas no caderno de forma completa.

Why Do So Many Kids Get Acne?
A lot of kids and teens get a type of acne called acne vulgaris. It usually appears on the face, neck, shoulders, upper back, and chest. Teens and kids get acne because of the hormone changes that come with puberty. As you grow up and your body begins to develop, these hormones stimulate the sebaceous glands to make more sebum, and the glands can become overactive. When there is too much sebum, that oil clogs the pores and leads to acne.
If your parent had acne as a teen, it's likely that you will, too. Stress may make acne worse, because when you're stressed, your pores may make more sebum. Luckily, for most people acne gets better by the time they're in their twenties.
From: https://kidshealth.org/en/kids/acne.html. Accessed in: March 2020.

Vocabulary: a lot of – muitas; neck – pescoço; shoulders – ombros; chest – peito; changes – mudanças; grow up – crescer; develop – desenvolver; leads – leva à;  likely – provável; worse – pior;

1. Qual o tipo mais comum de acne?

2. Por que as crianças e os adolescentes têm acnes?

3. O que podem fazer as acnes piorarem?

4. Quando as acnes começam a melhorar para a maioria das pessoas?

5. Na frase “Teens should avoid excessive use of headphones” o verbo modal  should expressa
A) an obligation. 
B) a recommendation.
C) a permission. 
D) a possibility.
E) a necessity.

6. In order to express an obligation/necessity in the past or future, we use the model verb
A) have to.
B) must.
C) can.
D) should.
E) may.

7. The best translation for the words should, shouldn’t and  have to is

A) deveria – não deveria – tem que
B) deve – não deve – tem que
C) deveria – não deveria – deve que
D) tem que – deveria – não tem que
E) deve – deveria – teria que

_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: Primeiros socorros em lesões musculares

  • 1ª Semana – (06/04 a 09/04)
Leitura

CONTUSÃO
Lesão produzida nos tecidos por uma pancada, sem que haja rompimento da pele.

COMO SE MANIFESTA
Dor e edema (inchaço) no local.

COMO PROCEDER
Evite movimentar a região atingida e aplique compressas frias ou saco de gelo no local atingido.
Procure o médico se necessário.
Importante: uma contusão pode acarretar em hemorragia interna, fraturas ou outras lesões graves. NÃO PERCA TEMPO.
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1130

_________________________________________________________________________________

ARTES

  • 1ª Semana – (06/04 a 09/04)

Georges Méliès, o Mágico do cinema (1861 – 1938)



Nesta aula você irá aprender:
1.       A sua importância histórica;
2.       O acidente;
3.       O estúdio;
4.       Uma Viagem a Lua.

Inúmeras paternidades são atribuídas ao personagem de hoje, tais como: “O pai da ficção científica cinematográfica”, “O pai do cinema de terror”, “O pai dos efeitos visuais”, e “O primeiro diretor-ator”.
Nenhuma dessas pode ser descartada, pois existe um pouco de verdade em cada uma, mostrando que o seu valor para a história do cinema segue inestimável. Antes do cinema, Méliès trabalhou com arte de diferentes formas. Foi diretor de Teatro, ilusionista e desenhista.
Em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Café Capucines em Paris, houve a primeira exibição de um filme na história feita pelo cinematógrafo dos irmãos Lumières. Em meio as cadeiras da plateia, Méliès encontrava-se deslumbrado com o que vira.

Curiosidade: O cinematógrafo era uma máquina de filmar portátil e o projetor de cinema consistia num aparelho três em um, em que podia filmar, revelar e projetar.


                Historiadores contam que ele se apaixonou pela invenção dos irmãos Lumiére, mas eles não quiseram vender. Contudo, Méliès não desistiu e encontrou uma versão genérica em Londres, desmontou e descobriu como funcionava.
Uma certa manhã, Méliès filmava um bonde com sua máquina quando a foto travou, deixando a imagem estagnada e só voltou apenas alguns segundos depois, quando o bonde já estava bem à frente. A partir disso, o “corte” é descoberto e batizado por Méliès como “Stop-Motion”.
3. A partir daquele acidente, Méliès descobriu que aquela máquina era capaz de manipular a visão, fazer truques e mágicas.
Começou seu empreendimento criando a Star-Films fundada em outubro de 1896 no Montreuil em Paris. Produziu mais de 4000 filmes, descobriu e explorou diversas técnicas de edição que são usadas até hoje. Vários dos seus maravilhosos cenários podem ser encontrados no endereço eletrônico: Fantasy Sets of Georges Méliès Films - Vintage Stardust. Isso fez o cinematógrafo sair do simples registro cotidiano para transformá-lo em uma máquina de registrar sonhos.
4. Dentre todas suas produções a mais famosa foi "Le voyage dans la lune" (Uma viagem à lua, 1902). Que você pode encontrar no site do Youtube. Tanto a versão original em preto e branco como na colorida, pintado à mão pelo próprio Méliès. Os vídeos tem os seguintes nomes:

·         Le Voyage dans la Lune (1902) - Georges Méliès - (HQ) - Music by David Short - Billi Brass Quintet
·         Viaggio nella luna - Le voyage dans la lune - Georges Melies - 1902 - FILM MUTO Colorized

Muitas cópias de seus filmes foram perdidos, pois, no contexto da 1° Guerra Mundial, usavam os rolos de filmes para derreterem e aproveitar a celulose na fabricação de solas nas botas dos soldados. Desde então, o Méliès parou de filmar e abriu uma lojinha de brinquedos na estação Montparnasse em Paris.
Tudo parecia ter acabado se não fosse em 1929 jornalistas, diretores e artistas organizaram uma mostra de seus filmes. Pelo reconhecimento de sua contribuição para o universo e de seu país, Georges Méliès recebeu o título de Cavaleiro e a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra da França.

            ATIVIDADE
Agora lembre-se da última vez que você foi ao cinema assistir um filme e escreva no caderno como aquela experiência te impactou.






2 comentários: