Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 29 de abril de 2020

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 8ºANO - 4ª SEMANA

HISTÓRIA:
Leia o capítulo sobre Iluminismo e depois faça um resumo (2 laudas) em seu caderno.

OBS: Para resolver a atividades, tenha como ferramentas de estudo o livro de História, apontamentos no caderno e sites de pesquisa, caso disponha de internet.
_________________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA:


Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.
Há uma infinidade de possibilidades de regionalização. As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., critérios socioculturais que correspondem à avaliação das condições sociais e culturais de uma dada população, critérios econômicos, nos quais os países podem ser estritamente diferenciados pela riqueza de sua população, critérios socioeconômicos, baseados no índice de desenvolvimento humano (IDH), no qual os países são divididos de acordo com o bem-estar da população: alto, médio e baixo desenvolvimento.
Há ainda a possibilidade de dividir o mundo por:
Continentes - Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.
Divisão histórico-geográfica - O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões: Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga); Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 (formado pela América); Novíssimo Mundo, descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).
Divisão por sistema político-econômico: O período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar ou Mundo Bipolar, e foi chamado assim porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países capitalistas. A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista.
Divisão por nível de desenvolvimento econômico: Apesar das duas superpotências serem muito mais poderosas, outros países se firmaram como potências socioeconômicas após a Segunda Guerra Mundial, como a Itália, a França, o Reino Unido e o Japão. Ao mesmo tempo, diversos países se mantinham com graves problemas sociais e econômicos. Portanto, dividir o mundo apenas em países capitalistas e socialistas não era suficiente para compreender a geopolítica mundial. Logo, outra regionalização passou a predominar no mundo a partir da década de 1950, unindo o critério do sistema político-econômico (capitalista ou socialista) e o critério do nível de desenvolvimento econômico (desenvolvidos ou subdesenvolvidos). Com base nela, os países eram classificados em Primeiro Mundo, grupo de países capitalistas desenvolvidos; Segundo Mundo, grupo de países socialistas ou de economia planificada; Terceiro Mundo, grupo de países capitalistas subdesenvolvidos. Essa forma de regionalizar está atualmente ultrapassada.
Divisão por sistema político-econômico e nível de desenvolvimento econômico: Atualmente, vivemos uma nova ordem mundial multipolar, porque há vários países ou conjuntos de países que tem influência mundial. A União Europeia, os Estados Unidos e o Japão são os centros mundiais de poder político, econômico e tecnológico. Esses países têm-se destacado não mais pela produção de tecnologia bélica, mas pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, aliado à presença de grande capital. Ao mesmo tempo muitos países continuam a apresentar baixo grau de desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Sendo assim, é possível regionalizar também da seguinte forma: países desenvolvidos, que são os que apresentam elevada industrialização e desenvolvimento social, técnico e científico; países subdesenvolvidos, aqueles que possuem industrialização tardia e dependente. Esses países apresentam reduzido desenvolvimento social, científico, tecnológico e socioeconômico. 
Se pensarmos bem, as regiões não existem de fato no espaço. Elas são apenas criações realizadas para organizarmos e estudarmos as características que marcam as sociedades e os lugares onde elas vivem. Regionalizar é, portanto, organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos.

ATENÇÃO!
No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão nos PERCURSOS 3 e 4 (da página 30 à página 46).
Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.”
(https://www.youtube.com/watch?v=rPrvLGiuGj0)

No YouTube, procure o vídeo com título: “Região e regionalização - Geografia.”
(https://www.youtube.com/watch?v=-I-w5kQ7PzI

No Google, procure o texto com o título: “O que é regionalizar?” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-regionalizar.htm

No Google, procure o texto com o título: “Países subdesenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-subdesenvolvidos.htm)

No Google, procure o texto com o título: “Países desenvolvidos” (https://escolakids.uol.com.br/geografia/paises-desenvolvidos.htm)



ATIVIDADES PROPOSTAS
(As quatro questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

1. responda corretamente os itens abaixo:
a) O que é regionalizar?
b) Se a intenção for estudar o mundo sob o ponto de vista físico, é possível fazê-lo a partir do quê?
c) Se a intenção for o estudo das sociedades humanas, como é possível fazê-lo?
d) Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, o que é possível perceber?
e) Quais são as principais áreas de inovação científica e tecnológica no mundo hoje?
f) Como podem ser chamados os países que utilizam inovações tecnológicas nos processos de produção e criação de novos produtos, vendendo tecnologia para outros países e conseguindo grande ganho financeiro?

2. Leia a frase: “Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.” Indique dois critérios utilizados para regionalizar o espaço mundial.

3. PESQUISE e explique em seu caderno o que significa:
a) Desenvolvimento
b) Subdesenvolvimento 

4. Elabore, em seu caderno, uma poesia ou uma charge que aborde regionalização e desigualdade.

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário