Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

6ºANO: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

CIÊNCIAS: A ORIGEM DA VIDA NA TERRA




MATEMÁTICA: ATIVIDADE (ÁREA DE TRIÂNGULO E QUADRADO)

Ciências – 6o ANO

 

 Conteúdo: Origem da vida

 

 

 Livro:Projeto Inspire Ciências-6º ano. Pág. 18 a 22.

   Atividade. Pág. 22 – Questão (1 a 5).

 

Período -12/10 a 16/10

 

Origem da vida

 

As evidências diretas mais antigas de vida na Terra possuem pouco mais de 3,5 bilhões de anos. No período em que os primeiros seres vivos tiveram origem, nosso planeta era muito diferente do que é hoje.

Estudos indicam que a Terra se formou há mais de 4,6 bilhões de anos. Inicialmente, a temperatura na superfície era muito elevada: o planeta era coberto por vulcões, que expeliam material incandescente e fumaça constantemente. A mistura de gases que envolvia o planeta era diferente da atual, e o planeta era bombardeado por meteoritos.

Depois de muitos milhões de anos, o planeta já havia se resfriado bastante, e a camada mais superficial solidificou. A quantidade de erupções vulcânicas diminuiu, mas o planeta ainda era quente o suficiente para impedir que a água líquida se acumulasse na superfície terrestre.

Ao chover, a água evaporava em contato com a superfície e retornava para a atmosfera.

Esse ciclo de chuvas se repetiu continuamente por milhões de anos e ajudou a resfriarainda mais a superfície do planeta. Com o tempo, isso possibilitou que a água se acumulasseem estado líquido nas regiões mais baixas da superfície, e a formação dos oceanos seiniciou. Foi provavelmente nesses oceanos primitivos que surgiram os primeiros seres vivos.

 

Origem da água no planeta

Atualmente, há duas explicações principais para a origem da água na Terra. Algunscientistas acreditam que a água veio do interior do planeta, onde teria sido “aprisionada”durante a formação da Terra. Essa água, então, teria sido expelida para a superfície naforma de vapor, junto a diferentes substâncias.

Outros cientistas, baseados em pesquisas espaciais, defendem a ideia de que aágua chegou ao planeta aos poucos, trazida por inúmeros asteroides e cometas quecontinham gelo.

 

Teorias sobre o surgimento da vida

O fato de um ser vivo sempre se originar de outro ser vivo só começou a ser aceito há cerca de 400 anos. Antes disso, as principais explicações afirmavam que seres vivos podiam surgir da matéria sem vida. Esse conjunto de ideias é chamado de teoria da abiogênese, ou teoria da geração espontânea.

 

Os primeiros seres vivos

A teoria da biogênese, isto é, a ideia de que um ser vivo só pode surgir pela reprodução de outro ser vivo, substituiu a teoria da abiogênese. O trabalho de pesquisadores (Redi e Pasteur) foi importante para que essa ideia se tornasse consenso científico, como é atualmente.

Essa conclusão, porém, nos leva a outra questão: se todo ser vivo nasce de outro, como surgiu o primeiro ser vivo?

A maioria dos cientistas propõe que as condições ambientais dos oceanos na Terra primitiva favoreceram transformações químicas entre determinadas substâncias, dando origem a novas moléculas, cada vez mais complexas. Os primeiros organismos teriam sido formados pela combinação dessas moléculas. Esses seres eram extremamente simples, mas conseguiam manter sua estrutura, bem como utilizar recursos do ambiente para crescer e se reproduzir.

Há também cientistas que defendem que as moléculas que deram origem aos primeiros seres vivos tiveram origem fora do planeta Terra e foram trazidas para cá por meteoritos, asteroides ou cometas.

 

Atividade

 

1. Desde sua formação, a Terra permaneceu sem vida por quanto tempo? O que ajuda a

explicar a ausência de vida nesse período?

 

2. Os oceanos só começaram a se formar depois que a temperatura da Terra baixou o

suficiente. Por que a temperatura é importante nesse processo?

 

3. O que a teoria da abiogênese afirma? Por que ela foi descartada?

 

4. Os experimentos de Redi foram suficientes para descartar a teoria da abiogênese?

Explique. (Pesquisar os experimentos de Redi)

 

5. A pasteurização, que recebeu esse nome em homenagem a Pasteur, é uma técnica de conservação de alimentos. Nesse processo, o alimento é aquecido e mantido quente por determinado tempo, antes de ser embalado. (Pesquisar os experimentos de Pasteur).

 

a) Como essa técnica ajuda na conservação dos alimentos?

 

b) Após a embalagem ser aberta, o alimento continua esterilizado? Explique com

base no experimento de Pasteur.

 

6. O que a teoria da biogênese afirma?

6º ANO -  Matemática II

 

Período -12/10 a 16/10

 

Conteúdo: Área de Quadrado e Retângulo





Atividade

1.Calcule as áreas dos quadrados?



B)


C)


2.Calcule a área dos retângulos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário