Acesse aqui seu Guia de Estudos das Disciplinas de História e Geografia - 2ª SEMANA (13 A 17 DE ABRIL)
EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
PROFESSORES: INGRID, YRIS, HERBSTER,
_________________________________________________________________________HISTÓRIA
ASSUNTO: INCAS
EXERCÍCIOS DE
FIXAÇÃO 1
1. Que região abrangia o império incaico,
por volta do século XV?
2. O que eram os curacas?
3. Como vivia a população?
4. O que os membros do ayllus eram
obrigados a fazer?
5. Por que podemos dizer que do soberano
dependia grande parte da vida de um?
6. O que se destacava em seus rituais
religiosos?
7. Como eram cobrados os impostos
dentro do império Asteca e Inca e para que eram utilizados?
8. Todas as frases abaixo estão
erradas. Faça a correção de cada uma delas, substituindo apenas uma palavra.
a)
A civilização inca desenvolveu-se, principalmente, no território onde
hoje é o México.
b)
Os incas habitaram a região da Planície dos Andes.
c)
Os incas usavam muito o aço, metal sagrado, para criarem esculturas e
outros objetos.
d)
Os incas chamavam a cidade de Roma de umbigo do mundo.
9. Sobre os incas, responda as
questões abaixo:
a) Qual era o alimento sagrado para
os incas?
b) Qual era o principal deus da
religião inca?
10. Escreva o nome dos integrantes da
sociedade inca:
a)
___________________________________ : imperador supremo e proprietário de tudo.
b)
___________________________________: habitavam os templos e realizavam as
cerimônias religiosas.
c)
___________________________________: moradores dos ayllus, trabalhavam na
produção de alimentos.
d)
___________________________________: responsáveis pelas guerras e proteção dos
territórios.
EXERCÍCIO DE
FIXAÇÃO 2
Partindo do seu livro de História, faça um resumo
sobre a sociedade Inca (1 lauda). Se dispuser de internet também pode se
aprofundar em sites de pesquisa.
_________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA:
Abaixo, trechos de livros importantes que influenciam
a forma como pensamos o Brasil.
Leia trechos do livro “Brasil: uma biografia”, das
historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling:
“Quem foram os ameríndios que
povoaram o Brasil quando ele ainda não se chamava assim? Por outro lado, quem
foram os tripulantes da frota de nove naus e três caravelas que nos
“descobriram” em 1500?
Cinco séculos atrás, a região atlântica
do Brasil era dominada pelos povos Tupi-Guarani. Nos sertões desconhecidos de
floresta, caatinga e cerrado, habitavam os Tapuia — nome pejorativo dado
pelos índios da costa aos provenientes do interior, e adotado pelos
portugueses. Tupi ou Tapuia, a invasão europeia foi uma catástrofe de terríveis
proporções aos nativos da Terra de Santa Cruz. Os contatos amigáveis iniciais
entre brancos e índios logo se converteram em guerras de ocupação e resistência.
Coletores, caçadores e agricultores, não raro antropófagos, os povos
indígenas foram obrigados a abandonar suas crenças e costumes milenares e a
trabalhar como escravos, tudo ao alcance da colonização. As únicas alternativas
eram a morte ou a fuga para o sertão. Começava o genocídio que reduziu
os vários milhões de índios da era pré-cabralina aos atuais 800 mil, por
fome, doenças e extermínios físicos e culturais diversos.
Nas primeiras décadas do século XVI, a empresa
colonial na América do Sul, subcontinente partilhado com a Coroa espanhola
através do Tratado de Tordesilhas (1494), ainda não recebia muita atenção do
Estado português — mais interessado nos lucros fáceis do comércio oriental de
especiarias. Portugal se dedicava nestas paragens sobretudo à extração
costeira de pau-brasil, madeira de extrato corante que originou seu nome
definitivo ao futuro país. No âmbito administrativo, em 1534, a porção
lusa da América do Sul foi dividida em capitanias hereditárias vagamente
demarcadas a partir do litoral e concedidas a membros da nobreza,
que ficaram responsáveis por sua exploração econômica em regime de monopólio.”
Leia
trechos do livro “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro.
“Os grupos
indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de
tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando
antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais. Somavam, talvez, 1
milhão de índios, divididos em dezenas de grupos tribais, cada um deles compreendendo
um conglomerado de várias aldeias de trezentos a 2 mil habitantes. [..]
Além da
mandioca, cultivavam o milho, a batata‐doce, o cará, o feijão, o amendoim, o
tabaco, a abóbora, o urucu, o algodão, o carauá, cuias e cabaças, as pimentas,
o abacaxi, o mamão, a erva‐mate, o guaraná, entre muitas outras plantas.
