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9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 30 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 7ºANO - 4ª SEMANA



HISTÓRIA:  MAIAS - ATIVIDADE PARA A SEMANA 3 E 4.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1



1. Onde se desenvolveu a cidade maia?
2. Qual era a base de sua organização político-religiosa?
3. Como as cidades se apresentavam?
4. O que os sacerdotes controlavam?
5.  Quais eram os principais produtos cultivados?
6.  O que os maias desenvolveram?
7. O que os espanhóis encontraram chegando a região?
8. Leia o texto a seguir.

As civilizações pré-colombianas
Por que chamamos os maias, astecas e incas de "civilizações pré-colombianas"?
Você sabe o que há de comum entre essas civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que
viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil? Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano (América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da chegada dos europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Disponível em http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html
(fragmento)>, Acesso em: 15 out. 2014
a) “Por que essas civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?
b) Identifique o aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.

9. Quais eram as características principais dos povos Pré-Colombianos?
10. Para terem melhores colheitas e excedente, os incas e astecas desenvolveram técnicas agrícolas. Escreva sobre duas dessas técnicas.
11. Qual era a ideia que o europeu tinha dos habitantes da América?
12. .Escreva as contribuições culturais e a localização geográfica de cada das civilizações:
a) Asteca
b) Incas
c) Maias
13. Leia o fragmento do texto “A conquista: um massacre” em História: das cavernas ao terceiro milênio, vol.2, Moderna, 2006.p. 179 e responda a pergunta a seguir:

“A conquista da América representou um dos maiores genocídios registrados na história da humanidade. Em aproximadamente um século, a população do México, que era de mais de 20 milhões de pessoas, despencou para menos de 2 milhões”.
Quais foram principais causas para o genocídio dos povos nativos da América?

14. Após a conquista, a Espanha envia para a América seus primeiros colonos e passa a funcionar na colônia a administração européia. Quais eram os grupos que se desenvolveram dentro da nova sociedade colonial? Quais eram as suas funções?
15. Quais povos pré-colombianos realizavam sacrifícios humanos? Quem era sacrificado?
16 A organização política dos maias era igual ou diferente dos outros povos? Justifique.
17. Como era organizado o calendário Asteca
18.   O que são “Chinampas”?
19. Como funcionava a hierarquia social dos povos précolombianos? Quais características tinham cada classe social?
20. Quais foram os conhecimentos que os povos précolombianos desenvolveram e foram muito importantes para eles?


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2

Partindo do seu livro de História, faça um resumo sobre a sociedade Maia (1 lauda). Se dispuser de internet também pode se aprofundar em sites de pesquisa. 
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GEOGRAFIA: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS


As mudanças na população brasileira são compreendidas por meio dos conceitos demográficos. Demografia significa “estudo da população” – “demo” = povo; “grafia” = estudo. Assim, estudaremos sobre esses conceitos e sua importância para entender o Brasil.
· LEIA AS PÁGINAS: 44 – 59 e, após, as páginas 63 a 67 para entender os temas trabalhados abaixo.
 


Estes textos abaixo exemplificam os conceitos que você leu nas páginas anteriormente citadas.

Mortalidade infantil caiu mais rápido em municípios que implantaram a saúde da família do SUS, diz estudo
Entre 1994 e 2017, o Brasil conseguiu reduzir sua taxa de mortalidade infantil em 71%. Os índices caíram de 43 bebês mortos com menos de um ano de idade a cada mil nascidos vivos – um dos mais altos do continente – para 12,4 por mil nascidos vivos, atingindo e superando a meta das Nações Unidas com quatro anos de antecedência. Um dos fatores por trás desse avanço, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (10), foi a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), hoje presente em 98,4% dos municípios brasileiros.
Quanto mais tempo o município mantém o programa, mais redução ele consegue na taxa de mortalidade infantil: após dois anos de vigência da ESF, a redução registrada é de em média 3% e 9%; após oito anos, a redução da mortalidade infantil caiu entre 20% e 34% na média.
G1. Acessado em 02 mar 2020.

3 perspectivas sobre a taxa de fecundidade do Brasil hoje
O número de novos nascimentos vem caindo a nível mundial desde a segunda metade da década de 1960. Um estudo de 2017 mostra que, atualmente, quase metade dos países apresenta taxa de fecundidade insuficiente para evitar a redução de sua população.
O Brasil participa dessa tendência global. Hoje o país tem uma média de 1,7 filho por mulher. Na década de 1950, essa média era de seis filhos por mulher. Com a queda, o país não está muito distante daqueles que apresentam as menores taxas do mundo, como Japão e Portugal, cujos índices são de aproximadamente 1,3 filho por mulher.
O Brasil apresenta atualmente uma taxa de fecundidade menor do que a maioria dos países da América Latina (exceto o Chile). Na comparação com outras regiões, a taxa brasileira se aproxima da encontrada em países europeus e nos Estados Unidos, que também alcançou recentemente uma taxa historicamente baixa. A média mundial de filhos por mulher hoje se encontra em torno de 2,5, segundo o Fundo de População das Nações Unidas.
Jornal Nexo. Acessado em 02 mar 2020.
 


Atividades: copiar e responder no caderno.
01. Como a ampliação dos direitos das mulheres influencia a diminuição da taxa de fecundidade em muitos países? (4 linhas).
02. Quais são os fatores que influenciam a taxa de mortalidade de um país? (3 linhas).
03. O que motiva uma pessoa a migrar? (3 linhas)
04. O que um país que recebe muitos imigrantes deve fazer para incorporar essas pessoas à dinâmica do país? (3 linhas).
05. Milhões de brasileiros moram em outros países. Eles são emigrantes, pois deixaram o território nacional em direção a outro país. Assim, apresente os principais atrativos que fazem com que essas pessoas emigrem. (4 linhas).
06. O Brasil historicamente recebeu milhões de imigrantes. Atualmente, porém, eles formam menos de 1% da população total do país. Em sua opinião, por que hoje não temos tantos imigrantes no Brasil como há 50 anos atrás? Dê exemplos. (6 linhas).
 


NO LIVRO:
·                    Elaborar um resumo de três laudas a partir da leitura das páginas 44 a 59 – caderno;
·                    Elaborar um resumo de duas laudas a partir da leitura das páginas 63 a 67 – caderno;
·                    Escrever e responder no caderno as questões 1 a 8 das páginas 60 e 61.
 


PESQUISA DA SEMANA:

·                    “A diminuição da taxa de fecundidade no Brasil”

Dicas:
·                    Fale sobre os direitos das mulheres;
·                    Mulheres no mercado de trabalho;
·                    Maior acesso à informação;
·                    Dê sua opinião.
Como fazer:
·                    3 laudas;
·                    Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
Faça desenhos sobre o assunto.






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