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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA: 9ºANO(1ªSEMANA: 06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de Geografia - 1ª SEMANA (06 A 10 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

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TEMA: SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E A IMPORTÂNCIA DA AGROPECUÁRIA.

A agricultura é a atividade econômica que envolve o cultivo de alimentos para pessoas e animais de criação, além de matérias-primas diversas para as indústrias e de produtos usados como fontes de energia. Além da agricultura, existe a pecuária: a criação de animais para a produção de carne, leite, ovos, couro etc.
Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, em sua sigla em inglês), cerca de um terço das terras emersas do planeta (continentes) é de terra agrícola, onde se praticam a agricultura e a pecuária.
Os maiores produtores agrícolas são países desenvolvidos e emergentes (tabela a seguir). A China produz excedentes exportáveis de algodão e chá, por exemplo. Ao mesmo tempo, o país está entre os maiores importadores mundiais de produtos agropecuários. Os EUA se destacam como o maior exportador mundial de diversos produtos, sobretudo milho e soja. O Brasil se destaca como grande exportador de produtos agrícolas como soja, açúcar e café. No entanto, a União Europeia é a região que mais se sobressai no comércio mundial de produtos agropecuários.



·         Agropecuária e problemas ambientais:
A agropecuária é fundamental para a sobrevivência humana e para a manutenção do modo de vida atual. No entanto, algumas formas de produção, quando não são acompanhadas de projetos que considerem a conservação do meio ambiente e do ser humano, podem comprometer o equilíbrio socioambiental.
Um dos problemas é a quantidade de agrotóxicos e fertilizantes químicos usados na produção agrícola moderna. Esse uso excessivo contribui para a contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas, comprometendo a fertilidade dos solos e causando problemas de saúde aos trabalhadores do campo e consumidores.
·      Desigualdade mundial no acesso aos alimentos
Apesar dos avanços recentes, milhões de pessoas não possuem acesso seguro aos alimentos. Mesmo com a crescente produção, a fome não acabou. Isso é reflexo das desigualdades no acesso aos alimentos, que são mediados conforme as condições econômicas das pessoas. 




Nunca produzimos tanto, porém o acesso permanece baseado no poder de compra das famílias. A qualidade e disponibilidade de alimentos é restringida ou facilitada mediante as condições socioeconômicas das pessoas. O gráfico apresenta o crescimento da produção mundial de cereais.

·      Agropecuária e comércio internacional:
O comércio internacional é uma das principais características da globalização. Os portos, aeroportos e estradas são utilizados para o transporte de mercadorias. A expansão mundial do comércio depende da modernização e ampliação dos sistemas de transportes de cada país.
Os portos são essenciais para o fluxo mundial de mercadorias, especialmente as de grande volume. No Brasil, as estradas são o principal meio para o transporte de cargas e mercadorias.
 Quando um país exporta (vende) mais do que importa (compra), dizemos que sua balança comercial é positiva (houve superávit). Por outro lado, se as importações forem maiores que as exportações, a balança apresenta déficit, ou seja, tem saldo negativo. Observe as tabelas 1 e 2.
Os países desenvolvidos exportam predominantemente produtos industrializados. Em alguns países em desenvolvidos, as exportações eram compostas quase exclusivamente por produtos primários. Conforme e industrialização avança, os países tendem a exportar diversos produtos industrializados, além dos primários. Ou seja, se antes o Brasil “só” vendia café, açúcar e soja, hoje ele vende, além disso, avião, peças de carros, carros, celulares, dentre outros. Assim, houve uma melhoria na diversificação dos produtos exportados, embora a maioria ainda seja produtos primários.
 
Atividades: copiar e responder no caderno.
01. Leia o texto abaixo, observe a imagem e faça o que é proposto.
O que é capital natural
Trata-se de um conceito que enxerga, sob a ótica dos custos de produção, o valor dos recursos naturais em relação a um produto ou serviço. A ideia é deixar de considerar tais insumos como ativos gratuitos e passar a fazer uma espécie de valoração/precificação dos mesmos, tratando-os como capital, nos mesmos moldes como tratamos recursos econômicos.
Conselho Nacional Brasileiro para o desenvolvimento econômico. O que é capital natural? 20 jun 2017. Acessado em 03 mar 2020.

Com base no texto e na imagem e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:
A) Quais são as possíveis consequências de “precificar” (colocar um preço em dinheiro) nos recursos naturais? (4 linhas).
B) Qual seria o maior problema da agropecuária? Como solucioná-lo? 4 linhas).
C) É possível desenvolver atividades agropecuárias e preservar a Natureza? Explique. (4 linhas).
D) Elabore um texto correlacionando as informações do texto acima e da imagem e fale sobre a perda de capital natural imposta pelo avanço da agropecuária. (5 linhas).
02. Qual é a situação do Brasil no mercado internacional de produtos agropecuários? (3 linhas).
03. Qual a relação entre desenvolvimento da tecnologia no campo e o crescimento das cidades? (4 linhas).
05. Como o comércio internacional influencia a produção agropecuária do Brasil? (4 linhas).
06. Quais fatores influenciam na produção de produtos agropecuários de um país: (3 linhas).
07. Leia trecho do livro “Geografia da fome”, de Josué de Castro:
“[...] A desnutrição é responsável pela alta taxa de mortalidade infantil e pela evasão escolar: menos de 10% dos alunos matriculados no primeiro ano atingem a oitava série do ensino fundamental. A desnutrição é causada pela falta de alimentos, dificuldades econômicas e desconhecimento dos princípios de alimentação balanceada.”

Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da desnutrição e da insegurança alimentar, responda:
A) Quais são os fatores que influenciam na desnutrição? (3 linhas).
B) Como superar a desnutrição no Brasil? (3 linhas).
C) O que é insegurança alimentar? (2 linhas).
08. Ainda com base no livro “Geografia da fome”, de Josué de Castro, responda ao que se pede.

“[...] Na realidade, a fome coletiva é um fenômeno social bem mais generalizado. É um fenômeno geograficamente universal, não havendo nenhum continente que escape à sua ação nefasta. Toda a terra dos homens tem sido também até hoje terra da fome.”
A) Por que a fome continua sendo algo comum? (3 linhas)
 

NO LIVRO – “Expedições Geográficas”: 9º A e 9º B
·         Escrever e responder as questões de 3 a 12 das páginas 58 e 59.
·         Elaborar um resumo a partir da leitura das páginas 52 a 57 – 2 laudas.

9º C e 9ºD: ler as páginas 266 a 270 – livro: “Geografia da fome”, Josué de Castro – elaborar resumo de 3 laudas.
 

PESQUISA DA SEMANA: TODOS

·      TEMA:   A fome no Brasil”

Dicas:
·         ler trechos de sua escolha do livro “Geografia da fome”, de Josué de Castro, disponível gratuitamente em formato pdf na internet;
·         Compare o passado com presente nas pesquisas;
·         Use fontes variadas.
·         Dê sua opinião.
Como fazer:
·         -3 laudas;
·         -Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
        Faça desenhos sobre o assunto.


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