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9°Ano: Laboratórios 17/09

terça-feira, 7 de abril de 2020

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA: 8ºANO (1ªSEMANA: 06 A 10 DE ABRIL)

Acesse aqui seu Guia de Estudos da Disciplina de Geografia - 1ª SEMANA (06 A 10 DE ABRIL)


EMTI PROF ALEXANDRE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE


TEMA: OS CONTINENTES E OS OCEANOS

Há cerca de 200 milhões de anos, na era Paleozoica, o planeta Terra era constituído por apenas um continente: a Pangeia, que após milhões de anos foi fragmentada, dando origem a dois grandes continentes: Laurásia e Gondwana.
Com o movimento das placas tectônicas, novos continentes foram surgindo, dando origem à configuração atual do Planeta, formado por seis grandes porções continentais: ÁfricaÁsia, EuropaOceania, América e Antártida.
Separados pelos oceanos AtlânticoPacíficoÍndico e os conjuntos de mares Glacial Antártico e Glacial Ártico, as características específicas dos continentes permitem compreender mais sobre o mundo.
Ao analisarmos a superfície da terra através de recursos como mapas, fotos e imagens de satélite, podemos concluir que a porção de terra na superfície (continentes e ilhas) é inferior à quantidade de água dos oceanos e mares (massa líquida). Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. De fato, apenas 2,5% de toda a água existente na Terra é doce, sendo o resto salgada (principalmente encontrada nos oceanos). Destes 2,5%, a maior parte (1,8%) está retida em forma de gelo na Antártida, no Ártico e nos glaciares, não estando disponível para uso humano. 
Os continentes são porções de terras emersas cercadas de água por todos os lados e que, diferentemente das ilhas, possuem uma ampla extensão territorial. Por convenção geográfica, costuma-se dizer que um continente é todo conjunto de terras cuja área é maior que a da Austrália, o menor dos países com dimensões continentais. Os continentes também podem ser considerados como um agrupamento mais ou menos coeso de diversas terras, incluindo arquipélagos próximos entre si, como é o caso da Oceania.
Em uma definição mais prática e usual, podemos considerar os continentes como uma divisão das diferentes áreas da superfície terrestre. Eles seriam, portanto, uma forma de regionalização do nosso planeta. Nesse sentido, áreas contínuas que, em tese, deveriam formar um único continente (Europa + Ásia = Eurásia) formam dois por divisões puramente políticas. Por essa razão, os continentes da Terra são: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
O maior continente da Terra é a Ásia, que possui uma extensão territorial de 44,5 milhões de km², o equivalente a um terço de todas as terras emersas do planeta. A Ásia também detém a maior quantidade de habitantes e, ao mesmo tempo, as maiores densidades demográficas, com os chamados “formigueiros humanos” em algumas áreas da China, da Índia, do Paquistão e da Indochina. Essas localidades e suas regiões adjacentes abrigam mais pessoas do que todo o restante do planeta.
O menor dos continentes da Terra é a Oceania – que também é chamada de continente australiano pelo fato de a Austrália ser o único país desse continente que não é considerado ilha. Sua extensão é de, aproximadamente, 8,5 milhões de km². O segundo menor é a Europa, com pouco mais de 10 milhões de km². 

ATENÇÃO!
No livro didático Expedições Geográficas 8° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 1 (da página 14 à página 19).
Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

No YouTube, procure o vídeo com título: “Pangeia – A Grande Catástrofe #9” (https://www.youtube.com/watch?v=EwlYZWOUlg4)

No YouTube, procure o vídeo com título: “A Terra tem um continente secreto.”

No Google, procure o texto com o título: “Continentes, mares e oceanos” (https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/continenteseoceanos/)

No Google, procure o texto com o título: “Continentes” (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-continentes.htm)

No Google, procure o texto com o título: “E Se... Os continentes não tivessem se separado?” (https://super.abril.com.br/tecnologia/os-continentes-nao-tivessem-se-separado/)









ATIVIDADES PROPOSTAS
(Todas as questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)



1. O que era a Pangeia? Descreva detalhadamente.
2. Considerando os aspectos gerais dos continentes do mundo, responda ao que se pede:
a) Como se deu a evolução dos continentes até os dias atuais?
b) Quantos e quais são os continentes da Terra?
c) Quais critérios são usados para definir os continentes?
d) Comente sobre os oceanos e mares do planeta.
e) Que relação existe entre continentes e povoamento da Terra?

2. Descreva:
a) Três características do continente antártico.
b) Três características do continente americano
c) Três características do continente africano.

3. - “Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também


apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”. 
Qual o nome do oceano que preenche a lacuna conforme as características citadas?

4. Desenhe, em seu caderno, um mapa-múndi com a divisão dos continentes e apontando também os nomes dos oceanos. Você pode colorir cada um dos continentes com uma cor diferente para que seu mapa fique mais elaborado.

5. PESQUISE e explique:
a) Por que a Europa, Ásia e África receberam o nome de Velho Mundo?
b) Por que o continente Americano é chamado Novo Mundo?

Todas essas atividades deverão ser entregues à professora quando voltarem as aulas presenciais.  Bons estudos!

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