Inclusive dezenas de árvores frutíferas, como o caju, o pequi etc. Faziam, para
isso, grandes roçados na mata, derrubando as árvores com seus machados de pedra
e limpando o terreno com queimadas.
A
agricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e uma grande
variedade de matérias‐primas, condimentos, venenos e estimulantes. Desse modo,
superavam a situação de carência alimentar a que estão sujeitos os povos
pré‐agrícolas, dependentes da generosidade da natureza tropical, que provê,
com fartura, frutos, cocos e tubérculos durante uma parte do ano e, na outra,
condena a população à penúria. Permaneciam, porém, dependentes do acaso
para obter outros alimentos através da caça e da pesca, também sujeitos a uma estacionalidade
marcada por meses de enorme abundância e meses de escassez.”
Explique
com suas palavras o que a charge está querendo expressar (4 linhas, no
caderno).
Atividades:
copiar e responder no caderno.
01.
Pesquise o significado das palavras
destacadas em negrito nos dois textos e escreva-as em seu caderno.
02. Assista ao vídeo “Matriz Tupi – O povo brasileiro”
no Youtube e faça um resumo de, no mínimo, 30 linhas. Para os estudantes que já
escreveram o resumo em sala (7º C e 7ºD), apenas assistir já é suficiente.
03. Como os povos indígenas são retratados em ambos os
textos? (5 linhas).
04. Quais são as contribuições dadas pelos indígenas na
formação da cultura brasileira? (4 linhas)
05. O genocídio de vários povos indígenas é uma mancha na
nossa história. Assim, descreva os principais conflitos causados pelo contato
entre portugueses e indígenas durante o início da colonização do Brasil (7
linhas).
06. Leia texto abaixo e responda corretamente ao que se
pede.
Pesquisa
revela uma década de violência contra mulheres indígenas em São Gabriel da
Cachoeira
A sobrecarga de trabalho no dia a dia, a dificuldade
em ter renda própria, a dependência do companheiro, o machismo contra quem
ocupa cargos de liderança, a brutalidade na hora do parto, a falta de apoio
familiar, os ataques verbais e físicos, o abuso sexual, o excesso de bebida
alcoólica, algumas questões culturais. A violência contra a mulher indígena e
as raízes do problema têm várias faces. No município de São Gabriel da
Cachoeira, região do Alto Rio Negro do noroeste da Amazônia, onde existem povos
de 23 etnias indígenas, a complexidade aumenta. Devido à diversidade e às
diferenças entre esses grupos, inclusive de línguas, a dificuldade passa até
mesmo por dar nome a esse tipo de violência. Mas isso não impede que os números
mostrem a gravidade da situação: no período de dez anos, entre 1º de janeiro de
2010 e 31 de dezembro de 2019, foram registrados na delegacia do município
4.681 eram de violência contra a mulher. Isso significa que nesse período foram
registros, em média, 1,28 casos de violência por dia.
A
partir da interpretação do texto e em associação aos seus conhecimentos sobre o
tema, responda:
A)
Quais são as consequências da aculturação dos povos indígenas pelos europeus
sentidas até hoje? (5 linhas)
B)
Como a luta dos povos indígenas é compreendida pelas pessoas não-indígenas? (3
linhas)
07. Assista ao vídeo “A questão indígena no atual
governo”, de Lili Schwarcz no YouTube e responda ao que se pede.
A)
Quais são os objetivos da FUNAI? (2 linhas)
B)
Quais são as consequências do enfraquecimento da FUNAI para a delimitação de
novas terras indígenas? (5 linhas)
C)
Quais são as consequências das disputas de terras para os povos indígenas? (3
linhas)
D)
Quais atitudes continuam sendo feitas contra os povos indígenas desde a
colonização até hoje? (3 linhas)
E)
O que a autora fala acerca do livro “Iracema”? Qual mensagem a morte da índia
Iracema quer mostrar? (2 linhas)
F)
Qual sua opinião sobre: demarcação de terras indígenas; direitos aos povos
indígenas e valorização da cultura indígena? Explique cada uma. (5
linhas).
G)
O que significa dizer que “os indígenas se sentem estrangeiros em sua própria
terra”? (4 linhas).
PESQUISA
DA SEMANA:
·
“O que a
Constituição Federal de 1988 fala sobre os direitos dos povos indígenas no
Brasil”.
Dicas:
fale sobre as lutas dos povos indígenas pelo reconhecimento de seus direitos;
explique a importância das leis para a sobrevivência dos povos nativos; dê sua
opinião.
Como
fazer:
·
3 laudas;
·
Folha de caderno OU
almaço (se você tiver em casa);
Faça desenhos e pesquise letras de músicas sobre o
tema.
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