Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de Português, Inglês, Ed Física, Artes - 1ª SEMANA (06 A 10 DE ABRIL)
EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
_________________________________________________________________________________
1.
Este caderno de atividades contém exercícios e
pesquisas para serem elaborados no período da Quarentena, dispostas da seguinte
maneira:
a) conteúdos,
exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Português.
b) conteúdos,
exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Inglês.
c) conteúdos,
exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Ed. Física.
d) conteúdos,
exercícios e pesquisas relativas à Disciplina de Artes.
2. O roteiro de estudo deve ser
seguido de acordo com as sugestões das atividades semanais;
3. A entrega deve ser realizada no
primeiro dia de retorno às aulas;
4. Será atribuída uma nota para
cada atividade e pesquisa;
5. Copie as perguntas e as respostas
no caderno.
_________________________________________________________________________________
PORTUGUÊS
- 1ª Semana
– (06/04 a 09/04)
●
Leitura e interpretação
História do
8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de
tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande
greve. Ocuparam uma fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de
trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas
exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as
mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar
o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As
mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente
130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente
no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de
março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres
que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um
decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
1. Segundo o texto, as mulheres da
fábrica reivindicavam:
A)
melhores condições de moradia.
B)
melhores condições de estudo.
C)
melhores condições de trabalho.
D)
melhores condições de transporte.
Dor do lado
Uma das principais inimigas dos corredores, a dor
aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado,
dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos corredores
com cara feia por causa do incômodo que causa. Quando o esforço físico é maior
do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao
coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e
causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no
baço (no lado esquerdo). “Uma maneira bem eficaz de diminuir e até acabar com
as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e
prolongadas expirações, o que faz o corredor se conhecer melhor em atividade,
proporcionando o conhecimento da respiração ideal”, explica Albuquerque.
Fonte:http://www.melhoramiga.com.br/2010/07/conheca-as-causas-da-dor-de-lado-comum-em-corredores/
(ultimo acesso em 23/11/2011)
2. A ideia principal do texto é
A)
informar os tipos de dores que temos durante uma corrida.
B)
informar as dores que sentimos durante uma corrida.
C)
esclarecer os sintomas, causas e cura da dor desviada.
D)
esclarecer os métodos de dores que sentimos durante uma corrida.
(SAERS).
Leia o texto abaixo e responda.
3. Na frase “Sabe o que isso
significa?”, a palavra destacada refere-se
A)
a um monte de coisa.
B)
a um monte de hífen.
C)
ao tal acordo.
D)
ao tal acento.
●
Fonética e Fonologia
Estude pelas anotações do caderno e assista os vídeos
explicativos: Fonética e Fonologia -
Aula 1 [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=BOj2xCwIo8M e Fonética e
Fonologia - Aula 2 [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=texjKRIwdkg
|
4. Informe o número de letras e de fonemas.
A)
Casarão ________________________
B)
Fantasia ________________________
C)
Exemplar _______________________
D)
Houve _________________________
5. Identifique se as palavras abaixo
possuem dígrafo, encontro consonantal ou encontro vocálico.
A) folha _____________________
B) queijo ____________________
C) assinar ____________________
D) trinco _____________________
6. Destaque os encontros vocálicos e
classifique-os em ditongo, tritongo ou hiato.
A) mamão ____________________
B) moeda ____________________
C) minguou __________________
D) lua _______________________
7. Separe as sílabas adequadamente.
A) epiléptico __________________
B) ressentimento ______________
C) esmiuçar __________________
D) biógrafo ___________________
●
Literatura (Trovadorismo)
Estude pelas anotações do caderno e assista os vídeos
explicativos: Trovadorismo - Contexto
histórico [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=N8aCwmWgVyA e Trovadorismo
- Cantigas [Prof. Noslen] https://www.youtube.com/watch?v=ea65K0B9TLk&t=52s
|
Leia a cantiga e responda à
questão a seguir:
Peguntar-vos quero por Deus
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados forom os meus
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Pero sempre vos soub' amar,
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos em mi,
e assy o quis Deus guisar,
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Des que vos vi, sempr' o mayor
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.
Mays, senhor, ainda com ben
se cobraria ben por bem.
Dom Dinis
Senhor:
senhora.
Fremosa:
formosa, bonita.
Mesurada: comedida.
Bon prez:
honrada.
Foron:
foram.
Pero: já
que, porém.
|
Des: desde
Mays: mais.
Mi: mim.
Assy: assim.
Guisar: decidir,
preparar.
|
8. Na
cantiga de Dom Dinis, predominam as características de uma:
A) cantiga de amigo
B) cantiga de maldizer
C) cantiga de escárnio
D) cantiga de amor
9. Qual é o eu lírico e o sentimento demonstrado na
cantiga de Dom Dinis?
A)
masculino;
saudade da mulher amada.
B)
feminino;
angústia de um amor correspondido;
C)
masculino; sofrimento
de um amor não correspondido;
D)
feminino;
felicidade por ser amada.
●
Produção Textual (Descrição)
O que é descrição? É a ação que você toma de descrever
sobre algo ou alguém.
Então, o que é descrever? Vejamos: de acordo com o
dicionário, é o ato de narrar, contar minuciosamente.
Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto,
uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição.
Essa última é como se fosse um retrato distinto e
pessoal de algo que se vê ou se viu!
Assim, para se fazer uma boa descrição, não é necessário
que seja perfeita, uma vez que o ponto de vista do observador varia de acordo
com seu grau de percepção. Dessa forma, o que será importante ser analisado
para um, não será para outro.
Portanto, a vivência de quem descreve também
influencia na hora de transmitir a impressão alcançada sobre determinado
objeto, pessoa, animal, cena, ambiente, emoção vivida ou sentimento.
Os pormenores são essenciais para se distinguir um
determinado momento de qualquer outro, desse modo, a presença de adjetivos e
locuções adjetivas é traço distinto de um texto descritivo.
Quando for descrever verbalmente, tenha sutileza ao
transmitir e leve em consideração, de acordo com o fato, objeto ou pessoa
analisada: a) as cores; b) altura; c) comprimento; d) dimensões; e) características
físicas; f) características psicológicas; g) sensação térmica; h) tempo e
clima; i) vegetação; j) perspectiva espacial; l) peso; m) textura; n)
utilidade; o) localização; e assim por diante.
Claro, tudo vai depender do que está sendo descrito.
Em uma paisagem, por exemplo, a descrição poderá considerar: a posição
geográfica (norte, sul, leste, oeste); o clima (úmido, seco); tipo (rural,
urbana); a sensação térmica (calor, frio) e se existem casas, árvores, rios, etc.
10. Pesquise exemplos de textos
descritivos.
_________________________________________________________________________________
INGLÊS
Utilize dicionários online ou físicos para
ler os textos e ajudar a responder as questões se necessário.
Dicionários online:
Google Tradutor e Word Reference.
Praticar mais nos sites: English Club, Learn English BBC e Activities for ESL Students.
Aplicativos: Memrise
e Duolingo.
Canais do Youtube:
English in Brazil, English Yourself,
MMMEnglish e Inglês Com Séries.
- 1ª
Semana – (06/04 a 09/04)
Read the following text and answer the
questions bellow.
Obs: Todas as respostas devem ser feitas no
caderno de forma completa.
Why
Do So Many Kids Get Acne?
A lot of kids and teens get a type of acne called
acne vulgaris. It usually appears on the face, neck, shoulders, upper back, and
chest. Teens and kids get acne because of the hormone changes that come with
puberty. As you grow up and your body begins to develop, these hormones
stimulate the sebaceous glands to make more sebum, and the glands can become
overactive. When there is too much sebum, that oil clogs the pores and leads to
acne.
If your parent had acne as a teen, it's
likely that you will, too. Stress may make acne worse, because when you're
stressed, your pores may make more sebum. Luckily, for most people acne gets
better by the time they're in their twenties.
From:
https://kidshealth.org/en/kids/acne.html. Accessed in: March 2020.
Vocabulary: a lot of – muitas; neck – pescoço; shoulders – ombros;
chest – peito; changes – mudanças; grow up – crescer; develop – desenvolver;
leads – leva à; likely – provável; worse
– pior;
1. Qual o tipo mais comum de acne?
2. Por que as crianças e os adolescentes têm
acnes?
3. O que podem fazer as acnes piorarem?
4. Quando as acnes começam a melhorar para a
maioria das pessoas?
5. Na frase “Teens should avoid excessive use of headphones” o verbo modal should expressa
A) an obligation.
B) a recommendation.
C) a permission.
D) a possibility.
E) a necessity.
6. In order to express an obligation/necessity in the past or future, we use the model verb
A) have to.
B) must.
C) can.
D) should.
E) may.
7. The best translation for the words should, shouldn’t and have to is
A) deveria – não deveria – tem que
B) deve – não deve – tem que
C) deveria – não deveria – deve que
D) tem que – deveria – não tem que
E) deve – deveria – teria que
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema: Primeiros socorros em lesões musculares
- 1ª Semana – (06/04 a 09/04)
Leitura
CONTUSÃO
Lesão produzida nos tecidos por uma pancada, sem que haja rompimento da pele.
Lesão produzida nos tecidos por uma pancada, sem que haja rompimento da pele.
COMO SE MANIFESTA
Dor e edema (inchaço)
no local.
COMO PROCEDER
Evite movimentar a
região atingida e aplique compressas frias ou saco de gelo no local atingido.
Procure o médico se
necessário.
Importante: uma contusão pode acarretar em hemorragia
interna, fraturas ou outras lesões graves. NÃO PERCA TEMPO.
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1130
_________________________________________________________________________________
Nesta aula você irá aprender:
1. A sua
importância histórica;
2. O acidente;
3. O estúdio;
4. Uma
Viagem a Lua.
Inúmeras paternidades são atribuídas ao personagem de
hoje, tais como: “O pai da ficção científica cinematográfica”, “O pai do cinema
de terror”, “O pai dos efeitos visuais”, e “O primeiro diretor-ator”.
Nenhuma dessas pode ser descartada, pois existe um
pouco de verdade em cada uma, mostrando que o seu valor para a história do
cinema segue inestimável. Antes do cinema, Méliès trabalhou com arte de
diferentes formas. Foi diretor de Teatro, ilusionista e desenhista.
Em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Café Capucines
em Paris, houve a primeira exibição de um filme na história feita pelo
cinematógrafo dos irmãos Lumières. Em meio as cadeiras da plateia, Méliès
encontrava-se deslumbrado com o que vira.
Curiosidade: O cinematógrafo era uma máquina de filmar portátil e
o projetor de cinema consistia num aparelho três em um, em que podia filmar, revelar
e projetar.
Historiadores contam que ele se apaixonou pela invenção dos irmãos Lumiére, mas eles não quiseram vender. Contudo, Méliès não desistiu e encontrou uma versão genérica em Londres, desmontou e descobriu como funcionava.
Uma certa manhã, Méliès filmava um bonde
com sua máquina quando a foto travou, deixando a imagem estagnada e só voltou
apenas alguns segundos depois, quando o bonde já estava bem à frente. A partir
disso, o “corte” é descoberto e batizado por Méliès como “Stop-Motion”.
3.
A partir daquele acidente, Méliès
descobriu que aquela máquina era capaz de manipular a visão, fazer truques e
mágicas.
Começou seu empreendimento criando a
Star-Films fundada em outubro de 1896 no Montreuil em Paris. Produziu mais de
4000 filmes, descobriu e explorou diversas técnicas de edição que são usadas
até hoje. Vários dos seus maravilhosos cenários podem ser encontrados no
endereço eletrônico: Fantasy Sets of
Georges Méliès Films - Vintage Stardust. Isso fez o cinematógrafo sair do
simples registro cotidiano para transformá-lo em uma máquina de registrar
sonhos.
4. Dentre todas suas
produções a mais famosa foi "Le voyage dans la lune" (Uma viagem à
lua, 1902). Que você pode encontrar no site do Youtube. Tanto a versão original
em preto e branco como na colorida, pintado à mão pelo próprio Méliès. Os
vídeos tem os seguintes nomes:
·
Le Voyage dans
la Lune (1902) - Georges Méliès - (HQ) - Music by David Short - Billi Brass
Quintet
·
Viaggio nella
luna - Le voyage dans la lune - Georges Melies - 1902 - FILM MUTO Colorized
Muitas cópias de seus filmes
foram perdidos, pois, no contexto da 1° Guerra Mundial, usavam os rolos de
filmes para derreterem e aproveitar a celulose na fabricação de solas nas botas
dos soldados. Desde então, o Méliès parou de filmar e abriu uma lojinha de
brinquedos na estação Montparnasse em Paris.
Tudo parecia ter acabado se não
fosse em 1929 jornalistas, diretores e artistas organizaram uma mostra de seus
filmes. Pelo reconhecimento de sua contribuição para o universo e de seu país,
Georges Méliès recebeu o título de Cavaleiro e a medalha da Ordem Nacional da
Legião de Honra da França.
ATIVIDADE
Agora lembre-se da última vez
que você foi ao cinema assistir um filme e escreva no caderno como aquela
experiência te impactou.
Eu nunca fui no cinema
ResponderExcluirmuita tarefa
ResponderExcluir