1.Os
principais alimentos cultivados há cerca de 7 mil anos pelos americanos
consistiam em: Assinale apenas uma alternativa:
a)Eles
cultivavam feijão, pimentão , abóbora , milho e tomate.
b)
Eles cultivavam apenas milho, tomate e
pepino.
c)
Eles cultivavam apenas feijão, pimenta
de cheiro e abóbora.
d)
Eles cultivavam apenas milho e tomate.
2.Os
primeiros habitantes do continente americano eram_____________ e viviam da
_______, coleta e _______. Assinale a alternativa que preenche as lacunas
corretamente.
a)nômades/pesca/caça
b)sedentários/coleta/caça
c)nômades/agricultura/pesca
d)nômades/cafeicultura/caça
3.Entre
as principais mudanças ocorridas no período Neolítico podemos destacar:
a)
na escrita e na cultura
b)
na escultura e na escrita
c)
na religião e na escrita
d)
o desenvolvimento de rituais religiosos, da organização social e das artes
4.As
marcas da presença humana no Período Paleolítico podem ser vistas até hoje:
a)em
pinturas rupestres
b) nas esculturas de bronze
c) nas cavernas através das plantas locais
d)nas esculturas encontradas nas margens dos
rios antigos
5.Nesse
período, os grupos humanos viviam em estado natural, ou seja, integrados à
natureza: coletavam frutos, grãos, raízes, pescavam e caçavam animais:
a)Paleolítico
b)
Neolítico
c)
idade dos Metais
d)povos americanos
6. Por que
o Homem era nômade no período Paleolítico?
7.Qual
a importância da descoberta do fogo para o período paleolítico?
8. Dê exemplos de instrumentos utilizados no Paleolítico.
9.
Quais as principais características do período Neolítico?
10.
Qual foi a primeira forma de comércio?
11.
No período Neolítico, o Homem se tornou sedentário. Cite 3 consequências deste
fato.
12.
Forneça o significado dos termos abaixo:
a)
Nômade
b)
Sedentário
c)
Aumento demográfico
d)
Estado
13.
Cite duas diferenças entre o período Neolítico e a Idade dos Metais.
14.
Por que no período Neolítico ocorreu um aumento demográfico?
15.
Quais foram as primeiras civilizações do mundo?
GEOGRAFIA:
A fim de
facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiram em linhas
imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal.
As linhas
verticais são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich,
que divide o planeta em Hemisfério Ocidental (ou Oeste) e Hemisfério Oriental
(ou Leste). Já as linhas horizontais são chamadas de paralelos. O principal
paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Sul e
Hemisfério Norte.
A distância de qualquer ponto até o Meridiano
de Greenwich é chamada de LONGITUDE. E a distância de qualquer ponto até a
Linha do Equador é chamada de LATITUDE.
Latitude e longitude funcionam como uma
espécie de endereço, pois quando sabemos a latitude e a longitude de um determinado
ponto, podemos então descobrir exatamente onde este ponto está na superfície
terrestre.
Observe o exemplo de abaixo, onde podemos
ver as coordenadas geográficas de cinco pontos diferentes, e que foram estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das
longitudes.
Observando
as suas latitudes e longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas
geográficas de cada um dos pontos acima, indicando os seus hemisférios (Norte:
N. Sul: S. Leste: L. Oeste: O).
Ponto A:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºO
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºO
Ponto B:
Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º
Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º
Ponto C:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºL
Ponto D:
Latitude: 0º
Longitude: 0º
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºL
Ponto D:
Latitude: 0º
Longitude: 0º
Ponto E:
Latitude: 40º ou 40ºN
Latitude: 40º ou 40ºN
Longitude: 120º ou 120ºL
ATENÇÃO!
- No livro
didático Expedições Geográficas 6° ano esses
conteúdos estão no PERCURSO 6 (da página 42 à página 52).
- Estudar também as
anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela
professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
- SE POSSÍVEL, estude também pela Internet.
A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título:
“Paralelos e Meridianos para você que tem pressa” (https://www.youtube.com/watch?v=WcOudDtDRpo)
No YouTube, procure o vídeo com título:
“Coordenadas Geográficas com MUITO durex colorido.”
No Google, procure o texto com o
título: “Paralelos e Meridianos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paralelos-e-meridianos.htm)
No Google, procure o texto com o
título: “Latitudes
e Longitudes” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/latitudes-e-longitudes.htm)
No Google, procure o texto com o
título: “Coordenadas Geográficas” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm
ATIVIDADES PROPOSTAS
(As quatro questões
devem copiadas e respondidas em seu caderno)
1. Assinale a alternativa que
representa uma função das coordenadas geográficas:
a) localizar os prédios de uma
determinada área.
b) criar comunicação à distância
por meio da Internet.
c) determinar a posição dos
astros no céu noturno.
d) encontrar a exata posição de
um determinado ponto no mapa.
2. Criada em 1884, essa linha
imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a
partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa
forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes
positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes
negativas.
O texto acima se refere:
a) à Linha do Equador
b) à Linha Internacional de Data
c) ao Trópico de Câncer
d) ao Meridiano de Greenwich
3. Com
base em seus conhecimentos, complete as lacunas:
a) Os ........................ são círculos imaginários traçados paralelamente à linha do Equador.
b) O Equador é o círculo máximo ou maior, ele divide a Terra em dois hemisférios, ...................... e sul.
c) Os ..................................... são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois polos.
d) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: .......................... (Leste) e ................................................... (Oeste).
a) Os ........................ são círculos imaginários traçados paralelamente à linha do Equador.
b) O Equador é o círculo máximo ou maior, ele divide a Terra em dois hemisférios, ...................... e sul.
c) Os ..................................... são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois polos.
d) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: .......................... (Leste) e ................................................... (Oeste).
4. Paralelos
e meridianos são linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na
superfície terrestre. Essas linhas determinam dois tipos de coordenada:
latitude e longitude. O mapa abaixo apresenta cinco pontos, localizados em
coordenadas diferentes e representados pelas letras A, B, C, D e E.
A partir da figura acima, dê as coordenadas
geográficas de cada um dos pontos destacados no mapa.
PONTO A:
PONTO B:
PONTO C:
PONTO D:
PONTO E:
Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando
voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
hmmmmmmmmm
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