Postagem Em Destaque

9°Ano: Laboratórios 17/09

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

6ºANO: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 



SEMANA(05 A 09/10)



HISTÓRIA: POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA (PARTE 1)

GEOGRAFIA: O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA

HISTÓRIA

 

TEMA: AS CIVILIZAÇÕES PRÉ - COLOMBIANAS

SEMANA: 05/10 à 09/10

 

A CIVILIZAÇÃO ASTECA

Dentre os três principais povos da América pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.

Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtitlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

O seu governo era uma monarquia. O conselho do imperador elegia o seu sucessor, o qual deveria pertencer aos membros da linhagem governante, a chamada Casa Real. O poder do Imperador era hereditário, vindo de origem divina, mas ele governava com o auxílio do “Grande Conselho”. Tinha como obrigação proteger o povo e homenagear os Deuses. O povo tinha pouca liberdade de ação devido ao poder autocrata.

A sociedade era bastante livre, dando oportunidade até mesmo de ocorrer mobilidade social dentro do Império. Membros das baixas camadas poderiam, portanto, chegar a postos militares. Caso se dedicassem conseguiriam chegar ate mesmo a serem supremos Sacerdotes. Dividia-se também através da pirâmide. O povo era organizado em classes sociais, com nobres, soldados, comerciantes e trabalhadores, e praticavam o comércio com outros povos. Na base estavam os escravos e servos, no meio as famílias das casas grandes, e no topo a nobreza.

Quanto à arquitetura, construíram grandes templos, pirâmides cheias de escadas, ruas pavimentadas e grandes arcos de pedra.

A CIVILIZAÇÃO MAIA

A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).

Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao mesmo tempo uma designação coletiva conveniente que inclui os povos da região que partilham de alguma forma uma herança cultural e linguística; porém, esta designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes, cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade histórica.

Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma.

As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.

Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos. 

A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.

A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.

Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.

Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

ATIVIDADE

1ª Complete:

a)O continente Americano estava inteiramente povoado na época da chegada de

_______________________________________

b) Eram divididos em vários povos espalhados por todo continente; havia civilizações organizadas em importantes _________________________________________

c) Os __________________________________ usaram de força desproporcional para invadir a América, fazendo desaparecer povos inteiros.

2ªEm qual região corresponde onde viviam a Civilização Asteca?

3ªCite duas principais características da Civilização Asteca:

4ª Em quais regiões correspondem onde viviam a civilização Maia?

5ª Explique as práticas religiosas dos Maias.


GEOGRAFIA

 

TEMA: O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA

SEMANA: 05 à 09/10

 

ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.

Etapas do ciclo da água

A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.


Principais etapas do ciclo da água.

Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.

A chuvaao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.

A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.

A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiraçãogutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.

As águas que escorrem pela superfície, no processo chamado de escoamento superficial, modelam o relevo e podem causar impactos sobre as áreas ocupadas pelos seres humanos. As enxurradas, as torrentes e os deslizamentos são alguns dos processos que ocorrem por causa das águas correntes.

 

ATENÇÃO!

·         No livro didático Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 17 (da página 130 à página 137).

·         Estudar também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.

·         SE POSSÍVEL, estude também pela Internet. A professora sugere as seguintes páginas:

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “O ciclo da água para crianças.” (https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c&t=75s&ab_channel=SmileandLearn-Portugu%C3%AAs)

 

No YouTube, procure o vídeo com título: “Água Ciclo da Água.”

(https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk&ab_channel=FabioBmx)

 

No Google, procure o texto com o título: “Ciclo da água” (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-ciclo-da-agua.htm)

 

No Google, procure o texto com o título: “Água”

(https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-agua.htm)

 

No Google, procure o texto com o título: “Ciclo da água: como ocorre na natureza” (https://www.estudokids.com.br/ciclo-da-agua/)

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

(As questões devem copiadas e respondidas em seu caderno)

 

1. O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.

a) evaporação.

b) sublimação.

c) fusão.

d) condensação.

 

2. A água é uma substância presente em grande quantidade na superfície terrestre, sendo encontrada nos estados líquido, gasoso e sólido. O maior reservatório de água do planeta é:

a) as geleiras.

b) os rios.

c) os lagos.

d) os oceanos.

 

3. Observe a imagem abaixo:



Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.

1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.

2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água.

a) Somente a segunda afirmativa está correta.

b) As duas afirmativas estão erradas.

c) Somente a primeira afirmativa está correta.

d) As duas afirmativas estão corretas.

 

5. Leia atentamente o texto a seguir:

“Em muitas cidades as pessoas constroem suas casas em __________, ou seja, nos morros que são locais de relevo irregular propícios para a ocorrência de deslizamentos de terra. Nas grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e muitas outras, geralmente os bairros pobres e as favelas estão localizadas nos morros e em várias ocasiões quando ocorreram chuvas intensas, casas já foram destruídas e muitas vidas foram perdidas por conta dos ___________ de terra.”

Assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas no texto.

a) declividades – soerguimentos.
b) margens de rios – bairros.
c) áreas de risco – deslizamentos.
d) montanhas – deslizamentos.  


Protagonismo Juvenil-6º-ANO

1ª Semana: 05/10 à 09/10

 

Preservação da Natureza

Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um Bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.

Faça uma pesquisa sobre o Pantanal. Acrescente mais informações ao seu conhecimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário