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terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA - 6ºANO (1ªSEMANA: 06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu guia de estudos da disciplina de História
1ªSEMANA - 06 A 10 DE ABRIL

EMTI Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque

O QUE É HISTÓRIA?
O conceito de História afirma que trata-se de uma ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Desse modo, precisa analisar os personagens envolvidos nos processos, os fatos ocorridos e, assim, entender todos os períodos históricos.
Para os gregos antigos, os criadores desta ciência, História significava investigação e pesquisa. Por meio dela, buscavam os vestígios do passado, incluindo as glórias e tragédias vividas pelos ancestrais.
Quando mencionamos entender os períodos históricos, incluímos a compreensão da sociedade, cultura, economia, política e todos os fatores envolvidos. Quem realiza esse trabalho é o historiador, bacharel em História que analisa fatos e produz conhecimento.
Diz-se que o primeiro historiador foi o grego Heródoto e, por isso, considerado como o “pai da História”. Foi o pioneiro em investigar o passado para chegar ao conhecimento histórico. Porém, foi Tucídides que primeiro aplicou os métodos críticos. Entre eles, estavam o cruzamento de dados e uso de fontes diferentes. O estudo dos registros históricos é chamado de Historiografia enquanto a Historiologia estuda o porquê dos fatos ocorridos.
O estudo da História não pode ser objetivo pois, está sempre pautado em critérios e métodos correspondentes a diversos autores. Além disso, considera o contexto sócio-histórico que dão lugar aos processos diversos.

PRA QUE SERVE A HISTÓRIA?
O próprio conceito traz um pouco do a História se propõe a fazer, ou seja, resgatar e relatar os aspectos culturais de uma região ou sociedade. O objetivo de entender o passado é, justamente, compreender o presente a partir do processo de desenvolvimento.
Desde os primórdios de seu uso, a História busca reconstruir fatos históricos no intuito de não deixar a memória de um povo ou nação morrer e, com isso, da própria civilização. Por isso, sempre esteve presente em todas as sociedades. Nesse contexto, pode apresentar-se de diferentes formas, sendo as principais a história narrativa, pragmática, científica e história dos annales. Em todas elas, o objetivo principal é relacionar o passado com o presente, em uma tentativa de entender a sociedade atual.

QUAIS FONTES O HISTORIADOR UTILIZA?
O trabalho do historiador é pautado sobre dois períodos, sendo eles a Pré-História e a História. Na primeira, ele se baseia em fontes artísticas (esculturas, pinturas rupestres, adornos) e materiais (ferramentas, ossos, objetos de pedra, cerâmica e fósseis).
Suas fontes se ampliam ao estudar a História ao dispor de roupas, livros, imagens, registros orais e documentais, moedas, objetos materiais, gravações, jornais, entre muitos outros.

QUAIS SÃO OS PERÍODOS HISTÓRICOS?
Para facilitar o estudo da humanidade, a História foi dividida em diversos períodos até chegar aos dias de hoje.
Veja quais são:
Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais): período anterior a 4.000 a.C e ao surgimento da escrita
Idade Antiga ou Antiguidade: entre 4.000 a.C e 476 com a invasão do Império Romano
Idade Média ou Período Medieval: entre 476 e 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos
Idade Moderna: entre 1453 e 1789 com a Revolução Francesa
Idade Contemporânea: desde 1789 até hoje.


O QUE É HISTÓRIA?
O conceito de História afirma que trata-se de uma ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Desse modo, precisa analisar os personagens envolvidos nos processos, os fatos ocorridos e, assim, entender todos os períodos históricos.
Para os gregos antigos, os criadores desta ciência, História significava investigação e pesquisa. Por meio dela, buscavam os vestígios do passado, incluindo as glórias e tragédias vividas pelos ancestrais.
Quando mencionamos entender os períodos históricos, incluímos a compreensão da sociedade, cultura, economia, política e todos os fatores envolvidos. Quem realiza esse trabalho é o historiador, bacharel em História que analisa fatos e produz conhecimento.
Diz-se que o primeiro historiador foi o grego Heródoto e, por isso, considerado como o “pai da História”. Foi o pioneiro em investigar o passado para chegar ao conhecimento histórico. Porém, foi Tucídides que primeiro aplicou os métodos críticos. Entre eles, estavam o cruzamento de dados e uso de fontes diferentes. O estudo dos registros históricos é chamado de Historiografia enquanto a Historiologia estuda o porquê dos fatos ocorridos.
O estudo da História não pode ser objetivo pois, está sempre pautado em critérios e métodos correspondentes a diversos autores. Além disso, considera o contexto sócio-histórico que dão lugar aos processos diversos.

PRA QUE SERVE A HISTÓRIA?
O próprio conceito traz um pouco do a História se propõe a fazer, ou seja, resgatar e relatar os aspectos culturais de uma região ou sociedade. O objetivo de entender o passado é, justamente, compreender o presente a partir do processo de desenvolvimento.
Desde os primórdios de seu uso, a História busca reconstruir fatos históricos no intuito de não deixar a memória de um povo ou nação morrer e, com isso, da própria civilização. Por isso, sempre esteve presente em todas as sociedades. Nesse contexto, pode apresentar-se de diferentes formas, sendo as principais a história narrativa, pragmática, científica e história dos annales. Em todas elas, o objetivo principal é relacionar o passado com o presente, em uma tentativa de entender a sociedade atual.

QUAIS FONTES O HISTORIADOR UTILIZA?
O trabalho do historiador é pautado sobre dois períodos, sendo eles a Pré-História e a História. Na primeira, ele se baseia em fontes artísticas (esculturas, pinturas rupestres, adornos) e materiais (ferramentas, ossos, objetos de pedra, cerâmica e fósseis).
Suas fontes se ampliam ao estudar a História ao dispor de roupas, livros, imagens, registros orais e documentais, moedas, objetos materiais, gravações, jornais, entre muitos outros.

QUAIS SÃO OS PERÍODOS HISTÓRICOS?
Para facilitar o estudo da humanidade, a História foi dividida em diversos períodos até chegar aos dias de hoje.
Veja quais são:
Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais): período anterior a 4.000 a.C e ao surgimento da escrita
Idade Antiga ou Antiguidade: entre 4.000 a.C e 476 com a invasão do Império Romano
Idade Média ou Período Medieval: entre 476 e 1453 com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos
Idade Moderna: entre 1453 e 1789 com a Revolução Francesa
Idade Contemporânea: desde 1789 até hoje.



  • REGISTRE SUAS ATIVIDADES NO CADERNO
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1. A História não passa de uma área de conhecimento preocupada em estudar o passado? Justifique a sua resposta.

2. Estabeleça a diferença existente entre o tempo cronológico e o tempo histórico.

3. Explique de que forma o historiador tem condições de acessar o passado.

4. Quais são os períodos da História?

5. Quem é considerado o “Pai da História”? Por quê?

6. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?

b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

c) Qual a importância do calendário?

d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

7. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:

8. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

9. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

10. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

OBSERVAÇÃO:
  • Assim como os pássarosprecisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçarmos voos mais altos. (Dirk Wolter.)
  • Acompanhe nosso blog: Na semana seguinte, novos materiais serão postados.


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