Leia o capítulo sobre Iluminismo e depois faça um
resumo (2 laudas) em seu caderno.
_________________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA:
Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de
diferenciação de áreas.
Há uma infinidade de possibilidades de regionalização. As regiões podem
ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de
vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., critérios socioculturais
que correspondem à avaliação das condições sociais e culturais de uma dada
população, critérios econômicos, nos quais os países podem ser estritamente
diferenciados pela riqueza de sua população, critérios socioeconômicos,
baseados no índice de desenvolvimento humano (IDH), no qual os países são
divididos de acordo com o bem-estar da população: alto, médio e baixo desenvolvimento.
Há ainda a possibilidade de dividir o mundo por:
Continentes - Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países
pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis
continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.
Divisão histórico-geográfica - O critério usado nesta divisão é a
história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com
essa classificação, existem três regiões: Velho Mundo, formado pela Europa,
Ásia e África (área de ocupação mais antiga); Novo Mundo, descoberto por Cristóvão
Colombo em 1492 (formado pela América); Novíssimo Mundo, descoberto por James
Cook em 1770 (formado pela Oceania).
Divisão por sistema político-econômico: O período após a Segunda Guerra
Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar ou Mundo Bipolar, e foi
chamado assim porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e
econômicos opostos, comandados por duas superpotências mundiais: os Estados
Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países capitalistas.
A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista.
Divisão por nível de desenvolvimento econômico: Apesar das duas
superpotências serem muito mais poderosas, outros países se firmaram como
potências socioeconômicas após a Segunda Guerra Mundial, como a Itália, a
França, o Reino Unido e o Japão. Ao mesmo tempo, diversos países se mantinham
com graves problemas sociais e econômicos. Portanto, dividir o mundo apenas em
países capitalistas e socialistas não era suficiente para compreender a
geopolítica mundial. Logo, outra regionalização passou a predominar no mundo a
partir da década de 1950, unindo o critério do sistema político-econômico (capitalista
ou socialista) e o critério do nível de desenvolvimento econômico
(desenvolvidos ou subdesenvolvidos). Com base nela, os países eram
classificados em Primeiro Mundo, grupo de países capitalistas desenvolvidos;
Segundo Mundo, grupo de países socialistas ou de economia planificada; Terceiro
Mundo, grupo de países capitalistas subdesenvolvidos. Essa forma de
regionalizar está atualmente ultrapassada.
Divisão por sistema político-econômico e
nível de desenvolvimento econômico: Atualmente, vivemos uma nova ordem mundial
multipolar, porque há vários países ou conjuntos de países que tem influência
mundial. A União Europeia, os Estados Unidos e o Japão são os centros mundiais
de poder político, econômico e tecnológico. Esses países têm-se destacado não
mais pela produção de tecnologia bélica, mas pelo seu desenvolvimento
científico e tecnológico, aliado à presença de grande capital. Ao mesmo tempo
muitos países continuam a apresentar baixo grau de desenvolvimento social,
econômico e tecnológico. Sendo assim, é possível regionalizar também da
seguinte forma: países desenvolvidos, que são os que apresentam elevada industrialização
e desenvolvimento social, técnico e científico; países subdesenvolvidos,
aqueles que possuem industrialização tardia e dependente. Esses países
apresentam reduzido desenvolvimento social, científico, tecnológico e
socioeconômico.
Se pensarmos bem, as regiões não existem de
fato no espaço. Elas são apenas criações realizadas para organizarmos e
estudarmos as características que marcam as sociedades e os lugares onde elas
vivem. Regionalizar é, portanto, organizar o mundo e os diferentes locais em
que vivemos.
ATENÇÃO!
No livro didático
Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 3 e 4 (da
página 30 à página 46).
Estudar também as
anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela
professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
SE POSSÍVEL, estude
também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título: “Diferenças entre países desenvolvidos e
subdesenvolvidos.”
(https://www.youtube.com/watch?v=rPrvLGiuGj0)
No YouTube, procure o vídeo com título: “Região e regionalização - Geografia.”
(https://www.youtube.com/watch?v=-I-w5kQ7PzI
No Google, procure o
texto com o título: “O que é regionalizar?” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-regionalizar.htm
No Google, procure o
texto com o título: “Países subdesenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-subdesenvolvidos.htm)
No Google, procure o
texto com o título: “Países desenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-desenvolvidos.htm)
ATIVIDADES
PROPOSTAS
(As quatro questões
devem copiadas e respondidas em seu caderno)
1. responda corretamente os itens abaixo:
a) O que é regionalizar?
b) Se a intenção for estudar o mundo sob o ponto de
vista físico, é possível fazê-lo a partir do quê?
c) Se a intenção for o estudo das sociedades
humanas, como é possível fazê-lo?
d) Ao observar o planeta sob o ponto de vista das
sociedades humanas, o que é possível perceber?
e) Quais são as principais áreas de inovação
científica e tecnológica no mundo hoje?
f) Como podem ser chamados os países que utilizam
inovações tecnológicas nos processos de produção e criação de novos produtos,
vendendo tecnologia para outros países e conseguindo grande ganho financeiro?
2. Leia a frase: “Apesar das diferenças culturais,
econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que
permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.” Indique dois
critérios utilizados para regionalizar o espaço mundial.
3. PESQUISE e explique em seu caderno o que
significa:
a) Desenvolvimento
b) Subdesenvolvimento
4. Elabore, em seu caderno, uma poesia ou uma charge
que aborde regionalização e desigualdade.
Todas essas atividades deverão ser entregues à
professora quando voltarem as aulas presenciais. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário