HISTÓRIA: MAIAS - ATIVIDADE PARA A SEMANA 3 E 4.
EXERCÍCIOS DE
FIXAÇÃO 1
1. Onde se desenvolveu a cidade maia?
2. Qual era a base de sua organização
político-religiosa?
3. Como as cidades se apresentavam?
4. O que os sacerdotes controlavam?
5. Quais eram
os principais produtos cultivados?
6. O que os
maias desenvolveram?
7. O que os espanhóis encontraram chegando a região?
8. Leia o texto a seguir.
As civilizações pré-colombianas
Por que chamamos os maias, astecas e incas de
"civilizações pré-colombianas"?
Você sabe o que há de comum entre essas civilizações?
E o que as diferencia dos povos indígenas que
viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil?
Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano
(América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da chegada dos
europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram grandes
impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de
pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único
imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam
os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Disponível em http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html
(fragmento)>, Acesso em: 15 out. 2014
a) “Por que essas
civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?
b) Identifique o
aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.
9. Quais eram as
características principais dos povos Pré-Colombianos?
10. Para terem melhores
colheitas e excedente, os incas e astecas desenvolveram técnicas agrícolas.
Escreva sobre duas dessas técnicas.
11. Qual era a ideia
que o europeu tinha dos habitantes da América?
12. .Escreva as
contribuições culturais e a localização geográfica de cada das civilizações:
a) Asteca
b) Incas
c) Maias
13. Leia o fragmento do texto “A
conquista: um massacre” em História: das cavernas ao terceiro milênio, vol.2,
Moderna, 2006.p. 179 e responda a pergunta a seguir:
“A conquista da América representou
um dos maiores genocídios registrados na história da humanidade. Em
aproximadamente um século, a população do México, que era de mais de 20 milhões
de pessoas, despencou para menos de 2 milhões”.
Quais foram principais causas para o
genocídio dos povos nativos da América?
14. Após a conquista, a Espanha envia
para a América seus primeiros colonos e passa a funcionar na colônia a
administração européia. Quais eram os grupos que se desenvolveram dentro da
nova sociedade colonial? Quais eram as suas funções?
15. Quais povos pré-colombianos
realizavam sacrifícios humanos? Quem era sacrificado?
16 A organização política dos maias
era igual ou diferente dos outros povos? Justifique.
17. Como era organizado o calendário
Asteca
18.
O que são “Chinampas”?
19. Como funcionava a hierarquia
social dos povos précolombianos? Quais características tinham cada classe
social?
20. Quais foram os
conhecimentos que os povos précolombianos desenvolveram e foram muito
importantes para eles?
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
_________________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
As mudanças na população brasileira são compreendidas
por meio dos conceitos demográficos. Demografia significa “estudo da população”
– “demo” = povo; “grafia” = estudo. Assim, estudaremos sobre esses conceitos e
sua importância para entender o Brasil.
· LEIA AS PÁGINAS: 44 – 59 e, após, as páginas 63 a 67
para entender os temas trabalhados abaixo.
Estes textos abaixo exemplificam os conceitos que você
leu nas páginas anteriormente citadas.
Mortalidade infantil caiu mais rápido em municípios
que implantaram a saúde da família do SUS, diz estudo
Entre 1994 e 2017, o Brasil conseguiu reduzir sua taxa
de mortalidade infantil em 71%. Os índices caíram de 43 bebês mortos com menos
de um ano de idade a cada mil nascidos vivos – um dos mais altos do continente
– para 12,4 por mil nascidos vivos, atingindo e superando a meta das Nações
Unidas com quatro anos de antecedência. Um dos fatores por trás desse avanço,
segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (10), foi a implantação da
Estratégia Saúde da Família (ESF), hoje presente em 98,4% dos municípios
brasileiros.
Quanto mais tempo o município mantém o programa, mais
redução ele consegue na taxa de mortalidade infantil: após dois anos de
vigência da ESF, a redução registrada é de em média 3% e 9%; após oito anos, a
redução da mortalidade infantil caiu entre 20% e 34% na média.
G1. Acessado em 02 mar 2020.
3 perspectivas sobre a taxa de fecundidade do Brasil
hoje
O número de novos nascimentos vem caindo a nível
mundial desde a segunda metade da década de 1960. Um estudo de 2017 mostra que,
atualmente, quase metade dos países apresenta taxa de fecundidade insuficiente
para evitar a redução de sua população.
O Brasil participa dessa tendência global. Hoje o país
tem uma média de 1,7 filho por mulher. Na década de 1950, essa média era de
seis filhos por mulher. Com a queda, o país não está muito distante daqueles
que apresentam as menores taxas do mundo, como Japão e Portugal, cujos índices
são de aproximadamente 1,3 filho por mulher.
O Brasil apresenta atualmente uma taxa de fecundidade
menor do que a maioria dos países da América Latina (exceto o Chile). Na
comparação com outras regiões, a taxa brasileira se aproxima da encontrada em
países europeus e nos Estados Unidos, que também alcançou recentemente uma taxa
historicamente baixa. A média mundial de filhos por mulher hoje se encontra em
torno de 2,5, segundo o Fundo de População das Nações Unidas.
Jornal
Nexo. Acessado em 02 mar 2020.
Atividades:
copiar e responder no caderno.
01.
Como a ampliação dos direitos das mulheres influencia a diminuição da taxa de
fecundidade em muitos países? (4 linhas).
02.
Quais são os fatores que influenciam a taxa de mortalidade de um país? (3
linhas).
03.
O que motiva uma pessoa a migrar? (3 linhas)
04.
O que um país que recebe muitos imigrantes deve fazer para incorporar essas
pessoas à dinâmica do país? (3 linhas).
05.
Milhões de brasileiros moram em outros países. Eles são emigrantes, pois
deixaram o território nacional em direção a outro país. Assim, apresente os
principais atrativos que fazem com que essas pessoas emigrem. (4 linhas).
06.
O Brasil historicamente recebeu milhões de imigrantes. Atualmente, porém, eles
formam menos de 1% da população total do país. Em sua opinião, por que hoje não
temos tantos imigrantes no Brasil como há 50 anos atrás? Dê exemplos. (6
linhas).
NO
LIVRO:
·
Elaborar um
resumo de três laudas a partir da leitura das páginas 44 a 59 – caderno;
·
Elaborar um
resumo de duas laudas a partir da leitura das páginas 63 a 67 – caderno;
·
Escrever e
responder no caderno as questões 1 a 8 das páginas 60 e 61.
PESQUISA
DA SEMANA:
·
“A diminuição da
taxa de fecundidade no Brasil”
Dicas:
·
Fale sobre os
direitos das mulheres;
·
Mulheres no
mercado de trabalho;
·
Maior acesso à
informação;
·
Dê sua opinião.
Como
fazer:
·
3 laudas;
·
Folha de caderno
OU folha almaço (caso você tenha em casa);
Faça desenhos sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário