Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

domingo, 12 de abril de 2020

GEOGRAFIA: 9ºANO - 2ª SEMANA

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de Geografia - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

PROFESSOR: HERBSTER
_________________________________________________________________________

·                    URBANIZAÇÃO:

Podemos definir urbanização como o processo de transformação do espaço rural em espaço urbano, com o crescimento das cidades, tanto em número de habitantes quanto em extensão territorial. Dizemos que uma sociedade é urbana quando há mais pessoas morando em cidades do que no campo.

·                    O que é cidade? Leia textos abaixo e responda.

“Cidades visíveis, cidades invisíveis, cidades imaginárias”
Sabemos [...] que a cidade é, sobretudo, uma materialidade erigida pelo [ser humano], é uma ação humana sobre a natureza. A cidade é, nesse sentido, um outro da natureza: é algo criado pelo [ser humano], como sua obra ou artefato.
Mas a cidade, na sua compreensão, é também sociabilidade: ela comporta atores, relações sociais, personagens, grupos, classes, práticas de interação e de oposição, ritos e festas, comportamentos e hábitos. Marcas, todas, que registram uma ação social de domínio e transformação de um espaço natural no tempo.
PESAVENTO, S. J. Cidades visíveis, cidades invisíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História: São Paulo, v.27, n 53, jan/jun 2017, p. 13-14.

“A cidade toda para ele”
Numa certa altura do ano, começava o mês de agosto. E pronto: assistia-se a uma mudança geral de sentimentos. Ninguém mais gostava da cidade: os próprios arranha-céus, passagens subterrâneas para pedestres e estacionamentos tão amados até a véspera tornavam-se antipáticos e irritantes. A população só desejava ir embora o mais rápido possível; e assim, entupindo trens e engarrafando rodovias furiosamente, no dia 15 todos já se tinham ido. Exceto um. Marcolvado era o único habitante a não deixar a cidade.
De manhã, saiu para caminhar no centro. As ruas abriam-se largas e intermináveis, vazias de carros e desertas; as fachadas das casas, as cercas das árvores cinzentas das portas de correr abaixadas até as infinitas varetas de aço, estavam fechadas como anteparos de fortificações. Marcovaldo sonhara o ano inteiro em poder usar as ruas como ruas, isto é, caminhar no meio delas: agora podia fazê-lo, e também passar os semáforos no vermelho, e atravessar em diagonal, e parar no meio das praças.
CALVINO, I. Marcovaldo ou as estações na cidade. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 112-112.

Com base nos textos e em seus conhecimentos sobre o conceito de cidade, responda:
01. O que significa dizer que a cidade é ao mesmo tempo “materialidade” e “sociabilidade”, como afirma a autora do primeiro texto? (4 linhas).
02. Imagine uma situação fictícia, como a descrita no segundo texto. O que aconteceria com a dimensão social da cidade se todos os moradores a deixassem? Ela continuaria tendo as funções administrativa, militar, simbólica e educacional como antes? Explique. (6 linhas).
03. O que é “cidade” para você? (3 linhas).

·                     A urbanização e o crescimento das cidades:

A urbanização ocorre de maneira desigual no tempo e no espaço. Nos países desenvolvidos, este processo é praticamente estabilizado, mas tem acontecido de forma acelerada nos países subdesenvolvidos. Embora as cidades existam há milhares de anos, a urbanização se intensificou apenas depois das revoluções indústrias, que ocasionaram o êxodo rural e o desenvolvimento de meios de transporte mais avançados.
Hoje, mais de 50% da população mundial vive em cidades. Nos países desenvolvidos as cidades cresceram por causa das indústrias e das oportunidades de emprego. Assim, puderam ser organizadas conforme um planejamento urbano, já que o crescimento não era totalmente desorganizado. Mas nos países subdesenvolvidos, esteve relacionado à pobreza urbana e rural, desorganização e planejamento ineficaz.

As cidades mais populosas do mundo até 2025

As taxas de urbanização são mais elevadas nos países industrializados – sejam desenvolvidos ou emergentes. Alguns problemas que hoje são comuns nas cidades de países como o Brasil já foram comuns em países ricos anos atrás. Esses problemas incluem a falta de saneamento básico, a poluição das águas e a precariedade das moradias.
Em muitos países em desenvolvimento, sobretudo na América Latina, a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários, a falta de oportunidades de emprego, os baixos salários e a falta de apoio governamental aos pequenos agricultores tornavam as condições de vida no campo bastante precárias, levando milhões a migrar para as cidade – é o chamado êxodo rural.
Muitas pessoas migraram do campo para a cidade na expectativa de encontrar melhores oportunidades de emprego, mas os postos de trabalho nem sempre existiam em quantidade suficiente. A maioria dos migrantes não conseguiam empregos bem remunerados, que exigiam maior qualificação profissional. Com isso, a renda era menor e a pobreza continuava assim como no campo.
Nos países subdesenvolvidos, o crescimento da população urbana – “inchaço” das cidades – ocorreu a um ritmo muito maior do que nos países ricos, como já mencionado anteriormente. A baixa renda da maioria dos migrantes fez com que se instalassem nas periferias das cidades, que cresciam sem as infraestruturas necessárias. Primeiro se construía a casa, para depois se instalar a água e luz; e muito tempo depois o saneamento básico – coleta de lixo, esgoto, calçamento etc.

·                    Funções das cidades

Quando se trata de grandes cidades, frequentemente elas são classificadas de acordo com o número de habitantes. As cidades que mais atraem pessoas e investimentos são, em geral, aquelas que apresentam economias mais dinâmicas. No entanto, os principais fluxos globalizados de pessoas, mercadorias, informações e conhecimentos não estão necessariamente relacionados às cidades grandes, mas sim às melhor equipadas, às mais influentes. Isso explica porque Paris é mais famosa do que Fortaleza, embora tenham quase a mesma quantidade de habitantes.
 

Leia texto abaixo e responda corretamente.
As cidades globais
As cidades globais são os lugares-chaves para os serviços avançados e para as telecomunicações necessárias à implantação e ao gerenciamento das operações econômicas globais. Elas também tendem a concentrar as matrizes das empresas, sobretudo daquelas que operam em mais de um país. O crescimento dos investimentos e do comércio internacional e a necessidade de financiar e prestar serviços a essas atividades impulsionaram o crescimento dessas funções nas grandes cidades.

04. Qual é o papel das cidades no mundo globalizado? (4 linhas).

05. O que significa dizer que as cidades globais possuem função de comando? Todas elas têm o mesmo papel de influência no mundo? Explique. (4 linhas).

06. Explique a frase retirada do texto: “O crescimento dos investimentos e do comércio internacional e a necessidade de financiar e prestar serviços a essas atividades impulsionaram o crescimento dessas funções nas grandes cidades.” Cite empresas mundiais que estão presentes em sua cidade (ex.: Coca-Cola). (2 linhas).

07. Vimos as características das cidades em países subdesenvolvidos. Explique o motivo de elas crescerem de forma acelerada e desigual. (4 linhas).

08. O que é viver na cidade para você? Aponte os pontos negativos e positivos. (5 linhas).

 

NO LIVRO: “Expedições geográficas”: 9º A e 9ºB

·                    Elaborar resumo de duas laudas a partir da leitura das páginas 48 a 51.
 

PESQUISA DA SEMANA: TODOS

·                    “O que é direito à moradia”

Dicas:
·                    Pesquise em diversas fontes;
·                    Dê sua opinião.

Como fazer:
·                    3 laudas; (5 laudas para 9ºC e 9ºD devido à ausência do livro “Expedições geográficas”);
·                    Folha de caderno OU folha almaço (caso você tenha em casa);
Faça desenhos sobre o assunto



Nenhum comentário:

Postar um comentário