HISTÓRIA
TEMA: AS CIVILIZAÇÕES PRÉ - COLOMBIANAS
SEMANA: 05/10 à 09/10
A CIVILIZAÇÃO
ASTECA
Dentre os três principais povos da América
pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que
migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de
uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.
Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se
no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtitlán,
hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação
espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.
A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram
guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase
todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura.
Lá era o coração político e espiritual do império.
O seu governo era uma monarquia. O conselho do imperador
elegia o seu sucessor, o qual deveria pertencer aos membros da linhagem
governante, a chamada Casa Real. O poder do Imperador era hereditário, vindo de
origem divina, mas ele governava com o auxílio do “Grande Conselho”. Tinha como
obrigação proteger o povo e homenagear os Deuses. O povo tinha pouca liberdade
de ação devido ao poder autocrata.
A sociedade era bastante livre, dando oportunidade até
mesmo de ocorrer mobilidade
social dentro do Império. Membros das
baixas camadas poderiam, portanto, chegar a postos militares. Caso se
dedicassem conseguiriam chegar ate mesmo a serem supremos Sacerdotes.
Dividia-se também através da pirâmide. O povo era organizado em classes
sociais, com nobres, soldados, comerciantes e trabalhadores, e praticavam o
comércio com outros povos. Na base estavam os escravos e servos, no meio as
famílias das casas grandes, e no topo a nobreza.
Quanto à arquitetura, construíram grandes templos,
pirâmides cheias de escadas, ruas pavimentadas e grandes arcos de pedra.
A CIVILIZAÇÃO MAIA
A
civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala,
Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Os
povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul
do México e da América Central setentrional. O termo maia é abrangente e ao
mesmo tempo uma designação coletiva conveniente que inclui os povos da região
que partilham de alguma forma uma herança cultural e linguística; porém, esta
designação abarca muitas populações, sociedades e grupos étnicos diferentes,
cada um com as suas tradições particulares, culturas e identidade histórica.
Estima-se
que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias.
Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que
residem, outros continuam a seguir um modo de vida mais tradicional e
culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como
primeiro idioma.
As maiores populações de maias
contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche,
Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e
nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Nunca
chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio
de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas
políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado
teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no
Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real),
sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e
administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que
formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das
camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A
economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos.
Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época.
Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do
império.
Ergueram
pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O
artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e
roupas.
A
religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à
natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia
com exatidão os 365 dias do ano.
Assim
como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos
(hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e
colheitas, guerras e outros dados importantes.
Desenvolveram
muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor
zero.
ATIVIDADE
1ª
Complete:
a)O
continente Americano estava inteiramente povoado na época da chegada de
_______________________________________
b)
Eram divididos em vários povos espalhados por todo continente; havia
civilizações organizadas em importantes _________________________________________
c) Os __________________________________ usaram de
força desproporcional para invadir a América, fazendo desaparecer povos
inteiros.
2ªEm qual região corresponde onde viviam a
Civilização Asteca?
3ªCite duas principais características da
Civilização Asteca:
4ª Em quais regiões correspondem onde viviam a
civilização Maia?
5ª Explique as práticas religiosas dos Maias.
GEOGRAFIA
TEMA: O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA
ÁGUA
SEMANA: 05 à 09/10
O ciclo
da água é fundamental para garantir que a água circule
pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água
seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutilizada.
Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar
a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do
vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.
Etapas do ciclo da água
A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.
Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.
A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.
A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.
A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e decomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.
As águas que escorrem pela superfície, no processo chamado de escoamento superficial, modelam o relevo e podem causar impactos sobre as áreas ocupadas pelos seres humanos. As enxurradas, as torrentes e os deslizamentos são alguns dos processos que ocorrem por causa das águas correntes.
ATENÇÃO!
·
No livro didático
Expedições Geográficas 6° ano esses conteúdos estão nos PERCURSO 17 (da
página 130 à página 137).
·
Estudar
também as anotações/resumos contidos no seu caderno, as mesmas que são feitas
pela professora em cada aula antes da explicação dos conteúdos.
·
SE
POSSÍVEL, estude também pela Internet.
A professora sugere as seguintes páginas:
No YouTube, procure o vídeo com título: “O
ciclo da água para crianças.” (https://www.youtube.com/watch?v=KZTRy6KL7_c&t=75s&ab_channel=SmileandLearn-Portugu%C3%AAs)
No YouTube, procure o vídeo com título:
“Água Ciclo da Água.”
(https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk&ab_channel=FabioBmx)
No Google, procure o texto com o título:
“Ciclo da água” (https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-ciclo-da-agua.htm)
No Google, procure o texto com o título: “Água”
(https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-agua.htm)
No Google, procure o texto com o título:
“Ciclo da água: como ocorre na natureza” (https://www.estudokids.com.br/ciclo-da-agua/)
ATIVIDADES
PROPOSTAS
(As questões devem
copiadas e respondidas em seu caderno)
1. O ciclo da água ocorre graças às mudanças de
estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque
aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da
formação das nuvens.
a) evaporação.
b) sublimação.
c) fusão.
d) condensação.
2. A água é uma substância presente em grande quantidade na superfície terrestre, sendo encontrada nos estados líquido, gasoso e sólido. O maior reservatório de água do planeta é:
a) as geleiras.
b) os rios.
c) os lagos.
d) os oceanos.
3. Observe a imagem abaixo:
Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.
1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.
2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água.
a) Somente a segunda afirmativa está correta.
b) As duas afirmativas estão erradas.
c) Somente a primeira afirmativa está correta.
d) As duas afirmativas estão corretas.
5. Leia atentamente o texto a seguir:
“Em muitas cidades as pessoas constroem suas casas em __________, ou seja, nos morros que são locais de relevo irregular propícios para a ocorrência de deslizamentos de terra. Nas grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e muitas outras, geralmente os bairros pobres e as favelas estão localizadas nos morros e em várias ocasiões quando ocorreram chuvas intensas, casas já foram destruídas e muitas vidas foram perdidas por conta dos ___________ de terra.”
Assinale a alternativa cujas palavras preenchem
corretamente as lacunas no texto.
Protagonismo
Juvenil-6º-ANO
1ª
Semana: 05/10 à 09/10
Preservação
da Natureza
Complexo do Pantanal, ou
simplesmente Pantanal, é um Bioma constituído principalmente por uma savana
estépica, alagada em sua maior parte com 250 mil quilômetros quadrados de extensão,
altitude média de 100 metros.
Faça uma pesquisa sobre o
Pantanal. Acrescente mais informações ao seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário