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9°Ano: Laboratórios 17/09

segunda-feira, 13 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA: 7ºANO - 2ªSEMANA

Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de História e Geografia - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

PROFESSORES: INGRID, YRIS, HERBSTER, 
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HISTÓRIA

ASSUNTO: INCAS


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1

1. Que região abrangia o império incaico, por volta do século XV?
2. O que eram os curacas?
3. Como vivia a população?
4. O que os membros do ayllus eram obrigados a fazer?
5. Por que podemos dizer que do soberano dependia grande parte da vida de um?
6. O que se destacava em seus rituais religiosos?
7. Como eram cobrados os impostos dentro do império Asteca e Inca e para que eram utilizados?
8. Todas as frases abaixo estão erradas. Faça a correção de cada uma delas, substituindo apenas uma palavra.
a)     A civilização inca desenvolveu-se, principalmente, no território onde hoje é o México.
b)     Os incas habitaram a região da Planície dos Andes.
c)     Os incas usavam muito o aço, metal sagrado, para criarem esculturas e outros objetos.
d)     Os incas chamavam a cidade de Roma de umbigo do mundo.
9. Sobre os incas, responda as questões abaixo:
a) Qual era o alimento sagrado para os incas?
b) Qual era o principal deus da religião inca?
10. Escreva o nome dos integrantes da sociedade inca:
a) ___________________________________ : imperador supremo e proprietário de tudo.
b) ___________________________________: habitavam os templos e realizavam as cerimônias religiosas.
c) ___________________________________: moradores dos ayllus, trabalhavam na produção de alimentos.
d) ___________________________________: responsáveis pelas guerras e proteção dos territórios.


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2
Partindo do seu livro de História, faça um resumo sobre a sociedade Inca (1 lauda). Se dispuser de internet também pode se aprofundar em sites de pesquisa.


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GEOGRAFIA:

Abaixo, trechos de livros importantes que influenciam a forma como pensamos o Brasil.

Leia trechos do livro “Brasil: uma biografia”, das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling:

“Quem foram os ameríndios que povoaram o Brasil quando ele ainda não se chamava assim? Por outro lado, quem foram os tripulantes da frota de nove naus e três caravelas que nos “descobriram” em 1500?
Cinco séculos atrás, a região atlântica do Brasil era dominada pelos povos Tupi-Guarani. Nos sertões desconhecidos de floresta, caatinga e cerrado, habitavam os Tapuia — nome pejorativo dado pelos índios da costa aos provenientes do interior, e adotado pelos portugueses. Tupi ou Tapuia, a invasão europeia foi uma catástrofe de terríveis proporções aos nativos da Terra de Santa Cruz. Os contatos amigáveis iniciais entre brancos e índios logo se converteram em guerras de ocupação e resistência. Coletores, caçadores e agricultores, não raro antropófagos, os povos indígenas foram obrigados a abandonar suas crenças e costumes milenares e a trabalhar como escravos, tudo ao alcance da colonização. As únicas alternativas eram a morte ou a fuga para o sertão. Começava o genocídio que reduziu os vários milhões de índios da era pré-cabralina aos atuais 800 mil, por fome, doenças e extermínios físicos e culturais diversos.
Nas primeiras décadas do século XVI, a empresa colonial na América do Sul, subcontinente partilhado com a Coroa espanhola através do Tratado de Tordesilhas (1494), ainda não recebia muita atenção do Estado português — mais interessado nos lucros fáceis do comércio oriental de especiarias. Portugal se dedicava nestas paragens sobretudo à extração costeira de pau-brasil, madeira de extrato corante que originou seu nome definitivo ao futuro país. No âmbito administrativo, em 1534, a porção lusa da América do Sul foi dividida em capitanias hereditárias vagamente demarcadas a partir do litoral e concedidas a membros da nobreza, que ficaram responsáveis por sua exploração econômica em regime de monopólio.”

Leia trechos do livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro.

“Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais. Somavam, talvez, 1 milhão de índios, divididos em dezenas de grupos tribais, cada um deles compreendendo um conglomerado de várias aldeias de trezentos a 2 mil habitantes. [..]
Além da mandioca, cultivavam o milho, a batata‐doce, o cará, o feijão, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, o algodão, o carauá, cuias e cabaças, as pimentas, o abacaxi, o mamão, a erva‐mate, o guaraná, entre muitas outras plantas. Inclusive dezenas de árvores frutíferas, como o caju, o pequi etc. Faziam, para isso, grandes roçados na mata, derrubando as árvores com seus machados de pedra e limpando o terreno com queimadas.
A agricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e uma grande variedade de matérias‐primas, condimentos, venenos e estimulantes. Desse modo, superavam a situação de carência alimentar a que estão sujeitos os povos pré‐agrícolas, dependentes da generosidade da natureza tropical, que provê, com fartura, frutos, cocos e tubérculos durante uma parte do ano e, na outra, condena a população à penúria. Permaneciam, porém, dependentes do acaso para obter outros alimentos através da caça e da pesca, também sujeitos a uma estacionalidade marcada por meses de enorme abundância e meses de escassez.”

Observe imagem abaixo.


Explique com suas palavras o que a charge está querendo expressar (4 linhas, no caderno).
 

Atividades: copiar e responder no caderno.
01. Pesquise o significado das palavras destacadas em negrito nos dois textos e escreva-as em seu caderno.

02. Assista ao vídeo “Matriz Tupi – O povo brasileiro” no Youtube e faça um resumo de, no mínimo, 30 linhas. Para os estudantes que já escreveram o resumo em sala (7º C e 7ºD), apenas assistir já é suficiente.

03. Como os povos indígenas são retratados em ambos os textos? (5 linhas).
04. Quais são as contribuições dadas pelos indígenas na formação da cultura brasileira? (4 linhas)

05. O genocídio de vários povos indígenas é uma mancha na nossa história. Assim, descreva os principais conflitos causados pelo contato entre portugueses e indígenas durante o início da colonização do Brasil (7 linhas).

06. Leia texto abaixo e responda corretamente ao que se pede.
Pesquisa revela uma década de violência contra mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira

A sobrecarga de trabalho no dia a dia, a dificuldade em ter renda própria, a dependência do companheiro, o machismo contra quem ocupa cargos de liderança, a brutalidade na hora do parto, a falta de apoio familiar, os ataques verbais e físicos, o abuso sexual, o excesso de bebida alcoólica, algumas questões culturais. A violência contra a mulher indígena e as raízes do problema têm várias faces. No município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro do noroeste da Amazônia, onde existem povos de 23 etnias indígenas, a complexidade aumenta. Devido à diversidade e às diferenças entre esses grupos, inclusive de línguas, a dificuldade passa até mesmo por dar nome a esse tipo de violência. Mas isso não impede que os números mostrem a gravidade da situação: no período de dez anos, entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2019, foram registrados na delegacia do município 4.681 eram de violência contra a mulher. Isso significa que nesse período foram registros, em média, 1,28 casos de violência por dia.

A partir da interpretação do texto e em associação aos seus conhecimentos sobre o tema, responda:
A) Quais são as consequências da aculturação dos povos indígenas pelos europeus sentidas até hoje? (5 linhas)
B) Como a luta dos povos indígenas é compreendida pelas pessoas não-indígenas? (3 linhas)

07. Assista ao vídeo “A questão indígena no atual governo”, de Lili Schwarcz no YouTube e responda ao que se pede.



A) Quais são os objetivos da FUNAI? (2 linhas)
B) Quais são as consequências do enfraquecimento da FUNAI para a delimitação de novas terras indígenas? (5 linhas)
C) Quais são as consequências das disputas de terras para os povos indígenas? (3 linhas)
D) Quais atitudes continuam sendo feitas contra os povos indígenas desde a colonização até hoje? (3 linhas)
E) O que a autora fala acerca do livro “Iracema”? Qual mensagem a morte da índia Iracema quer mostrar? (2 linhas)
F) Qual sua opinião sobre: demarcação de terras indígenas; direitos aos povos indígenas e valorização da cultura indígena? Explique cada uma. (5 linhas).
G) O que significa dizer que “os indígenas se sentem estrangeiros em sua própria terra”? (4 linhas).
 

PESQUISA DA SEMANA:
 

·         “O que a Constituição Federal de 1988 fala sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil”.

Dicas: fale sobre as lutas dos povos indígenas pelo reconhecimento de seus direitos; explique a importância das leis para a sobrevivência dos povos nativos; dê sua opinião.

Como fazer:

·         3 laudas;
·         Folha de caderno OU almaço (se você tiver em casa);
Faça desenhos e pesquise letras de músicas sobre o tema.



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