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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 20 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 6ºANO - 3ªSEMANA

HISTÓRIA: PRÉ-HISTÓRIA

1.Os principais alimentos cultivados há cerca de 7 mil anos pelos americanos consistiam em: Assinale apenas uma alternativa:
a)Eles cultivavam feijão, pimentão , abóbora , milho e tomate.
b) Eles cultivavam apenas  milho, tomate e pepino.
c) Eles cultivavam apenas  feijão, pimenta de cheiro e  abóbora.
d) Eles cultivavam apenas  milho e tomate.

2.Os primeiros habitantes do continente americano eram_____________ e viviam da _______, coleta e _______. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
a)nômades/pesca/caça                   
b)sedentários/coleta/caça  
c)nômades/agricultura/pesca         
d)nômades/cafeicultura/caça

3.Entre as principais mudanças ocorridas no período Neolítico podemos destacar:
a) na escrita e na cultura
b) na escultura e na escrita           
c) na  religião e na escrita      
d) o desenvolvimento de rituais religiosos, da organização social e das artes

4.As marcas da presença humana no Período Paleolítico podem ser vistas até hoje:
 a)em  pinturas rupestres                               
 b) nas esculturas de bronze   
 c) nas cavernas através das plantas locais      
 d)nas esculturas encontradas nas margens dos rios antigos

5.Nesse período, os grupos humanos viviam em estado natural, ou seja, integrados à natureza: coletavam frutos, grãos, raízes, pescavam e caçavam animais:
a)Paleolítico            
b) Neolítico               
c) idade dos Metais        
d)povos americanos

6.  Por que o Homem era nômade no período Paleolítico?

7.Qual a importância da descoberta do fogo para o período paleolítico?

8. Dê exemplos de instrumentos utilizados no Paleolítico.

9. Quais as principais características do período Neolítico?

10. Qual foi a primeira forma de comércio?

11. No período Neolítico, o Homem se tornou sedentário. Cite 3 consequências deste fato.

12. Forneça o significado dos termos abaixo:
a) Nômade
b) Sedentário
c) Aumento demográfico
d) Estado

13. Cite duas diferenças entre o período Neolítico e a Idade dos Metais.

14. Por que no período Neolítico ocorreu um aumento demográfico?

15. Quais foram as primeiras civilizações do mundo?

GEOGRAFIA:

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiram em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal.
As linhas verticais são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich, que divide o planeta em Hemisfério Ocidental (ou Oeste) e Hemisfério Oriental (ou Leste). Já as linhas horizontais são chamadas de paralelos. O principal paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Sul e Hemisfério Norte.

A distância de qualquer ponto até o Meridiano de Greenwich é chamada de LONGITUDE. E a distância de qualquer ponto até a Linha do Equador é chamada de LATITUDE.
Latitude e longitude funcionam como uma espécie de endereço, pois quando sabemos a latitude e a longitude de um determinado ponto, podemos então descobrir exatamente onde este ponto está na superfície terrestre.
Observe o exemplo de abaixo, onde podemos ver as coordenadas geográficas de cinco pontos diferentes, e que foram estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes.
Observando as suas latitudes e longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um dos pontos acima, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: L. Oeste: O).
Ponto A:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºO
Ponto B:
Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º
Ponto C:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºL
Ponto D:
Latitude: 0º
Longitude: 0º
Ponto E:
Latitude: 40º ou 40ºN
Longitude: 120º ou 120ºL

ATENÇÃO!
- No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão no PERCURSO 6 (da página 42 à página 52).
- Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
      - SE POSSÍVEL, estude também pela    Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Paralelos e Meridianos para você que tem pressa” (https://www.youtube.com/watch?v=WcOudDtDRpo)

No YouTube, procure o vídeo com título: “Coordenadas Geográficas com MUITO durex colorido.”
No Google, procure o texto com o título: “Paralelos e Meridianos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paralelos-e-meridianos.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Latitudes e Longitudes” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/latitudes-e-longitudes.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Coordenadas Geográficas” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm

ATIVIDADES PROPOSTAS
(As quatro questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. Assinale a alternativa que representa uma função das coordenadas geográficas:
a) localizar os prédios de uma determinada área.
b) criar comunicação à distância por meio da Internet.
c) determinar a posição dos astros no céu noturno.
d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa.
2. Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.
O texto acima se refere:
a) à Linha do Equador
b) à Linha Internacional de Data
c) ao Trópico de Câncer
d) ao Meridiano de Greenwich

3. Com base em seus conhecimentos, complete as lacunas:
a) Os ........................ são círculos imaginários traçados paralelamente à linha do Equador.
b) O Equador é o círculo máximo ou maior, ele divide a Terra em dois hemisférios, ...................... e sul.
c) Os ..................................... são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois polos.
d) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: .......................... (Leste) e ................................................... (Oeste).

4. Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Essas linhas determinam dois tipos de coordenada: latitude e longitude. O mapa abaixo apresenta cinco pontos, localizados em coordenadas diferentes e representados pelas letras A, B, C, D e E.


A partir da figura acima, dê as coordenadas geográficas de cada um dos pontos destacados no mapa.
PONTO A:
PONTO B:
PONTO C:
PONTO D:
PONTO E:

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!


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